quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

*04 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *04 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SÃO JOÃO DE BRITO / ANDRÉ CORSINI, JOSÉ DE LEONISSA E JOANA DE VALOIS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. *(Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclo 47, 2-13*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Eclesiástico. 

2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 

3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 

4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 

5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 

6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força a seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo.

7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 

8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e aniquilou os Filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 

9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 

10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador. 

11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 

12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora.

13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclo 47, 2-13*


*Reflexão - “O louvor de Davi.”*

“Apesar das suas fraquezas e dos seus deslizes, a confiança no poder e na misericórdia de Deus foi o que motivou Davi a fazer grandes proezas e a realizar boas obras. Foi, ele,  um homem vitorioso e sempre aclamado pelo seu povo distinguindo-se entre os demais pelas suas atitudes. O seu grande segredo era o louvor que mantinha sempre nos seus lábios. Não tinha vergonha de glorificar a Deus e, por isso, foi também glorificado e aplaudido pelo seu povo.  Assim, Deus estendeu as suas bênçãos a toda a sua geração. Precisamos, pois, ter em mente que as nossas boas obras também se perpetuam nos nossos descendentes através das bênçãos do Senhor e todo louvor e ação de graças que oferecermos ao nosso Deus, repercutirão pelos séculos vindouros em todas as nossas gerações. O louvor liberta a nossa alma e nos tira de nós mesmos (as) e das nossas preocupações. O louvor nos faz sair do centro para dar a Deus o lugar principal no ranking da nossa vida. Como Davi nós também devemos dar graças a Deus por todas as Suas obras com palavras de louvor, de todo o coração, mostrando ao mundo que Ele é o nosso Amado Amigo e Senhor. Em todas as ocasiões precisamos celebrar o Santo Nome do Senhor enchendo o nosso coração que é santuário de Deus, desde a aurora, isto é, desde cedo, de alegria, de canto e de júbilo. O nosso reconhecimento da grandeza de Deus e do nosso ser pecador nos abrirá as portas para o perdão dos nossos pecados. Deus quer firmar conosco uma aliança de amor e de misericórdia, e, mesmo, que não necessite do nosso louvor, Ele se compraz e se alegra  com a nossa adoração e reverência. Quando louvamos a nossa alma se dilata e o nosso ser encontra o verdadeiro sentido para o qual fomos criados: amar, louvar e servir a Deus, nosso Criador. – Você também já se acostumou a louvar o Senhor? – Você sabe que louvar é falar bem de alguém? – O que você tem a dizer de Deus? – Quais são os predicados de Deus? – Você já percebeu que a natureza é um grande motivo para que se louve ao seu Criador? – Pois faça isto, agora: louve o Senhor pela Sua criação e você terá encontrado a chave do segredo para a vitória!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 17*

🗣 *Louvado seja Deus, meu Salvador!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 17* 


*Reflexão* - “O salmista nos conscientiza de que a Palavra de Deus é provada pelo fogo, isto é, na nossa vida, nos momentos de sofrimento e dificuldade.  Por isso, ele afirma que os  caminhos do Senhor são perfeitos e todos nós que Nele confiamos temos um escudo poderoso para nos livrar nas horas tormentosas. Portanto, todos nós que já experimentamos na vida o amparo e a proteção de Deus, também podemos afirmar: “Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador!”                      

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 14-29* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! *(Cf. Lc 8, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 

15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!”

17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 

19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 

20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 

22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 

23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 

25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 

27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 

28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 

29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“A vaidade de Herodes.”*


“Este Evangelho é uma salutar advertência a todos nós que, embora aceitemos a Palavra de Deus, mais amamos parecer do que ser efetivamente santos. Lemos no Evangelho de hoje a respeito martírio de São João Batista, degolado por causa da vaidade de Herodes. Vemos, pois, a imensidade deste pecado, o seu poder destrutivo, a sua força corruptora. O tetrarca, de fato, se comprazia em ouvir as pregações do Batista: gostava de o escutar, "embora ficasse embaraçado" ao ver-se tão pecador e, ao mesmo tempo, tão indisposto ao arrependimento. Envergonhava-se, quem sabe, de ver-se como efetivamente era: mesquinho e pecador; não se envergonhava, contudo, de sua mesquinharia e de seus pecados. Com efeito, Herodes se agradava ao ouvir a Palavra de Deus; não estava preocupado, porém, em ele próprio agradar ao Senhor. Eis aqui a raiz de sua iniquidade, eis o princípio de suas ações terríveis. Ora, por ser cheia de verdade e justiça, a Palavra de Deus atrai os corações, ilumina as inteligências; mas de nada adianta ouvi-la se não se está disposto a pagar o preço da conversão que ela nos exige. Chegara, enfim, o "tempo oportuno". Em meio à destemperança de teus festejos, ó Herodes, ainda que o tenhas feito a contragosto, preferiste dar cabo do Batista a desagradar aos convivas. Preferiste tirar a vida de um justo a perder o aplauso dos ímpios. Como poderias crer, ó Herodes, tu que, ainda que te deleites com pregações e homilias, recebes a glória dos teu fâmulos, e não buscas a glória que é só de Deus (cf. Jo 5, 44)? Daqui se vê o que realmente separa o justo de um ímpio. O primeiro quer agradar a Deus; o segundo, apenas a si mesmo. O justo vai à Igreja por amor e renúncia; o ímpio, por vaidade e passatempo. O primeiro, arrependido de suas faltas, escuta: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão", e vai logo fazer penitência, deixando para trás a sujeira de sua velha vida; o segundo, ao ouvir a mesma pregação, decide fazer-se de surdo e matar o pregador. Se a Igreja admoesta o justo com incômodas verdades, logo ele se conforma ao que lhe manda a Esposa de Cristo; o ímpio, ao contrário, se não lhe apraz este ou aquele ponto da doutrina, antes julga melhor repreender a Igreja e conformá-la às suas próprias loucuras. Que Herodes seja para nós, igrejeiros tão pouco cristãos, um aviso sério de que uma vida de verdadeira santidade é muito mais do que devoções ou piedades. Temos de estar dispostos a querer agradar a Deus acima de todas as vanglórias humanas, de todos os olhares deste mundo, ainda que isto nos custe o sangue, nos custe amizades, nos custe a "boa fama" que poderíamos construir. Que o bem-aventurado Precursor do Senhor, com o exemplo de seu martírio, nos evangelize hoje e nos faça livres da "beatice" superficial e maquilada de um Herodes Agripa. Seja o nosso amor pronto a tudo entregar por Deus, a tudo sofrer por Deus, a tudo perder por Deus. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

 Padre Joaozinho:


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes):


Padre João Carlos (Blog):


Padre Paulo Ricardo (Site):



Homilia Canção Nova:


Bispo Dom Adair José Guimarães:


Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:


Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...