quarta-feira, 18 de agosto de 2021

*19 de Agosto de 2021 (5a Feira)*

 📆 *19 de Agosto de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SÃO JOÃO EUDES / SISTO III, PAPA / S. MAGNO / LUIS DE TOLOSA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. *(Sl 83, 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Juízes 11, 29-39a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro dos Juízes. 

Naqueles dias, 29o espírito do Senhor veio sobre Jefté e ele, atravessando Galaad e Manassés, passou por Masfa e Galaad e de lá marchou contra os filhos de Amon. 

30E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: “Se entregares os amonitas em minhas mãos, 

31a primeira pessoa que sair da porta de minha casa para vir ao meu encontro, quando eu voltar vencedor sobre os amonitas, pertencerá ao Senhor e eu a oferecerei em holocausto”. 

32Jefté passou às terras dos amonitas para combater contra eles, e o Senhor entregou-os em suas mãos. 

33E Jefté fez uma grande mortandade em vinte cidades, desde Aroer até a entrada de Menit e até Abel-Carmim, e assim os filhos de Amon foram subjugados pelos filhos de Israel. 

34Quando Jefté voltou para sua casa em Masfa, sua filha veio-lhe ao encontro, dançando ao som do tamborim. Era a sua única filha, pois não tinha mais filhos. 

35Ao vê-la, rasgou as vestes e bradou: “Ai! Minha filha, tu me prostraste de dor! És a causa da minha desgraça! Pois fiz uma promessa ao Senhor e não posso voltar atrás”. 

36Então ela respondeu: “Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, trata-me segundo o que prometeste, porque o Senhor concedeu que te vingasses de teus inimigos, os amonitas”. 

37Depois, disse ao pai: “Concede-me apenas o que te peço: deixa-me livre dois meses para ir vagar pelos montes com minhas companheiras e chorar a minha virgindade”. 

38“Vai!”, respondeu ele. E deixou-a partir por dois meses. Ela foi com suas companheiras chorar pelos montes a sua virgindade. 

39aPassados os dois meses, voltou para o seu pai e ele cumpriu o voto que tinha feito.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Juízes 11, 29-39a*

*Reflexão - “Deus não precisa das nossas promessas insensatas”*

“Jefté precipitadamente prometera a Deus sacrificar a primeira pessoa a quem encontrasse se saísse vitorioso no combate que iria travar contra os “filhos de Amon.” Quando voltou empunhando o galardão da vitória a sua alegria se transformou em dor, pois para cumprir a promessa que havia feito ao Senhor teve que sacrificar a sua única filha.  Diante do que lemos temos que nos conscientizar de que precisamos ter muito cuidado com os votos que fazemos diante de Deus. Muitas vezes somos insensatos (as) e inconsequentes quando desejamos alcançar os nossos objetivos ou queremos derrotar “os filhos de Amon”, isto é, ultrapassar as barreiras dos nossos desafios. Diante de Deus nós nos expomos e fazemos promessas impensadas as quais não podemos cumprir. Em outras vezes, nós garantimos a Deus a realização de ações que não dependem somente de nós e sacrificamos outras pessoas. Deus não precisa das nossas promessas insensatas nem tampouco dos nossos sacrifícios e holocaustos. Não precisamos imolar ninguém para alcançar do Senhor as bênçãos para as nossas conquistas. O Senhor deseja de nós somente os bons propósitos de conversão e que tenhamos um coração contrito e confiante de que Ele nos concederá tudo de que precisamos. Muitas vezes o que sonhamos não é o que Deus sonhou para nós, por isso, o melhor que fazemos quando saímos para a nossa luta diária é entregar nas mãos do Senhor os nossos objetivos pedindo a Ele forças para lutarmos de acordo com o que Ele pretende nos conceder. Não devemos desistir de lutar para conquistar os nossos sonhos, no entanto, precisamos entregá-los ao Senhor para que se faça a Sua vontade e não a nossa. – Você costuma fazer promessas extravagantes para obter o que deseja? – Você tem tido sucesso? – Você acha que precisa disso? – Você acha que pode voltar atrás nas suas promessas? – Você costuma se arrepender e trocar de promessa diante de Deus? – Reflita sobre isso!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 39* 

🗣 *Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 39* 

*Reflexão* - “Este salmo é uma reflexão da primeira leitura. “É feliz quem a Deus se confia”. O Senhor não quer de nós sacrifícios e oblações nem ofertas nem vítimas, mas somente que tenhamos o prazer de fazer a Sua vontade. E a vontade do Senhor que vivamos de acordo com a Lei que Ele já gravou no nosso coração e que estejamos à Sua disposição para servi-Lo.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 22, 1-14*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 

3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 

4O rei mandou outros empregados, dizendo: ʽDizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!ʼ 

5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 

6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 

7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 

8Em seguida, o rei disse aos empregados: ʽA festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 

9Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes.ʼ 

10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 

11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 

12e perguntou-lhe: ʽAmigo, como entraste aqui sem o traje de festa?ʼ Mas o homem nada respondeu. 

13Então o rei disse aos que serviam: ʽAmarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentesʼ. 

14Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Respondamos ao convite que Deus faz ao nosso coração.”*

“Então, os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados” (Mateus 22,10). Na parábola de hoje, Jesus compara o Reino dos Céus com a história daquele rei que preparou a festa de casamento para o seu filho. Veja, se você vai fazer a festa de casamento do seu filho, da sua filha, a primeira coisa que você se preocupa é com aquela famosa "listinha" de convidados. Você estabelece prioridades: quem é próximo, quem é amigo, quem são os padrinhos, e aí você os convida. Que frustração é quando você pensa em alguém, quando você deixa de lado alguns e coloca aquele fulano, aquele outro, aquela outra como prioridade, e aquele que você pensou, que você teve amor e carinho para chamá-lo, ele te dá a desculpa de que não pode, que não vai dar, que tem outros compromissos ou fica muito feliz com o convite, mas não poderá estar. Sem contar aqueles que nem respondem que não poderão estar e nem comparecem. Eu penso, qual seja a frustração do coração de quem já preparou qualquer recepção e aqueles convidados fizeram pouco-caso, indiferença e nem deram a desculpa, muitas vezes, convincente. Muitos fazem pouco-caso, se comportam com indiferença, não dão valor ao chamado, ao convite da graça. É preciso dizer que no Reino dos Céus é assim: Deus convida os seus filhos, Ele convida aqueles que parecem ser os bons, os mais sensatos e quanta gente dando desculpa: “Não posso”, “Estou ocupado”, “Tenho compromissos”. Primeiro, é verdade que essa parábola é voltada ao povo de Israel que foram os primeiros convidados, foram os primeiros dignatários do banquete do Reino dos Céus. E o Noivo, o Filho, é o Filho de Deus, Ele veio... E quantos se comportaram, na época de Jesus, com indiferença! Não tem problema! Já que os convidados não puderam vir, o pai mandou que os empregados saíssem para chamar todos aqueles que encontrassem pelas ruas, esquinas; e encheram a casa para a festa. Mas veja, mandou chamar e revestiu aqueles que estavam nas esquinas, jogados e desprezados, os revestiram com a roupa da dignidade, os revestiram com a roupa evangélica, os revestiram com o traje da festa dos Céus. Quem não era digno, Deus fez considerar-se digno. Por isso, no Reino dos Céus, não há distinção entre quem é bom e quem parece bom, entre quem é justo e quem parece ser injusto. Todos são convidados, nós é que somos pessoas seletivas e, muitas vezes, discriminatórias; nós é que relativizamos e deixamos as pessoas de lado. Deus não exclui ninguém, todos são convidados, todos são chamados. É preciso dizer que muitos fazem pouco-caso, se comportam com indiferença, não dão valor ao chamado, ao convite da graça; e muitos se comportam como esse homem que chegou de improviso, mas estava lá sem a dignidade, sem a roupa, sem a preparação, sem a entrega, sem o traje oficial e, por isso, foi mandado embora da festa. É preciso responder ao convite que Deus faz ao nosso coração a cada dia. Se essa palavra está chegando a você, é porque você é um convidado! Por favor, não faça pouco-caso, não dê uma de indiferente, não arrume desculpas, porque o Senhor te chama para o banquete, o Senhor te chama para fazer festa das núpcias reais do Seu Filho Jesus. Dê a melhor resposta e se prepare dignamente para isto. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/) 



Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):https://www.youtube.com/watch?v=bSG41SSgPvY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...