sábado, 26 de fevereiro de 2022

📆 *02 de Março de 2022 (4ª Feira)*

 📆 *02 de Março de 2022 (4ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DE CINZAS (Cor Roxo)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTA INÊS DE PRAGA / S. ÂNGELA DA CRUZ / JOVINO E JANUÁRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus. *(Sb 11, 24-25. 27)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Joel 2, 12-18*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Profecia de Joel. 

Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 

13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.

14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?

15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 

16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.

17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”

18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Joel 2, 12-18*

*Reflexão - “Tempo de voltar para Deus.”*

“Hoje, começa o ciclo da Quaresma, o tempo litúrgico de conversão, quando a Igreja nos prepara para a grande festa da Páscoa. As leituras nos sugerem uma verdadeira reviravolta nas nossas ações. O profeta Joel nos conclama a um arrependimento sincero, não só de fachada, mas de coração contrito. Chorar, rasgar o coração, tocar trombeta, são gestos simbólicos que expressam o sincero arrependimento e o propósito de não mais ofender a Deus.  É tempo propício para que nos arrependamos de nossos pecados, tempo de refletir e repensar a nossa vida no que precisamos mudar para que sejamos melhores e possamos viver mais próximos de Cristo. Há um caminho a percorrer de volta para Deus, porém, precisamos fazer um esforço para que possamos purificar o nosso corpo a fim de que o nosso espírito domine e oriente a nossa caminhada rumo ao céu.  Precisamos voltar atrás para reconhecer o nosso pecado e pedir perdão ao Senhor, em qualquer situação em que nos encontremos. Não podemos deixar de acolher o Seu perdão e a Sua graça, pois Ele está nos chamando para os Seus braços. O Senhor está sempre pronto a nos dar uma nova chance derramando a Sua misericórdia sobre nós. E mesmo que sejamos os (as) maiores pecadores (as), não podemos deixar passar esta oportunidade, pois Ele é benigno, compassivo e misericordioso quando voltamos para Ele. Portanto, vivamos este tempo na fidelidade da Palavra e no propósito de não mais pecar e seremos ressuscitados com Cristo para uma verdadeira felicidade. - Você tem o coração amargurado pelo pecado? – Aproveite a chance que o Senhor lhe dá:  - Faça a sua oração de arrependimento hoje, por tudo o que pesa, tudo o que oprime o seu coração. – Literalmente rasgue o coração diante do Senhor: Ele é paciente e cheio de misericórdia.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 50*

🗣 *Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 


*Reflexão* - “Reconhecer o nosso ser pecador e suplicar a misericórdia de Deus é o objetivo deste salmo. Ele nos faz baixar até o máximo da nossa soberba e pretensão para nos apropriarmos do perdão de Deus que cria em cada um de nós um coração puro, um espírito decidido a não pecar. Ele não nos remete apenas ao arrependimento, mas principalmente, ao propósito de não mais pecar. Só assim poderemos ter de novo a alegria de sermos salvos(as).”                       

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 2 Coríntios 5, 20-6, 2*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

rmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 

21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

6, 1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,

2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 2 Coríntios 5, 20-6, 2*

*Reflexão - “Agora é o momento favoráve.l”*

“Não podemos deixar passar em vão a graça que temos hoje de nos apossar da salvação de Jesus com o espírito arrependido e contrito. “É agora o dia da salvação”,  “Deixai-vos reconciliar com Deus” , nos diz São Paulo. Jesus Cristo que não cometeu pecado foi feito pecado para que nos tornemos justiça de Deus. Somos colaboradores de Cristo, somos Seus embaixadores, por isso, peçamos a Ele que nos conceda um sentimento de contrição e perseverança durante a quaresma para que possamos rasgar o nosso coração e cresçamos espiritualmente acolhendo a graça de Deus. Deixemo-nos, pois, reconciliar com Ele que no momento favorável nos ouve e nos socorre no dia da salvação. AGORA é o momento favorável, e o dia da salvação, é HOJE! – Você tem se deixado reconciliar com Deus ou tem recebido a Sua graça, em vão? – Você já percebeu que o Senhor está querendo reconciliar-se e espera a sua manifestação? – Você já se apossou da salvação que Jesus veio nos trazer? – Você se considera colaborador (a) de Cristo nessa grande obra?”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 6, 1-6. 16-18* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 

3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 

4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.

6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 

17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 

18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Somos pó e ao pós hemos de voltar.”*

“É com essa lembrança da morte, que a todos nos espera, que a Igreja quer preparar-nos ao longo da Quaresma para a celebração pascal da vida eterna que o Senhor nos mereceu. Damos início nesta quarta-feira ao santo tempo da Quaresma. A Igreja, cobrindo-nos de cinzas na Liturgia de hoje, diz a todos os fiéis: Memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris — somos pós e ao pó hemos de voltar. A Quaresma começa, portanto, com uma recordação clara da morte, da nossa fragilidade, da fugacidade da vida presente. Amputados daquele que é Vida e raiz da vida, Deus excelso, o único que nos resta é a podridão do caixão. Mas essa morte que agora ocupa nossa meditação dará lugar, dentro de poucos dias, à Páscoa da Ressurreição, quando Cristo, depois de imolar-se no altar da cruz para reparar a honra divina ultrajada pelo pecado, ressurgir glorioso dentre os mortos. Essa morte, vencida por Cristo, foi anunciada como castigo a nossos primeiros pais, caso transgrediram o mandamento divino; essa mesma morte, nas palavras do Apóstolo, é o salário do pecado, que tem o poder não só de corromper o nosso corpo físico, mas de afastar a nossa alma de Deus, tornando-a como um rio seco, incapaz de receber o influxo vital de sua fonte. A morte física, nesse sentido, não é mais do que uma pálida imagem de uma morte ainda mais terrível: a condenação eterna daqueles que partem deste mundo privados da graça divina. Por isso, o fato de termos sido castigados com uma vida que chegará, queiramos ou não, ao fim, deve ser motivo de consolo, já que nos permite aproveitar todo o tempo de que ainda dispomos para, combatendo o nosso egoísmo, preparar bem a nossa morte, a fim de, uma vez livres do nosso corpo mortal, comparecermos diante de Deus limpos de toda culpa e ornados de graça e santidade. Que a penitência quaresmal nos ajude, pois, a lutar contra o pecado e a aproximar-nos daquele que é nossa vida e ressureição.Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *01 de Março de 2022 (3ª Feira)*

 📆 *01 de Março de 2022 (3ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*TERÇA-FEIRA DA VIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTO ALBINO, BISPO / S. FÉLIX III, PAPA / ADRIANO DE MARSELHA E EUDÓCIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. *(Sl 17, 19-20)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Pedro 1, 10-16*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 10esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 

11Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente.

12Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar! 

13Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo.

14Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 

15Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 

16Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Pedro 1, 10-16*

*Reflexão - “A vida de santidade é possível a quantos, tendo sido baptizados, se tornaram participantes de vida de Cristo, da vida divina.”*

“Toda a revelação de Deus constitue uma unidade. O mesmo Espírito que falava em Cristo, falou também através dos Profetas do Antigo Testamento, e continua a falar naqueles que proclamam a salvação oferecida a todos na ressurreição de Cristo. Os primeiros cristãos tiveram plena consciência desta realidade e, por isso, para descobrirem todo o alcance e toda a dimensão da vida de Jesus, investigaram as Escrituras e encontraram nelas a chave do mistério cristão. Iluminados pelo Espírito, mandado sobre eles depois da ressurreição de Jesus, os pregadores cristãos, particularmente os evangelistas, descobriram essa chave e ofereceram-na aos leitores do Evangelho para os introduzir no mistério de Cristo. O Senhor ressuscitado está presente e actua na história para dar pleno cumprimento à obra da regeneração da humanidade realizada na Ressurreição. A beleza deste anúncio, proclamado pelos arautos do Evangelho, provoca alegria e admiração entre os próprios anjos, e leva os fiéis a viverem em clima de páscoa, isto é, de «ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade» (v. 13), estando vigilantes à espera da graça que lhes será dada na parusia, quando Jesus se manifestar na sua glória. Tendo passado da ignorância ao conhecimento de Deus, os discípulos de Jesus já não se podem conformar com os antigos desejos vãos, mas querem viver como filhos obedientes ao Pai, que os regenerou em Jesus, e portar-se como santos. A vida de santidade é possível a quantos, tendo sido baptizados, se tornaram participantes de vida de Cristo, da vida divina.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 97*

🗣 *O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 


*Reflexão* - “O Senhor é quem sabe de todas as coisas e “faz conhecer seu poder salvador perante as nações”. Deus chama a todos e cada um de nós atende ao Seu chamado de acordo com as nossas resoluções e quando nós nos rendemos ao Seu amor nós não conseguimos deixar de louvá-Lo e de anunciá-Lo.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 10, 28-31* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 

29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 

30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“A perfeição é dos generosos.”*


“Para que Deus realize em nós a obra de nossa santificação, precisamos tudo a Ele entregar, a exemplo de Cristo, que nos amou até o fim, e de seus santos, que se deixaram consumir no altar de uma perfeita generosidade.Ontem, o Senhor pedia ao jovem rico que, deixando tudo para trás, o seguisse e imitasse no caminho da perfeição; hoje, é S. Pedro quem testemunha que, como os demais Apóstolos, também ele deixou tudo para seguir a Cristo. As palavras de Pedro, porém, nada têm de queixa ou lamento. Ao contrário, elas expressam a alegria de um coração que se sabe bem encaminhado, iluminado pelas pegadas do único que é o caminho, a verdade e a vida: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Sabemos, é claro, que S. Pedro, a esta altura do ministério público de Nosso Senhor, não é ainda santo; o príncipe dos Apóstolos tem muito o que progredir, até ao ponto de, chegado o momento oportuno, provar sua fidelidade a Jesus derramando o próprio sangue. Mas o testemunho que ele nos dá hoje, em todo o caso, é fonte de grande animação para que também nós, cada um no estado a que Deus o houver chamado, assumamos nossa vocação à santidade e deixemos tudo: a perfeição que Deus quer ver realizada em nós, em efeito, exige mais do que obediência a leis; requer, fundamentalmente, generosidade, amar sem limites, abandonar com radicalidade evangélica todo espírito mundano. Que S. Teresinha do Menino Jesus, acompanhada de seu santos pais, Luís e Zélia, intercedam do céu a nosso favor e nos alcancem a graça de nos abandonarmos sem medo nos braços de Deus, deixando para trás tudo quanto não conduza a Ele, renunciando a quanto possa ofendê-lo, abraçando amorosamente o que quer que nos leve para mais perto dele.Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2907) e Salmo,  Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *28 de Fevereiro de 2022 (2ª Feira)*

 📆 *28 de Fevereiro de 2022 (2ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEGUNDA-FEIRA DA VIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. HILÁRIO, PAPA / SÃO ROMANO / JUSTO, SERAPIÃO, OSVALDO E DANIEL ALEIXO BROTTIER.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. *(Sl 17, 19-20)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Pedro 1, 3-9*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, 

4para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus.

5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 

6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 

7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira — mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo — e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo.

8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 

9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Pedro 1, 3-9*

*Reflexão - “Amar e acreditar sem ver é um caminho que leva à purificação da fé e do amor”*

“A Primeira Carta de Pedro começa com um hino de louvor a Deus pela obra da regeneração da humanidade realizada na ressurreição de Cristo. Este hino é também uma espécie de credo abreviado, que dava ânimo e optimismo aos cristãos, no seu esforço de fidelidade, quando enfrentavam as primeiras dificuldades. Deus precedera-os nesse esforço, - tinha-os regenerado pela ressurreição de Cristo de entre os mortos (cf. v. 4) - estava com eles, e tinha-lhes reservada nos céus uma herança incorruptível (cf. v. 4). A regeneração para uma «esperança viva», realizada por Deus, permitia-lhes perseverar no bem (cf. 4, 119) e dar um bom testemunho de Cristo, tanto na alegria como na dor.

A fé introduz-nos no domínio de Deus omnipotente, que protege e apoia na batalha os que estão encaminhados para a salvação, para a manifestação do Senhor da glória (1, 9). A linha de continuidade e a distinção entre a regeneração já acontecida e já presente como herança em Cristo glorioso, e a manifestação que acontecerá quando Ele se manifestar, estrutura o tempo da fé. Este tempo caracteriza-se pela não-visão, entretecida de esperança na caridade. Amar e acreditar sem ver é um caminho que leva à purificação da fé e do amor, a nível pessoal e comunitário.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 110*

🗣 *O Senhor se lembra sempre da Aliança!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 110* 


*Reflexão* - “Deus nunca esquecerá a aliança que fez conosco que somos Seus filhos e filhas. Nós também nunca poderemos afirmar que não temos ninguém por nós, por que o Senhor constantemente está a esperar a nossa volta para perto Dele. Através das gerações a bondade e a misericórdia do Senhor são a prova da Aliança de Amor que Ele fez com o Seu povo. Se, somos povo de Deus, somos herdeiros de Suas promessas.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 10, 17-27* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza. *(2Cor 8, 9)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 

19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”

20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 

21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”

22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 

23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”

24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 

25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”

26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 

27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Só uma coisa te falta…”*


“Uma só coisa te falta”, diz Jesus ao jovem rico: “Vai e desapega-te de ti e de tudo”. Porque uma folha, ainda que tenha vida por estar unida aos ramos, não pode alçar voo se continuar presa à árvore: assim também, para sermos santos, precisamos morrer para o mundo e deixar que o Espírito nos eleve e conduza aonde quiser. No Evangelho de hoje, assistimos à cena já conhecida do jovem rico. Aproxima-se de Cristo um rapaz que desde a meninice guarda fielmente os Mandamentos: “Não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. Ao saber disto, Jesus o olha com carinho, amando-o, e diz-lhe com toda simplicidade: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. O que pede o Senhor a esse jovem virtuoso e cheio da graça de Deus, já que era objeto do amor de Cristo, é que ele, além de cumprir com os Mandamentos, busque também crescer no amor. O problema é que, ao contrário do que às vezes se pensa, o caminho do amor é negativo, e não positivo. Porque o amor cristão não consiste em fazer muitas coisas, como se tentássemos provar a Deus o quanto o amamos; antes, a santidade começa pelo desprendimento de tudo o que nos liga à terra e nos impede de ser elevados ao céu pelo sopro do Espírito Santo: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres”, desfazendo-te de ti mesmo, pois só assim “terás um tesouro no céu”, para onde te elevarei, não por teus méritos, mas pela minha graça. Poderíamos ainda comparar o jovem rico com uma folha viçosa e cheia de vida, mas que não voa, por estar presa aos ramos. A folha não irá alçar voo por um esforço seu, pois isto está além de sua natureza, mas apenas quando se desprender da árvore e deixar-se levar pelo vento. Assim é a santidade cristã: se não guardamos os Mandamentos, somos folha seca e dura, lançada ao pé da árvore, que nem vive nem o vento levanta; se os guardamos, somos folha verde e viva, mas que ainda está presa ao tronco; se, além de os guardar, nos desligamos também dos laços e afetos do mundo, somos folha livre e solta, que o Espírito conduz aonde quiser: “Vai, vende tudo o que tens. Depois vem e segue-me”. Que nos deixemos atrair por esse grande amor que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Guardando a sua palavra, desapeguemo-nos dos amores falsos e pálidos desta vida e deixemos que o sopro do Espírito nos leve de uma vez para as alturas da caridade: “Para Deus tudo é possível”! Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2907) e Salmo,  Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *27 de Fevereiro de 2022 (Domingo)*

 📆 *27 de Fevereiro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 


*VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES/ SÃO GREGÓRIO DE NAREK / NICÉFORO, LEANDRO DE SEVILHA, VALDOMIRO E BESAS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. *(Sl 17, 19-20)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 27, 5-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Eclesiástico.

Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar.

6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. 

7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 

8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 27, 5-8*


*Reflexão - “A boca fala daquilo que o coração está cheio”*

“Este trecho do Livro do Eclesiástico nos dá um valioso ensinamento para que tenhamos cuidado com o que falamos e expressamos sem pesar as palavras e refletir sobre o que proferimos. Da mesma forma que a farinha ou o grão, peneirados, deixam somente o que não é útil, assim é a palavra que sai dos nossos lábios inconsequentes; não tem serventia! O autor, então, nos adverte de que o homem é provado pela sua conversa, assim como o fruto revela como a árvore foi cultivada. A palavra mostra o que há dentro do nosso coração e quando dizemos alguma coisa inadvertidamente, sem pensar, e futilmente, nós estamos dando prova de que temos um coração tolo, infantil ou cheio de maldade. A Palavra de Deus nos diz que seremos julgados por toda palavra vã, assim sendo, precisamos sempre refletir primeiro antes de dar qualquer opinião, antes de exaltar alguém ou recrimina-lo, pois, as nossas palavras podem se voltar contra nós mesmos. – Você tem o hábito de falar sem pensar? – Você já pensou que assim fazendo pode ferir alguém? – Quais têm sido as consequências do seu falar? – Você sabe dialogar com serenidade? – Você tem muita facilidade em elogiar as pessoas sem conhece-las? – Qual tem sido o resultado desta sua prática?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 91*

🗣 *Como é bom agradecermos ao Senhor!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!”🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 91* 


*Reflexão* - “Este salmo nos motiva a cantar louvores ao Deus Altíssimo com gratidão e ao mesmo tempo anunciar a bondade do Senhor em todos os momentos da nossa vida. Na medida em que agradecemos ao Senhor e a Ele prestamos culto,  seremos  também considerados justos e estaremos plantados na casa de Deus. Lá, nós seremos tal qual um jardim florido e aqui, na terra, mesmo no tempo da velhice, daremos frutos. Estas imagens nós as podemos considerar o que acontece na nossa vida de louvor e gratidão a Deus.”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 54-58*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

rmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória; 

55 Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?”

56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

57 Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 54-58*


*Reflexão - “São Paulo nos motiva e dá alento para que possamos prosseguir firmes e inabaláveis na nossa caminhada espiritual”*

“São Paulo nos motiva e dá alento para que possamos prosseguir firmes e inabaláveis na nossa caminhada espiritual, até a morte, confiando na Palavra do Senhor que nos afirma: 'A morte foi tragada pela vitória’. Com efeito, todos nós que acreditamos e confiamos na Palavra de Deus não podemos esmorecer diante das intempéries da vida, quando perdemos alguém querido, quando nós mesmos estivermos prestes a enfrentar a morte. Precisamos ter em mente que a morte entrou no mundo por causa do pecado, mas todos nós somos mais do que vencedores, pois Jesus já venceu a morte para nos dar a vida eterna. O nosso corpo corruptível será transformado num corpo incorruptível, isto é, que não mais estará sujeito à morte. Isto é motivo de grande alegria e esperança! – Você tem confiança nestas palavras de São Paulo? – Você se apavora quando alguém a quem ama está enfermo? – Você tem medo da morte? – Você já imaginou como é a vida eterna para a qual fomos criados (as)?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 39-45* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Como astros no mundo vós resplandeceis, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a Palavra, com fé, proclamais, quais astros luzentes no mundo brilhais! *(Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

aquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?

40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.

41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons.

44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Seja instrumento de conversão na vida dos irmãos.”*


“Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: ‘Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão’” (Lucas 6,39.41-42). Existe uma reação comum a todos nós, e a psicologia a explica muito bem: projetar nos outros aquilo que não aceitamos ou aquilo que nós trazemos dentro de nós. É um mecanismo de defesa chamado: projeção. A defesa desse nosso ego, muitas vezes, perde a capacidade dessa transformação interior. Além de ser um mecanismo de defesa, a nível psicológico, é um pecado contra a fraternidade porque eu deixo de olhar para aquilo que preciso corrigir em mim e coloco o olho sobre a vida dos meus irmãos. Muitas vezes, odiamos e repudiamos determinados defeitos em nós, mas nós manifestamos essa insatisfação apenas quando vemos o mesmo defeito nos outros. Muitas vezes, a nossa consciência vai se deteriorando e perdemos a capacidade de estar insatisfeitos com o nosso comportamento e estamos insatisfeitos com o comportamento do outro. Queremos ser mestres do mundo inteiro, mas não somos mestres para nós mesmos, não somos capazes de educar a nossa própria personalidade, o nosso coração para o caminho da santidade. Depois que nós passamos por essa etapa de conversão e de transformação, podemos ser sim instrumento na vida uns dos outros. A rigidez que, muitas vezes, certas pessoas têm em relação ao outro, pode esconder áreas da nossa vida que ainda não foram trabalhadas pela graça de Deus. Determinados muros, que se levantam, podem esconder fragilidades que alguém não está disposto a resolver dentro de si. Então, muita atenção! Basta perceber sobre o que estão fixados os nossos julgamentos e veremos quanta coisa dentro de nós não está ainda resolvida, não foi ainda alcançada pela cruz de Cristo e estamos impedidos de olhar isso dentro de nós. O primeiro movimento é dentro, o primeiro movimento é conosco: “Tira primeiro a trave do teu olho”, olhe para dentro de si, olhe para dentro da sua realidade e veja quais são as atitudes que eu preciso corrigir dentro de mim. Quando a gente sacode a poeira - diz o livro do Eclesiástico - ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar; pois é no falar que o homem se revela (Eclesiástico 27,5-8). Essa sabedoria divina nos ensina, em primeiro lugar, a olhar para dentro de nós. É claro, depois que nós passamos por essa etapa de conversão e de transformação, podemos ser sim instrumento na vida uns dos outros, mas isso primeiro precisa acontecer dentro de nós. Peçamos ao Senhor, neste dia consagrado a Ele, que Ele nos ajude na força do Seu Espírito a fazer esse movimento de conversão pessoal para nos tornar instrumentos na vida dos nossos irmãos. Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! Padre Donizete Ferreira”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...