terça-feira, 28 de setembro de 2021

*30 de Setembro de 2021 (5a Feira)*

 📆 *30 de Setembro de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO JERÔNIMO PRESBÍTERO E DOUTOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SÃO JERÔNIMO / S. FRANCISCO DE BORJA / SIMÃO DE CRÉPU E GREGÓRIO, O ILUMINADOR.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida. *(Js 1, 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Neemias 8, 1-4a. 5-6. 7b-12* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Neemias.

Naqueles dias, 1todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 

2O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.

3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.

4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. 

5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. 

6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 

7bOs levitas explicavam a Lei ao povo, e cada um ficou em seu lugar. 

8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 

9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 

10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. 

11E os levitas acalmavam todo o povo, dizendo: “Ficai tranquilos; hoje é um dia santo. Não vos aflijais!” 

12E todo o povo se retirou para comer e beber. Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as palavras que lhes tinham sido explicadas.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Neemias 8, 1-4a. 5-6. 7b-12* 

*Reflexão - “A força e a alegria vêm da Palavra de Deus, que é alimento e luz, que é a maior consolação que temos na terra”.*

“A primeira leitura apresenta-nos a comunidade reunida, que escuta a Palavra de Deus e reage. Os que tinham regressado do exílio não tinham um conhecimento adequado da Palavra do Senhor, até porque tinham esquecido o hebraico e tinham começado a falar aramaico. Era preciso ler a Lei, escrita em hebraico, e traduzi-la para aramaico, para que fosse compreendida pelo povo.: «Os outros levitas explicavam a Lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. E liam, clara e distintamente, o livro da Lei de Deus e explicavam o seu sentido, de modo que se pudesse compreender a leitura» (v. 7s.). A escuta e a compreensão da Palavra de Deus enchem de alegria o povo: «Todo o povo se retirou para comer e beber, repartir porções pelos pobres e entregar-se a grandes alegrias, porque tinham entendido o sentido das palavras que lhes tinham sido explicadas» (v. 12). Aqueles que estudam a Bíblia têm o dever de tornar possível esta festa, esta alegria. A sua missão é diferente da dos pregadores, que falam directamente ao povo. Os estudiosos preparam a pregação, explicando bem a Palavra de Deus, para que a pregação possa ser mais fiel à Palavra e mais frutuosa. Assim contribuem para a instrução do povo, para a sua alegria. «A alegria do Senhor é que é a vossa força», diz Neemias (v. 10). A força e a alegria vêm da Palavra de Deus, que é alimento e luz, que é a maior consolação que temos na terra. A escuta da Palavra de Deus provoca, em primeiro lugar, a conversão, que se torna caridade, atenção aos mais carenciados, impulso de partilha e de fraternidade: «Reparti com aqueles que nada têm preparado» (v. 10). O encontro salvífico com Deus, e a caridade para com o próximo, provocados pela escuta livre e acolhedora da Palavra, produzem em nós a verdadeira alegria, que jamais acabará: «Fiéis à escuta da Palavra... somos chamados a descobrir, cada vez mais, a Pessoa de Cristo e o mistério do seu Coração e a anunciar o seu amor que excede todo o conhecimento» (Cst 17).” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 18* 

🗣 *Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 18* 

*Reflexão* - “Quando cultivamos o exercício de contemplar a Palavra de Deus e nos espelhamos nos Seus ensinamentos nós comprovamos, na nossa vida, o que o salmo expressa, aqui. A lei de Deus realmente é perfeita, pois, o seu cumprimento nos faz experimentar a alegria e a paz de que precisamos para viver. Quanto mais nós nos deleitamos com a Palavra de Deus mais nós podemos sentir a sua presença poderosa e, ao mesmo tempo amorosa e doce agindo em nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando! *(Mc 1, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 

4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 

6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 

7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 

9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 

11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 

12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *"Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2).”* 

“Jesus estava enviando setenta e dois discípulos, dois a dois, à sua frente, aos lugares por onde ele iria passar. E fez-lhes diversas recomendações, para que se mantivessem focados no anúncio do Reino, com proximidade junto ao povo (partilhando pousada e alimentos em suas casas) e em estilo de simplicidade e despojamento (sem cargas para levar). Fez a este grupo de 72 enviados também a recomendação de orar ao Pai, pedindo-lhe que mande mais operários para a sua messe. Messe é colheita, a hora em que a grande plantação de trigo ou cevada, exige um mutirão. É o tempo da safra, como se diz na área da cana de açúcar. ‘A messe é grande. Mas, os trabalhadores são poucos’. Jesus, em seu fervor missionário, estava sentindo isso na pele. E os 72 iriam experimentar isso também, deslocando-se por vilas, povoados e cidades. Há muito que fazer e é urgente que se faça. Mas, a mão de obra disponível é pequena. Agora, a Messe tem um dono, o Pai, que enviou o filho como seu missionário. E o Pai pode enviar mais trabalhadores para a colheita. Então, é preciso rezar, pedir-lhe mais missionários. A oração pelas vocações tem sido uma recomendação da Igreja a todos nós. Diante de tantas necessidades, da fome de Deus que tem esse mundo, das periferias existenciais desassistidas (como gostar de falar o nosso Papa), sentimos a falta de missionários, de animadores cristãos, de agentes de pastoral, de religiosos, diáconos e padres que continuem a anunciar o Reino e de apresentar Jesus salvador a todas as pessoas. E por que Jesus mandou em missão setenta e dois discípulos? Numa certa ocasião, ele enviou 12, os doze apóstolos. Doze é o número do povo de Deus organizado nas tribos. Doze é o número da Igreja, o povo de Deus liderado pelos 12 apóstolos. Mas, nessa cena aqui ele mandou 72. Setenta e dois é um múltiplo de 12, é 12 x 6. Esse número passa uma clara mensagem: Todo o povo de Deus é missionário. Não são enviados apenas alguns. Todos estamos sendo enviados. E enviados como Igreja, como povo organizado ao redor dos apóstolos. E a missão não é uma aventura isolada de alguém. Eles vão de dois em dois. Dois é o número do testemunho. O testemunho coincidente de duas pessoas era o suficiente, num processo em Israel. Além disso, ir assim, em dupla, indica também que a missão é algo partilhado, tarefa de Igreja, assumida em corresponsabilidade.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. João Carlos (https://www.padrejoaocarlos.com/search?q=Mateus+9%2C+9-13)_

*_Outros Comentários: Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3548)





Padre Paulo Ricardo (Site): https://www.youtube.com/watch?v=QOqTvLKSBxI


Bispo Dom Adair José Guimarães:https://youtu.be/5ETt1S08Eh0 




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://youtu.be/gfoLk9QybWo


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=xPzTk7pbsCk
 

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...