domingo, 5 de dezembro de 2021

*07 de Dezembro de 2021 (3a Feira)*

 📆 *07 de Dezembro de 2021 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO AMBRÓSIO BISPO E DOUTOR (Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores – Ofício da Memória)* 

 _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. AMBRÓSIO, BISPO / FARA E EUTIQUIANO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. *(1Sm 2, 35)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 40, 1-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 

2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.

3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 

4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “O que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo;

7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 

8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre.

9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 

10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 

11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 40, 1-11*

*Reflexão - “Isto é salvação!.”*

“Cumprindo as ordens de Deus o profeta Isaías fala aos nossos corações e grita nos nossos ouvidos, que todos nós somos passageiros tal qual a flor do campo e a erva, mas as promessas do Senhor são eternas e não passarão, pois, a Sua Palavra permanecerá para sempre. E a Palavra do Senhor nos garante que a nossa servidão acabou, pois, o nosso Deus já veio com poder e conquistou para nós a vitória. Dessa forma Isaías continua a nos anunciar a Boa Nova nos acenando com a perspectiva de dias melhores. O reconhecimento da nossa limitação e da nossa fraqueza fará com que o pastor nos leve pelo braço e nos conduza para um novo estado de espírito. Isto é salvação! Hoje, portanto, é tempo de reconhecer o nosso pecado, tempo de não olhar para trás, tempo de elevar também a nossa voz e anunciar, mais uma vez que o Senhor nosso Deus vem com poder para nos libertar. Somos convocados a dar a boa notícia a todos os povos gritando ao mundo que o tempo da salvação se aproxima e o tempo da penúria já passou. Nós todos somos uma conquista do Senhor e não podemos perder a graça deste novo tempo.  Se o mundo todo reconhecesse o tempo da graça em que vivemos, com certeza, todas as coisas estariam em conformidade com a vontade do Senhor e a Sua glória manifestar-se-ia no meio de nós, na nossa casa, na nossa família. Portanto, se fizermos a nossa parte, com certeza os que estão mais perto de nós poderão perceber a glória de Deus nos nossos gestos e expressões de alegria e terem um coração convertido. – Você acredita que Deus está investindo para mudar a sua vida? – Você tem demonstrado esta vida nova por onde anda? – Qual é a sua perspectiva para o Natal do Senhor? – Você já expressa diante das pessoas expectativa e alegria pelo dia do Senhor que se aproxima?  - Como você fala sobre o Natal para as pessoas?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 95* 

🗣 *”Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 95* 

*Reflexão* - “Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.”                    

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 18, 12-14*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá salvar-nos!_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 

14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”É vontade do Pai celeste que não se perca nenhum dos pequeninos.”*

“1. Ocasião. — De acordo com o evangelista S. Mateus (cf. Mt 18, 10-11), Cristo contou a parábola da ovelha perdida aos seus discípulos (cf. Mt 18, 1) para adverti-los contra o perigo de escandalizarem os pequeninos, pois é vontade do Pai celeste que não se perca um só deles (cf. Mt 18, 14). De acordo com o evangelista S. Lucas (cf. Lc 15, 1-3), no entanto, as parábolas da ovelha desgarrada, da dracma perdida e do filho pródigo foram proferidas quando alguns fariseus e escribas murmuravam da misericórdia e da benignidade do Senhor para com os pecadores. Apesar do aparente conflito, ambos os testemunhos são verdadeiros. Com efeito, a parábola da ovelha perdida é de tal índole e de tamanha beleza, além de ser muito familiar à mentalidade judaica, que Jesus a deve ter contado não uma, mas várias vezes. 2. Duas comparações. — a) A ovelha perdida (cf. Mt 18, 12-13; Lc 15, 4-6). A comparação proposta por Cristo é tão simples e transparente que dispensa explicações. Um pastor leva cem ovelhas ao pasto (S. Mateus diz “na montanha”, enquanto S. Lucas se refere a um “deserto”). Se acontecer de uma delas desgarrar-se do rebanho, o pastor deixa no aprisco as outras noventa e nove e sai à procura da que se perdeu. Quando por fim a encontra, põe-na sobre os ombros e volta cheio de júbilo ao rebanho. Alguns exegetas observam que a contraposição entre os números 99 e 1, como forma de realce, é bastante frequente nos ensinamentos rabínicos. — b) A dracma perdida (cf. Lc 15, 8-9). Uma mulher, talvez uma pobre viúva, possuía apenas dez dracmas: se perde uma delas, acende a lâmpada, mesmo que seja de dia, e vasculha diligentemente todos os cantos da casa até a encontrar. Tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas para comunicar-lhes a sua alegria. Trata-se, obviamente, de uma hipérbole usada para descrever, à maneira oriental, um sentimento de contentamento e satisfação. 3. Doutrina espiritual. — “Assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15, 7), à semelhança de uma mãe que se alegra mais com a cura de um filho que estava doente do que com a saúde dos que já estavam sãos. Daqui não se pode inferir, porém, que os escribas e fariseus sejam justos de fato, pois Cristo se refere somente aos que são tidos publicamente como pecadores; quantos aos justos, fala deles de forma geral, sem revelar se eram realmente justos os que, como os fariseus, se consideravam tais. Além da alegria que há no céu pela conversão de um pecador, o Senhor também expressa, em cores muito bonitas, a solicitude com que Deus busca por todos os meios reaver uma única alma perdida. Em S. Mateus, a conclusão da parábola reza assim: “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mt 18, 14), ou seja: assim como um pastor não mede esforços para que não se perca uma só ovelha, assim também Deus, que tem cuidado até dos mais pequenos, vos adverte seriamente para que não façais perecer, escandalizando-o, a nenhum destes pequeninos. Também se podem notar os seguintes aspectos: a) Jesus é o Salvador dos pecadores: “Não vim chamar à conversão os justos, mas, sim, os pecadores” (Lc 5, 32). Ele ama e deseja os que estão perdidos; vai-lhes ao encalço; tendo-os achado, põe-nos sobre os ombros e leva-os ao aprisco da Igreja e, cheio de alegria, ordena que no céu se faça festa pela salvação deles. — b) Jesus é o Salvador dos homens, não dos anjos: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” (Is 53, 6), pois Ele se encarnou para salvar os que, descendentes de Adão, nascemos em pecado e inimizade com Deus, mas que ainda podemos, pela conversão e a graça de Cristo, chegar à salvação no céu. O divino Pastor deixa as noventa e nove ovelhas (os anjos bons, confirmados em graça) e saí à procura da ovelha perdida (todo o gênero humano). Busca-a com grande trabalho (por seu ministério público), coloca-a nos ombros (por sua Paixão e Morte) e, ao cabo, volta cheio de júbilo para casa (por sua Ascensão). A alegria não é mais do que o fruto sazonado da Redenção. — c) A dracma espiritual. Trata-se da alma que, qual uma moeda, traz impressa em si mesma a imagem e semelhança de Deus. Esse cunho, porém, está muitas vezes sujo e corroído pelo pecado, a ponto de ser quase irreconhecível. A Igreja, simbolizada na mulher, busca diligentemente a dracma perdida. Por fim, a conversão dos pecadores deve ser para todos, graças ao vínculo de caridade que nos une num só Corpo, motivo de grande alegria: “Regozijai-vos comigo, achei a dracma (antigo peso monetário) que tinha perdido” (Lc 15, 9).”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/quem-e-a-ovelha-perdida)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...