segunda-feira, 6 de setembro de 2021

*07 de Setembro de 2021 (3a Feira)*

 📆 *07 de Setembro de 2021 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SANTA REGINA / CLODOALDO E JOÃO DE NICOMÉDIA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. *(Sl 118, 137. 124)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Colossenses 2, 6-15* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses

Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 

7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. 

8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 

9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 

10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 

11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.

12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.

13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 

14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 

15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Colossenses 2, 6-15* 

*Reflexão - “A plenitude da divindade habita em Jesus Cristo!”*

“São Paulo nos conscientiza claramente de que é preciso cultivar a firmeza quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Desta forma, com certeza, iremos sentir dentro de nós, os efeitos da plenitude da divindade que habita em Jesus Cristo. “Dele também, diz São Paulo, vós estais repletos, pois ele é a cabeça de todas as forças e de todos os poderes.” Como somos tíbios em assumir a salvação que Jesus veio nos dar! Diante de Deus, no nosso Batismo, fomos sepultados com Cristo e ressuscitamos com Ele, no entanto, as nossas atitudes não condizem com as de alguém que morreu com Jesus para o pecado e que com Ele ressuscitou para uma vida nova. A salvação de Jesus é atual, para os dias de hoje! Às vezes, pensamos que estamos vivenciando o Evangelho em todos os sentidos, porém, uma simples avaliação das nossas ações mostraria como ainda enveredamos por caminhos que não são o caminho de um cristão, porque não nos deixamos conduzir por Cristo.  Em Jesus habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, se nos apossássemos dessa verdade, certamente, nós, pela fé, nos deixaríamos guiar por Ele, enraizados nele e edificados sobre Ele. E aí, então, nenhuma vã filosofia do mundo, nenhuma doutrina falsa iria direcionar a nossa vida.  Devemos ter consciência de que somos novas criaturas, pois Jesus já pagou a nossa dívida e já recebemos o perdão dos nossos pecados. Somente pela fé é que podemos a assumir a condição de criaturas novas, circuncidados e guiados por Cristo. - Em você já habita essa certeza? - O que você faz quando alguém o (a) interpela com filosofias diferentes? - Você já assumiu ser uma nova criatura, pela Fé em Jesus Cristo?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 144* 

🗣 *O Senhor é muito bom para com todos.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “Como nós perdemos tempo na vida com medo de Deus! O salmista, porém, nos lembra: “misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão.” Só o Senhor é bom, só Ele pode compreender as nossas ações, os nossos erros. Que nós possamos rezar com esse salmo, glorificando o Senhor e exaltando o Seu Santo Nome deixando que a Sua ternura nos abrace e dê alento à nossa alma. Que nós saibamos proclamar o Seu poder amoroso no mundo.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 12-19*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure. *(Cf. Jo 15, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 

13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 

14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 

15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 

16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 

18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 

19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A oração traz a luz que precisamos para as nossas escolhas.”*

“Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus” (Lucas 6,12). Hoje, queremos olhar para Jesus, o mestre da vida. O Mestre é aquele que nos ensina como devemos viver a nossa vida. Somos todos os dias convocados pela vida a tomarmos decisões, a fazemos escolhas. E como nós precisamos cuidar, porque, muitas ou tantas vezes, fazemos escolhas erradas, precipitadas, muitas vezes somos movidos por sentimentos que não são os melhores sentimentos, tomamos decisões a partir de rancor, da raiva, da ira, do ressentimento, mas, sobretudo, pela precipitação do momento. Como precisamos aprender com o Mestre Jesus que a luz vem da oração; e a oração é que traz a luz que precisamos para as escolhas da vida. Jesus tinha um grupo grande de discípulos, mas, dentre os Seus discípulos, Ele precisava escolher os Seus apóstolos. O Senhor da vida, Jesus, precisava da luz do Pai, a comunhão com o Pai, para que Ele pudesse, na serenidade e na sobriedade da alma, escolher aqueles que o Pai designava. Precisamos aprender com o Mestre Jesus que a luz vem da oração, e a oração é que traz a luz que precisamos. A luz de Deus vai sempre nos ajudar, mesmo nos erros que nós, muitas vezes, tropeçamos na vida, isso se soubermos nos voltar verdadeiramente para Deus e deixar que Ele ilumine o nosso coração pela força da oração. Não podemos ignorar a oração em nossa vida, não podemos negligenciar a oração de forma alguma. Estamos cometendo erros, atropelos em escolhas fundamentais da vida, por falta da sobriedade e da oração. Jesus passou a noite inteira em oração para que, na luz do Espírito, pudesse fazer a escolha necessária. Ali, inclusive, entre os doze escolhidos, estava Judas, o traidor. Não é que Judas não devia ser escolhido, ele recebeu a chance e a graça; se ele não correspondeu à graça, que dor para o coração do Senhor, mas que dó para ele que perdeu a oportunidade. Mesmo, muitas vezes, querendo acertar, podemos errar; e a graça de Deus vai nos iluminar até para corrigirmos os erros que cometemos. Mas não escolha primeiro o erro, escolha a luz e a graça. E a graça de Deus vai nos acompanhar quanto mais nos dedicarmos à oração; a alma se debruçar sobre ela, para que nada seja feito sob o impulso das trevas, sob o impulso do sentimento do coração que não está purificado e iluminado. Por isso, nos refugiemos na oração, porque é lá que recebemos a graça da iluminação interior. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)





Padre Paulo Ricardo (Site): https://youtu.be/znXtWo61KuE


Bispo Dom Adair José Guimarães: https://youtu.be/o9NV0RaLZUk





Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://youtu.be/OPZDL0gpv18


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=pMl-kANkPE8


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...