domingo, 6 de fevereiro de 2022

*08 de Fevereiro de 2022 (3a Feira)*

 📆 *08 de Fevereiro de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*TERÇA-FEIRA DA V SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JERÔNIMO EMILIANO / S. JOSEFINA BAKHITA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. *(Sl 94, 6-7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 8, 22-23. 27-30*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 

23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 

27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 

28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença.

29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 

30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 8, 22-23. 27-30*


*Reflexão - “A oração que se faz neste lugar.”*

“Salomão se dirigiu ao Senhor diante do altar no templo dizendo: “Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar!” O templo de Deus é o nosso coração, lugar onde Ele vive e olha por nós. É no mais profundo silêncio do nosso ser que o Senhor escuta a nossa prece e nos abençoa de coração aberto e espírito vigilante. 'Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra! ” “Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença!”. Diante da imensidão de Deus Salomão se rende e percebe que nem mesmo o belo templo que ele construiu pode conter a presença do Deus cheio de amor e misericórdia, pois Ele extrapola todo e qualquer limite que o homem determina.  Mesmo reconhecendo que o homem não é capaz de limitar a grandiosidade de Deus nem encerrá-Lo em espaço preparado por mãos humanas Salomão pediu para que o Senhor escutasse a sua prece e colocasse o Seu olhar sobre aquela casa e ouvisse as preces do povo que ali orava. A imensidão de Deus também não cabe dentro do que as nossas mãos constroem e põem barreiras e limites. No entanto, Deus preenche o templo do nosso coração, pois este foi construído por Suas próprias mãos. Deus veio morar no meio de nós e habita em uma casa que não foi feita por mãos humanas.    Hoje, nós também, olhamos para o céu, como Salomão o fez e pedimos que os “olhos do Senhor estejam abertos noite e dia sobre a nossa casa”.  Hoje também, podemos pedir a Ele que olhe pela nossa casa, pelo nosso lar, o lugar onde nós moramos com a nossa família. Que os olhos do Senhor estejam também abertos noite e dia sobre a comunidade onde nós nos reunimos para orar. Que Ele nos escute e  perdoe as nossas mazelas! Que Ele cure os nossos relacionamentos e que o Seu Nome também esteja gravado na porta da frente da nossa  morada terrena. – Peça hoje ao Senhor que visite a sua casa, a sua família, o seu coração. Exponha a Ele as suas necessidades e dê abrigo a Ele na sua vida. Você poderá usar as mesmas palavras de Salomão!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 83*

🗣 *Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 83* 


*Reflexão* - “A nossa alma anseia pelos átrios do Senhor, para louvá-Lo e reconhecer a Sua grandeza e proteção, face a face. No entanto, Ele está tão perto de nós! Se tomássemos consciência de que o Senhor construiu Sua morada no nosso coração, nós seríamos felizes como aqueles a quem o salmista se refere: “Felizes os que habitam vossa casa!” O pardal e a andorinha, porque são criaturas simples e não colocam razão acima do seu instinto, encontram com muito mais facilidade abrigo na casa do Senhor. Que possamos dominar a nossa razão e nos deixemos ser como os passarinhos. Pois somente assim o nosso coração e a nossa carne poderão se rejubilar e exultar de alegria no Deus que está vivo dentro de nós!”                      

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 1-13* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me a vossa lei como um presente valioso! *(Sl 118, 36. 29b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 

2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 

3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 

4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 

6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 

7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’.

8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 

10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 

11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 

12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 

13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Pecadinho de nada”?”*


“Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’”. No Evangelho de hoje, em controvérsia com os fariseus, Jesus recorda uma profecia de Isaías, que diz assim: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Is 29, 13). De fato, quem já não teve a triste experiência de ver devotos, gente de Missa e comunhão diárias, que, embora há anos na Igreja, não progridem nunca espiritualmente? Não só empacaram. Existe também um hiato entre a vida e as práticas devocionais: rezam muitos Terços, fazem muitas comunhões; mas, em casa, são uma pedra de tropeço para os familiares. Acabam dando contra-testemunho a uma família já afastada da Igreja, desinteressada de Deus, justamente os que vivem na igreja a rezar, por não mudarem de coração! Que fazer para que as práticas devocionais não sejam estéreis nem nos transformem num povo que louva com os lábios, mas tem o coração afastado de Deus? Um dos pontos mais importantes é lembrar que, antes de fazer as orações de costume, deve haver preparação remota, tão importante e, infelizmente, tão desprezada por muitos. A preparação remota necessária para que o coração esteja aberto a Deus e possa louvá-lo com verdadeiro ardor consiste em viver uma vida de combate aos pecados, sobretudo aos veniais. Supõe-se, é claro, o combate aos mortais, mas acontece o seguinte: uma vez livre dos pecados graves, o fiel tende a cair na esparrela de achar que os veniais são “pecadinhos” de nada, que não levam para o inferno e, portanto, não merecem atenção. Ora, pode até ser verdade que o venial seja pecado leve e não condene ao inferno; mas também é verdade que, consentido ou não combatido, ele vai deixando a alma morna, insensível, tíbia, inacessível aos apelos de Deus… É necessário, sim, estar disposto — com determinada determinação, com resolução! — a combater todas, até as menores, ofensas a Deus, tão-logo a consciência advirta: “Não o faça, porque Deus não o quer”. A mania do “é só um pecadinho, vou fazer mesmo assim” gera uma vida à parte, estranha à vida externa de devoção. Quando se vê, já se caiu na profecia de Isaías: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Sim, nós somos capazes de transformar a nossa santa religião numa série de observâncias neuróticas de pequenos rituais externos, sem alma nem coração. Para pôr abaixo esse muro entre vida e oração, é preciso levar a vida para a oração e a oração para a vida; é preciso pedir a Deus a graça de combater tudo o que o ofende; é preciso estar aberto às inspirações do anjo da guarda e às luzes da consciência, quando dizem: “Não o faça”. Oxalá ouvíssemos hoje a sua voz (cf. Sl 94, 7)! Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...