quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

*12 de Janeiro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *12 de Janeiro de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. ANTÔNIO MARIA PUCCI, PRESBÍTERO / S. ARCÁDIO / SÁLVIO E HONORATA.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 1 Samuel 3, 1-10. 19-20*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Início do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes.

2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar.

3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 

4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 

5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.

6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”

7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 

9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 

10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 

19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.

20Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - *1a Leitura - 1 Samuel 3, 1-10. 19-20*


*Reflexão - “Escute a Deus no silêncio, pois, o silêncio grita!.”*

“O jovem Samuel ainda não conhecia a voz de Deus e, também, não tinha consciência de que, era ao Senhor que ele servia, e não a Eli. Por essa razão, três vezes seguidas, ele, equivocadamente, quando ouviu que chamavam o seu nome, procurou o sacerdote Eli. Apesar de já estar fraco, Eli sabia perceber o chamado do Senhor e ensinou Samuel a escutá-Lo. Escutar a Voz de Deus, embora pareça complicado, é uma tarefa muito simples. Muitas vezes confundimos a voz do Deus com a voz dos homens, porque estamos com entendimento obscurecido e entendemos que somente através das pessoas chegaremos a Deus. No entanto, o Senhor está sempre a sussurrar baixinho o nosso nome e nos chama a cada momento. Deus é simples, sutil, brando e vivemos nos enganando quando esperamos Dele coisas extraordinárias. O poder de Deus é o Amor, a Brandura, a Bondade, a Ternura, e nós não O imaginamos assim! Ainda hoje confundimos o chamado de Deus e damos satisfação às pessoas a quem pensamos servir. Na verdade, todos somos ferramentas a serviço do reino assim como também as pessoas a quem ouvimos são apenas instrumentos de Deus para nós. O Senhor deseja comunicar-se com cada um dos seus filhos em particular. Para que possamos conhecer o chamado do Senhor necessitamos entrar em sintonia com Ele, na oração, na meditação da Palavra. Somente assim conseguiremos identificar a Sua voz.  Todos nós precisamos ter esse momento com o Senhor para escutá-lo, e não confundir a Sua voz com a dos homens. – Você entende porque  precisa ficar a sós com Deus? – Você acha que Ele tem alguma coisa para lhe dizer?  –  O Senhor fala através dos seus pensamentos, dos seus sentimentos. Ele usa a sua natureza humana. Não espere coisas extraordinárias. Escute no silêncio, porque o silêncio grita! Aquele que escuta a voz de Deus,  torna-se um profeta, isto é, fala em  Nome Dele.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 39* 


🗣*Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 39* 


*Reflexão* - “O Senhor abre os nossos ouvidos quando nós nos dispomos a esperar com paciência que Ele escute a nossa oração. O salmista nos ensina a receita: “eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor”. Estar à disposição de Deus é o nosso papel. Aguardar a sua manifestação para depois anunciar ao mundo todas as maravilhas que Ele nos revelar, é também, a nossa missão.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 29-39* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 

30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 

31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 

32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 

33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 

34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 

36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 

37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 

38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 

39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”O amor de Deus e as doenças humanas.”*


“Em Jesus Cristo, Deus, cujo coração é amor e misericórdia, se aproxima do mundo do sofrimento humano e se inclina sobre a nossa miséria, incapaz de amá-lo e servi-lo. No Evangelho de hoje, o Senhor entra na casa de Simão Pedro, reclina-se sobre o leito da sogra dele e a cura de uma febre. Neste simples e belo episódio, Jesus mostra o quanto nos quer, a ponto de importar-se inclusive com nossas doenças e achaques físicos. Ele, que veio trazer-nos a salvação, poderia muito bem ter-se desentendido das enfermidades que nos atingem o corpo para ocupar-se apenas das doenças do espírito, que são os pecados. E, no entanto, a sua atitude compassiva para com os doentes e desvalidos revela-nos, como doutrina viva e encarnada, o amor misericordioso de seu divino Coração. Deus, com efeito, que se automanifesta na história humana por meio da palavra, revela-se aos homens também nos gestos e ações de seu Filho, de sorte que em cada conduta dele temos a revelação de um mistério, a expressão visível do amor do Pai, um ensinamento de ordem tanto moral quanto espiritual. Através de Cristo, que “era sensível a toda a espécie de sofrimento humano” (João Paulo II, Carta Apostólica “Salvifici Doloris”, de 11 fev. 1984, n. 16), Deus nos mostra, ao contrário do que nos quer fazer crer o pai da mentira, o amor entranhável que nos tem, porque Ele, que de nada precisa, nos criou; porque Ele, que nada deve a ninguém, livrou-nos da culpa do pecado; porque Ele, sumamente feliz, quis tornar-nos participantes de sua alegria no céu. Confiantes, pois, neste amor divino, peçamos a Nosso Senhor que se aproxime hoje de nós e, reclinando-se sobre o leito de pecado que tantas vezes nos detém, ordene à febre do nosso egoísmo que nos deixe, enfim, começar a amá-lo e servi-lo diligentemente. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):


Padre Paulo Ricardo (Site):


Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):
*Comentários litúrgicos:
https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...