domingo, 17 de outubro de 2021

*18 de Outubro de 2021 (2a Feira)*

 📆 *18 de Outubro de 2021 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO LUCAS EVANGELISTA (Vermelho, Glória, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Festa)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. LUCAS, EVANGELISTA / RENATO E CIRILA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Como são belos sobre os montes os passos daquele que anuncia a paz, trazendo a boa-nova e proclamando a salvação! *(Is 52, 7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Timóteo 4, 13. 16-18* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 

11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 

12Mandei Tíquico a Éfeso. 

13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 

14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 

15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 

16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 

17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Timóteo 4, 13. 16-18* 

*Reflexão - “Dificuldades do ministério”.*

“Nesta carta São Paulo faz confidência a Timóteo sobre as dificuldades que sofre em virtude da infidelidade dos discípulos que o abandonaram. Quando edificamos o reino de Deus aqui na terra e desejamos construir um mundo novo e mais justo, é comum vivermos esta mesma situação. A dispersão, a desistência, a evasão e o abandono daquelas pessoas que antes eram tão entusiasmadas e, depois arrefecem e voltam para sua vida anterior faz parte do nosso dia a dia. No primeiro momento, quando ficamos sozinhos, nós nos aturdimos, no entanto, há uma certeza que deve nos animar, assim como diz São Paulo: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada” ... O fato de sabermos que nunca estaremos sós, que Jesus fica conosco apesar de todos fugirem nos fará prosseguir na caminhada, ainda que não tenhamos o auxílio dos homens. Mesmo que todos (as) nos abandonem e deixem os seus encargos à nossa mercê, nunca poderemos nos desesperar porque o Senhor está do nosso lado para nos amparar. Ele é o nosso herói, nosso protetor e auxiliador. Além do mais, nós temos também o auxílio de Maria, dos anjos e dos santos. A obra que o Senhor começou em nós não vai parar por causa da deserção de alguns. – Alguma vez você foi abandonado (a) por alguém que iniciou um trabalho consigo? - Como você se sentiu? – Você sente a força e a proteção de Deus quando desempenha alguma tarefa? Você é  perseverante ou em qualquer dificuldade desiste e se dispersa?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 144* 

🗣 *Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “Precisamos pedir a ajuda da graça de Deus para que possamos perseverar na nossa caminhada de cristãos, por conseguinte, anunciadores da Palavra de Jesus. Os que são amigos do Senhor anunciam o Seu reino glorioso e, reconhecemos se somos mesmo esses amigos, se estivermos espalhando os prodígios do Senhor e exaltando as Suas maravilhas para que todo mundo saiba. O Senhor está perto de todos nós que O invocamos e Nele esperamos.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 1-9*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor. *(Cf. Jo 15, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 

2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 

4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 

6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 

7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 

9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Precisamos ser presença de Deus onde quer que estejamos.”*

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10,1). Estamos celebrando, hoje, o evangelista São Lucas. Ele não era do grupo dos doze apóstolos, mas era um discípulo de Jesus, sobretudo na escola de Paulo. É Lucas quem traz para nós a beleza da sua obra, o Evangelho que escreveu e os Atos dos Apóstolos, que é a continuidade desse mesmo Evangelho, onde ele nos relata Jesus, o Homem do Espírito e a Igreja que nasce do Espírito, e é conduzida pelo mesmo Espírito. Lucas foi um homem que se deixou ser conduzido pelo Espírito de Deus. Intelectual, médico, tornou-se médico de almas e corações, seguindo Jesus de todo o coração. Assim como o Senhor enviou setenta e dois, enviou tantos outros para ir a sua frente ao lugar onde o próprio Jesus devia ir. A missão do discípulo é essa: levar Jesus aonde Ele precisa estar. O Senhor nos envia aonde Ele quer que estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça. Não há dúvidas nenhuma de que nós, os discípulos de Jesus de hoje, temos essa incumbência e missão: precisamos ser a presença de Jesus onde estamos. Há tantos lugares que Jesus precisa entrar, ficar, permanecer, evangelizar, salvar, curar, libertar, e é por isso que, no batismo, o Senhor nos ungiu para que, em Seu nome, possamos levar a Sua Palavra, Seu amor e Sua presença. Às vezes, as pessoas gostam de estar em nome de autoridades, “Represento tal”, “Represento a família tal”, “Represento aquela pessoa”. Não! Representamos Jesus, nós estamos neste mundo, e para onde somos enviados é em nome e na autoridade d'Ele. Por isso, exerça essa autoridade. É óbvio que a autoridade de Jesus não é a autoridade humana, mundana, mas é a autoridade da graça. Como o próprio Evangelho nos relata é a autoridade sobre os espíritos impuros e malignos. O discípulo de Jesus leva a paz, o discípulo de Jesus leva o Reino de Deus, a Palavra de Deus, a presença d'Ele onde Ele estiver, por isso o Senhor nos envia aonde quer que nós estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça, presença de Jesus onde nos fizermos presente. Se o mundo não é convertido e transformado, é porque os discípulos de Jesus não O têm levado a todo esse mundo. Na insistência da fé, na graça da fé, testemunhemos a fé, testemunhemos Jesus, a Vida, a Palavra. Testemunhemos Jesus com o coração. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: *_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): https://www.youtube.com/watch?v=n2i7ANmp5Mg
Padre Paulo Ricardo (Site): https://youtu.be/1ZhbkQE2iLQ

Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/AsmddV0Y1Tg
Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=DevfMKrHebw
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...