sexta-feira, 1 de abril de 2022

📆 *30 de Março de 2022 (4a Feira)*

 📆 *30 de Março de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA IV SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SÃO JOÃO CLÍMACO / RÉGULO E DONINO / B. AMADEU IX.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação. *(Sl 68, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 49, 8-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 

9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 

10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 

12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim. 

13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 

14Disse Sião: ʽO Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!ʼ 

15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 49, 8-15* 

*Reflexão - “A volta do exílio.”*

“A obra salvífica de Deus se realiza em todos os tempos e a cada momento da nossa existência humana. A nossa caminhada aqui na terra é continuamente uma volta do exílio em busca da terra prometido. Por isso, o Senhor está sempre disposto a nos atrair para experimentar os efeitos da Sua ação libertadora, desde já. Com efeito, por meio dos profetas, Ele nos acena com promessas de restauração e vida nova com o compromisso de nivelar os nossos caminhos, derrubando os montes que existem dentro de nós nos dando alegria e nos deixando em sintonia com o louvor do céu. O Senhor nos salva e cura para que também possamos ajudá-Lo no Seu projeto para a humanidade. Todos nós fomos destinados (as) a ajudá-Lo na obra de salvação, assim é que o profeta Isaías nos incentiva a manter firme confiança na Sua promessa de atender os nossos pedidos. Aos que estão presos (as) às dúvidas, indecisões e comodismo Ele diz: “Saí”. Àqueles (as) que estão escondidos (as) nas trevas do pecado, da mentalidade do mundo Ele diz: “mostrai-vos”.   O Senhor nos chama para ser aliança com os povos promovendo a paz, sendo instrumento de reconciliação entre as pessoas e ajudando-as na sua reestruturação e nos promete proteção na nossa missão. Ele nos convoca para edificar o reino dos céus, na terra e, para isto, somos amparados e exercitados no Seu amor. A nossa vida foi preservada para que possamos cumprir a nossa missão de ajudar na obra de salvação dos nossos irmãos. Nunca poderemos nos achar sozinhos nem abandonados porque Ele, assim como uma mãe, não nunca poderá nos esquecer. E, mesmo que alguma mãe esqueça o seu filho, é promessa de Deus que Ele nunca nos esquecerá.  Somos obras de Suas mãos e a nós Ele prometeu uma herança eterna. – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? – O que esta palavra quer dizer para você? – Qual será a herança que o Senhor destinou a você? – Será que você já pode usufruir dela desde já aqui na terra? – Pense sobre isso!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 144*

🗣 *Misericórdia e piedade é o Senhor.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “Perceba quais as qualidades que o salmista usa para definir o Senhor Deus! Ele é: misericórdia, piedade, amor fiel, paciência, compaixão, bondade, ternura, santidade, sustentador, justo, presente. Procure mais definições sobre o poder de Deus e faça  a Ele um louvor igual ao que é feito no céu pelos Seus anjos e santos.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - João 5, 17-30*

_ _ _ _ _ _ 

 _Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!_ 

 _Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. *(Jo 11, 25a. 26)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 

18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 

20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 

22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 

23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 

25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 

26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 

27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 

28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 

29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eu não posso fazer nada por mim mesmo.”*

“Tanto para Cristo, enquanto homem, quanto para nós, que não passamos de simples homens, tudo o que se pode fazer é devido à graça de Deus. É ela que precede, excita e ajuda; é ela que auxilia, acompanha e termina; é por ela que tudo fazemos do que fazemos de bom, e é por ela que são boas aos olhos de Deus as obras que Ele nos… Ontem, Jesus curou um paralítico; em seguida, os fariseus começaram a repreendê-lo por tê-lo feito em dia de sábado; hoje, o Senhor lhes responde, dizendo: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Ontem, víamos a necessidade de sairmos da inação e pormos mãos à obra a fim de sermos salvos; hoje, Jesus nos mostra que espírito deve animar os nossos esforços, ao dizer de si mesmo, enquanto homem: “Eu não posso fazer nada por mim mesmo […], porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. E se a humanidade de Cristo nada podia sem Deus, que poderemos nós? Porque, como Ele dirá na Última Ceia, “quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Que querem dizer esses dois nadas, o nada de Cristo com respeito ao Pai, e o nosso nada com respeito a Cristo? São dois nadas, mas uma é a resposta: tanto para Cristo, enquanto homem, quanto para nós, que não passamos de simples homens, tudo o que se pode fazer é devido à graça de Deus. É ela que precede, excita e ajuda; é ela que auxilia, acompanha e termina; é por ela que tudo fazemos do que fazemos de bom, e é por ela que são boas aos olhos de Deus as obras que Ele nos concede realizar. A diferença é que Cristo recebeu tal cúmulo de graça, que se tornou Ele mesmo fonte da graça, ao passo que nós recebemos dele, e somente dele, graça sobre graça (cf. Jo 1, 16), segundo a medida que ao Espírito Santo aprouve distribuir-nos. Disto se segue que, por sua abundância de graça, Cristo não poderia estar mais unido a Deus: a sua plenitude era e é infinita em toda linha, incapaz de ser aperfeiçoada; nós, ao contrário, podemos sempre ser mais agraciados e estar cada vez mais unidos a Deus, através da humanidade de Nosso Senhor. Com efeito, deu o Pai ao seu Unigênito uma humanidade sacrossanta, que nada poderia fazer sem a graça, para que nós, que já nada podemos sem Deus, em tudo passássemos a depender desta humanidade, já que é por meio dela, cheia de graça e de verdade (cf. Jo 1, 14), que de agora em diante nos desce do céu “toda dádiva boa e todo dom perfeito” (Tg 1, 17). Que saibamos cultivar uma intensa devoção à divina-humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, instrumento de nossa redenção, meio de união com Deus e penhor da nossa glorificação futura. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...