sexta-feira, 22 de abril de 2022

📆 *24 de Abril de 2022 (Domingo)*

 📆 *24 de Abril de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*II DOMINGO DA PÁSCOA - DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA (Branco, Glória, Creio, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio, 2ª Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. FIEL DE SIGMARINGA / SS. MARIA CLÉOFAS E SALOMÉ, DISCÍPULAS / S. MARIA ISABEL HESSELBLAD / SANTA MARIA EUFRÁSIA PELLETIER / FIDELIS DE SIGMARINGA E HONÓRIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! *(1Pd 2, 2)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 5, 12-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no Pórtico de Salomão.

13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito.

14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 

15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles.

16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 5, 12-16*

 *Reflexão - “A união faz a força”*

“Jesus continuava operando maravilhas no meio do povo por intermédio dos Seus seguidores. Os fiéis reuniam-se com muita união demonstrando muita fé e por isso atraiam a muitos que se aproximavam para aderir ao Senhor. Os enfermos e doentes eram sarados apenas com o toque ou com a passagem de Pedro que fazia tudo por amor a Jesus. Vinham pessoas de muitos lugares. Os discípulos estavam cumprindo com a sua missão. O primeiro passo que damos para que possamos aproximar as pessoas de Jesus é, sem dúvida, a nossa maneira de viver em família e em comunidade. Uma família harmoniosa, uma comunidade que não apenas se reúne, mas se une em volta do altar de Cristo, de coração, é um verdadeiro oásis no meio do deserto desse mundo selvagem de intrigas e desentendimentos. É essa a nossa missão: fazer tudo por amor, na nossa família e na comunidade, a fim de cultivar bons relacionamentos. Assim poderemos através do toque do amor curar os doentes que se aproximam de nós. – Como é você na sua família e na comunidade? – Você vem para a comunidade com o propósito de apenas se reunir ou de viver a união? – Você tem procurado vivenciar na sua família o que aprende com a Palavra de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 117*

🗣 *Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 117*

 *Reflexão* - “O dia que o Senhor fez para nós é o dia de hoje, por isso, estejamos atentos (as) a fim de acolher a Sua misericórdia que se expressa na nossa vida por meio de muitas evidências. Como o salmista nós devemos também cantar que o Senhor é a nossa força e fazer com que clamores de alegria e de vitória estejam presentes nos nossos lábios. Alegremo-nos, portanto, e exultemos no Senhor!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Apocalipse 1, 9-11a. 12-13. 17-19* 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus.

10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”.

12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro.

13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito.

17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 

18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos.

19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Apocalipse 1, 9-11a. 12-13. 17-19*

 *Reflexão - “Jesus é o primeiro e o último!”*

“A visão de São João na ilha de Patmos é ensejo para que nós mantenhamos a fé na Ressurreição de Jesus. “Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos!” Foi para isso que Jesus padeceu e morreu na Cruz: para segurar a morte, encarcerá-la a fim de que ela não nos ameace mais. Ao se declarar como primeiro e último, Jesus assume ser o Senhor da nossa vida. Por isso, não tenhamos medo, o plano do Pai se realizou, Jesus ressuscitou dos mortos para nos dar a vida eterna.  Não podemos cultivar tristeza, muito pelo contrário, devemos expressar a alegria de ter Jesus como primeiro e último na nossa vida! – Você já proclamou que Jesus é o Senhor da sua vida? – Em que lugar você tem colocado Jesus nas suas ocupações e preocupações? – Você acredita que Jesus já morreu por si e que você nunca “morrerá”?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 20,19-31*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! *(Jo 20, 29)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 

23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”

29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 

31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Dois rios de misericórdia.”*


“Na famosa visão que Santa Faustina teve de Jesus Misericordioso, cuja festa celebramos neste domingo, vemos dois rios saírem de seu Coração: um branco e outro vermelho. Existem dois rios de misericórdia, com os quais Cristo quer, por um lado, nos perdoar e, por outro, nos unir ao seu mistério pascal. Meditação. — 1.Depois das grandes celebrações da Semana Santa, a Igreja vive agora o Tempo Pascal. Liturgicamente, os cristãos chamavam este Domingo da Oitava de Páscoa também de Domingo in albis, ou seja, “Domingo de branco”, porque os recém-batizados tinham de passar toda esta semana vestidos com vestes brancas e conservando-as limpas para, no dia do Senhor, se apresentarem ao bispo. Era uma pedagogia da Igreja para ensinar os neófitos a preservarem suas almas limpas de toda mancha do pecado. Em tempos mais recentes, o Papa São João Paulo II instituiu para este mesmo domingo a festa da Divina Misericórdia, em atenção aos pedidos de Nosso Senhor a Santa Faustina Kowalska. Nessas revelações particulares, Jesus prometeu muitas graças a quem celebrasse a sua Misericórdia, de modo que muitos têm o costume de se preparar para essa festa já desde a Sexta-Feira da Paixão, rezando novenas, terços e outras devoções. Seja como for, o Evangelho e toda a liturgia deste Domingo da Oitava de Páscoa estão perfeitamente unidos à mensagem de Nosso Senhor sobre a Misericórdia Divina. 2.Lemos no Evangelho de São João que Jesus entrou na casa onde os discípulos se escondiam por medo dos judeus, e disse-lhes: “A paz esteja convosco”. Para a mentalidade daquela época, “paz” não era simplesmente ausência de guerra, mas o estado de quem, após muitas fadigas, lutas e angústia, conseguiu finalmente cumprir a meta e repousar a cabeça. A vida dos cristãos é uma luta constante, e Deus, com sua infinita misericórdia, quer unir-se a nós para deixar o nosso coração tranquilo. A “paz” que Cristo nos dá é a libertação do pecado, daquilo que gera a inimizade e nos impede de estar em comunhão com Ele, sobretudo na Eucaristia. No mesmo Evangelho, Jesus também exorta os discípulos a partirem em missão, a fim de perdoarem os pecados, soprando sobre eles o Espírito Santo. De imediato, essa imagem pode relacionar-se com o rio branco que sai do lado aberto de Jesus, na famosa visão de Santa Faustina. A misericórdia de Deus é, sem dúvida, o remédio eficaz para as nossas misérias. Bebendo, pois, das águas desse rio (as águas batismais), temos a nossa alma arrancada das mãos do Maligno e o caminho pavimentado para a união com Deus no sacramento da Eucaristia. Não custa lembrar que o mandamento da Igreja pede a todos os fiéis que se confessem e comunguem ao menos no período pascal. 3.O segundo rio da misericórdia, conforme a visão de Santa Faustina, é justamente o rio de sangue, isto é, a graça da união com Deus. Trata-se de um ponto importante, porque muitos cristãos deixam de progredir na santidade precisamente porque não buscam a união íntima com o Senhor, que acontece apenas por meio da oração e das comunhões bem feitas. Além da parte negativa (a limpeza dos pecados), precisamos nos aplicar à parte positiva da misericórdia, que é o desejo de unir-se a Deus já nesta vida. Unidos ao coro de São João no livro do Apocalipse, temos de dizer aqui e agora: “Vem, Senhor” (22, 20). A vida moderna oferece muitas distrações, que abafam a voz de Cristo no nosso coração. Em nosso dia a dia, as preocupações mundanas parecem muito mais vivas do que Jesus ressuscitado. E é por isso que, neste domingo, a Igreja nos recorda a grande Misericórdia do Senhor, cujo desejo de unir-se a nós é infinito. Em resumo, Ele nos concede duas fontes de misericórdia (a água batismal e o sangue eucarístico) para perdoar os nossos pecados e nos unir ao seu Sagrado Coração. De nossa parte, resta desejar a união com o Senhor também no meio das angústias, dificuldades e provações, fugindo do ceticismo de Tomé e deixando que Ele nos toque e, assim, renove a nossa fé. Oração.— Meu Jesus misericordioso, em quem deposito toda minha confiança, ajudai-me a crer com mais fervor na vossa presença substancial na Eucaristia, a fim de que eu me deixe tocar pela vossa graça sacramental e me una totalmente ao vosso amor infinito. Assim seja! Propósito.— Rezar o Terço da Misericórdia neste domingo. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...