sexta-feira, 16 de julho de 2021

 

📆 *21 de Julho de 2021 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. EZEQUIEL, PROFETA / S. LOURENÇO DE BRINDES, PRESBÍTERO CAPUCHINHO / S. PRAXEDES / JOÃO DA SÍRIA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. *(Sl 53, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Êxodo 16, 1-5. 9-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Êxodo.

1Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sin, entre Elim e o Sinai, no dia quinze do segundo mês da saída do Egito. 

2A Comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 

3“Quem dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos juntos às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxeste a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”

4O Senhor disse a Moisés: “Eu farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 

5No sexto dia, quando prepararem o que tiverem trazido, terão o dobro do que recolhem diariamente”.

9E Moisés disse a Aarão: “Dize a toda a comunidade dos filhos de Israel: ‘Apresentai-vos diante do Senhor, pois ele ouviu a vossa murmuração’”. 

10Enquanto Aarão falava a toda a comunidade dos filhos de Israel, voltando os olhos para o deserto, eles viram aparecer na nuvem a glória do Senhor. 

11O Senhor falou, então, a Moisés, dizendo: 

12“Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.

13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 

14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.

15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 16, 1-5. 9-15*

*Reflexão - “No meio do caminho, nós também somos provados”*

“Os israelitas agora se lamentavam por terem deixado “as panelas de carne” e o pão que comiam com fartura, no Egito, terra na qual eles haviam sido escravizados. A necessidade do pão material fez com que eles esquecessem tudo quanto o Senhor lhes havia providenciado até aquele momento e começaram a murmurar contra Moisés e contra Deus. No entanto, mesmo diante da incompreensão do povo, o Senhor prometeu-lhe o pão e a carne que veio em abundância em forma de maná, (que é isso?), e de codornizes. Fazendo um paralelo com a travessia no deserto da vida, nós também percebemos que há momentos em que estamos maravilhados com a providência de Deus e com a Sua intervenção, enquanto somos livrados de males e salvos de situações as quais temos de enfrentar. Assim, quando conhecemos o poder do amor de Deus, nós dizemos que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Mestre, nosso Guia e Libertador. Acontece, então, que Jesus nos arranca das situações de pecado e nós começamos a fazer uma caminhada de conversão. No entanto, no meio do caminho, nós também somos provados, “para que saibamos quem é o Senhor nosso Deus” e a fome de carne bate à nossa porta. Como aconteceu com o povo no deserto, nós temos saudades do tempo da escravidão, quando tínhamos uma “falsa liberdade” para satisfazer a vontade do nosso ser carnal. São momentos de aridez, de desconfiança, de falta de fé e de desânimo que nos levam também a murmurar e a desejar desistir e voltar atrás. Entretanto, nunca poderemos nos esquecer de que da mesma forma que Moisés foi intercessor do povo de Deus no deserto, Jesus Cristo é, diante do Pai, o nosso justificador e mediador e, somente Ele, poderá nos enviar o alimento que o Pai providenciou para nós, o verdadeiro Pão da vida. O maná que a cada dia descia dos céus para os antigos é, hoje, o Pão da Palavra e da Eucaristia que nos fortalecem o corpo, a alma e o espírito.  Assim sendo, não precisamos murmurar quando estivermos na sequidão do deserto. Peçamos a Jesus que interceda ao Pai por nós e Ele nos saciará e providenciará o Pão da vida. – Você costuma murmurar quando lhe faltam a fé e a esperança? – Você tem saudades do tempo em que vivia na escravidão do pecado? – Você tem pedido a Jesus que o (a) alimente com o Pão da Palavra e da Eucaristia? – Você tem fome do amor de Deus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Ex 77* 

🗣 *O Senhor deu o pão do céu como alimento.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ E tentaram o Senhor nos corações, exigindo alimento à sua gula. Falavam contra Deus e assim diziam: “Pode o Senhor servir a mesa no deserto?”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir; fez chover-lhes o maná e alimentou-os, e lhes deu para comer o pão do céu.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância; fez soprar o vento leste pelos céus e fez vir, por seu poder, o vento sul.🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Fez chover carne para eles como pó, choveram aves como areia do oceano; elas caíram sobre os seus acampamentos e pousaram ao redor de suas tendas.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 77* 

*Reflexão* - “Da mesma forma como fez com os antigos é o Senhor quem providencia para nós o alimento em abundância. Esta verdade nós precisamos transmiti-la a todos com quem convivemos e deixá-la escrito para os que nos sucederem. Por isso, o salmista nos diz que não ocultemos a nossos filhos, mas sim contemos à nova geração as grandezas do Senhor e seu poder para que eles possam caminhar confiantes neste mundo em busca da terra prometida, o monte que o seu braço conquistou para nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 1-9*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 

2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 

3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 

4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 

5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 

6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 

8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 

9Quem tem ouvidos, ouça!”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Semeando o Amor”*

“Jesus continua sentando-se às margens do mar da nossa vida para nos ensinar a semear a semente da Sua Palavra em todos lugares, de todas as maneiras e em quaisquer situações.  Somos nós os semeadores dos tempos atuais e como o semeador do Evangelho nós somos convidados a sair do nosso comodismo para espargir o amor de Deus que se manifesta através da revelação da Sua Palavra e dos Seus ensinamentos. A primeira lição que aprendemos é a de que não devemos escolher o terreno para fazer o plantio, mas aproveitar todas as oportunidades, mesmo que a terra seja, aparentemente, árida, cheia de pedra e de espinhos. Nós semeamos o amor de Deus e os ensinamentos de Jesus quando testemunhamos com a nossa vida as grandes e pequenas transformações, os pequenos e grandes milagres que aconteceram em nós, por força da Sua Palavra. Jesus nos adverte que nem sempre a semente do nosso testemunho irá germinar, florescer e dar frutos. Por isso, não podemos desistir quando encontrarmos gente de coração duro, fechado, incrédulo, questionador, desconfiado e sem esperança. Somos convocados (as) a semear com alegria a palavra de Deus em todos os terrenos. Não podemos nos limitar apenas ao terreno que achamos ser “bom”, pois, o semeador saiu para semear em todo terreno e a semente prosperou naquele que foi o melhor. Não queiramos, pois, escolher o terreno, a nossa parte é semear, e o Senhor fará a Sua obra acontecer dentro dos corações. Outra grande lição que aprendemos é a de que precisamos ter em mãos a semente para poder semear. Sair para semear sem levar a semente, não dá! A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, o próprio Jesus que veio a nós para nos formar e nos conduzir aqui na terra. Portanto, Ela faz parte da nossa vida e precisa estar em nossas mãos e no nosso coração. A semeadura acontece ao longo da nossa existência, por onde passamos, onde vivemos e com quem convivemos, para isso precisamos ter segurança no que falamos e no que pregamos. A Palavra de Deus é a verdade e ninguém pode nos desmentir quando estamos firmados(as) nos Seus oráculos. – Você se considera um(a) semeador(a) da Palavra de Deus?  – Você tem escolhido terreno pra lançar a semente? – Você tem intimidade com a Palavra de Deus? – Ela se expressa nas suas atitudes, no seu testemunho? – Você desanima quando não consegue “convencer” as pessoas?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...