sexta-feira, 29 de outubro de 2021

*31 de Outubro de 2021 (Domingo)*

 📆 *31 de Outubro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. AFONSO RODRIGUEZ / ANTÔNIO DE MILÃO E FOILANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! *(Sl 37, 22-23)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Deuteronômio 6, 2-6*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Deuteronômio. 

Moisés falou ao povo dizendo: 2“Temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias. 

3Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 

4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 

5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 

6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Deuteronômio 6, 2-6*

*Reflexão - “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.”*

“O texto começa com uma exortação a “temer” o Senhor e a cumprir todas as suas leis e mandamentos (vers. 2-3). A expressão “temer o Senhor” – muito frequente no Antigo Testamento – traduz, por um lado, a reverência e o respeito e, por outro lado, a pronta obediência à vontade divina, a confiança inamovível no Deus que não falha, a humilde renúncia aos próprios critérios, a adesão incondicional à vontade de Deus, a aceitação plena das propostas e dos mandamentos de Deus. Na perspectiva do catequista deuteronomista autor deste texto, o crente ideal (o que “teme o Senhor”), é aquele que está disposto a renunciar à auto-suficiência e não aceita procurar a felicidade à margem das propostas de Deus; é aquele que, com total confiança, é capaz de se entregar nas mãos de Deus, de aceitar as suas indicações, de assumir os mandamentos do Senhor como caminho seguro e verdadeiro para chegar à vida em plenitude. Àquele que aceita viver no “temor do Senhor”, o autor promete vida em abundância. Na segunda parte do nosso texto (vers. 4-6), temos o conhecido “Shema’ Israel” (assim denominado por causa das primeiras palavras hebraicas de Dt 6,4: “Escuta Israel”). É um texto central do judaísmo, que desde finais do séc. I é rezado diariamente, de manhã e de tarde, por todos os judeus piedosos. No universo religioso judaico, o verbo “escutar”, aqui usado, define uma acção em três tempos: “ouvir” com os ouvidos, “acolher” no coração, “transformar em acção concreta” aquilo que se ouviu e que se acolheu. O “Shema’ Israel” começa com a afirmação solene da unicidade de Deus (vers. 4: “o Senhor é único”). O crente israelita deve ouvir e interiorizar esta realidade e actuar em consequência. Do seu horizonte fica, portanto, afastada qualquer possibilidade de adesão a outros deuses ou a outras propostas de salvação que não venham de Jahwéh. Depois, vem a exigência de amar este Deus único com um amor sem divisão, um amor que implique a totalidade do homem (vers. 5: “amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças”). Esse amor, interiorizado no coração e na alma do homem, deve depois traduzir-se na observância fiel dos mandamentos e preceitos da Aliança.” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 17* 

🗣 *Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador. Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 17* 

*Reflexão* - “O Salmista nos ensina a reconhecer a Deus como o único em quem podemos confiar para nos conduzir a uma vida de santidade. Ele é o rochedo que nos abriga, é o escudo que nos protege e somente Nele nós devemos esperar. Apenas com a ajuda do Senhor e por meio do Seu auxílio divino nós podemos conquistar a Terra Prometida. Mesmo os reis e os grandes do universo precisam do Senhor para obter a vitória. O triunfo que nós queremos alcançar é a vivência da santidade desde já.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Hebreus 7, 23-28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus. 

Irmãos: 23Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 

24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 

25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 

26Tal é precisamente o sumo-sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 

27Ele não precisa, como os sumos-sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 

28A Lei, com efeito, constituiu sumos-sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Hebreus 7, 23-28*

*Reflexão - “Cristo é o eterno Sacerdote.”*

“Uma das provas da superioridade do sacerdócio de Cristo é a sua duração eterna, que contrasta com a mudança contínua das gerações do sacerdócio levítico. Para o autor da Carta aos Hebreus, a multiplicidade e a alternância são sinônimos de imperfeição. Porque o sacerdócio de Cristo é eterno e a sua intercessão junto de Deus é contínua, ele assegura, de modo definitivo, a salvação do crente (vers. 23-25). O autor termina a sua reflexão com uma espécie de hino (vers. 26-28), que resume toda a exposição anterior e que exalta as características do sacerdócio de Cristo a Ele é o sumo-sacerdote “santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado acima dos céus” (vers. 26), porque pertence à esfera do Deus santo. Além disso, Ele não tem necessidade de oferecer todos os dias sacrifícios pelos pecados próprios e alheios, porque se ofereceu a Si próprio, de uma vez por todas, em sacrifício perfeito (vers. 27). Em jeito de conclusão, o autor destaca, uma vez mais, o contraste entre a ordem imperfeita – que é a ordem da Lei e do sacerdócio levítico – e a ordem perfeita, prometida por Deus e realizada pelo sumo-sacerdote Jesus. Ali, havia homens cheios de fragilidades e de debilidades; aqui, está o sumo-sacerdote eterno, que é Filho de Deus, que está junto de Deus e que intercede permanentemente pelos homens.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 12, 28b-34*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

aquele tempo, 28bum mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 

29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 

30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 

31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 

33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”É necessário silenciar a alma para ouvir o Senhor.”*

“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12,29). Você está vendo que o mestre da Lei, alguém que conhece a Lei de Deus acima de qualquer coisa e mais do que ninguém, está se aproximando de Jesus para perguntar qual é o primeiro, qual é o maior de todos os mandamentos. Chama-me a atenção porque Jesus começa respondendo com o chamar Israel: “Ouve, ó Israel”, é preciso ouvir. Estamos diante de uma sociedade surda, a surdez tomou conta de nós porque não ouvimos Deus. Todos esses disparates emocionais, todas essas complexidades, brigas, confusões, inclusive na igreja e no Reino de Deus, é porque cada um está escutando Deus como quer, cada um está escutando somente o que quer. No meio de um mundo tão confuso, tão barulhento como o nosso, escutamos o nosso egoísmo, escutamos nossos anseios, escutamos o que está em nós e pouco, quase nada, escutamos a Deus. Por isso que primeiro vem o mandamento amar. Amar é uma exigência fundamental, mas como é que eu vou amar aquele que não escuto? É preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma. Uma criança é criança porque ouve de tudo, seu pai e sua mãe. E você vê que uma criança se perde, começa a se desgarrar dos seus pais quando deixa de ouvir. Precisamos ouvir a Deus; e é um trabalho que exige muita disciplina interior, exige muita aplicação de alma e de coração, exige muita penitência e muito desprendimento porque estamos num mundo muito barulhento; é muito barulho em casa, é muito barulho com tantas coisas ligadas que nós estamos conectados, é TV, é rádio, é celular; e tem gente que não consegue viver sem essas coisas, dorme e acorda movido por esses barulhos todos. Estamos o tempo inteiro recebendo mensagens, é toque pra lá, alerta pra cá. Vejo que, muitas vezes, as pessoas não conseguem nem andar, se não tiver alguma coisa aqui dentro para barulhar o ouvido, porque não somos capazes nem de ouvir o nosso interior. Na sociedade do barulho que nós estamos, é preciso a grande ascese, um grande trabalho interior de escutar o Senhor, porque é só escutando a Deus que vamos amá-Lo com todas as nossas forças, amá-Lo com todo nosso coração, amá-Lo com todo o nosso entendimento e com todo o nosso ser. É só escutando a Deus que vamos amar a nós, vamos cuidar de nós porque o próprio Deus vai nos ensinar a nos amarmos e não vamos amar o nosso irmão, se não escutarmos a Deus. Deus vai nos impulsionar para o amor, Deus vai nos impulsionar para amarmos uns aos outros; por isso, para amar é preciso ouvir. Se você ama alguém; escute, você escuta até o silêncio dela. A linguagem de Deus é o silêncio, é preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma, para Deus direcionar o nosso coração. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários:: (1ª e 2ª Leituras) Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/31-domingo-do-tempo-comum-ano-b0/); (Salmo)  Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): https://www.youtube.com/watch?v=49LQF6p4PEI

Padre Paulo Ricardo (Site): https://youtu.be/qn78XfLHNBs


Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/RG3lK2Mp1es


Padre Reginaldo Manzotti (Site): https://youtu.be/29ZjGtudYH8

Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=31JlyqORtE4

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...