quinta-feira, 9 de junho de 2022

📆 *10 de Junho de 2022 (6a Feira)*

 📆 *10 de Junho de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. LANDERICO, BISPO / SANTA ALICE / GETÚLIO, ITAMAR, LUCILIANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. *(Sl 26, 1-2)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 19, 9a. 11-16*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 

11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 

13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 

14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”.

15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 

16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 19, 9a. 11-16*

*Reflexão - “Tão simples e tão grande!”*

“Na nossa vida, somos acostumados a nos impressionar com os lances extraordinários, por isso entendemos que Deus só pode se manifestar de uma forma barulhenta e rumorosa. Todos nós vivemos à procura DELE, no entanto, muitas vezes O confundimos com os murmúrios do tempo, com as coisas aparentes que nos chamam a atenção e  nos esquecemos de que Deus é grande, mas ao mesmo tempo, é simples.  É na brisa suave e mansa do interior do nosso espírito que o nosso Deus se aproxima de nós.  Deus vem a nós, como a aragem leve, na docilidade do Espírito Santo, contudo, nós O esperamos no vento forte, no tremor e no  fogo. Deus se revela no coração de quem tem zelo por Ele, de quem anseia por Seus mistérios, no entanto, sabe parar e esperar com paciência. Na maioria das vezes Deus já está à nossa frente abrindo caminhos e é Ele quem espera por nós. Ele passa sutilmente na nossa vida sem fazer algazarra e nós só O percebemos quando temos o coração cheio de cuidado, de temor e de ardor pela Sua presença. Assim como o Senhor dirigia os passos de Elias e o orientava nas suas andanças, Ele também o faz com cada um de nós, nos direcionando para que possamos tomar o caminho que Ele próprio já abriu para nossa passagem. - Como Deus tem se manifestado em você? – Você tem conseguido perceber os Seus sinais? – Você sente paz quando pensa em Deus? – O que pode significar para você, vento, terremoto, fogo e brisa?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo 26* 

🗣*”Senhor, é vossa face que eu procuro!”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo 26* 

*Reflexão* - “Aqui mesmo na terra dos viventes como fala o Salmo, nós temos a percepção da bondade do Senhor, que nos admoesta, nos abre os olhos, nos direciona e nos dá lições salutares. Procuramos a face do Senhor quando para Ele dirigimos o nosso pensamento e a nossa oração. O Senhor nos dá coragem na medida em que o nosso coração clama por Ele. Por isso, não podemos esmorecer, mas esperar confiantemente a sua manifestação.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 27-32*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Como astros no mundo brilheis, pregando a Palavra da vida! *(Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 

28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 

29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 

32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O perigo dos maus pensamentos.”*

“A virtude da castidade deve ser guardada com o máximo desvelo, pois é ela que nos capacita a amar ao próximo com pureza e retidão. Por isso, não pode haver em nós lugar nem mesmo para os maus desejos. Ao condenar no Evangelho de ontem todo ódio voluntário ao próximo, Jesus refreava-nos o apetite irascível; ao proscrever no de hoje o adultério e os maus pensamentos, oferece-nos um remédio eficaz para o concupiscível. Os que desejam manter-se castos, com efeito, têm de ter a coragem de ser "covardes": além de evitar as ocasiões próximas de pecado, precisam afogar com prontidão as primeiras solicitações da carne. Não podemos, sob nenhum pretexto, deixá-las tomar corpo e se tornarem como um "Golias", resistentes com seu capacete e afiadas para cortar, com sua espada, os laços de amizade que nos unem a Deus. A estas súbitas sugestões do desejo sexual desordenado podem acomodar-se aquelas palavras do salmista: "Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para esmagá-los contra o rochedo" (Sl 137 [136], 9). O Senhor dotou-nos, sim, de uma preciosa capacidade de amar; não a maculemos, porém, com imundícies e indecências. Procuremos a Deus, o único que pode saciar nossa ânsia de amor, onde Ele quer que O encontremos: sacramentalmente na Eucaristia, misticamente no próximo, suavemente na oração. Peçamos hoje aos santíssimos Esposos Maria, virgem imaculada, e José, lírio de castidade, que nos alcancem a graça de vivermos em mais perfeita pureza aos olhos de seu Filho, Jesus Cristo.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...