sexta-feira, 17 de setembro de 2021

*20 de Setembro de 2021 (2a Feira)*

 📆 *20 de Setembro de 2021 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTOS ANDRÉ KIM E PAULO CHONG MÁRTIRES COREANOS (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires – Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SS. ANDRÉ KIM TAE-GON, PRESBÍTERO, E PAULO CHONG HA-SANG E COMPANHEIROS, MÁRTIRES COREANOS /  S. EUSTÁQUIO / CÂNDIDA  E FRANCISCO MARIA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, por vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coreia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Esdras 1, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Livro de Esdras. 

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 

3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 

4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 

5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 

6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Esdras 1, 1-6* 

*Reflexão - “O Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada.”*

“Ciro, rei da Pérsia, escolhido do Senhor para libertar o Seu povo do cativeiro da Babilônia conclamou os israelitas para edificar o templo do Senhor, dizendo: “quem for povo de Deus..., que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor Deus de Israel.”  Da mesma forma como suscitou a Ciro, hoje também o Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada no meio dos homens. Somos o Seu povo que caminha em busca da Jerusalém celeste e, ao mesmo tempo, providencia o material para que seja levantado o templo do Senhor. No entanto, essa construção enquanto peregrinamos aqui na terra, acontece dentro do nosso coração. É no nosso interior que ajuntamos a prata, o ouro, bens e animais, donativos espontâneos para o templo do Senhor. Por meio da oração, dos sacramentos e da Palavra, da fé, da caridade e da esperança nós construímos o templo do Senhor. Somos nós, hoje, os batizados, aqueles que se sentem inspirados e motivados para crescer na graça e no conhecimento do amor de Deus que nos foi revelado por Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo.  No Antigo Testamento o povo de Deus O adorava no templo em Jerusalém, porém, Jesus Cristo veio inaugurar para nós um novo modo do ser espiritual. Desde já, aqui na terra o homem começa a edificar com a sua vida, a morada de Deus a fim de adorá-Lo e, com Ele ter intimidade. Subir a Jerusalém é crescer na graça de Deus para alcançar uma existência espiritual que se acentua, na medida em que o tempo passa. Dentro da Igreja, na comunidade ou na família, nós podemos nos ajudar mutuamente e nos empenhar na edificação do reino de Deus que é o estado da Jerusalém celeste. Porém, não nos é dado o direito de alcançar a meta, sozinhos (as).  Temos compromisso com todo o povo de Deus ainda que sejamos apenas vizinhos. A eles, devemos a ajuda em prata, em ouro, bens, animais e objetos preciosos que significam, o anúncio, a partilha, a fraternidade, a compreensão, o compromisso, o envolvimento, o acolhimento, o perdão, e muito mais. - Como está sendo edificada a morada de Deus, no seu interior? - Que material você tem usado nessa construção? - O que pode estar atrapalhando a sua caminhada em busca da Jerusalém interior: medo, desânimo, ira, desamor, inveja, vícios, preguiça, falta de oração? Pense nisto.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 125* 

🗣 *Maravilhas fez conosco o Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 125* 

*Reflexão* - “Quem planta, colhe! Mesmo que a nossa semeadura seja feita entre lágrimas, nunca poderemos perder a esperança de colher. Estamos aqui plantando para a vida eterna. Somos aqueles e aquelas que lançam a semente entre lágrimas, isto é, no meio dos sofrimentos, das provações da vida. Porém, com certeza, colheremos com alegria, porque é o Senhor quem realiza maravilhas na nossa vida.  É Ele quem faz germinar a semente que nós semeamos e quem providencia para nós o adubo e a água para regar. Mesmo chorando, que nós possamos continuar espalhando a semente do amor, do perdão, da união. Um dia, então, nós voltaremos alegres ao encontro do Pai.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 8, 16-18*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5, 16)_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 

17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 

18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Para entrarmos em comunhão com Deus, para acolhermos o seu projecto de amor sobre nós, há uma condição: escutar a sua Palavra.”*

“É a Palavra do Senhor que nos permite enfrentar condições difíceis e empreender novos caminhos. Foi a Palavra do Senhor que moveu os exilados a porem de parte os interesses consolidados em Babilónia para regressarem a Jerusalém e iniciarem a reconstrução do templo, da cidade e do povo de Deus. «Vede como ouvis», diz-nos o Senhor (Lc 8, 18). Tudo começa por uma boa escuta da Palavra de Deus e pela obediência a essa Palavra. O Senhor e a sua Palavra são causa digna à qual dedicar tudo o que somos: «Pois, àquele que tem, ser-lhe-á dado e terá em abundância; mas àquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado» (Mt 13, 12). Se escutarmos a Palavra de modo adequado (escuta integral, constante e obediente, aderente à existência) experimentamos a luz do evangelho e tornamo-nos testemunhas eficazes. Há que escutar e aprofundar a Palavra. Há que acolhê-la com todo o coração. Na reconstrução do templo, lemos a profecia da morte e da ressurreição de Cristo: o templo destruído, ressurge. A ressurreição é a verdadeira reconstrução do Templo de que, também nós, fazemos parte. No édito de Ciro há um pormenor que nos toca de perto. É verdade que o novo templo de Jerusalém é reconstruído pelos Judeus. Mas também os pagãos são chamados a colaborar: «Todos os sobreviventes, onde quer que habitem, sejam providos pelos habitantes das localidades onde se encontram, de prata, ouro, cereais, gado e ofertas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém» (v. 4). Esta ideia é retomada por Paulo, quando fala da oferenda dos gentios (cf. Rm 15, 16). Mas, quando a palavra de Deus se realiza, a realização ultrapassa sempre o que se tinha entendido num primeiro momento: a oferenda dos gentios é, na verdade, a oferenda de si mesmos, como pedras para a construção do novo templo. Nós, que não éramos povo de Deus, fomos aceites para formar o templo de Deus, com os Apóstolos e os Profetas (cf. 1 Pe 2, 5.10). Reconhecemos nesta página a nossa própria história, o privilégio que temos em participar na construção do templo de Deus, não só com ofertas materiais, mas com a oferta da nossa pessoa, unida à oferta do Senhor Jesus. Podemos descobrir a convergência profunda entre a nossa espiritualidade dehoniana e o apostolado missionário nos ensinamentos do Vaticano II. O decreto Ad Gentes, propõe-nos três razões para fundamento da actividade missionária. Ora essas razões são características da nossa espiritualidade: a vontade do Pai, que quer que todos os homens se salvem e participem na salvação realizada por Cristo Jesus; a exigência de amor, de caridade que anima a Igreja, Corpo de Cristo; a constituição de todo o género humano no único Povo de Deus, a sua reunião no único corpo de Cristo, a sua edificação no único templo do Espírito Santo"... À convergência profunda entre o apostolado missionário e a nossa espiritualidade deve corresponder um adequado estilo de vida missionária.”

*_Comentário do Evangelho: Dehoanianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3539_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/) 





Padre Paulo Ricardo (Site): https://www.youtube.com/watch?v=NPyYaqHQOC0


Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/m7lTXkOL0e4




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://youtu.be/QvRtJKOcXtk


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=-YxcMGcPhrA


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...