quinta-feira, 19 de maio de 2022

📆 *22 de Maio de 2022 (Domingo)*

 📆 *22 de Maio de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*VI DOMINGO DA PÁSCOA (Branco, Glória, Creio – II Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA RITA DE CÁSSIA / S. JÚLIA, QUITÉRIA E CASTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! *(Cf. Is 48, 20)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-2. 22-29*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

aqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”.

2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos.

23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 

24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós.

25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 

26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 

27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 

28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 

29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-2. 22-29*

 *Reflexão - “Os circuncidados e os incircuncisos.”

“Jesus morreu por todos nós!  O Pai nos chamou à salvação, por meio do Seu Filho Jesus Cristo por isso, todos nós temos oportunidade para nos apossar desta graça. No entanto, hoje como naquele tempo, ocorre ter no meio do povo de Deus aqueles (as) que “causam perturbações com palavras que transtornam o espírito” de quem está sendo atraído (a) para Deus. São pessoas que olham mais para o legalismo do que, realmente, para a justiça de Deus que é o Seu Amor. O Pai é cheio de Misericórdia e de Amor e não nos impõe a Sua doutrina, mas nos dá liberdade para optarmos por Ele. Ninguém que venha com palavras de rejeição, de discriminação, pode ser considerado enviado em Nome de Jesus, pelo contrário, os que são enviados em Seu Nome, terão que ser os mais acolhedores, compreensivos e amorosos porque o jugo de Jesus é suave e o Seu fardo é leve. Portanto, se queremos seguir a Jesus precisamos nos conformar a Ele e assumir a mentalidade do Evangelho que recebe de braços abertos os circuncidados e os incircuncisos. – Você impõe condições para as pessoas que desejam aproximar-se de Jesus e lhe pedem ajuda? – Você é uma pessoa acolhedora? – Você tem medo de Deus? – Você trata as pessoas como Jesus fazia?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 66*

🗣 *Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 66*

 *Reflexão* - “Todos os povos são chamados à salvação e precisam da graça e da bênção do Senhor. A alegria que nós sentimos por termos assumido a graça de Deus precisa se espalhar pela terra inteira, esse é o desejo do Pai. Somos chamados (as)a  exalar no mundo  o perfume do Amor de Deus para que todas as nações O glorifiquem e que o Senhor seja respeitado até os confins de toda a terra.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Apocalipse 21, 10-14. 22-23* 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino.

12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.

13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.

14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

22Não vi templo na cidade, pois o seu Templo é o próprio Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. 

23A cidade não precisa de sol, nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz, e a sua lâmpada é o Cordeiro.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Apocalipse 21, 10-14. 22-23*

 *Reflexão - “O brilho do céu!”*

“A visão de São João nos leva a refletir sobre a cidade santa, a Nova Jerusalém, lugar que passa a ser a nossa morada com Deus desde o momento em que nos abrimos à experiência com o Espírito Santo, dentro do nosso coração.  “A nova Jerusalém é dom de Deus e está aberta a todos os que dela quiserem participar. A Nova Jerusalém é a Igreja de Jesus Cristo, fundamentada no Antigo e no Novo Testamento, isto é, nas Doze tribos de Israel e nos Doze Apóstolos.  A glória de Deus brilha em nós e através do nosso testemunho de ser Igreja. Todos nós podemos mostrar ao mundo o brilho do céu, porque o Espírito Santo habita dentro do nosso coração, nós somos Igreja e formamos o templo vivo do Senhor, a Sua glória é a Luz que nos ilumina. – Você está esperando para usufruir da cidade Santa somente depois que você for para o céu? – Você alguma vez já sentiu o “clima diferente” do céu? – O Espírito Santo tem motivado a sua caminhada? – Ele tem feito diferença na sua vida?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 14, 23-29*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 23)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 

24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.

25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 

26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 

29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O Espírito Santo vos ensinará tudo.”

“1. A liturgia desta segunda parte do tempo da Páscoa, já tendo em vista a solenidade de Pentecostes, propõe-nos à meditação o Espírito Santo. No que é o ensinamento central do Evangelho deste domingo, Nosso Senhor diz aos Apóstolos: “Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (v. 26). Mais adiante, Ele será ainda mais claro e dir-lhes-á: “Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade” (Jo 16, 12-13). Ora, é fora de questão que Cristo Senhor, sendo a Palavra eterna de Deus que se fez carne, foi um professor perfeitíssimo, um pedagogo irretocável, e que ensinou a seus discípulos a doutrina celeste como ninguém jamais seria capaz de fazer. E, no entanto, esse a quem tantos (e com razão) chamavam “mestre”, esse de quem o Evangelho diz: “Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer” (Jo 1, 18), passa a outro a missão de ensinar a plenitude da verdade. Esse “outro” é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, e sem a sua ação Jesus quer nos dar a entender que não será possível compreender o ensinamento que Ele nos deixou. Não é que a mensagem de Nosso Senhor tenha ficado incompleta; é que, da parte do receptor da mensagem, se não houver a intervenção do Espírito, a Palavra não produz toda a eficácia que tem o poder de produzir. 2. Essa tragédia, infelizmente, não está distante de nossas vidas. Quantos de nós não vamos à igreja e, mesmo com fé, mesmo em estado de graça, mesmo seguindo todo o script da liturgia ou das nossas orações particulares de piedade, terminamos não vendo acontecer em nosso interior a transformação de que tanto gostaríamos? Nós que temos à nossa disposição, na mais humilde das igrejas, o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor para ser adorado, que temos feito dessa graça? Os Apóstolos, simili modo, conviveram por três anos ininterruptos com Nosso Senhor, partilhando da mesma mesa que Ele… e, no entanto, que fizeram deste dom? Ao fim e ao cabo, só restou um discípulo aos pés da Cruz, enquanto um o havia traído, outro o havia negado e os outros nove haviam simplesmente fugido ou se escondido, clamorosamente. O que acontece é que as pessoas ouvem a Palavra de Cristo, mas elas a ouvem na carne, sem ter o Espírito de Cristo. Elas têm perto de si Jesus sacramentado, as verdades de Deus ensinadas pela Igreja, mas a terra de seus corações, porque não foi fecundada com a graça do Paráclito, não é capaz de absorver toda a força que tem o Evangelho. Notem bem que a criatura mais perfeita que já houve, a Santíssima Virgem Maria, teve o próprio Deus encarnado vivendo por nove meses em seu seio, mas antes que isso acontecesse o Anjo anunciou-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1, 35). Não se encontra aqui, porventura, o grande segredo da santidade da Mãe de Deus? 3. A sequência Veni Sancte Spiritus, da Missa de Pentecostes, canta ao Divino Espírito: “Sine tuo numine, nihil est in homine, nihil est innoxium — Sem o vosso auxílio nada há no homem, nada de inocente.” A tradução litúrgica portuguesa diz: “Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.” As palavras de Cristo a seus discípulos no Evangelho hoje são para convencê-los justamente disso, e também para que eles desde já desejem sobre si a vinda do Defensor, sem o qual eles nada conseguirão fazer, sem o qual nenhuma de suas orações terá força e eficácia, sem o qual tudo o que eles disserem não passará de palavras jogadas ao vento. Conscientes, pois, da necessidade que temos do Espírito, desejemo-lo ardentemente, invoquemos sem descanso a sua luz, a fim de compreendermos e colocarmos em prática a doutrina perene e imutável de Nosso Senhor. Não nos iludamos com uma ação do Espírito que “revolucione” o que a Igreja sempre e em todos os lugares ensinou; esperemos, sim, que ela revolucione nossa vidas, ao mesmo tempo que (e justamente porque) conserva as palavras de Cristo: Ele “vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...