sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

*03 de Dezembro de 2021 (6a Feira)*

 📆 *03 de Dezembro de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO FRANCISCO XAVIER (Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores – Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. FRANCISCO XAVIER, PRESBÍTERO JESUÍTA / SOFONIAS E BIRINO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Estes sãos homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que, pela pregação de São Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 29, 17-24* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 

18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 

19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 

20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces,

21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 

22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 

23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 

24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 29, 17-24*

*Reflexão - “Uma obra de conversão.”*

“Isaías prediz o que hoje já acontece conosco, a conversão do nosso interior.  A obra da nossa conversão é uma decorrência da nossa experiência com a salvação de Jesus vivo e ressuscitado. A transformação do nosso coração, o reconhecimento das maravilhas de Deus, a fraternidade nos nossos relacionamentos humanos, a alegria e o louvor são características desse tempo novo que Deus preparou para cada homem e para cada mulher. Por isso, a expressão, “dentro de pouco tempo”, nos faz ter uma expectativa promissora em relação à condição da nossa vida pessoal depois que temos um encontro com Jesus.  A esperança é a nossa maior arma e até “os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. Isto tudo pode ocorrer quando nos rendemos ao chamado de Deus e reconhecemos Jesus como nosso único Salvador acolhendo a Sua Palavra como uma fonte que nos alimenta perenemente e nos leva à conversão. A conversão do nosso coração é uma obra que Deus pessoalmente realiza, quando vivenciamos os Seus ensinamentos. O Senhor espera pelas nossas resoluções e pelo dia em que honraremos o Seu nome no meio do povo e não mais seremos pessoas de espírito inconstante. - Este dia já chegou ou você ainda espera? O Senhor já começou a realizar em você uma obra de conversão? - Qual a sua expectativa desse dia chegar para as pessoas a quem você ama?  - Deus é fiel, confiemos nisto!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 26* 

🗣 *O Senhor é minha luz e salvação.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 26* 

*Reflexão* - “Enquanto esperamos o Senhor chegar, nós precisamos nos sentirmos seguros e conscientes de que Ele já é a nossa luz e salvação. Não podemos temer os homens nem as circunstâncias que nos são adversas. Deus vem em nosso auxílio para atender ao desejo do nosso coração de habitar no Seu santuário por toda a nossa vida. E a morada de Deus conosco, enquanto aqui estamos, é o nosso coração que pulsa no ritmo do Seu coração e nos encoraja para assumir os encargos que Ele nos confiar.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 9, 27-31*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade, e ele há de iluminar os olhos dos seus servos!_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo: 27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!”

28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 

29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 

30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”.

31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O Advento do Coração de Jesus,”*

“No S. Coração de Jesus, vemos que o amor de Deus não é indiferente às nossas misérias nem uma pura abstração mental, mas uma realidade tão viva que quis manifestar-se na carne, para que não tivéssemos dúvidas do quanto somos amados. Celebramos hoje a última primeira sexta-feira do ano civil, na qual recordamos, como de costume, o S. Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, enfocado neste tempo de Advento sob o prisma de sua santa e divina Encarnação. O que significa, pois, venerar o Coração de Cristo no tempo do Advento? Significa, em primeiro lugar, recordar que Deus, se nos amou desde sempre com um amor eterno, quis amar-nos também com um Coração humano, capaz de sofrer verdadeiramente conosco, razão por que temos nele, como diz a Epístola aos Hebreus, um Pontífice que pode compadecer-se das nossas fraquezas (cf. Hb 4, 15). Em Cristo, portanto, vemos que o amor de Deus não é indiferente às nossas misérias nem uma pura abstração mental, mas uma realidade tão viva que quis manifestar-se na carne, para que não tivéssemos dúvidas do quanto somos amados. Em segundo lugar, o amor divino encarnado no Coração de Cristo é penhor e sinal do amor com que também nós podemos agora amar a Deus. Pois, com efeito, antes da vinda do nosso Redentor, tínhamos um coração alquebrado e ferido, incapaz de desembaraçar-se dos tantos laços de pecado que o inimigo trama a fim de nos perder; agora, porém, que recebemos a emanação da caridade deste Coração divino-humano a graça santificante, podemos amar a Deus com o mesmo amor com que Ele nos ama. “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça”. De fato, a graça santificante produz em nós, ao renovar-nos interiormente, dois efeitos principais: elevando-nos à ordem sobrenatural, cura-nos da doença do pecado, de maneira que nos tornamos capazes de amar, não já com um amor meramente humano, mas com a própria caridade divina. E para incrementar cada vez mais esse dom, derramado do alto em nossas almas, o mesmo Coração de Cristo instituiu o sacramento da SS. Eucaristia, no qual, como em uma frágua ardentíssima, abrasamos o nosso no amor de Cristo. “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça” (Hb 4, 16), do banquete eucarístico, para que nosso coração se assimile sempre mais ao de Cristo, a ponto de ser Ele, não mais nós, a amar a Deus por meio de nós. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...