sábado, 20 de novembro de 2021

*21 de Novembro de 2021 (Domingo)*

 📆 *21 de Novembro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO (Branco, glória, creio, prefácio próprio – Ofício da solenidade)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

NOSSA SENHORA DA SAÚDE / B. MARIA DE JESUS DO BOM PASTOR / GELÁSIO I, ALBERTO DE LOVAINA E CELSO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos. *(Ap 5, 12; 1, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Daniel 7, 13-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Daniel. 

Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.

14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam; seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Daniel 7, 13-14*

*Reflexão - “Glória, honra e poder”

“O tempo presente em que vivemos é propício para comemorarmos a primeira vinda de Jesus como Messias, mas também um momento oportuno para desejarmos a sua segunda vinda, com glória, honra e poder!  Os profetas anunciaram a vinda do Messias uma primeira vez, como um servo humilde e como cordeiro a ser imolado. Da mesma forma eles também prenunciaram a sua segunda vinda, com poder, glória e realeza. Jesus Cristo já foi proclamado Rei das nações e virá, uma segunda vez à terra, a fim de instaurar definitivamente o Seu Reino glorioso no meio dos homens, criando novos céus e uma nova terra.   Isto fará toda a diferença na vivência do nosso Natal: a alegria pelo menino Jesus que já veio e o desejo de que o Rei Jesus venha definitivamente. – Você espera Jesus, pela segunda vez? – Ele já aconteceu na sua vida pela Sua primeira vinda? – Para você qual é o significado do tempo de espera em que vivemos? – O que significa para você poder e glória e novos céus e nova terra?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 92* 

🗣 *Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 92* 

*Reflexão* - “Deus firmou o Seu trono no meio de nós. Quando temos Jesus Cristo como Rei e Senhor da nossa vida, nós percebemos a sua presença vitoriosa em todas as nossas conquistas. O reino de Deus deu-se a conhecer ao homem por meio da morte e ressurreição de Jesus que se tornou Rei do Universo e é sob o Seu reinado de amor que nós precisamos viver como súditos das Suas graças e bênçãos. JESUS CRISTO É O SENHOR!”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Apocalipse 1, 5-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Apocalipse. 

Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 

6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 

7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 

8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Apocalipse 1, 5-8*

*Reflexão - “O Alfa e o Ômega.”*

“Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra.” Com estas palavras São João é bem claro e não nos deixa mais dúvidas. “Olhai”, diz ele: “Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão!”  Olhar é prestar atenção, é estar atento(a) é esperar com confiança. Jesus fez de nós um reino de sacerdotes para servirmos a Deus. Ele é o começo e o fim de tudo, o Alfa e o Ômega, isto é, a nossa origem e o nosso destino; “aquele que é, que era e que vem”, portanto é Nele que colocamos toda a nossa expectativa de felicidade. Precisamos permanecer firmes, caminhando na verdade de Cristo, esperando a sua volta, hoje, já! Não podemos deixar para o amanhã o que precisamos assumir, hoje! A nossa caminhada deve ter um alvo definitivo: encontrar Jesus seja aqui na terra ou no céu quando partirmos. Não sabemos quando será, mas podemos, desde já, vislumbrar a glória desse momento. - Você sabe de onde veio e para onde irá? – Qual tem sido o sentido da sua vida? - O que você tem esperado? – Você pensa na 2ª Vinda de Jesus?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 18, 33b-37*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o Reino que vem seja bendito; ao que vem e a seu Reino, o louvor! *(Mc 11, 9. 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 

34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?”

35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 

36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 

37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. nem o Filho, mas somente o Pai”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Submetamos nossa vida ao Reino de Jesus.”*

 “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui” (João 18,36). É com muita alegria que celebramos hoje a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Afirmar o reinado de Cristo é reconhecer que somos seus servos, seus servidores, seus seguidores, e que Cristo veio para reinar. Apenas não podemos confundir o reinado de Cristo com nenhum reinado deste mundo, seria uma comparação esdrúxula e sem nenhum sentido. Todos os reis que se passaram ficaram apenas como vultos na história, inclusive, quem julgou Jesus, quem O condenou. O Reino de Jesus não é temporal, é eterno; o Reino de Jesus não é deste mundo, é para além deste mundo; o Reino de Jesus não é de uma cidade ou de um país, não é de um povo, mas de todos os povos, de todos os corações que Lhe obedecem, de todos aqueles que amam a verdade. “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. O Reino de Jesus não é temporal, é eterno; o Reino de Jesus não é deste mundo, é para além deste mundo. Não dá para estar no Reino de Deus e vivermos cercados de mentiras, ilusões e caminhos falsos, Jesus é a verdade, e a verdade d’Ele muitas vezes dói, mas transforma e renova. A verdade de Jesus não é a minha verdade, é a verdade de Deus que, muitas vezes, confundimos com nossas convicções, nossas paixões, nossas ideologias, com nossos partidarismos. Aqui é a verdade única, a verdade que pertence a Ele, Jesus é a verdade. É preciso uma submissão da vontade, é preciso submeter o coração. O Reino de Deus é daqueles que se abaixam e se rebaixam, é daqueles que se colocam sobre o domínio do Senhor. Que beleza sermos dirigidos e governados pelo Senhor! No mundo onde tantas pessoas têm uma vida desgovernada, desordenada e desorientada; no mundo cercado de ilusões e paixões, como precisamos de governo em nossa vida. Precisamos deixar Jesus reinar, e Ele reina quando abrimos mão das mentiras e das ilusões que vamos acumulando ao longo da vida. Quantas ilusões e quantas fantasias criamos, quantas coisas enganosas comungamos! É preciso agora uma submissão ao Reino de Jesus. Jesus reina na mente e no coração de todo aquele que se submete à vontade de Deus. Aclamemos Jesus, Rei do Universo; aclamamos tantos reis deste mundo. Tem rei para tudo quanto é coisa, mas nenhum deles pode governar nem dirigir a nossa vida, nenhum deles pode dar sentido à nossa vida, nenhum deles pode nos dar a eternidade. Toda honra e glória ao Senhor Jesus, a Ele o poder para sempre, porque somente Jesus é o nosso Rei. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários:: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...