sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

*19 de Dezembro de 2021 (Domingo)*

 📆 *19 de Dezembro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DOMINGO DA IV SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Creio, Prefácio do Advento IIA – IV Semana do Saltério)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ANASTÁSIO, PAPA / B. URBANO V, PAPA / BEM-AVENTURADO URBANO V / TEIA, DÁRIO E PAULINO.


_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! (Is 45, 8)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Miquéias 5, 1-4a*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Profecia de Miquéias.

Assim diz o Senhor: 1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.

2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel.

3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 

4ae ele mesmo será a Paz.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Miquéias 5, 1-4a*


*Reflexão - “Maria, a mulher escolhida.”*

“Assim como Belém, pequena cidade de Éfrata foi escolhida entre os mil povoados de Judá, Maria foi também a virgem eleita para trazer ao mundo Aquele que daria vida nova à humanidade pecadora e, por isso, afastada do amor de Deus Pai.  Nesta leitura o profeta Miquéias exalta a pequenina Belém, cidade, simples, humilde como Maria, a mulher escolhida e preparada por Deus para ser Mãe do Salvador. Com o seu nascimento foi anunciado ao mundo a boa notícia de que a mãe do Salvador já está entre nós! Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. Nós, homens, gostamos de aplaudir coisas grandiosas e nos impressionamos com tudo que é muito complexo e majestoso, no entanto, para Deus a grandeza não está na proporção dos aplausos que o mundo oferece, mas na serenidade e na simplicidade de quem aceita o Seu chamado e cumpre a Sua vontade.  Assim, portanto, a Virgem Maria é para nós o modelo perfeito da serva fiel que em tudo fez a vontade do Pai. Na sua simplicidade e obediência ela contribuiu com o Plano salvífico de Deus por meio do Seu Filho Jesus. Por isso, hoje, nos alegramos com a festa do Seu nascimento e agradecemos a Deus por tê-la escolhido para ser Mãe do Salvador e também nossa Mãe. – Em que você tem tomado Maria para ser exemplo na sua vida? - Na sua mentalidade como você percebe as pessoas simples, que não são extraordinárias aos olhos do mundo? – Você tem Maria como Mãe?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 79* 

🗣 *Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida e louvaremos vosso nome!🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 79* 


*Reflexão* - “Este salmo é uma verdadeira súplica para que venha logo o pastor de Israel. É este também o apelo que o nosso coração faz ao Pai que nos prometeu a Salvação. “Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação” diz o salmista. Quanto mais pedimos e desejamos a salvação mais teremos a certeza de que Jesus já nos salvou e renova a nossa vida a cada momento, a cada dia.”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - Hebreus 10, 5-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.  

rmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 

6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado.

7Por isso eu disse: ‘Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. 

8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei – 

9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 

10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - Hebreus 10, 5-10*


*Reflexão - “Jesus é a oferenda e o sacrifício.”*

“Ao mesmo tempo em que cita o Antigo Testamento, quando escreve sobre coisas oferecidas segundo a lei, o autor da Carta aos Hebreus se reporta ao Novo Testamento se referindo a Jesus Cristo que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e se entregar por nós. O Pai desejava salvar o homem do pecado e da morte eterna a que estava condenado, e o Seu próprio Filho se ofereceu para vir cumprir esta missão.  Portanto, Jesus Cristo é o sacrifício perfeito que substitui definitivamente toda e qualquer oferenda que se fazia pelos pecados da humanidade. Jesus ofereceu o Seu próprio Corpo, formado por Deus pelo poder do Espírito Santo, no seio de Maria. Jesus é a oferenda que nos santifica. Jesus é a vontade do Pai que se realiza em nós. Não podemos desperdiçar a graça do tempo atual para nos voltar somente para o colorido das ruas, a beleza das praças e das vitrines. Precisamos, sim, ser uma nova Belém, enfeitada de amor para receber Jesus que é a vontade do Pai vivendo no meio dos homens. – Como está o seu coração hoje para acolher Jesus? – O que está enfeitando a sua cidade interior: a alegria, a esperança, a paz, a solidariedade, a misericórdia, ou o desamor, o egoísmo, o rancor, a indiferença? – Ainda há tempo para você se arrumar: JESUS ESTÁ CHEGANDO!”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 39-45*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra. *(Lc 1, 38)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 

41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 

43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 

44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 

45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.


 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 *”Maria, a verdadeira Arca da Aliança.”*


“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42). A poucos dias do Natal, a liturgia da Igreja volta-se devotamente para o papel da Virgem Maria na história da salvação. De fato, Nossa Senhora é o cumprimento perfeito da promessa de Deus, cujos beneficiários remontam a Abraão. A parte da aliança que nem os patriarcas, nem os reis de Israel puderam realizar, realizou-se, todavia, no coração puríssimo da Virgem Bendita. E, graças à sua intercessão, o gênero humano pode agora encontrar-se com o Filho de Deus e por Ele ser redimido de todos os pecados. No Antigo Testamento, Deus iniciou a história da salvação, chamando o patriarca Abraão para lhe formar uma descendência, de cujas fileiras sairia o salvador. Deus queria um povo que o amasse. Contudo, todos os líderes desse povo falharam, e Deus não encontrou os frutos que esperava para a redenção dos homens, mas, como canta o “Cântico da Vinha”, Ele encontrou espinhos em vez de frutos (cf. Is 5, 1-7). Com Efeito, o Senhor preparou outro jardim imaculado, sobre o qual Satanás jamais colocou os pés, para gerar o fruto da salvação, Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse jardim é Maria. Maria é inimiga declarada de Satanás porque já “no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original” (Pio IX, Ineffabilis Deus, n. 41). Desse modo, a inimizade entre Ela e o Diabo é total e irrevogável, uma vez que se trata de uma inimizade instituída pela livre e soberana vontade de Deus: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dEla” (Gn 3, 15). A Imaculada Conceição de Maria é, pois, um consolo para nós, pecadores, e um verdadeiro auxílio contra as tentações malignas. Debaixo da Sua proteção, como rezavam já os primeiros cristãos, podemos nos refugiar, de tal modo que encontremos nEla a força para modificar nossos corações. Em cada Natal, Maria sai às pressas ao deserto de nossas almas para nos preparar para nascimento do Salvador. De nossa parte, precisamos repetir o gesto humilde e piedoso de Isabel, que diante da visita da Mãe do Senhor, diz: “A que devo essa honra?”. No Evangelho deste domingo, Maria é comparada à Arca da Aliança. Quando Davi se colocou diante da Arca, lá no Antigo Testamento, o rei de Israel exclamou: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é minha casa, para que me tenhas conduzido até aqui?” (2 Sm 7, 18). Anos mais tarde, Isabel repetiria o mesmo gesto diante da presença de Maria. E, como Davi, o pequeno João Batista também “dançou” no ventre de sua mãe, manifestando a sua alegria pela presença da Senhora e do Senhor. Isabel e João Batista ficaram cheios do Espírito Santo imediatamente após a saudação de Nossa Senhora. Maria também deseja saudar a cada um de nós neste Natal, a fim de que o Espírito Santo transforme os nossos corações. Estejamos, pois, atentos ao seu chamado para que não façamos como os habitantes de Belém, mas deixemos que ela encontre repouso em nossas casas. Oração. — Mãe Santíssima, vinde depressa ao deserto de minha alma, socorrer-me das tribulações e armadilhas do maligno. Meu coração é uma vinha que não dá frutos, mas apenas espinhos. Por isso, peço-vos a vossa intercessão para que eu me transforme e seja cheio do Espírito Santo, como Isabel e João Batista ficaram após a vossa saudação. Assim Seja! Propósito. — Rezar o Rosário completo pelos próximos dias, até o término da oitava de Natal. Deus abençoe você!.”  


*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/maria-a-verdadeira-arca-da-alianca)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...