terça-feira, 3 de maio de 2022

📆 *04 de Maio de 2022 (4ª Feira)*

 📆 *04 de Maio de 2022 (4ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. ANTONINA / SÃO CIRÍACO / FLORIANO, PELÁGIA E GREGÓRIO DE VENUCCHIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão, cantando de alegria, aleluia! *(Sl 70, 8. 23)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Permanecei, ó Pai, com vossa família e, na vossa bondade, fazei que participem eternamente da ressurreição do vosso Filho aqueles a quem destes a graça da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 1b-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1bNaquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 

3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 

4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 

5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.

6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 

8Era grande a alegria naquela cidade.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 1b-8*

*Reflexão - “Crescimento na perseguição.”*

“Há coisas que realmente fogem ao nosso entendimento humano! Perseguida depois da morte de Estevão a Igreja de Jerusalém começou ao mesmo tempo a crescer e a se difundir. Muitos discípulos de Jesus se dispersaram, mas levaram consigo o desejo de testemunhar o anúncio do Evangelho de Jesus. Por toda a parte havia muitas conversões e aqueles que antes fugiam da perseguição, eram agora os instrumentos de Deus na evangelização dos povos. Na nossa vida também, a perseguição, a provação e a dificuldade, na maioria das vezes, nos motivam a buscar as soluções que tornam a nossa batalha mais eficiente e nos fazem amadurecer e crescer. Quando nós seguimos o percurso proposto por Deus, mesmo sem entender os motivos das coisas que nos acontecem nós podemos observar que nada do que nos sucede é em vão. Todas as coisas têm um sentido e uma razão de ser. Haja vista que o mesmo Saulo perseguidor dos cristãos, tornar-se-á mais tarde um defensor de Cristo. Por isso, não podemos nos perturbar com nada nem nos desesperar nas horas em que formos testados com a perseguição e a provação. Tudo tem uma hora certa para advir e, mesmo no escuro, nós podemos confiar que, no momento preciso, a Luz de Deus esclarecerá as nossas dúvidas. É necessário que estejamos firmes e confiantes para atravessar este momento de crise que estamos vivendo. – Qual as lições que você tem apreendido por causa das dificuldades que tem enfrentado? – Você tem consciência disso? – Você é daquelas pessoas que se desesperam e só enxergam as luzes apagadas? – Você tem crescido na dificuldade e no sofrimento? – Você pode dar testemunho disso?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 65* 

🗣*Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 65* 

*Reflexão* - “É inerente à nossa alma o desejo de apregoar a grandiosidade de Deus e de reconhecer Nele o Seu poderio e a Sua Majestade. As obras de Deus são realmente maravilhosas e nós que fazemos parte da Sua criação necessitamos ardentemente proclamar a Sua grandeza e dar a Ele a nossa louvação.  Quando conseguimos sair do nosso orgulho e autossuficiência e, humildemente reconhecemos com gratidão os prodígios do Senhor na nossa vida, a alegria e o louvor tornam-se parte da nossa respiração, do nosso pensar e de todo o nosso viver.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 6, 35-40*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Quem vê o Filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus. *(Cf. Jo 6, 40)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 

36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 

37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 

39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 

40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eucaristia, pão de salvação.”*

“Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. A Eucaristia não foi instituída nem para ser um ritual de partilha fraterna, como pensam alguns, nem para ser objeto de um preciosismo rubricista, como tendem a tratá-la outros. É verdade que há na Eucaristia partilha fraterna, e tampouco há dúvida de que as rubricas da Missa, tal como a Igreja as codificou e vem celebrando ao longo dos séculos, devem ser observadas fielmente. Mas uma e outra coisa só são bem vividas quando se vive bem o fim para o qual o Senhor instituiu a Eucaristia: “Eu sou o pão da vida”, isto é, para nos comunicar a vida da graça, princípio de vida eterna e penhor da ressurreição futura. É por isso que no mesmo sermão em que Cristo fala do sacramento de seu Corpo e Sangue encontramos, como num tratado escatológico em miniatura, menções claras à finalidade redentora da Encarnação: “Eu desci do céu”, assumindo em unidade de pessoa uma natureza humana, a fim de cumprir “a vontade daquele que me enviou”, isto é, de Deus Pai, que não quer que se “perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. Por isso, toda a pessoa que ver o Filho, não com os olhos da carne, mas com os da fé, e nEle crer terá a vida eterna e, por virtude do santíssimo sacramento, ressuscitará no último dia. Para que em nossas Missas haja, pois, partilha sincera, entre irmãos em graça, e para que a nossa fidelidade aos rituais da Igreja dê verdadeiros frutos de santidade, aproximemo-nos da Eucaristia, tão-logo for possível, com temor e reverência, conscientes de que nela, se a recebemos com as devidas disposições, temos o remédio contra a morte eterna, o verdadeiro mal de que o Filho de Deus nos quis livrar ao descer do céu, fazendo-se homem, e aos nossos altares, fazendo-se alimento. Deus abençoe você!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...