segunda-feira, 11 de outubro de 2021

*12 de Outubro de 2021 (3a Feira)*

 📆 *12 de Outubro de 2021 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

NOSSA SENHORA APARECIDA / SERAFIM E EDVINO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Ester 5, 1b-2; 7, 2b-3* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Ester. 

Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 

2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.

7, 2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 

3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ester 5, 1b-2; 7, 2b-3* 

*Reflexão - “Jesus é o Rei que atende ao pedido da Rainha."*

“Ester vestiu-se com vestes de rainha e colocou-se em presença do rei para pedir pela vida do seu povo. Ela ganhou as boas graças do Rei que a olha com agrado e diz: “O que me pedes Ester; o que queres que eu faça”?   Diante do Rei a rainha Ester prediz para nós o ministério de intercessão de Nossa Senhora diante do Seu Filho, Jesus.  Maria também é a cheia de graças que se põe diante de Jesus para interceder por nós, seu povo. Jesus também não negaria um pedido de Sua Mãe, Maria.  Ela é a Mãe da Igreja e nós somos os filhos e filhas que lhe foram entregues por Seu Filho Jesus, enquanto ela estava de pé diante da Cruz.  Nossa Senhora continua em pé e está parada no vestíbulo diante do Rei a fim de suplicar para nós a graça de uma vida nova. Assim como o povo de Israel nós somos necessitados (as) da proteção da Mãe Rainha em virtude da fúria do inimigo que nos persegue tentando nos tirar do caminho da salvação. Nossa Senhora é a corredentora, auxiliadora e intercessora e está sempre atenta aos nossos pedidos para apresentá-los ao Rei.  Jesus é o Rei que, por intercessão de Sua Mãe, nos concede não somente a metade, mas o reino todo. – Por intercessão de Nossa Senhora Jesus quer hoje, atender ao seu pedido. Faça isto hoje, rezando um terço pela conversão dos pecadores.” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 44* 

🗣 *Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – Lc 44* 

*Reflexão* - “Podemos orar com este salmo imaginando a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos situando também entre aqueles que formam o seu cortejo.”                          

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Apocalipse de São João. 

Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.

5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 

13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.

15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 

16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a* 

*Reflexão - “Cristo, está junto de Deus e do seu Trono.”*

“O Livro das Revelações, cheio de simbolismo nos relata a realidade da luta espiritual que acontece constantemente. A mulher perseguida pelo dragão e que com ele combate, prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Entretanto, sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, logo, vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e o inimigo de Deus não mais poderá nos atingir. Se vivermos com esta certeza, nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações com a segurança de que Jesus combate por nós. Teremos uma vida com muito mais qualidade.  – Você se considera um vencedor (a) em Cristo no combate contra o mal? – Quem está vencendo na sua vida: o bem ou o mal?” 

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - João 2, 1-11*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “fazei tudo o que Ele disser!” *(Jo 2, 5b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 

5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 

8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 

9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 

11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A Mãe de Deus nos aponta o caminho do Céu.”*

“Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser!’” (João 2,5). Celebremos, com todo amor do nosso coração, nossa Rainha e Padroeira, a Mãe Aparecida. Do alto do Santuário, os maiores santuários marianos do mundo, uma pequena imagem resplandece como o sinal da presença amorosa e milagrosa de Deus no nosso meio. Há mais de 300 anos, o grupo de pobres pescadores, encontraram a imagem, ali, no rio Paraíba, e ela foi um sinal de Deus para eles, precisavam tanto pescar mas não conseguiam, não tinha peixes no rio. Eles voltaram-se para a fé, em vez do desespero, apesar da pressão que sofriam, eles recorreram a Deus e a Virgem Maria; e o próprio céu manifestou um sinal: o corpo da imagem foi encontrado e, depois, a cabeça. A imagem não é Maria, mas é um sinal de que a Mãe de Deus, a Senhora Aparecida, nos aponta o caminho do Céu. Uma imagem que, talvez, alguém não quis mais, estragou, quebrou, foi jogada no rio e os pescadores a encontraram, e, a partir dali, a pesca foi abundante. Essa imagem, uma vez guardada e, depois, construída uma pequena capelinha, trouxe numerosos prodígios e milagres desde quando foi encontrada, desde cego que passou a enxergar, pessoas que eram aleijadas e começaram a andar, aos milhares e milhares de testemunhos de graças alcançadas que você vê hoje neste grande Santuário Mariano de todo o mundo. Aparecida é um sinal não só para o Brasil, e sim para o mundo; um sinal de que assim como Deus curou, operou milagres através da serpente de bronze no deserto, Deus opera milagres por meio d'Aquela que pisou na cabeça da serpente: a Virgem Maria, a Senhora da Conceição, Aquela que foi concebida sem pecado, que apareceu e aparece para nós como sinal do Reino dos Céus. "A mulher orante" é assim que nós vemos a imagem de Aparecida, dizendo aos nossos corações e aos nossos ouvidos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, fazei tudo o que Jesus nos disser e nos ensinar. Aparecida é a imagem reconstruída, essa imagem foi uma vez atacada, quebrada, despedaçada, virou só o farelo, mas até de uma forma milagrosa ela foi totalmente recomposta e está, de uma forma esplêndida, no Santuário de Aparecida. As imagens não são para serem desprezadas, elas são para serem veneradas, elas nos indicam o caminho do Céu, elas nos indicam que Deus está no meio de nós. Por isso, hoje, nos voltamos para a Mãe de Deus, a Senhora Aparecida. A imagem não é Maria, a imagem não é Deus, mas é um sinal de que a Mãe de Deus, a Senhora Aparecida, nos aponta o caminho do Céu. Nossa Senhora Aparecida rogai por nós! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_






Padre Paulo Ricardo (Site): https://youtu.be/bJEZ_gZqum4

Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/Ft-IBGjlR_A




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://youtu.be/e2LHpka7hZ8


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):https://www.youtube.com/watch?v=XIDhWJ91--I 


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...