sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

*12 de Dezembro de 2021 (Domingo)*

 📆 *12 de Dezembro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DOMINGO DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Creio, Prefácio do Advento I – III Semana do Saltério)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE / SÃO VICELINO, BISPO / BEATO BÁRTOLO / SÃO SIMÃO PHAN DÀC HÒA / BEATO PIO BARTOSIK, SACERDOTE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto. *(Fl 4, 4 .5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sofonias 3, 14-18a*

_ _ _ _ _ _ 

Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 

15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal.

16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 

17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 

18acomo nos dias de festa”.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sofonias 3, 14-18a*

*Reflexão - “Deus já está no meio de nós!”*


“Jesus está chegando para nos libertar das trevas que por ventura, ainda tentam permanecer dentro de nós!  O espírito que deve nos animar nos tempos atuais, é o espírito de quem se prepara para uma grande festa. O profeta nos anima a perceber a presença de Deus que caminha conosco e nos convoca a cantarmos de alegria e a exultarmos de todo o coração como uma cidade em dia de festança. Por isso, hoje também todos nós cantamos de alegria como nos dias de festa e nos rejubilamos em vista do Natal que se aproxima e nos recorda que o Rei das Nações virá mais uma vez nos oferecer uma vida toda nova. Por isso, é tempo de espera, tempo de esperança! Esperar o Natal mais uma vez é tomar consciência de que a libertação do nosso coração está próxima e, mais uma vez, querer recomeçar. A primeira recomendação que Sofonias nos faz é a de que nos alegremos e exultemos; depois o profeta nos encoraja a não temermos o mal e a não nos deixarmos levar pelo desânimo. Em virtude da nossa humanidade vulnerável à ação do inimigo nós temos a tendência de desanimar e arrefecer o entusiasmo diante dos contratempos. No entanto, se realmente, tomarmos conta de que Deus já está no meio de nós e que é um valente guerreiro a nosso favor e um herói que veio nos salvar, nunca precisaremos ter medo de nada. – Você está com o espírito alegre no tempo atual? – Como está o seu coração? – O que lhe tem motivado a louvar o Senhor e a cantar de alegria? - Você tem percebido a presença de Deus na sua vida, apesar das suas dificuldades? – Alegre-se, portanto, e espere dias felizes vivendo o momento de agora com esperança!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Is 12, 2-6* 

🗣 *Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – Is 12, 2-6* 

*Reflexão* - “O que mais nos motiva a louvar a Deus e invocar o seu santo nome é o saber que Ele está presente na nossa vida, que está muito perto de nós e é quem nos dá forças para caminharmos com esperança. Fará toda a diferença na nossa vida o fato de tomarmos consciência dessa verdade: “é grande em nosso meio o nosso Deus santo!” Isso nos oferece motivação para o louvor e para a alegria, por isso, nunca poderemos ficar tristes nem abatidos (as).”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Filipenses 4, 4-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses. 

Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 

5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!

6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 

7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Filipenses 4, 4-7*

*Reflexão - “A alegria do Senhor é nossa força.”*


“O Senhor está muito próximo de nós e nos sustenta e esta é a razão maior para que vivamos cheios de alegria e de júbilo.  A proximidade do Natal, portanto, é para nós motivo de alegria, porque nos recorda que Jesus já veio e que o Seu reino já está no meio de nós. “Não vos inquieteis com coisa alguma”, nos diz São Paulo, “mas apresentai as vossas necessidades a Deus”. Nas nossas orações acompanhadas de ação de graças, todos nós temos a oportunidade de apresentar a Jesus as nossas necessidades assim como também pedir a Ele a graça de sermos homens e mulheres cheios de bondade. “Alegrai-vos sempre no Senhor”, nos recomenda São Paulo. A palavra sempre nos indica que é em todos os momentos da nossa vida e não somente nas ocasiões de festa e de brincadeira. A alegria no Senhor é algo que sentimos no coração, independentemente de quando estamos na bonança ou no sofrimento.  A alegria que experimentamos quando sofremos na certeza de que o Senhor está perto é muito maior do que a alegria experimentada por nós nos momentos de entusiasmo passageiro. Na hora da dificuldade do deserto o Senhor nos oferece a água da paz que nos lava e nos refrigera de toda a secura. A alegria do Senhor gera a bondade e a paz que precisamos para espalhar o Seu amor no mundo. – Você já experimentou da alegria do Senhor na hora do sofrimento? – Recorde como foi a sua experiência e você sentirá fluir novamente em si a mesma alegria. – Faça a experiência de sempre apresentar ao Senhor as suas necessidades, uma por uma e a colocar continuamente o seu pensamento em Jesus Cristo e você perceberá que os seus problemas terão solução.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 3, 10-18*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! *(Is 61,1)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” 11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” 

12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 

13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”.

14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!”

15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 

16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 

17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova.


 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A alegria do Céu está dentro de nós.”*

“Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga” (Lc 3, 17). A Igreja celebra hoje o 3.º Domingo do Advento, chamado também Domingo Gaudete devido à versão latina da antífona de entrada com que tem início a celebração: Gaudete in Domino semper, “Alegrai-vos incessantemente no Senhor” (Fl 4, 4). A liturgia de hoje, rompendo com a tonalidade roxa e reservada do Advento, está toda marcada por tons alegres e jubilosos, despertados em nós pela perspectiva cada vez mais próxima do nascimento do Salvador: a) na primeira leitura, o profeta Sofonias diz: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel!” (Sf 3, 14); b) também o hino de Isaías, que faz hoje as vezes do Salmo, canta na mesma nota: “Exultai cantando alegres, habitantes de Sião!” (Is 12, 2); c) a segunda leitura, enfim, retoma a antífona de entrada, ecoando a gozosa esperança de que o Redentor finalmente virá ao mundo: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (Fl 4, 4). O Evangelho, no entanto, parece destoar dessa modulação festiva em que a Liturgia da Palavra tanto insistiu até agora. Depois de pregar às multidões, João Batista aproveita o ensejo para esclarecer aos que o ouviam que o Messias não era ele, mas outro, que viria “com a pá na mão” para “limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha Ele a queimará no fogo que não se apaga” (v. 17), isto é, no Juízo final, quando os maus serão precipitados no inferno. Poderíamos ser tentados a ver entre o tom “ameaçador” do Evangelho, por um lado, e o otimismo das demais leituras, por outro, certa incongruência: enquanto estas salientam a alegria de saber que o Senhor, cumprimento das promessas, virá trazer a salvação ao mundo, o Batista afirma que muitos se fecharão a esse dom de misericórdia e, por suas más ações, serão condenados pelo Juiz, quais palhas lançadas ao fogo. Mesmo aqui, apesar do panorama de iniquidades e pecados em que nos encontramos, deve ser grande a alegria dos nossos corações. E isso por três motivos. a) Primeiro, porque a maldade é sempre “parasitária” do bem, como uma sombra, que só pode existir por contraste com a luz. Com efeito, por mais sombrios que sejam os dias de um cristão, em sua vida quer interior, quer exterior, há sempre um sol que brilha por cima das nuvens espessas da injustiça, do egoísmo e da maldade: Deus, que permanece sempre o mesmo e cuja luz não conhece ocaso. — b) Segundo, porque temos a garantia de que, após as amarguras e dificuldades desta vida, está à nossa espera um Céu de vitória e glória eternas, onde nos serão enxugadas todas as lágrimas e gozaremos a companhia da corte celeste, dos Anjos e santos, da B. Virgem Maria e seu esposo S. José, bem como de todos os astros luminosos de santidade por quem tivemos devoção na terra. — c) Terceiro, porque a fé nos revela o mistério consolador da inabitação trinitária, pela qual as três Pessoas da SS. Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, vêm habitar nas almas em graça, trazendo-lhes assim o Céu inteiro, com todas as suas delícias e consolações, como atesta a experiência de inumeráveis místicos da Igreja, como S. Catarina de Sena, S. Teresa d’Ávila, S. João da Cruz e S. Isabel da Trindade. Oração. — Ó Deus, que tendes o vosso trono acima dos querubins e cuja luz em nada diminui pela escuridão dos nossos pecados, infundi em nossos corações aquela alegria que o mundo é incapaz de dar e fazei-nos perseverar, constantes, em toda angústia e tribulação, para que, confortados pela vossa graça, saibamos aspirar ao prêmio eterno. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://youtu.be/_AQl43DoaoI)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...