quinta-feira, 16 de setembro de 2021

*17 de Setembro de 2021 (6a Feira)*

 📆 *17 de Setembro de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. ROBERTO BELARMINO / S. COLUMBA / HILDEGARDES.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros. *(Cf. Eclo 36, 18)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Timóteo 6, 2c-12* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 2censina e recomenda estas coisas. 

3Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 

4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas,

5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro.

6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 

7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 

8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos.

9Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 

10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos.

11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 

12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Timóteo 6, 2c-12* 

*Reflexão - “A cobiça do dinheiro é a raiz de todos os males.”*

“Nesta carta a Timóteo São Paulo fala para aquelas pessoas que se dedicam ao serviço do reino de Deus, no entanto, muitas vezes, se confundem, e fazem da piedade uma fonte de lucro.  Dessa forma, elas ficam obcecadas pelos resultados materiais e esquecem o espírito de desprendimento que deve regular as ações dos cristãos. Como consequência disso, se extraviam da fé e se atormentam por causa de muitas preocupações.  Assim, ele enfatiza ser a cobiça do dinheiro a raiz de todos os males. São Paulo também abre os nossos olhos quando diz: “Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça... combate o bom combate da fé.” Combater o bom combate da fé é trabalhar e fazer a parte que nos cabe confiando em que Deus providenciará o suficiente para que tenhamos dignidade. O dinheiro em si não é o mal, mas sim, o apego e a sofreguidão com que o buscamos querendo ter muito e sempre mais. O que está em jogo não é o ter muito dinheiro. Às vezes, podemos até nem ter dinheiro, mas cobiçá-lo é o que estraga o nosso coração e a nossa relação com Deus. O apego às coisas materiais nos tira o sentido de Deus e do Evangelho. Pelo contrário, quando procuramos a justiça e o amor, estamos combatendo o bom combate da fé e, assim, conquistaremos a vida eterna que é paz e tranquilidade, desde já. - Como você tem lidado com este tipo de coisa? Qual é o significado que o dinheiro tem para você? -  Você tem cobiçado muita coisa? – Faça uma reflexão!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 48* 

🗣 *Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Não te inquietes, quando um homem fica rico e aumenta a opulência de sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida”! Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e nunca mais verão a luz!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 48* 

*Reflexão* - “O salmista também nos coloca diante de um quadro muito real na nossa vida: “ninguém se livrará de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate!”  Não há preço que nos isente da morte, e mesmo que tenhamos muitos bens não poderemos levá-los conosco. Portanto, não nos aflijamos pela nossa vida, se temos pouco ou se possuímos muito e não coloquemos a nossa felicidade na dependência do que amealhamos. Deus é Senhor do nosso hoje e do nosso amanhã e com Ele, nada deveremos temer.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 8, 1-3*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 

2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 

3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O mal é vencido quando anunciamos o Reino de Deus.”*

“Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus” (Lucas 8,1). A missão de Jesus é andar; Ele não andava pouco, Jesus andava muito; e onde andava, pregava e anunciava o Reino de Deus. Quando pregamos o Reino de Deus, quando anunciamos o Reino de Deus, o mal é vencido, o demônio é expulso, somos curados, os espíritos malignos são exorcizados da nossa vida e Jesus, com o Seu Reino, transforma a nossa existência e a realidade onde nós estamos. Por isso, anunciemos e preguemos o Reino de Deus. Os discípulos de Jesus se tornam apóstolos; e o apostolado é anunciar o Reino de Deus. Já tem muita gente para anunciar fofoca, para falar da vida dos outros; já tem muita gente que semeia a mentalidade do mundo no mundo onde nós estamos. Inclusive, é triste; porque muitas pessoas que são de Deus, que foram convertidas para Deus, estão deixando de anunciar o Reino de Deus, estão sendo levadas por novas filosofias, novos ensinamentos, e nada contra a pessoa crescer humanamente e profissionalmente, mas só quem tem Palavra de salvação é Jesus. Não é somente a salvação para quando a pessoa morrer e ir para a eternidade; Jesus nos salva plenamente, nos salva nesta vida e nos salva para a eternidade. Só quem transforma realmente as pessoas é Jesus, por isso, O anunciemos. Quando pregamos e anunciamos o Reino de Deus, o mal é vencido, o demônio é expulso. Sei que vivemos num mundo onde as pessoas estão sedentas de novidades, mas daqui a pouco as novidades viram coisas velhas; e as pessoas sedentas de novidades estão se deixando levar, se arrastar por tantas filosofias, por tantos ensinamentos e cursos. Volto a dizer que cada um procure se aprofundar profissionalmente e humanamente onde lhe fizer bem, mas não posso deixar de anunciar o Reino de Deus, de pregar o Evangelho, porque os homens e as mulheres, transformados ao longo da história da humanidade, foram transformados pelo poder do Evangelho. E é esse Evangelho que anuncio e prego de todo o meu coração. Assim como essas mulheres, como Maria Madalena, de quem foi expulso sete demônios; olhe Joana, mulher de Cusa, um alto funcionário de Herodes; olhe Susana e tantas outras mulheres transformadas pelo poder do Evangelho. O mundo de hoje está precisando ver cada vez mais homens e mulheres transformados pelo poder do Evangelho. Colocar a "carinha" nas redes sociais e ter a ousadia de dizer: “Olha o que Jesus realizou na minha vida”, “Olha o que Jesus fez em mim”... Porque já tem quem faz propaganda dos produtos, das maquiagens, já tem quem faz propaganda disso e daquilo, já tem quem faz propaganda de muita coisa superficial e momentânea, mas precisamos propagar, anunciar e proclamar o que Jesus tem feito em nossa vida. Se Jesus tem transformado a sua vida, não deixe de anunciar, de pregar e dizer para o mundo que Jesus é nosso Salvador, é nosso Redentor, é Ele quem dá sentido e sabor à nossa vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/) 






Padre Paulo Ricardo (Site): https://youtu.be/XvuGwe31jlo


Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/C-bOCbgLNJc




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://www.youtube.com/watch?v=JN4UXuHRtr8&t=3s


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=pbFujQeovEg


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...