sexta-feira, 22 de abril de 2022

📆 *23 de Abril de 2022 (Sábado)*

 📆 *23 de Abril de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

SÃO JORGE MÁRTIR / ADALBERTO DE PRAGA BISPO / B. MARIA GABRIELA SAGHÉDDU.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! *(Sl 104, 43)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que creem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 4, 13-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas, 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 

14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 

16“O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 

17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 

18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 

19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 

20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 4, 13-21*

*Reflexão - “É justo que obedeçamos a Deus e não aos homens!”*

“Pedro e João deram um verdadeiro testemunho de coerência inerente àqueles que têm uma experiência pessoal com o poder de Deus.  Eles testemunhavam Jesus e nada mais lhes importava.  A experiência real que tenhamos tido com o Cristo vivo na nossa vida, não poderá ser contestada por ninguém. Pedro e João falavam daquilo que viviam, com segurança, e eram obedientes ao mandado de Jesus: “Ide e evangelizai” anunciando  o Seu Nome e realizando prodígios com o poder do Espírito Santo. Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses eles enfrentavam as autoridades e diziam: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.  A nossa experiência com Deus é a base para que sejamos ou não firmes no propósito de fazer com que o reino de Deus seja conhecido. Os momentos de dificuldades e aflições pelos quais nós atravessamos a ajuda e o consolo que recebemos de Deus no nosso coração nas horas de sofrimento são sentimentos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem.  As nossas experiências não podem ser contestadas por ninguém que não tenha passado pela mesma situação. Por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das coisas que vimos e ouvimos. Todos nós, como Pedro e João, precisamos nos manter firmes diante do mundo quando também formos questionados (as) e afirmar: “é justo que obedeçamos a Deus e não a vós!” - Você também teve alguma experiência da qual não pode deixar de falar? – Faça uma retrospectiva da sua vida e veja os momentos em que você sentiu a força e o poder do alto! – Dê testemunho das suas experiências e estará obedecendo ao mandado de Jesus, ide e evangelizai!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 117* 

🗣*Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!” O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 117* 

*Reflexão* - “O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 16, 9-15*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! *(Sl 117, 24)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 

10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 

11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 

13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 

14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A caridade de Cristo nos urge!”*

“O amor de Cristo ressuscitado, dando-nos uma vida nova e de liberdade, nos impele sempre a anunciar o seu Nome a toda criatura. No Evangelho de hoje, que dá continuidade ao relato das aparições de Jesus, S. Marcos nos apresenta um sumário das manifestações do Senhor ressuscitado aos seus discípulos. O evangelista recorda, antes de tudo, a aparição feita a Maria Madalena. Aquela de que haviam sido expulsos sete demônios torna-se agora mensageira da Ressurreição: “Ela”, pontua S. Marcos, “foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando”. Trata-se de uma profunda transformação, que o Senhor quer realizar também nos nossos corações. Todos nós, antes da morte de Cristo na cruz, éramos escravos de Satanás; encontrávamo-nos, como Maria Madalena, tomados pelos poderes do inferno. Mas agora, depois da vitória do Senhor sobre o demônio, tornamo-nos livres, chamados a anunciar o seu santo Nome a toda criatura. Nele e por Ele, ressuscitamos a uma vida nova — a vida da graça — e esperamos participar um dia plenamente de sua Ressurreição. Que possamos manter acesa em nossa alma essa certeza de que Cristo, vivo e glorioso, nos impele e ordena a que anunciemos a sua boa-nova, ainda que sejamos mal recebidos e até mesmo ignorados. A sua caridade nos urge! E o que são diante do seu divino amor as dificuldades e tribulações deste mundo? Fundados em Cristo e confiantes na intercessão salutar da Virgem Maria, de S. Maria Madalena e de todos os Apóstolos, tomemos a peito a missão de que o Senhor hoje nos encarrega: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...