terça-feira, 31 de agosto de 2021

*03 de Setembro de 2021 (6a Feira)*

 📆 *03 de Setembro de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO GREGÓRIO MAGNO, PAPA DOUTOR, MEMÓRIA (Branco)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. GREGÓRIO MAGNO, PAPA / 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Colossenses 1, 15-20* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses

15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 

16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 

17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 

18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 

19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 

20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Colossenses 1, 15-20* 

*Reflexão - “Em Jesus, nós reatamos a amizade com o Pai”*

“Hoje nós aprendemos com São Paulo que Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, o princípio e o fim de todas as coisas criadas. Por causa dele, o Pai criou o céu e a terra, as coisas visíveis e as invisíveis, isto significa que, nós também, fomos criados por meio dele e para ele.  O Apóstolo nos afirma que Deus quis habitar em Jesus com toda a sua plenitude a fim de nos reconciliar com Ele. Portanto, se Cristo habita em nós, com toda a certeza também o Pai está conosco e, assim nós voltamos a ter com Ele uma convivência de amor como a que existia no paraíso. Nós sabemos que Adão e Eva tinham intimidade com o Pai e gozavam da Sua assistência e proteção. O pecado os afastou do Paraíso fazendo com que também nos afastássemos da graça santificante, porém, em Jesus, nós reatamos a amizade com o Pai e fomos admitidos novamente no Seu reino. A obra de Deus é espiritual e, por isso, precisamos entender que ela acontece dentro de nós, mesmo que não a estejamos vendo com os nossos olhos físicos. É um grande mistério de amor o que acontece dentro de nós quando pela fé, acolhemos Jesus e o seu reino de paz. O reino de Deus é a vivência da Sua misericórdia mesmo que ainda sejamos pecadores. Pensar nisso faz aumentar na nossa alma a esperança da vida eterna desde já.- Você sabia:-  que em Jesus  Cristo está a sua razão para viver e ser feliz?-  que há um mundo espiritual dentro de você onde você pode se comunicar com o Pai? - que Jesus Cristo veio revelar a face do Pai que é AMOR e MISERICÓRDIA?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 99* 

🗣 *Com canto apresentai-vos diante do Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho.🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 99* 

*Reflexão* - “O salmista proclama a nossa pertença a Deus. Somos seu povo e seu rebanho. Fomos criados à Sua imagem e semelhança, portanto, a nossa pátria é o céu. Para o céu nós seguimos cantando e servindo ao Senhor até quando se abrirão para nós as portas dos átrios do Senhor. A nossa peregrinação aqui na terra tem como desígnio e finalidade a conquista do paraíso perdido.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 5, 33-39*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 

34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 

35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 

37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 

38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Coerência de vida.”*

“Fazer apenas por fazer, não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina que todas as coisas têm um momento e o jeito certo de serem realizadas e nos propõe a aproveitar o tempo em que vivemos com coerência e de coração. Percebemos, então, que diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. Não podemos querer enxertar na nossa mente ideias e conceitos que estejam fora da nossa maneira de ver e julgar.  O que é novo não cabe na mentalidade antiga. O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a nossa maneira de aceitar as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos Seus mandamentos. A maneira como enfrentamos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual acolhemos as propostas de Deus nos darão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham validade. Precisamos, portanto, de um espírito aberto, para acatar as novidades do Evangelho e para viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, nunca iremos produzir frutos bons e a nossa vida será um testemunho de incoerência. A oração e o jejum são ótimos instrumentos de purificação e de autodomínio, no entanto, só terão eficácia se aplicados no momento necessário. Na festa, o Senhor nos convida a estar com Ele saboreando a Sua companhia e de tudo quanto Ele  nos proporcionar.   - Você é uma livre ou é apegada ao seu modo de pensar? - Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho? -   Qual a sua atitude, diante das pessoas quando você jejua? - Você costuma murmurar e se lastimar por causa das boas obras que faz aos outros?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_





Padre Paulo Ricardo (Site): https://www.youtube.com/watch?v=IKFMKaybX4I

Bispo Dom Adair José Guimarães: https://www.youtube.com/watch?v=n8OT9enHYIk




Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://www.youtube.com/watch?v=u5qPiMJ9ew8&t=3s


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): https://www.youtube.com/watch?v=yyHWpouxycg


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/# 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...