quinta-feira, 26 de maio de 2022

📆 *26 de Maio de 2022 (5a Feira)*

 📆 *26 de Maio de 2022 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO / .S. ELEUTÉRIO, PAPA / S. SIMÉTRIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa nova aos pobres e curar os corações contritos. *(Lc 4, 18)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 

3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.

4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 

5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 

6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 

8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 1-8*

*Reflexão - “O trabalho é também um meio de anunciar Jesus.”*

“Levando uma vida itinerante, Paulo não parava nem se acomodava, uma vez que tinha um objetivo claro: anunciar Jesus. Morava na casa de um e de outro, mas trabalhava para se sustentar com o intuito de não ser oneroso a ninguém. O seu trabalho também era um meio de anunciar Jesus e ele fazia tudo para conquistar os judeus, embora que estes não o compreendessem e resistissem às suas palavras. Por essa razão, o Espírito Santo o levou a propagar Jesus entre os pagãos e ali a Igreja começou a aumentar. Seguindo o exemplo de Paulo, nós percebemos que não é só entre os conhecidos que somos chamados (as) a anunciar Jesus, e que, por onde passamos, outras pessoas nos esperam. Assim, Deus vai realizando o Seu projeto por meio de nós, mesmo que não entendamos a sua metodologia. Dessa forma, também podemos evangelizar no nosso trabalho, no meio dos “pagãos”, isto é, daqueles que ainda não conhecem Jesus.  Às vezes insistimos com as mesmas pessoas e desejamos incutir na cabeça delas o que já vivemos e não o conseguimos. Quando, porém, somos levados pelo vento do Espírito, Ele nos mostra aqueles (as) que estão de coração aberto, necessitados e assim, a vida de homens, de mulheres e de famílias são renovadas por causa do nosso anúncio. Não podemos nos angustiar nem afligir quando não conseguimos dentro da nossa casa fazer com que os nossos familiares se convertam, ao contrário, continuemos com a nossa oração e com o testemunho e nos voltemos para os que estão sedentos e de coração aberto para receber o Batismo no Espírito Santo.  – Você tem insistido com alguém para acolher a Jesus no seu coração? – Como você se sente diante da recusa das pessoas que não entendem isto? -  Você ora pela conversão da sua família? – Você acredita que um dia eles irão entender? – Você tem se voltado também para a conversão das pessoas que não são seus amigos, sua família, pessoas que o Espírito Santo lhe mostra?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣*”O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 

*Reflexão* - “O Senhor é quem sabe de todas as coisas e “faz conhecer seu poder salvador perante as nações”. Deus chama a todos e cada um de nós atende ao Seu chamado de acordo com as nossas resoluções e quando nós nos rendemos ao Seu amor nós não conseguimos deixar de louvá-Lo e de anunciá-Lo.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 16-20*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar. *(Cf. Jo 14, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 

19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Vossa tristeza se transformará em alegria.”*

“Celebramos há quarenta dias a festa da Páscoa, e embora devêssemos celebrar hoje a da Ascensão, transferida no Brasil para o domingo próximo, vale a pena dizer algumas palavras sobre esse mistério, o último da vida de Cristo neste mundo. Como sabemos, a Ascensão de Nosso Senhor aos céus marca o fim das aparições com que Ele se manifestou ressuscitado aos Apóstolos (cf. At 1,13), a fim de reavivar neles a fé que deixaram sepultada sob o medo, a frustração e a covardia. Mas ainda que os tenha reerguido à fé de antes, dando-lhes sinais certíssimos de sua Ressurreição e a alegria de o saberem vivo e glorioso, era-lhes necessária a graça que só receberiam dez dias depois, na festa de Pentecostes, quando finalmente se lhes infundiria a plena inteligência dos mistérios: a) a cruz, que para eles foi motivo de queda e tristeza, se tornará motivo de gozo e sinal de vitória; b) a Ressurreição, que experimentaram primeiro como remédio da incredulidade, passarão a vê-la em sentido profundo, como complemento da Redenção, causa exemplar de nossa glorificação futura e incentivo eficacíssimo a praticarmos o bem, já libertos do pecado; c) e a Ascensão, que, embora nos tenha privado em certo sentido da presença corporal de Cristo, não foi um adeus, mas o penhor de que o Corpo da Igreja se unirá um dia na glória à sua divina Cabeça: “Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais” (Jo 14,3). Que já nos toquem hoje o coração as palavras de Cristo: “Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai” (Jo 14,28), e nos encham de santa alegria, pois Nosso Senhor, verdadeiramente ressuscitado, subiu aos céus e nos assiste sempre com as graças do Espírito Paráclito, para que cheguemos seguros à pátria bem-aventurada. O Mestre voltará (v. 16-27). — Na primeira parte do colóquio, Jesus consolou os discípulos com a promessa de seu retorno (cf. Jo 14,3.18s); agora desenvolve o mesmo tema com mais amplitude, 1) opondo à presente tristeza a futura alegria (cf. v. 16-22) e 2) prometendo-lhes o cumprimento de todos os seus desejos (cf. v. 23-27). 1. A tristeza se transformará em alegria (v. 16-22). — Um pouco (gr. μικρόν, lt. modicum), e já não me vereis. E outra vez um pouco, e me vereis de novo. Estas palavras são interpretadas de diversas formas: a) após um breve tempo, i.e., quando eu morrer, não me vereis; mas após um breve tempo, i.e., após minha ressurreição, de novo me vereis; — b) Maldonado e outros, baseando-se no v. 20ss, entendido como explicação do v. 16, propõem a seguinte interpretação: após pouco tempo, i.e., após minha ascensão, já não me vereis; mas após pouco tempo, ou seja, após o tempo que passareis nesta vida, de novo me vereis; — c) outros, enfim, forçando o texto, entendem-no em relação ao abatimento dos discípulos com a morte do Mestre e à ressurreição “espiritual” de Cristo e sua “aparição” na alma dos fiéis. — As palavras porque vou para junto do Pai são omitidas no v. 16 em vários manuscritos gregos, mas aparecem no v. 17. V. 20. Não responde à pergunta tácita (cf. v. 17ss) dos discípulos nem explica o que significa um pouco ou quando isso acontecerá, mas diz o que entrementes lhes há de suceder: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará etc. — Também este versículo é interpretado de diversas maneiras, conforme a interpretação que se dê ao versículo 16. As lágrimas e o choro dos discípulos indicam tristeza e dor pela morte de Cristo, ao passo que a alegria do mundo significa o triunfo (aparente) dos judeus. De acordo com Maldonado, Cristo refere-se, de um lado, à tristeza que os Apóstolos e, de outro, à alegria que mundo hão de ter durante todo o tempo desta vida. — Mas a vossa tristeza se transformará em alegria (εἰς χαρὰν γενήσεται), a saber: em alegria que ninguém vos poderá arrebatar (cf. v. 22). Subentende-se facilmente o segundo membro: “e a alegria deles em tristeza”. Santo Tomás de Aquino, Super Ioh. XVI, l. 5, n. 4 (ed. Turim, nn. 2127-2130). Aqui [v. 20] expõe o seu dito, removendo uma dúvida, sem pôr expressamente as palavras que dissera, dando satisfação mais aos discípulos do que a si: onde faz três coisas. — 1) Primeiro, mostra a alternação da alegria e da tristeza; 2) segundo, a tristeza interior; 3) terceiro, a consequente alegria. 1) Diz pois quanto ao primeiro: “Em verdade, em verdade vos digo” que, neste pouco em que me não vereis, a) “haveis de chorar”, emitindo exteriormente som doloroso, b) “e gemer”, lacrimejando: “Chora sem cessar durante a noite”, quanto ao primeiro, “e as suas lágrimas inundam as suas faces”, quanto ao segundo (Lm 1,2); “Cesse a tua boca de se lamentar” (Jr 31,16). 2) A tristeza interior deles será por contrariedade à alegria do mundo; donde diz: “O mundo, porém, se há de alegrar”, o que pode entender-se: a) particularmente, quanto ao tempo da paixão de Cristo, e assim “o mundo”, i.e., os escribas e fariseus, “se há de alegrar” com a morte de Cristo: “Eis o dia que esperávamos; aqui o temos, aqui o vemos” (Lm 2,16); ou “o mundo”, i.e., os maus que há na Igreja, “se há de alegrar” na perseguição aos santos: “Os habitantes da terra se encherão de pasmo” (Ap 17,8); b) ou universalmente, “o mundo”, i.e., os homens que vivem carnalmente, “se há de alegrar” nas coisas mundanas: “Há prazer e alegria, matança de bois e de carneiros, come-se carne e bebe-se vinho” (Is 22,13). Segue-se a tristeza dos discípulos; donde diz: “Haveis de estar tristes”, a saber: pelos padecimentos que suportareis no mundo, ou antes por minha morte. Assim também os santos se entristecem pelos padecimentos que lhes inflige o mundo e pelos pecados: “A tristeza, que é segundo Deus, produz uma penitência estável para a salvação” (2Cor 7,10). 3) Mas à tristeza se seguirá a alegria: porque “a vossa tristeza”, a saber, a que tereis em minha paixão, “há de converter-se em alegria” na ressurreição: “Os discípulos alegraram-se muito ao ver o Senhor” (Jo 20,20). Mas, universalmente, a tristeza de todos os santos se converterá na alegria da vida futura: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5,5); “Vão andando e chorando, os semeadores na hora da sementeira; quando porém voltarem, virão com alegria, trazendo os seus feixes” (Sl 125,6). Com efeito, choram os santos no tempo do mérito, semeando; mas alegrar-se-ão no tempo do prêmio, recolhendo.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...