quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

*30 de Dezembro de 2021 (5a Feira)*

 📆 *30 de Dezembro de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*6º DIA NA OITAVA DE NATAL (Cor Branco)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. FÉLIX I, PAPA / SÃO RUGERO / ANÍSIA, LIBÉRIO E SABINO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Enquanto um profundo silêncio envolvia o universo e a noite ia no meio do seu curso, desceu do céu, ó Deus, do seu trono real, a vossa Palavra onipotente. *(Sb 18, 14-15)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que o novo nascimento de vosso Filho como homem nos liberte da antiga escravidão do pecado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 2, 12-17*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Primeira Carta de São João.


12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 

13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o Maligno. 

14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.

15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 

16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 2, 12-17*


*Reflexão - “Palavras de esperança.”*


“Dirigindo palavras de esperança, São João encoraja os pais e os filhos, assim como também os jovens, a permanecerem firmes no conhecimento de Deus a fim de vencer o Maligno. Conhecer a Deus e à Sua Palavra é o segredo para que possamos nos livrar das investidas do Príncipe das Trevas que é o inspirador da mentalidade do “mundo”. “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo”, nos diz São João!  As coisas do mundo significam tudo o que nos afasta da vivência dos mandamentos da Lei de Deus e desvirtuam a nossa alma que se apega ao que oferece prazer apenas ao nosso sensualismo. São as concupiscências, isto é, os desejos da carne, dos olhos e a soberba da vida. São práticas que nos trazem alegria passageira e que deixam um vazio imenso no nosso coração. Por isso, quando nos dedicamos exageradamente ao exercício de comprar demais, beber e comer em demasia, ou quando destinamos muito tempo cuidando do nosso corpo, da beleza física, quando passamos horas em jogatinas e diversões abusivas, ou quando recebemos muitos elogios e vivemos cercados (as) de pessoas que nos enaltecem demais, percebemos que o nosso interior fica empobrecido e nos sentimos entediados (as). Muitas pessoas, porque não têm conhecimento de Deus, vivem nessa busca desenfreada e nada lhes preenche a alma. Quando caímos na tentação das concupiscências, nós pecamos. O pecado é uma carga pesada que nos deixa com sentimento de culpa e de infortúnio, por isso é que o apóstolo João nos apresenta a misericórdia e o amor do Pai como uma força poderosa para a nossa restauração. Na medida em que nos aprofundamos na ciência de Deus e descobrimos a Sua mensagem de amor manifestada na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo nós nos vamos libertando dos atrativos do mundo e começamos a ser saciados (as) com o alimento do céu tornando-nos pessoas vitoriosas a qualquer momento e em todas as circunstâncias. – Você é uma pessoa muito dedicada às “coisas do mundo”? – Você dedica mais tempo a malhação e esquece a oração? – Qual o tempo que você tem dispensado a reflexão com a Palavra de Deus? – Você tem crescido no conhecimento do Pai?  - Quais são os seus propósitos para o próximo ano?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 95*

🗣 *O céu se rejubile e exulte a terra!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 95* 


*Reflexão* - “O salmista nos convoca a praticar o que Deus deseja para nós; entrar em unidade com o céu para entoarmos o mesmo louvor e sermos participantes da alegria que reina lá. Por isso, ele convoca todas as famílias das nações, isto é, a família da terra a dar ao Senhor o poder e a glória que são devidas ao Seu nome. Quando nós oferecemos sacrifício de louvor, quando adoramos a Deus na Sua santidade nós nos tornamos pessoas que têm a marca da família do céu e conseguimos refletir a Sua glória no nosso rosto alegre.”                          

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 2, 36-40*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor: pois hoje desceu grande luz sobre a terra._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 

38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 

40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.


 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“O olhar da fé.”* 


“Cristo Se esconde na humildade de um recém-nascido; mas, apesar desta glória oculta, Simeão e Ana, sob a luz da fé, reconhecem n'Ele a grande novidade que o Pai enviara ao mundo. O Evangelho deste 6.º dia dentro da Oitava do Natal dá continuidade à leitura de ontem, em que começamos a assistir à apresentação do menino Jesus no Templo de Jerusalém. Hoje, aprece-nos mais uma personagem: a profetisa Ana, que, assim como Simeão, reconhece naquele menino agarrado aos braços de Maria a presença misteriosa de Deus, a consolação de Israel (cf. Lc 2, 25). É a respeito deste encontro, aliás, que Bento XVI, em sua homilia de 2 de fevereiro de 2011, fez uma observação curiosa. Embora o próprio Deus feito carne se tenha feito presente ali mesmo, em meio a uma multidão de homens ocupados com seus afazeres, nenhum dos que estavam no Templo à procura do Senhor — sacerdotes, levitas, peregrinos etc. — oi capaz de aperceber-se da presença de Cristo. Apenas dois anciãos — disse o Papa —, guiados pelo Espírito Santo, conseguem descobrir a grande novidade, a Boa Nova que se esconde na humildade de um menino que acabara de nascer. Com efeito, ainda que Deus se lhe faça presente, o coração humano não o pode enxergar se não for antes transformado desde dentro, capacitado a, sob a luz da fé, ver os sinais muitas vezes simples e ordinários por que Deus nos dá a conhecer a sua presença, a sua visita à nossa vida. Ora, do mesmo modo como, na Plenitude dos Tempos, Ele se escondera na fragilidade de um recém-nascido, assim também hoje, nestes nossos dias, Deus continua a esconder-se e apresentar-se a nós, sempre dispersos no vaivém de inúmeras preocupações. Que Jesus nos ajude a, recolhidos, metidos no nosso coração, reconhecer a sua presença dentro de nós. Que a ação de sua divina humanidade, agora assunta aos Céus e escondida sob o véu da Eucaristia, faça crescer em nós a fé nesta sua presença divina e o amor à sua infinita bondade. Sigamos, pois, o exemplo de Ana: que os nossos jejuns e orações nos levem a buscar, dia e noite, a Deus, a perceber a sua misteriosa presença, a abraçar todas as cruzes e alegrias que Ele se digna enviar-nos. Deus abençoe você!”  


*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/-o-olhar-da-fe)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...