quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

*27 de Janeiro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *27 de Janeiro de 2022 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

SANTA ÂNGELA DE MÉRICI / S. VITALIANO, PAPA / JULIÃO E MAURO DA GÁLIA.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. *(Sl 95, 1. 6)*

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 2 Samuel 7, 18-19. 24-29*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo, 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 

19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!

24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 

25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 

26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença.

27Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 

28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, 

29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - 2 Samuel 7, 18-19. 24-29* 


*Reflexão - “Ter esperança é esperar com confiança.”*

“Depois que Natã  se retirou Davi entrou no tabernáculo e assentou-se diante do Senhor para agradecer por todas as bênçãos e por Suas promessas para um “futuro distante”. Davi admirava-se de como um Deus tão poderoso pudera olhar para ele e para a sua família com tanto amor, amparando-os e protegendo-os. Esse também é o sentimento que deve ocupar o nosso coração quando, diante do Senhor, nós paramos para pensar em tudo quanto tem sido providenciado para nós e para a nossa família. Como Davi nós também podemos dizer: “Quem sou eu, Senhor Deus e o que é a minha família para que me tenhas conduzido até aqui?” E mais ainda, nós também podemos confiar nas promessas que o Senhor nos faz para um futuro distante! A esperança é quem deve nortear os nossos passos. Ter esperança é esperar com confiança pelas promessas que Deus nos faz por meio da Sua palavra. E nós podemos continuar dizendo: “Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessas que fizeste ao teu servo e à sua casa e faze como disseste”! É assim também que devemos proceder e pensar: se a palavra de Deus afirma, quem somos nós para duvidar? O melhor que fazemos é também nos apossar de tudo o que Ela nos garante e caminhar por uma trilha segura seguindo os ensinamentos do nosso Criador na certeza de que Ele tem o melhor para nós e a nossa família. A nossa família é também, a Igreja, a Comunidade a qual pertencemos, somos Seu povo e Ele é o nosso Deus. O Senhor nos promete uma casa construída por Ele e as Suas Palavras são verdadeiras. Por isso, também podemos nos animar e rezar como Davi: “Abençoa, então Senhor, a casa do teu servo (a), para que ela permaneça para sempre na tua presença.” - Você também costuma se apossar das promessas de Deus que a Bíblia nos revela? – Você tem percebido que Deus se ocupa com você e a sua família? – Você tem agradecido a Ele por isso? – Você mantém acesa a chama da esperança ou costuma desanimar diante das dificuldades? – Você acredita que tal como Davi, Deus também o (a) escolheu?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 131* 


🗣*O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!”🗣

_ _ _ _ _ _ 


3️⃣ O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”🗣 

_ _ _ _ _ _ 

5️⃣ Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”🗣

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 131* 


*Reflexão* - “Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 4, 21-25* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho. *(Sl 118, 105)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 

22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.

23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 

24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 

25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 *”Deus quer um coração generoso.”*


“Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais”. O Evangelho de hoje nos apresenta alguns provérbios ditos por Jesus. Dentre eles, vamos refletir sobre o seguinte: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais” (Mc 4, 24). Inicialmente, Jesus está nos alertando para o modo como nós ouvimos a Deus. De modo geral, todo bom cristão aceita que devemos obedecer a Deus, isto é, que, diante de um preceito divino, devemos inclinar nossa cabeça e dizer “Amém”. Com essa atitude, estamos sacrificando a nossa inteligência, a fim de reconhecermos que Deus é muito mais sábio que nós e, por isso, assentimos aos seus desígnios mesmo que não os compreendamos. Essa é a primeira dimensão do ouvir a Deus, a obediência. Com ela, é gerado um primeiro nível de amor, o amor servil, que é bom e necessário. No entanto, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, que é erigido através da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Aqui, é pertinente observarmos como estamos ouvindo e respondendo a Deus: com amor de servo ou de filho? Se entregamos a Deus só o mínimo necessário, também receberemos uma escassa porção, pois, como diz Jesus, “com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos”. Mas, se amarmos generosamente, cresceremos no amor a ponto de vivermos o amor esponsal, de quem busca estar constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo. Ele nos chama a amarmos cada vez mais, indo além da mesquinhez dos servos, a fim de que, como filhos e esposas, nos entreguemos de forma generosa ao Amado. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes):


Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):


Homilia Canção Nova:


Bispo Dom Adair José Guimarães:


Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...