sexta-feira, 12 de novembro de 2021

*14 de Novembro de 2021 (Domingo)*

 📆 *14 de Novembro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. SERAPIÃO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes. *(Jr 29, 11. 12. 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Daniel 12, 1-3*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Daniel. 

Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 

2Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno.

3Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Daniel 12, 1-3*

*Reflexão - “Na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo.”*

“Ao mesmo tempo em que prevê para toda a humanidade tempos muito difíceis de angústia e tribulação o profeta Daniel também prognostica a salvação de todos aqueles que assumirem ser o povo de Deus,  defendido pelo Arcanjo Miguel. No meio das dificuldades, das angústias e provações, brilharão os sábios, isto é, aqueles que se mantêm firmes nas promessas de Deus e que confiam na Sua proteção. Quando acontecer o julgamento final  uns despertarão do pó para a vida eterna, outros para a morte eterna.  A mensagem desta leitura é, então, para nós uma boa oportunidade para avaliar como tem sido o nosso viver, se na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo. A Palavra proclama: “ e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.  Por isso, precisamos também nos arguir se estamos ensinando a outras pessoas a percorrerem os caminhos da virtude e do bem, quando damos testemunho das nossas boas ações. Sabemos que a nossa vida é uma passagem e o que é eterno, virá, para a vida ou para a morte. Portanto, peçamos ao Senhor a graça de sermos homens e mulheres virtuosos para podermos ensinar a muitos outros qual o caminho que nos leva ao Pai. – Como você avalia a sua vida? – Você tem se firmado na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo? – Você tem se preocupado em ensinar aos homens os caminhos da virtude? – O seu testemunho é de uma estrela que brilha ou de uma estrela apagada?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 15* 

🗣 *Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis porque meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 15* 

*Reflexão* - “Se estamos em Deus, temos o coração tranquilo porque Nele esperamos, não seremos confundidos. Sabemos que os que creem em Jesus como Salvador podem ter a certeza de que ressuscitarão para uma vida plena e que receberão um corpo incorruptível. O Senhor é quem nos guia e nos ensina o caminho para a vida eterna.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Hebreus 10, 11-14. 18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus. 

Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 

12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 

13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 

18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Hebreus 10, 11-14. 18*

*Reflexão - “Jesus é a oferenda perfeita.”*

“Com uma única oferenda Jesus levou à perfeição definitiva os que ele santifica. Assim, já não se faz mais oferenda pelo pecado, pois a misericórdia do Pai já nos perdoou. De uma vez por todas Jesus já nos salvou e está sentado à direita de Deus, esperando que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.   Um dia Jesus voltará vitorioso para julgar o mundo com justiça. Assim, pois, os que  estão conscientes e firmes na fé em Jesus Cristo, já foram perdoados e poderão sentir-se parte deste novo mundo que será inaugurado quando Cristo voltar. Nós precisamos acreditar no que a Palavra proclama para que também nos sintamos firmes na fé. Jesus é a oferenda perfeita, não precisamos mais oferecer sacrifícios para nos salvar, mas apenas acolher o perdão do Pai. - Você crê realmente que Cristo já o (a) salvou e que um dia você ressuscitará para uma vida plena? – Você alimenta esta certeza e proclama a outras pessoas o que você acredita? – Qual o sacrifício capaz de apagar os seus pecados?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 13, 24-32*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não! *(Lc 21, 36)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

aquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 

25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 

26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 

27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.

28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 

29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.

30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 

31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 

32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A segunda vinda do Senhor deve alegrar o nosso coração.”*

“Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra” (Marcos 13,26-27). Próximos do fim do ano litúrgico, contemplamos as realidades finais da nossa vida. Seja da nossa vida pessoal, individual, mas de toda a coletividade do universo, do planeta Terra onde nós estamos, a verdade final é esta: o Filho do Homem virá em Sua glória. A parusia, a segunda vinda de Jesus, é uma realidade de fé, não é uma fantasia. Professamos, a cada domingo, na Liturgia: “Creio em Jesus Cristo que há de vir para julgar os vivos e os mortos”, cremos na segunda vinda de Jesus, esperamos a segunda vinda do Senhor, clamamos com toda a Igreja: “Maranathá! Vem Senhor Jesus!”. Esse é o anseio da esposa que clama pelo seu esposo, essa é a nossa fé, a nossa esperança, a nossa expectativa. Só tem medo da vinda do Senhor aquele que não vive para Ele. O Senhor não virá para destruir, pelo contrário, o Senhor virá para salvar, o Senhor não virá para espalhar o aniquilamento; Ele vem para realizar a salvação final de toda a humanidade, por isso nós aguardamos o Senhor na feliz expectativa daquele que vem. Só é triste, tenso, preocupado, só tem medo da vinda do Senhor aquele que não vive para Ele, aquele que vive para o pecado, aquele que não vive apegado ao Senhor, aquele que não vive junto ao seu Senhor, porque poderá ou deverá ser deixado de lado. Nós que andamos com o Senhor, nós que procuramos ou devemos procurar levar a vida em Deus, esse será o dia da felicidade eterna, como os profetas já anunciavam tanto no Antigo Testamento: o dia do Senhor. Ainda que o dia d'Ele tenha um aspecto de vingança – claro, é vingança contra o mal, contra o maligno, é vingança contra tudo aquilo que destruiu a beleza da Terra –, será o dia do Reino definitivo instaurado no meio de nós. Por isso, aguardemos a bendita esperança do dia do Senhor, mas não caiamos nas ilusões e nas fantasias criadas em muitas mentalidades. Quanto a esse dia, ninguém sabe quando será, nem o dia, nem a hora nem o momento. Não importa se é hoje, se é daqui a cem ou a mil anos; o que importa é que, se for hoje ou amanhã, estou me preparando; e mais do que me preparando, o verbo tem sair do gerúndio, preciso estar preparado para esperar o meu Senhor que está chegando, está sempre vindo ao nosso encontro. Esse feliz dia da vinda do Senhor deve sempre alegrar o nosso coração e apressar a nossa conversão. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários:: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

 Padre Joaozinho:



*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes):


Padre João Carlos (Blog):


Padre Paulo Ricardo (Site):



Bispo Dom Adair José Guimarães:


Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:


Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...