quinta-feira, 15 de julho de 2021

 📆 *18 de Julho de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XVI DOMINGO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. EMILIANO / S. BRUNO DE SEGNI, BISPO / SÃO FREDERICO DE UTRECHT / SANTO ARNULFO DE METZ / ESTÁCIO.

 _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. *(Sl 53, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jeremias 23, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!

2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. 

3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. 

4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. 

5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 

6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 23, 1-6*

*Reflexão - “Temos que ser bons pastores”*

“O trecho do Livro do Profeta Jeremias nos conta os planos de Deus para restabelecer o Seu rebanho, sobretudo, simbolizado pelo retorno à obediência de Sua palavra e aos bons valores. Vivemos em um mundo individualista onde muitas vezes não queremos saber os motivos que levaram/levam nossos irmãos à separação de Deus, e, logo, à destruição das relações familiares, com os amigos e dos vínculos com a própria Igreja. Diz o Senhor “  Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem.” em uma clara mensagem da missão que todos nós temos: manter as pessoas no caminho de Deus, porque só assim, não sofrerão mais os medos e as angústias e se fará valer a justiça e a retidão - de quem segue o caminho reto, a vida correta baseada nos bons valores, o caminho com Deus, e, logo, o caminho da salvação. Nisto também reside nossa fé, de que o Senhor agirá com justiça com aqueles que se mantiverem fiéis ao Seu rebanho e providenciará bons pastores para cuidar das Suas ovelhas - “e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão.” Então, o que você tem feito para manter o rebanho com Deus, com Jesus (CIC. 787)? Você tem sido exemplo de bom pastor para a sua vida, sua família, seus amigos, inimigos e Igreja? Que o Espírito Santo nos ilumine na nossa missão! Amém!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 22* 

*Reflexão* - “A nossa salvação implica em que tenhamos certeza de que Jesus nos conduz por onde andamos e, desde já, nós podemos usufruir de tudo quanto este salmo nos assegura: águas repousantes, prados e campinas verdejantes, forças restauradas. Mesmo que andemos por vales tenebrosos, isto é, no meio dos perigos do mundo, sabemos que estamos seguros nas mãos do Senhor, porque Ele é o nosso pastor. Felicidade por toda a vida e, no final, a morada eterna perto de Deus. Esta é a promessa para  você.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Efésios 2, 13-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: 13Agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 

14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade.

15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 

16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 

17Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 

18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Efésios 2, 13-18*

*Reflexão - “Pelo Espírito, somos morada de Deus”*

“Em Jesus, todos nós fomos chamados à santidade, não importando qual a nossa raça e a nossa origem. Nele, nós nos tornamos um só homem novo para viver a unidade do Espírito Santo, estabelecendo a paz, pois, Ele destruiu em si mesmo a inimizade que existia entre nós e Deus. Jesus veio anunciar a paz que é o vínculo que nos une ao Pai e a todos os irmãos, não somente a nós que somos seguidores do Seu Evangelho, mas também àqueles que ainda não O conhecem e nem praticam os Seus ensinamentos. Assim como o sol nasceu para todos, em Jesus, todos têm direito ao acesso junto de Deus Pai.  Desse modo, já não somos mais estrangeiros nem migrantes aqui na terra, fomos integrados no edifício em que o próprio Jesus Cristo é a pedra principal. Somos da família de Deus, participantes de um só corpo, recebemos a mesma graça do Espírito Santo, e estamos integrados na construção da morada de Deus entre nós. Logo, não podemos ficar somente na esfera do racional, do que “entendemos” com a nossa cabeça. O Espírito Santo é quem nos move para perceber a obra que o Senhor se propõe a realizar em nós, que é de reconstrução dos nossos relacionamentos conosco, com os homens e com Ele mesmo. – Você já se considera concidadão dos santos? – Como você vê aquele (a) irmão (ã), batizado (a) quem você nem aprecia muito? – As suas atitudes demonstram que você vive a unidade do Espírito Santo aqui na terra? - As pessoas notam alguma diferença no seu comportamento? – Você ainda se considera um estrangeiro (a) no meio dos santos?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 30-34*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

_Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar. Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem comigo a caminhar. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.

31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.

32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 

33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O silêncio de Deus nos refaz.”*

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Marcos 6,31). Jesus está na Sua missão de levar a Palavra de Deus aos corações feridos, machucados, dilacerados, corações sedentos da graça de Deus. E, muitas vezes, Jesus se depara com numerosas multidões e, movido pela compaixão, Ele se volta para as Suas ovelhas, para cuidar das feridas, para tratá-las. Jesus sabe o quanto estamos maltratados e feridos. Mas fico impressionado com a sutileza do coração de Jesus, o Mestre. Porque, diante da missão, Ele não empurra os Seus apóstolos para irem somente pregar e anunciar. Não! É preciso descansar: “Vinde, pois, num lugar à parte. Vinde sozinhos e descansai um pouco”. Porque o descanso é sagrado, é sublime, o descanso nos refaz e nos recria. Estamos vivendo em uma era de tantas doenças e enfermidades emocionais porque não sabemos cuidar de nós nem nos permitimos ser cuidados por Deus, entramos num ativismo acelerado da vida que não paramos, o cérebro não para, a cabeça não para, o coração vive os impulsos todos. É preciso silenciar, acalmar, sair do barulho, porque o coração não foi feito para as agitações constantes. É preciso se colocar no silêncio de Deus porque é ali que Ele fala e se refaz. O que renova o coração, o que renova a mente é saber se refazer no deserto da vida; e o deserto é o lugar do encontro, é o lugar do silêncio, é o lugar de se refazer. Por isso, se queremos fazer as coisas, é preciso nos refazermos primeiro, é preciso sair do fazer para poder fazer bem o que temos para fazer. Nossa vida tem ficado muito atropelada, acidentada, estamos, às vezes, acumulando coisas sobre coisas. É preciso deixar para retomar, é preciso acalmar para se revigorar, é preciso silenciar para poder escutar, é preciso se colocar no silêncio de Deus porque é ali que Ele fala e se refaz. A missão é grande, a missão é árdua; a missão de cada pai e de cada mãe de família, a nossa missão neste mundo, a missão de anunciar o Evangelho; é tudo muito árduo e exigente... Por isso, precisamos cada vez mais do descanso sagrado de Deus para nos refazer e para Ele nos restaurar. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...