sábado, 5 de fevereiro de 2022

*06 de Fevereiro de 2022 (Domingo)*

 📆 *06 de Fevereiro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 


*V DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – I Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. PAULO MIKI PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES JAPONESES / DOROTEIA E GASTÃO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. *(Sl 94, 6-7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías Is 6, 1-2a. 3-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Profeta Isaías.

No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 

2aHavia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. 

3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”.

4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 

5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.

6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 

7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”.

8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías Is 6, 1-2a. 3-8*


*Reflexão - “Aqui estou! Envia-me!”*

“A Palavra de Deus nos motiva a nos colocar como protagonistas da história da salvação e nos inserir no contexto apresentado pelo Autor Sagrado. Por isso, podemos refletir que o profeta Isaías descreve a nossa condição humana diante da realeza divina e retrata como Deus se manifesta a nós, mostrando-nos a Sua glória e purificando-nos para podermos realizar uma missão. Deus tem um propósito para nós e nos envia para dar ao mundo testemunho dos Seus desígnios e do que Ele realiza na nossa vida. Ele nos chama, nos toca, nos purifica e nos perdoa a fim de que sejamos também profetas. Embora sejamos pecadores e imperfeitos, pelo poder de Deus percebemos a glória dos céus quando somos convocados (as) por Ele. Diante da majestade de Deus nós também somos apenas homens e mulheres de lábios impuros, no entanto, Ele nos envia os “seus anjos” e nos convoca para que possamos com eles exclamar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”!  É assim que a glória do céu inunda a terra!  A brasa do Senhor é a Sua Palavra que toca os nossos lábios, nos purifica e apaga os nossos pecados. Quando somos convocados por Deus para sermos profetas nunca devemos nos preocupar com a nossa limitação humana, porque todo o poder, toda a honra e toda a glória vêm do alto. A nós só nos compete dizer como Isaías: “Aqui estou! Envia-me!  - Você também reconhece que é apenas um homem, uma mulher de lábios impuros? – Você acredita que, por seu intermédio, o Senhor pode curar e libertar multidões? – Você, como o profeta já se ofereceu para ser enviado (a) ? - A glória do Senhor tem se manifestado através de você no mundo?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 137*

🗣 *Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 137* 


*Reflexão* - “O testemunho de gratidão e de louvor que apresentamos ao mundo dá a ele provas da glória de Deus. A glória do Senhor é grandiosa e se manifesta através do louvor dos nossos lábios. Enquanto estamos aqui na terra somos uma obra inacabada, precisamos do auxílio do céu e aqui mesmo podemos cantar para louvar e suplicar a Deus a Sua sabedoria na nossa vida”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 1-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Quero lembrar-vos, irmãos, o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.

3Com efeito, transmiti-vos em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 

4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 

5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 

7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 

8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.

10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos - não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo.

11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 1-11*


*Reflexão - “A força e o poder de Deus se manifestam na nossa vida”*

“É pela graça de Deus que eu sou o que sou”. “Sua graça para comigo não foi estéril”! Estas palavras de São Paulo nos motivam a enfrentar os sucessos e os fracassos da nossa vida e assim e a anunciar a vitória de Jesus. Apesar da nossa fraqueza, pela graça de Deus nós podemos dar testemunho ao mundo da sua glória.  É a graça de Deus quem nos sustenta, mesmo que sejamos os mais miseráveis dos pecadores. São Paulo entendeu isso e reconheceu a grande dádiva do Senhor na sua vida quando o distinguiu para ser apóstolo, apesar de ter sido perseguidor da Igreja de Cristo. Quando nos apossamos com convicção do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nós começamos a perceber a ação da Sua graça e então entendemos que movidos por ela nós crescemos em alegria e damos frutos abundantes. A graça do Senhor nos tira da esterilidade e nos motiva a grandes feitos e realizações. Anunciar Jesus é a nossa missão e fazemos isto quando damos testemunho das coisas lindas que existem no céu, e antecipadamente acontecem conosco aqui na terra. Assim fazendo, despertamos nas pessoas o desejo de também conhecerem a força e o poder de Deus que se manifestam na nossa vida. – Você tem plena convicção de que a graça de Deus o(a) sustenta? – Quais os frutos que você tem produzido pela graça de Deus na sua vida? – Jesus Cristo está vivo em você? – Você dado testemunho ao mundo, disso?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 15, 1-11* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _“Vinde após mim!”, o Senhor lhes falou, “e vos farei pescadores de homens”. *(Mt 4, 19)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.

2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.

3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.

5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.

10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Do mar, Jesus pesca os que estão na terra.”*


“Com importantes detalhes, o episódio da vocação e "primeira conversão" de São Pedro é possível identificar três etapas que devem constituir o nosso itinerário espiritual: a pregação; depois, a fé; e, por fim, a humildade. O Evangelho deste domingo que antecede a Quarta-feira de Cinzas relata, com detalhes, o episódio da vocação e "primeira conversão" de São Pedro Apóstolo. Nele, é possível identificar três etapas, que devem constituir também o nosso itinerário espiritual: primeiro, a pregação; depois, a fé; e, por fim, a humildade. A multidão que se apertava ao redor de Cristo "para ouvir a palavra de Deus" (v. 1) ilustra o anseio das pessoas pela verdade divina: antes mesmo de ouvirem a revelação externa de Deus, Ele mesmo já as move interiormente a Si, por meio de uma palavra interna (verbum interius). Longe de ser uma realidade subjetiva, essa palavra é do mesmo Verbo que se fez carne e que, com Sua graça, chama todos à conversão e à mudança de vida. "Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões." (v. 3) O povo se entusiasmava com as palavras do Senhor e, reunido na terra, era pescado por Aquele que estava no mar: "Existens in mari piscatur existentes in terra". Assim como o pescador usa a isca para tirar os peixes de seu ambiente e colocá-los em um outro lugar, Cristo toma os homens com Suas "palavras de vida eterna" (Jo 6, 69) e os introduz na participação em Sua própria natureza divina (cf. 2 Pd 1, 4). Quem quer que passe pelo fascínio do "primeiro amor" (Ap 2, 4), no entanto, é chamado a solidificar a sua fé e avançar "para águas mais profundas" (v. 4). Para tanto, é imprescindível ter vida de oração, estar em constante contato com o Senhor: é Ele quem indica, afinal, o que fazer e onde lançar as redes. Cabe a nós, simples e humildemente, obedecer. Mesmo tendo trabalhado a noite inteira sem nada conseguir, Simão é humilde e diz: "Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes" (v. 5). Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da Igreja, comentando essa passagem, explica:


"Sem Nosso Senhor, os apóstolos trabalharam a noite inteira e não pescaram peixe algum, mas o trabalho deles agradava a Jesus; Ele queria provar-lhes que só Ele pode dar-nos alguma coisa, queria que os apóstolos se humilhassem... 'Filhos, tendes alguma coisa para comer?'. 'Mestre, respondeu Pedro, afadigamo-nos toda a noite e nada apanhamos...'. Se eles tivessem apanhado alguns peixinhos, Jesus não teria talvez feito o milagre, mas nada tinham, por isso Jesus encheu as redes até quase rompê-las. Eis a índole de Jesus. Ele dá como um Deus, mas exige a humildade do coração..." Assim como as pelejas dos apóstolos, os trabalhos de quem reza e persiste, mesmo na aridez, muito agrada ao Senhor. Além da fé, no entanto, é preciso ter a humildade de reconhecer que, sem Ele, nada se pode fazer (cf. Jo 15, 5). Depois de começar a crescer, é preciso cuidar para que a soberba não vença a batalha final. São Pedro iniciou lançando as redes em atenção às palavras de Cristo e terminou aos seus pés, dizendo: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" (v. 8); em Cesareia de Filipe, o mesmo Pedro confessou a divindade de Cristo (cf. Mt 16, 13-20), mas, logo depois, foi humilhado pelo Senhor, quando quis afastá-Lo de Sua cruz (cf. Mt 16, 21-23). Não nos esqueçamos, portanto, da humildade, tão necessária no caminho rumo ao Céu. As práticas quaresmais – jejum, oração e esmola – são de grande auxílio para o exercício dessa virtude. Feitas na presença de Deus, elas também fortalecem a nossa fé e permitem que sejamos definitivamente pescados por Deus, assim como os santos que nos precederam nesta grande "pesca milagrosa" que é a obra divina da salvação. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho: *Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes): Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Homilia Canção Nova: Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...