quarta-feira, 3 de novembro de 2021

*03 de Novembro de 2021 (3a Feira)*

 📆 *03 de Novembro de 2021 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SÃO MARTINHO DE LIMA / SÍLVIA, MALAQUIAS E HUMBERTO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! *(Sl 37, 22-23)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Romanos 13, 8-10* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 

9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 

10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Romanos 13, 8-10* 

*Reflexão - "Amar é a nossa maior responsabilidade”*

“Nesta carta São Paulo nos revela que o amor é o cumprimento perfeito da lei de Deus e que amar é a nossa maior responsabilidade. Não precisamos nos preocupar em fazer “coisas certinhas” e dentro de regras estabelecidas. Somente as nossas ações concretas de amor darão o toque para que estejamos cumprindo toda a Lei. Não matar, não roubar, não adulterar, não cobiçar, significam, amar. Quem ama não pratica estas coisas. O amor vem de Deus e Ele não quer o mal para ninguém, portanto, nós também não podemos praticar nada que seja contrário ao pensamento d’Aquele que nos motiva a amar. No entanto, para que possamos afirmar como São Paulo, que toda a Lei e os mandamentos podem se resumir em um só:  AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, precisamos, primeiramente, amar a nós mesmos. Quem não ama a si mesmo não sente o Amor de Deus e, por isso, não tem motivação para amar o seu próximo. É com o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo que nós amamos a nós mesmos e, com efeito, a todas as pessoas. - Para você o que é amar a si mesmo (a)? - Você ama a si mesmo (a)?  - Você tem cumprido a Lei de Deus? – Você acha que exortar, admoestar é também, amar?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 111* 

🗣 *Feliz quem tem piedade e empresta!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 111* 

*Reflexão* - “A Lei do Senhor é o Amor!  Portanto, é feliz aquele (a) que ama porque, assim, está cumprindo com a Lei. O salmista exalta o homem que assim procede, prognosticando para ele uma descendência forte e abençoada. Todos os que cumprem a lei do amor são consequentemente, corretos, generosos e justos.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 14, 25-33*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Felizes sereis vós, se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus. *(1Pd 4, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 

26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 

27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 

29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 

30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 

32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 

33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O amor de Deus direciona todos os outros amores.”*

“Portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” (Lucas 14,33). A Palavra de Deus, hoje, nos apresenta algumas condições para o discipulado, para o seguimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Veja que não é fácil seguir Jesus, não é fácil porque, primeiro, nós somos muito apegados às coisas, às pessoas, ao que temos e ao que possuímos. Quem tem muito é apegado ao muito que tem; quem tem pouco faz do seu pouco muito, se agarra ao que tem e não vive sem aquilo que tem. A questão do “sermos apegados” é que o apegado nos torna presos e reféns, até as pessoas nos tornam reféns delas. Veja que é diferente uma coisa da outra, uma coisa é nós amarmos e o amor nós nunca podemos renunciar, ninguém pode renunciar ao amor do seu pai e da sua mãe, o marido não pode renunciar o amor da sua mulher, a mulher não pode renunciar o amor do seu marido, os pais dos seus filhos e assim por diante. É o vínculo de amor belo, profundo, divino e sagrado que nos une, agora o que estraga é o apego, é aquela forma, muitas vezes, cega que nós vivemos as relações humanas; criamos uma dependência que, muitas vezes, endeusamos aquelas pessoas ou aquelas coisas que nós temos. É o amor divino que direciona todo e qualquer amor humano. Aprenda que todo apego é doentinho e todo desapego é um desprendimento, é uma libertação e nos torna pessoas saudáveis, livres para amarmos e seguirmos a Jesus. Sim, nos tornamos livres para amar e, muitas vezes, o apego doentio não nos permite amar, mas nos aprisionar e aprisionarmos as pessoas ou as coisas a nós. Uma mãe e um pai não criam filhos para si, o amor faz você criar seus filhos para que eles sigam a vida, para que eles, assim como você formou uma família, também possam formar a família deles. Muitas vezes, a mãe prende o filho, prende a sua filha e cria aquela situação de uma dependência doentia, onde a pessoa não pode nem seguir o trajeto e o rumo da sua vida. Do mesmo jeito, às vezes, o filho ou a filha criam uma dependência do seu pai e da sua mãe que não amadurecem, não conseguem andar com as suas próprias pernas. Temos sempre que cuidar dos nossos, mas não com apego, e sim como muito amor; e para que o amor seja autêntico é preciso o desapego, é preciso saber caminhar com as próprias pernas, inclusive para amar Jesus sobre todas as coisas. Se alguém vive amarrado a qualquer situação, não consegue mesmo olhar para Ele ou ser todo d’Ele. Talvez, você me pergunte assim: “Jesus está me mandando largar os meus?”. Não! Jesus está mandando você cuidar melhor dos seus. E como é que nós cuidamos melhor dos nossos? Amando a Deus sobre todas as coisas porque o amor divino é que direciona todo e qualquer amor humano. Como é que vamos cuidar das coisas que nós temos? Amando a Deus sobre todas as coisas, pois não nos prenderemos a nada deste mundo, porque é para isso que caminhamos. Achamos que o ciclo da vida é juntar, acumular e ter tudo; o ciclo da vida é passarmos e até termos as coisas, mas depois não temos nada, não ficamos com nada e não levamos nada a não ser o amor que nutrimos uns pelos outros; e o amor profundo que dedicamos a Deus. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários:: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Laudes:

Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...