terça-feira, 18 de janeiro de 2022

*19 de Janeiro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *19 de Janeiro de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA II SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. JOÃO, BISPO / S. GERMÂNICO / ODILO / CANUTO / JÚLIO /SS. MÁRIO, MARTA, AUDIFAZ E ÁBACO, MÁRTIRES

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! *(Sl 65, 4)*

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 1 Samuel 17, 32-33. 37. 40-51*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Primeiro Livro de Samuel. 

“Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 

33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 

37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 

40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 

41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro,

42quando pôde ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 

43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 

44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 

45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor Todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultaste! 

46Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 

47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 

48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 

49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra.

50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 

51E, como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - 1 Samuel 17, 32-33. 37. 40-51*


*Reflexão - “Precisamos nos apossar das pedrinhas que o Senhor põe em nossas mãos.”*

“Não é pela espada nem pela lança que o Senhor nos concede a vitória, mas sim pelo nosso desvelo e dedicação em amá-Lo e servi-Lo e, principalmente, em confiar e estar em sintonia com Ele. A história de David e Golias é um referencial para nós quando tivermos que enfrentar os gigantes que ameaçam a nossa vida, no dia a dia. A juventude e inexperiência de David, aos olhos de todos, inclusive Saul, eram um empecilho para que ele pudesse vencer o tão temido Golias. No entanto, Davi resolveu enfrentar aquele monstro, não confiando nele mesmo, mas sim no Deus que já o “livrara das garras do leão e do urso”. Por isso, ele estava firme de que seria salvo das mãos do filisteu, inimigo de Deus. Davi, no entanto, não ficou apenas na dependência de Deus, mas também fez a sua parte e “escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-a no seu alforje de pastor” e seguiu confiante de que o Senhor estava com ele. David nem precisou usar todas as pedras que havia no seu alforje, e venceu o Golias com uma pedra só! Na luta contra as dificuldades, tempestades e dificuldades da nossa vida, nós precisamos somente nos apossar das pedrinhas que o Senhor põe em nossas mãos e estão à nossa disposição. As nossas cinco pedrinhas são escolhidas por nós para usá-las como armas de Deus no combate da vida. Cada um de nós pode procurar e selecionar as coisas que mais agradam ao Senhor para viver a batalha da fé: a oração, a adoração, a meditação da Palavra, o serviço no reino, a Eucaristia, a oração do terço.  São pedrinhas ao nosso favor, assim como também, as nossas ações, as nossas palavras, os nossos pensamentos, intenções, bons sentimentos. O perdão, o diálogo, a compreensão, a aceitação, a renúncia. A confiança, a esperança, a convicção, a firmeza de propósitos são também armas que o Senhor nos concede para que enfrentemos o “inimigo”. Todas estas ações podem, no momento preciso, ser uma pedra certeira que se encrava na testa dos Golias, que, a cada momento, desejam nos dominar. O Golias é o Inimigo de Deus que nos tenta tirar do caminho certo, no entanto, o Senhor, que muitas vezes já nos salvou das garras do leão e do urso, salvar-nos-á quando, confiantes, pedirmos em oração que Ele seja “o árbitro da guerra da nossa vida”. – Você tem medo de enfrentar os Golias que o (a) perseguem? – Como você costuma enfrentar os gigantes que aparecem na sua frente? – Quais são as cinco pedrinhas que você tem mais usado para enfrentá-los? – Você já detectou qual é o inimigo que lhe ronda?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 143* 


🗣*Bendito seja o Senhor, meu rochedo!*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 143* 


*Reflexão* - “É o Senhor Deus Todo Poderoso quem adestra as nossas mãos para a luta da vida e, ao mesmo tempo nos protege das investidas do inimigo. O Senhor nos exercita quando nos capacita com o poder do Seu Espírito Santo e nos concede a vitória. Por isso, o nosso espírito se rejubila e a nossa alma canta um canto novo de vitória. Assim também nós podemos nos sentir como um rei ou uma rainha que vive a serviço do reino do céu aqui na terra.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Cf. Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 

2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 

3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 

4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 

5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”O porquê do domingo.”*


“No domingo os cristãos celebramos uma obra maior do que a criação dos céus e da terra: a nossa própria redenção, a maior das obras de Deus. Jesus, ao curar o homem de mão seca num dia de sábado, revela-nos que para Deus não há propriamente dia de descanso; Ele sempre age, quer conservando o que criara, quer manifestando seu amor e misericórdia aos que redimiu. O Livro do Gênesis nos diz que, depois de concluída a obra da criação, o Senhor “descansou do seu trabalho no sétimo dia” (Gn 2, 2), e foi em comemoração disto que se instaurou entre o povo da Aliança o descanso sabático. No entanto, mais importante do que a criação das realidades visíveis e invisíveis, há a redenção das almas, pois de que adiantaria, com efeito, termos nascido se não fôramos redimidos? A partir do glorioso domingo de Páscoa, em que Cristo, vítima imolada em holocausto de amor ao Pai e em favor dos pecadores, ressurgiu como primícia dentre os mortos, temos a alegria de contemplar uma obra maior do que a criação deste mundo, ressequido pelo pecado: o nosso resgate e vocação às alegrias do céu. É por isso que nós, cristãos, já não observamos o sábado judaico, mas o Dia do Senhor, o “oitavo dia” em que Deus, saindo do seu descanso e tendo descido do seu trono de majestade para vir em socorro do homem pecador, trouxe a cura e a salvação à nossa mão seca, incapaz de amar e de elevar-se por si mesma ao Reino cujas portas Jesus nos franqueou. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes):


Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:


Bispo Dom Adair José Guimarães:


Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:



Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...