quinta-feira, 23 de setembro de 2021

*24 de Setembro de 2021 (6a Feira)*

 📆 *24 de Setembro de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. PACÍFICO DE S. SEVERINO, SACERDOTE FRANCISCANO / B. COLUMBA GABRIEL / NOSSA SENHORA DAS MERCÊS.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Ageu 1, 15b–2, 9* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da profecia de Ageu.

1, 15bNo segundo ano do reinado de Dario, 2, 1no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: 

2“Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 

3Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era?

4Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos.

5Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 

6Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 

7Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos.

8Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 

9O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos”. 

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ageu 1, 15b–2, 9* 

*Reflexão - “Deus garante a restauração do nosso coração aflito”*

“A Palavra de Deus se atualiza na nossa vida de uma forma espiritual e interior e nos torna capazes de assumir o desafio de construir uma vida nova. Assim como Deus incentivou o povo que retirou do Egito a tomar coragem para reconstruir o templo de Jerusalém e restaurar nele o seu antigo esplendor Ele hoje, também nos dá palavras de ordem e incentivo para que  persigamos a conquista de uma nova vida, com outra mentalidade, domando em nós todo desânimo e medo de errar. A Sua Palavra nos motiva a assumir compromisso e não desistir dos nossos objetivos de amá-Lo e servi-Lo. “Não temais, diz o Senhor”, “o meu Espírito permanece no meio de vós!” “Eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme... hei de encher de esplendor esta casa!” Não podemos duvidar, pois o próprio Deus nos garante a restauração do nosso coração afligido, ferido e maltratado pelo exílio longe do Senhor. Deus coloca à nossa disposição tudo de que necessitamos para que tenhamos uma vida de qualidade, vida de filhos de Deus, amados. Muitas vezes, perdemos um precioso tempo, preocupados (as) com a nossa existência, nossa sobrevivência, no entanto, o Senhor nos diz: “pertence-me a prata, pertence-me o ouro. O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira... estabelecerei a paz.” O que mais queremos esperar? Por que duvidamos da ação e da providência do Deus que nos criou? – O Senhor está perto de nós e sabe das nossas carências e dificuldades e faz questão de nos ajudar a construir em nós uma morada de paz e felicidade. - Você tem consciência de que hoje, como ontem o Espírito de Deus permanece no meio de nós? - De que você tem medo?- Você é uma pessoa que se aflige com as dificuldades da sua vida ou pelo contrário, tem confiança na providência de Deus e, se mantêm serena?- Você confia nas promessas de Deus para a sua vida e a da sua família? - Como está o seu relacionamento com a sua família. No seu lar existe paz e felicidade? Ore ao Senhor, hoje, e peça a Ele o cumprimento das promessas dessa palavra.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 42* 

🗣 *Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sois vós o meu Deus e meu refúgio: por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo?🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 42* 

*Reflexão* - “A justiça de Deus é justamente nos fazer viver uma vida digna de filhos e filhas. A indagação do salmista é a mesma que fazemos em certos momentos da nossa vida: “Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo?” Os nossos inimigos estão dentro de nós e partem de dentro dos nossos pensamentos. São as sugestões que nós acolhemos no nosso pensamento que dão o direcionamento para ficarmos perto ou longe do Senhor. Peçamos ao Senhor também que Ele envie a Sua luz e a Sua verdade para guiar os nossos passos a partir do que pensamos, sentimos e agimos. Diante do altar do Senhor, prostremo-nos aos Seus pés e assim nós encontraremos a alegria, a força e a esperança de chegar um dia ao Seu monte Santo, até a morada de Deus, no céu.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 18-22*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. *(Mc 10, 45)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 

19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 

21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Abracemos o nosso sofrimento de cada dia.”*

 “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia” (Lucas 9,22). Jesus está retirado com os Seus discípulos, e é para eles que Jesus pergunta: “Quem o povo diz que eu sou?”. Porque, uma vez, que a presença de Jesus é notória, todos falam d’Ele, mas o que o povo diz a respeito d’Ele? É claro que, quem não conhece a identidade, quem não conhece com profundidade cria as suas próprias identidades, os seus próprios conceitos e, muitas vezes, os próprios rótulos. Quando conheço alguma coisa de forma superficial, analiso a superfície e falo daquilo que de superficial estou vendo. Muitos não conhecem a identidade de Jesus, seja na época de Jesus ou nos dias de hoje; e, por isso, dizem que Jesus é João Batista, outros dizem que Jesus é Elias, outros, talvez, que é algum dos profetas que está aqui, que Deus mandou de volta porque ele realiza coisas maravilhosas. Tudo bem! O povo se encontra com Jesus em ocasiões especiais, o povo se encontra com Jesus quando d’Ele alcança graças. "E vocês que convivem comigo, comem comigo, estão no dia a dia comigo, para vocês quem sou eu?", está perguntando o próprio Jesus. Essa mesma pergunta Ele está dirigindo a mim e a você, nós que comemos e bebemos com o Senhor, nós que comemos o Corpo do Senhor, bebemos o Sangue do Senhor, nós que ouvimos a Palavra do Senhor, nós que nos denominamos seguidores e discípulos do Senhor. Quem é Jesus? Se não olharmos para o Cristo sofredor, nós também não abraçamos os nossos sofrimentos. Pedro respondeu sobre a sua identidade messiânica: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! Tu és o Cristo de Deus” (cf. Mateus 16,16). Quando Jesus proíbe Pedro de dizer isso aos outros, não é porque Pedro estava errado, mas é que Pedro compreendeu quem era, mas não entendeu o significado profundo do que, verdadeiramente, consiste ser o Messias, o Cristo. Muitos de nós também temos uma visão ingênua de Jesus. É verdade Jesus é o meu Senhor, é o meu Salvador, é o meu Redentor, Jesus é o amor da minha vida. São respostas que nós damos a partir da experiência que d'Ele conhecemos, mas não podemos deixar de dizer que Ele é o Cristo Crucificado e Ressuscitado. Alguns querem apenas pregar o Cristo glorioso, mas precisamos anunciar e pregar o Cristo servo, sofredor. Quando colocamos em nossas igrejas a imagem do Crucificado, em nossas casas, em nossas famílias, não é para exaltar o sofrimento, é para exaltar o Deus sofredor que assume todos os sofrimentos e dores da humanidade. É para tomarmos ciência de que Deus assume todas as fraquezas humanas. Se não olharmos para o Cristo sofredor, nós também não abraçamos os nossos sofrimentos. Se não olharmos para as fraquezas do Cristo Crucificado, não abraçamos as nossas próprias fraquezas, porque queremos viver apenas a ilusão da glória sem passar pela Via-Sacra, sem passar pela cruz da existência nossa de cada dia. Queremos rejeitar o sofrimento dos sofredores, não queremos abraçar a vida como ela é. Não há glória, não há Cristo glorioso sem abraçarmos o Cristo sofredor; não há glória para a nossa vida, se não abraçarmos a nossa cruz e o nosso sofrimento de cada dia. Jesus Cristo é o Senhor, mas Ele é o servo sofredor que ressuscitou por amor e que nos ensina, a cada dia, a carregarmos a nossa cruz. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. João Carlos (https://www.padrejoaocarlos.com/search?q=Mateus+9%2C+9-13)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)





Padre Paulo Ricardo (Site): https://www.youtube.com/watch?v=qCX7RTTCcbA


Bispo Dom Adair José Guimarães: https://www.youtube.com/watch?v=85rvl25QM6k




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://youtu.be/ZEbADuHPke4


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=hT3Jmu1DIlE


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...