domingo, 15 de maio de 2022

📆 *18 de Maio de 2022 (4ª Feira)*

 📆 *18 de Maio de 2022 (4ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JOÃO I, PAPA / S. FÉLIX DE CANTALÍCIO / SÃO LEONARDO MURIALDO / CLÁUDIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão, cantando de alegria, aleluia! *(Sl 70, 8. 23)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 

4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 

5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé, levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 

6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 1-6*

*Reflexão - “O objetivo da Lei de Deus é que vivamos no SEU AMOR”*

“Na medida em que a Igreja crescia apareciam as primeiras dificuldades por causa de divergências e diferenças de opiniões e, consequentemente, também discussões e confusão. Depois da entrega de Jesus na Cruz para a salvação do homem, não havia mais sentido em ser cumprida a circuncisão que era uma regra judaica do Antigo Testamento. Porém, existiam naquele tempo, como existem hoje, aqueles (as) que são “zelosos (as) ” da lei e das regras, mas esquecem de que o objetivo da Lei de Deus é que se viva no SEU AMOR. Os apóstolos, no entanto, com grande sabedoria resolveram reunir-se para que o próprio Espírito Santo os conduzissem nas resoluções da comunidade cristã. Quando nos empenhamos em edificar o reino de Deus formando comunidade, para nós também, esse é um processo natural. Hoje  também existem aqueles que, motivados pela severidade e rigor, olham mais para as regras e não percebem a ação misericordiosa de Deus. Por isso mesmo as divergências sempre irão acontecer,  no entanto Deus deu a todos nós inteligência e a sabedoria do Seu  Espírito para que pudéssemos iluminados por Ele, chegar à unidade de pensamento, de ideal e de objetivo. Os apóstolos, ao mesmo tempo em que divergiam também se alegravam com os prodígios e  a conversão daqueles que nunca haviam ouvido falar de Jesus. Na  nossa comunidade e na nossa família precisamos também agir assim e não nos inquietarmos com os desacordos de opiniões e a diversidade de conceitos. Se nos reunirmos e colocarmos os nossos pensamentos e sentimentos à mostra de todos, sob a luz do Espírito Santo, com certeza, conseguiremos acertar as arestas e baseados (as) na regra do Amor, perceber o que é essencial para  chegarmos à unidade apesar das nossas diferenças. - Na sua família e na Comunidade que você participa há divergências e discussões? - Você se aflige por isso? - O que você tem feito quando isso acontece – Você tem enxergado os pontos positivos da sua família e da comunidade? – Você tem se alegrado com eles?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 121* 

🗣*”Que alegria, quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor!”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 121* 

*Reflexão* - “Jerusalém é a cidade santa e significa para nós a Igreja que, mesmo ainda caminhando, tem um desígnio de santidade. Por isso, nós que nos consideramos Igreja, ficamos alegres, pois, caminhamos para a casa do Senhor. Jerusalém também é cada um de nós que somos moradas do Senhor.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 15, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto. *(Jo 15, 4a. 5b)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 

2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 

3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 

4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 

6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 

7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 

8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Podados para amar.”*

“Jesus diz hoje aos Apóstolos: “Vós já estais limpos por causa da palavra que Eu vos falei”. Isso significa que a palavra de Deus, se escutada e acolhida como convém, tem a virtude de nos purificar. Mas para entendermos a fundo essa frase de Nosso Senhor, precisamos notar que ela depende da que vem imediatamente antes: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto Ele o corta; e todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto ainda”. Ou seja, a palavra de Deus nos purifica na medida em que, inseridos no Corpo de Cristo pelo Batismo e a graça santificante, recebemos a seiva de vida eterna que nos vem por meio da fé. Quanto mais unidos estamos a Cristo como ramos à videira, mais o Pai que está nos céus nos poda e purifica, a fim de que, recebendo o influxo de sua vida, cresçamos e frutifiquemos em abundância. Pelo Batismo, já somos ramos de Jesus; mas para que demos o fruto sazonado do amor — e não apenas folhas —, temos de deixar-nos podar, limpar, purificar por aquele que é o autor da nossa santificação. Essa poda consiste, entre outras coisas, em abandonar não só o pecado, mas também os amores, divertimentos e afetos que, mesmo não sendo pecaminosos, são próprios de um espírito mundano, hostil à mondadura que Deus quer levar a cabo em nossas almas. Por isso, entreguemo-nos sem medos às mãos do Pai celeste, que, como zeloso agricultor, não medirá esforços para arrancar todas as ervas daninhas que têm impedido de crescer no terreno dos nossos corações a flor de uma caridade mais pura e perfeita.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...