domingo, 11 de janeiro de 2026

📆 *11 de Janeiro de 2026 (Domingo)*

 📆 *11 de Janeiro de 2026 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*BATISMO DO SENHOR, FESTA* (Branco, glória, creio, prefácio próprio - ofício da festa) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. HIGINO, PAPA / S. PEDRO DE CESAREIA, MÁRTIR / SÃO PAULINO DE AQUILEIA, BISPO / SÃO TEODÓSIO / SÁLVIO E HONORATA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Batizado o Senhor, os céus se abriram e, como uma pomba, o Espírito pairou sobre ele. Então a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho dileto, nele está todo o meu amor. *(Cf. Mt 3, 16-17)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, que, tendo sido o Cristo batizado no rio Jordão, e descendo sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso dileto Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Assim fala o Senhor: 1”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 

3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 

4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,

7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*


*Reflexão - “Somos servos ou voluntários?”*

“O servo é alguém escolhido por Deus para realizar a missão de levar ao mundo a verdadeira religião. O servo perfeito aos olhos de Deus é cheio do Espírito Santo, e com muita sabedoria, conquista para Deus as pessoas “sem levantar a voz”, “sem quebrar aquele que já está trincado”, sem “apagar a pouca fé que as pessoas possuem” “promovendo a justiça para obter a verdade”.  Ele não esmorece nem se abate, não desanima, pelo contrário, é luz das nações para abrir os olhos dos cegos a fim de que enxerguem Jesus e sejam libertados do cativeiro. Jesus é o modelo do servo perfeito. Todos nós somos chamados (as) a imitá-Lo e, como Ele fez, anunciar a Salvação que o Pai nos garante, com gestos, palavras e expressões coerentes com a nossa missão de missionários do amor. Acontece, porém que na maioria das vezes nós nos propomos a ser servos e servas fiéis, mas na realidade fazemos apenas um papel de voluntário (a), alguém que em alguns momentos está disponível, mas em outros se desculpa, porque está muito ocupado nos seus afazeres pessoais ou tem medo de enfrentar os desafios.  Devemos ter consciência de que quando Deus nos chama Ele também nos segura pela mão, nos prepara e faz de nós um sinal de aliança com os povos e luz das nações. Se quisermos seguir a Cristo, cada um de nós deve assumir também este encargo, tendo Jesus como modelo e confiante de que é esta a Missão que o Pai nos entregou. Servindo aos irmãos é que podemos ser servos de Deus, dentro da nossa casa, com a nossa família, no lugar onde trabalhamos e em todas as circunstâncias da nossa vida quando lidamos com pessoas que estão cegas, ou para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão, aqueles que vivem nas trevas.  - Esta é a sua missão, você a tem cumprido? – Você tem feito aliança com as pessoas? – Como está sendo o seu relacionamento com a sua família, com os seus amigos? – Você se considera um servo, uma serva ou apenas um voluntário (a)?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 28*

🗣 *Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 28* 

*Reflexão* - “Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias: 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 

35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.

36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 

38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*

*Reflexão - “Deus não faz distinção de pessoas”.* 

“É muito bom saber que todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo.   Ele é o Senhor de todos e, como todos nós recebeu o batismo e foi ungido com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo que nós recebemos no nosso Batismo é quem nos motiva a viver a justiça e paz de Deus e, mesmo que sejamos os maiores pecadores nós podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os necessitados. Hoje também, Jesus nos convoca a participar da Sua vida, ministrando em Seu Nome e dando guarida a todos os que precisam professar o Seu Nome. O nosso julgamento humano é vão e imperfeito, por isso, muitas pessoas que nós não acreditamos possam ser salvas, conseguirão a salvação porque temem a Deus e praticam a justiça.  Mas a justiça de Deus não faz distinção de pessoas. – Você aceita todas as pessoas como elas são ou faz alguma entre elas? - Você já acolheu a Boa Nova de que Jesus é o seu Salvador mesmo que você seja um grande pecador? – Você acha que Deus está com você?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 3, 13-17* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! *(Cf. Mc 9, 6)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo,13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A renovação espiritual do nosso Batismo.”*

A renovação espiritual do nosso Batismo

Neste domingo em que celebramos a Festa do Batismo do Senhor, a Igreja proclama o Evangelho de São Mateus, capítulo 3, versículos do 13 ao 17. Nesta festividade que dá início ao Tempo Comum, refletindo sobre o batismo de Jesus, somos chamados a renovar o nosso próprio Batismo e a vivê-lo de forma intensa, no dia a dia, em meio às dificuldades desta vida. Obviamente, é impossível falarmos do nosso Batismo sem nos remetermos à realidade dos sacramentos. Para apresentarmos um conceito muito prático, podemos dizer que um sacramento é a forma de Jesus distribuir aos homens as graças da salvação que Ele obteve para nós com a sua Paixão, Morte, Ressurreição, Ascensão e derramamento do Espírito Santo, em Pentecostes. Temos aqui, portanto, as graças do mistério pascal, aquelas que brotam do peito aberto de Nosso Senhor na Cruz para a nossa salvação. Tudo isso está presente nos Sete Sacramentos, que são a forma de recebermos pessoalmente essa dádiva. Por meio deles, recebemos o que a Igreja chama de graça santificante, que, apesar de ser una, pode ser recebida de formas diferentes, e uma delas é o Batismo. Sim, nas águas batismais, somos regenerados, restaurados em nossa vida espiritual, a vida mais importante — chamada em grego de “zoé” por São João, justamente para diferenciá-la da vida meramente material, a “bios”. Sim, a vida material passará, mas a vida espiritual em Deus permanecerá eternamente. E Jesus veio nos trazer essa vida eterna por meio do Batismo. Falando sobre essa regeneração feita pelo Batismo, São Paulo diz: “Vós fostes sepultados com Cristo no batismo e ressuscitastes com Ele” (Cl 2, 17). Isso reforça a ideia de que o Batismo é um processo de morte e ressurreição. Aliás, a própria palavra grega baptizō (βαπτίζω) significa “mergulho”, simbolizando assim uma morte por afogamento. E os Santos Padres ensinam que a pia batismal é, ao mesmo tempo, um sepulcro, onde morre o velho homem, e um útero, do qual sai à luz o homem regenerado pela graça. E tudo isso está alicerçado perfeitamente nas Sagradas Escrituras. Basta olharmos o que nos diz novamente São Paulo: “Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6, 3-4). No Evangelho de hoje, que descreve o batismo de Nosso Senhor por São João Batista, vemos uma referência à Criação do mundo. No livro do Gênesis lemos o seguinte: “No princípio Deus criou o Céu e a Terra, e a Terra estava desordenada, vazia, caótica; e o Espírito Santo pairava sobre as águas” (Gn 1, 1-2). Essa realidade do Espírito de Deus que pairava sobre as águas é retratada justamente no batismo de Nosso Senhor. Quando Jesus desce às águas, o Céu se abre, e o Espírito de Deus desce sobre Ele em forma de pomba, como o Espírito que descia sobre as águas na Criação. Se refletirmos a respeito da dignidade do nosso Batismo, chegaremos à conclusão de que ele não é só a nossa recriação, a nossa regeneração. Santo Agostinho nos lembra de que o Batismo é maior do que a própria Criação. Comentando o Evangelho de São João, o Bispo de Hipona explica que a obra de salvação de um pecador, pela qual ele é transformado em santo, é uma obra maior do que a criação do Céu e da terra, porque o Céu e a terra passarão, mas a salvação daquele que foi justificado permanecerá eternamente. Aqui, Santo Agostinho está mostrando a grandeza do mistério do nosso Batismo. Nas águas batismais, fomos verdadeiramente libertos do Inferno pela graça de Deus. Nenhum idioma humano pode expressar a real dimensão, a maravilha inefável, de um pecador que, por meio do Batismo, é transformado em templo do Espírito Santo. Ao sermos batizados, verdadeiramente deixamos as trevas do pecado para receber a luz da salvação; tornando-nos, assim, filhos de Deus. Mas como realmente podemos viver essa graça que recebemos no Batismo? Por meio de uma realidade muito semelhante à comunhão espiritual. Então, primeiramente, vamos entender o que é a comunhão espiritual, para podermos explicar essa outra realidade. A comunhão espiritual pode ser vivida quando, impossibilitados de receber a hóstia consagrada, nós nos recolhemos em silêncio no nosso coração e desejamos a comunhão. A Igreja reconhece que, quanto mais intenso for esse desejo, mais profunda será a graça que iremos receber. Se a comunhão sacramental só pode ser feita uma vez por dia — o Direito Canônico permite até uma segunda vez dentro da Missa participada —, podemos nos unir ao Senhor na comunhão espiritual várias vezes por dia, e assim vamos aumentando nosso desejo de Deus. Aqui, é importante ressaltar que a comunhão espiritual não é imaginária; ela é muito real. Só não é sacramental, externa, porque ocorre no âmbito da vida interior, e acontece na proporção do nosso desejo. Isso que acontece na comunhão espiritual podemos viver intensamente em nossa alma com todos os sacramentos. Ora, se nos é dado viver de forma espiritual a comunhão, que podemos receber todos os dias, tanto mais viveremos interiormente os outros seis sacramentos, que não podemos receber todos os dias. E como isso se relaciona à realidade do Batismo? Ora, se podemos receber espiritualmente a comunhão todos os dias, então também podemos renovar espiritualmente as graças batismais. Essa realidade, que podemos chamar de renovação espiritual do Batismo, consiste em nos inclinarmos humildemente diante da misericórdia divina, agradecidos pela graça de termos recebido o Batismo, que nos dá uma dignidade maior do que qualquer outra realidade espiritual. Sim, a dignidade da ordenação sacerdotal não é maior do que a dignidade que recebemos nas águas batismais; nem mesmo o Papa recebeu dignidade maior quando foi incubido do seu pontificado, isso porque, no Batismo, ele se tornou templo da Santíssima Trindade e regenerado como filho de Deus. Vale dizer que o Batismo faz da criança recém-batizada realmente um sacrário vivo. Claro, a diferença entre um bebê saído da pia batismal e a hóstia consagrada é que na hóstia acontece a transubstanciação, isto é, a substância de pão deixa de existir; enquanto no Batismo a substância da criança permanece. Mas o bebê se tornou uma presença inefável do próprio Criador. É por isso, por exemplo, que Leônidas, pai de Orígenes, quando seu filho foi batizado, ajoelhou diante dele e adorou Deus, que estava ali presente no menino recém-batizado. Todos os anos, no dia do seu Batismo, São Vicente Ferrer celebrava Missa solene em ação de graças; se estivesse em Valência, cidade onde foi batizado, ia até a Igreja onde recebeu o sacramento e beijava a pia batismal. São Luís, rei da França, assinava os documentos oficiais do reino como “Louis de Poissy”, para sempre lembrar da cidade onde ele havia sido regenerado por Cristo no Batismo; o monarca sabia que, na pia batismal, havia recebido uma glória maior do que a que recebeu no trono da França. É celebrando o batismo do Senhor que nos damos conta da grandeza do nosso Batismo. Sim, porque, como afirmou Santo Agostinho, a obra realizada em nós por Deus na pia batismal é maior do que toda a obra da Criação; pois Céu e terra vão passar, mas a justificação realizada em nossa alma é eterna. O Evangelho nos mostra que, para vivermos bem o nosso Batismo, precisamos atender a duas exigências: uma negativa e outra positiva. A primeira é a exigência de, todos os dias, morrermos definitivamente para o pecado; e a exigência positiva é a de vivermos com Cristo em Deus. Sim, essa dupla realidade é atestada claramente pelas Sagradas Escrituras, e disso ninguém duvida. O próprio São Paulo diz: “Tomai consciência de que estais mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus” (Rm 6, 11). Morrer para o pecado, eis o primeiro passo que muitos batizados, infelizmente, não têm coragem de dar. Se nos déssemos conta do absurdo que é pecar, jamais pecaríamos. Seria como trocar esta vida biológica por um quinquilharia comprada numa loja popular, dessas de 1,99. É um absurdo. Ninguém trocaria sua própria vida por uma bobagem e, no entanto, é justamente isso que fazemos quando pecamos. Trocamos a vida eterna — infinitamente mais valiosa do que esta vida aqui — por um prazer efêmero, uma satisfação passageira. Por isso, precisamos morrer para o pecado, que, aliás, é exigência intrínseca ao próprio sacramento do Batismo. Agora, quanto à parte positiva do processo, que é viver com Cristo em Deus, aí sim temos legiões de cristãos que não conseguem praticar essa verdade, porque vivem absortos nas coisas mundanas, e só raramente levantam o olhar ao Céu. Triste verdade: muitos conseguem se fazer milionários neste mundo, mas não se preocupam minimamente em se fazer milionários no Céu e, no entanto, não se dão conta de que não levarão seus bens materiais para a sepultura. É por isso que São Paulo diz que “a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” (1 Cor 3, 19). Vamos, então, assumir de vez a consciência de que, neste mundo, não temos morada permanente, porque caminhamos rumo à cidade futura, como nos diz São Pedro: “Como peregrinos e migrantes, abstenhamo-nos dos apetites carnais que combatem contra a nossa alma” (1 Pe 2, 11). E são do Apóstolo Paulo estas outras palavras que também nos fazem pensar em nossa morada eterna: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3, 1-3). Por isso, nesta Festa do Batismo do Senhor, renovemos espiritualmente o nosso Batismo, para que possamos realmente viver como peregrinos nesta terra, mortos para o pecado e vivos para o Senhor, onde está a nossa pátria definitiva.

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/https://padrepauloricardo.org/liturgia/11-01-2026)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

📆 *10 de Janeiro de 2026 (Sábado)*

 📆 *10 de Janeiro de 2026 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DO TEMPO DO NATAL DEPOIS DA EPIFANIA (Pf. epifania, Cor Branca)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. AGATÃO, PAPA / S. MILCÍADES, PAPA / B. GREGÓRIO X, PAPA / SÃO GUILHERME DE BOURGES / ALDO, NICANOR.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus enviou o seu Filho, nascido uma de mulher, para que todos recebêssemos a filiação adotiva. *(Gl 4, 4-5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho Unigênito nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 5, 14-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 

15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.

16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.

17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 

18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.

19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 

20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 

21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 5, 14-21*

*Reflexão - “Deus nos dá muito mais do que pedimos”*

“A confiança de que a vontade de Deus é o melhor que poderá nos acontecer nos garante convicção para pedir a Ele tudo o que almejamos e aceitemos tudo o que Ele nos conceder. Se, sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que possuímos o que havíamos rogado, nos diz São João. Portanto, podemos fazer os nossos pedidos com a mais absoluta certeza de que Deus nos dará muito mais do que realmente queremos alcançar.  São João nos aconselha tanto a fazer os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir.   Por isso, precisamos estar vigilantes em oração pedindo ao Senhor para que não caiamos em tentação como também, nós somos chamados (as) a rezar pelos pecadores confiando na misericórdia do Senhor. O pecado nos conduz à morte, porém, Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência para conhecermos a verdade e nos preservemos do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim São João nos aconselha a guardar-nos dos ídolos, isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que  Deus quer nos dar. - Você tem confiança de pedir a Deus tudo o que você almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 149* 

🗣*O Senhor ama seu povo, de verdade.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 149* 

 *Reflexão* - “Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando é libertada da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as nossas angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolavam. Desse modo nós podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem de nós como os santos  e os anjos do céu que louvam o Senhor  dia e noite com cânticos e danças.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 3, 22-30* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_O povo, sentado nas trevas, grande luz enxergou; aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. *(Mt 4, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 

23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.

24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 

25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 

26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.

27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 

28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 

29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 

30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O Batismo que jorra do peito de Cristo.”*

“Qual é a diferença entre o Batismo de João e o de Jesus? Por que o primeiro era apenas sinal de penitência, enquanto o segundo é verdadeiramente fonte de vida e renovação espiritual? Com a liturgia deste sábado depois da Epifania, encerra-se o ciclo do Natal para dar lugar, a partir de amanhã, ao Tempo Comum. E o Evangelho de hoje já nos insere nesse clima do ministério público de Cristo, ao qual daremos mais atenção ao longo dos próximos meses. Aqui, o evangelista começa por nos apresentar o contraste entre o Batismo de João Batista, por um lado, e o de Jesus, por outro: o primeiro era simples figura e preparação do segundo, que jorraria mais tarde, com a sua força sacramental, do peito aberto de Cristo crucificado. Mas vejamos antes o contexto em que se insere essa narrativa. Após descrever o ministério de Cristo em Jerusalém, o evangelista nos transporta para os arredores da Cidade Santa, “na região da Judéia” (v. 22), onde o Senhor permaneceu com os seus discípulos, pelos quais batizava os que vinham procurá-lo (cf. Jo 4, 2). Também se encontrava ali João Batista, antes de ser aprisionado por Herodes (cf. v. 24), administrando um Batismo de penitência. Ora, alguns de seus discípulos, revoltados com que as turbas começassem a ir atrás de Jesus, procuraram acender nele um espírito de rivalidade: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele” (v. 26). João, porém, replicou-lhes nestes termos: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu” (v. 27), isto é, quereis que eu me arrogue uma glória que Deus não me concedeu. Por isso, recorda-lhes em seguida o que já lhes havia testemunhado antes acerca de Jesus (cf. Jo 1, 20-23.26-27.33-34), cuja onímoda grandeza ele confessa publicamente e ilustra, aqui, com a bela parábola do Esposo e do amigo do esposo (cf. v. 29). Cristo — diz ele — é o Esposo a quem foi prometida uma esposa, que representa não apenas o povo judeu, mas o mundo inteiro (cf. Jo 1, 29), ao passo que ele, João, é apenas o amigo do Esposo (gr. ὁ δὲ φίλος τοῦ νυμφίου) a quem cabia conduzir-lhe a sua noiva. Ora, como João já tivesse cumprido a sua função de νυμφαγωγός e visse, como fruto dela, os homens acorrerem a Jesus, não lhe restava mais do que dizer: “Esta é a minha alegria, e ela é completa”. Por isso — conclui —, “importa que Ele cresça e que eu diminua” (v. 30): Ele, com efeito, vem de cima e é superior a todos, enquanto eu venho da terra e não sou digno sequer de lhe desatar a correia das sandálias (cf. v. 31; Jo 1, 27); o Batismo dele é fonte de água viva, que jorra do Coração traspassado do Deus feito homem, ao passo que o meu é apenas sinal de penitência e figura daquela purificação interior que só o Espírito Santo pode operar em nossas almas. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/o-batismo-que-jorra-do-peito-de-cristo)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *09 de Janeiro de 2026 (6a Feira)*

 📆 *09 de Janeiro de 2026 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DO TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA* (Branco, pref. da Epifania ou do Natal, p. 7 - ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

B. ANTÔNIO FATATI, BISPO DE ANCONA / S. ANDRÉ CORSINI, CARMELITA, BISPO DE FIÉSOLE / SANTO ADRIANO DA CANTUÁRIA / MARCIANA, FELIX, VIDAL, FELIPE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso. *(Cf. Sl 111, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus todo-poderoso, por meio da estrela revelastes aos Magos o nascimento do Salvador do mundo; manifestai também a nós o mistério de Cristo, para que cresçamos sempre mais na adesão a ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João. 

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 

6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 

7Assim, são três que dão testemunho: 

8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. 

10Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 

11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 

12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*

*Reflexão - “O Espírito Santo é a verdade”.*

“Se quisermos vencer o mundo e as suas armadilhas e nos apossar da vida eterna precisamos crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem! Ele veio para nos salvar dando provas do Seu grande amor por nós, quando, na Cruz, derramou sangue e água e entregou o Seu Espírito. O Espírito Santo é a verdade e, unicamente por meio d’Ele é que somos convencidos (as) de que Jesus Cristo é o Filho muito amado de Deus. São João nos esclarece que são três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito. A água que verteu do lado de Cristo testemunha o Batismo que nos imerge na vida de Cristo e nos purifica. O sangue jorrado do peito de Cristo na Cruz testemunha a Eucaristia que nos une a Jesus Sacramentado e nos redime. E o Espírito que foi entregue por Jesus ao Pai para ser derramado nos nossos corações, nos santifica. Apossados (as) desta realidade todos nós seremos vencedores do mundo e receberemos a vida eterna que está em Jesus Cristo, pois “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” Vencer o mundo significa contrariar a nossa carne e suas concupiscências que almeja descanso, luxo, grandeza e rejeita sacrifício, purificação e penitência. - Você já se considera um vencedor do mundo ou o mundo ainda consegue vencê-lo (a)? – Você crê no testemunho que Deus dá de que Jesus é o Seu Filho? – Você já tomou posse do direito de possuir a vida eterna, em Jesus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 147* 

🗣 *Glorifica o Senhor, Jerusalém!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou;🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 147* 

*Reflexão* - “O salmista conclama a todos os que são descendentes do Senhor a glorificá-Lo pelos Seus grandes feitos. Jerusalém somos nós, templos do Senhor e vivemos em segurança, pois, temos a benção como proteção e a  paz como alimento. Assim, nós recebemos carinho e temos acesso aos preceitos do Senhor por meio da Sua Palavra.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 5, 12-16* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Cf. Mt 4, 23)*

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas 

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 

13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 

14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 

16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Deus não é um milagreiro!.”*

“Sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração”. (Lc 5, 15-16). O Evangelho desta sexta-feira da Epifania nos apresenta a cura de um leproso. Ora, tem-se tornado frequente no Brasil, graças à pregação de algumas seitas neopentecostais, certa dificuldade de entender a verdadeira finalidade dos milagres realizados por Nosso Senhor. Em muitas “igrejas” protestantes, com efeito, ensina-se de alguma forma que Deus quer curar todas as doenças, e que a condição para alcançar dele esse benefício extraordinário é crer, e crer com toda a firmeza. Por isso, o cristão que, apesar de seus esforços, permanece enfermo tem, na realidade, pouca fé e confiança em Deus. Não é preciso ser bom teólogo para ver nisto uma péssima teologia. É fato, sim, que Deus quer curar-nos de nossas mazelas, mas não é verdade que Ele o queira fazer já aqui, nesta vida, para que assim vivamos folgados e sem cruz. O curar-nos de uma doença, como dito, é um milagre, e que coisa é um milagre senão uma “palavra encarnada” com que Deus busca, não nos livrar dos nossos incômodos, mas aprofundar-nos na fé e levar-nos à santidade? É o que vemos no caso do leproso do nosso Evangelho. Ele se aproxima de Cristo já tendo fé: “Tu tens o poder de me purificar”, e o Senhor, ao limpá-lo da lepra, o adverte seriamente de não dar publicidade ao ocorrido: “Não digas nada a ninguém”. Porque Jesus não quer que, publicados aos quatro cantos os seus milagres, as pessoas o busquem querendo sinais, mas que o busquem querendo-o a Ele. É justamente o contrário do que, infelizmente, se ensina hoje a muitos cristãos separados da Igreja de Cristo: tratam a Deus como um mercador, quando não como um servente milagreiro, que estaria “obrigado” a provar-nos o seu poder fazendo da nossa vida uma gostosa amenidade. Isso não quer dizer que Deus não vá nunca conceder aos que o procuram algum bem temporal; Ele pode fazê-lo e o faz muitas vezes, mas apenas se for necessário ao que Ele verdadeiramente quer dar aos homens: a salvação eterna, aquilo para o que o Filho veio a este mundo — “que por nós homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus”. Nós, que temos a graça de ser católicos, ponhamos a mão na consciência e vejamos que pedidos temos feito a Deus; examinemos se os nossos afetos e apegos materiais têm tido prioridade sobre os nossos desejos de santidade e salvação; e supliquemos àquela Virgem sempre toda de Deus que nos alcance a graça de aborrecermos, mais do que tudo, a lepra dos nossos pecados, suportando enquanto a Providência assim o quiser os achaques desse corpo mortal, cuja glorificação esperamos confiantes na vida futura. Deus abençoe você!”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/deus-nao-e-um-milagreiro)

* Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *08 de Janeiro de 2026 (5a Feira)*

  📆 *08 de Janeiro de 2026 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DO TEMPO DE NATAL DEPOIS DA EPIFANIA* (Branco, pref. da Epifania ou do Natal, p. 7 - ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. SEVERINO, ABADE, APÓSTOLO DE NÓRICO / S. LOURENÇO JUSTINIANO, PATRIARCA DE VENEZA / TEÓFILO, APOLINÁRIO DE HIERÁPOLIS E ANTÔNIO DE CATEGERÓ.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

No princípio e antes dos séculos o Verbo era Deus, e dignou-se nascer como Salvador do mundo. *(Cf. Jo 1, 1)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que por vosso Filho fizestes surgir para todas as nações a luz da vossa eternidade, concedei ao vosso povo conhecer a fulgurante glória do seu Redentor e, por ele, chegar à eterna claridade. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 4, 19–5, 4*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 

20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 

21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.

5, 1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.

2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 

3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 

4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 4, 19–5, 4*

*Reflexão - “Pela fé nós venceremos o mundo”*

“A fé que tenhamos em Jesus Cristo como Filho de Deus é quem nos dará condições para cumprir o mandamento do amor ao próximo. “Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus”. Por isso, São João nos afirma que quem nasceu de Deus ama o Filho e ama também o Pai que o gerou. Com a maior facilidade todos nós, afirmamos que amamos a Deus e a Jesus, porém, muitas vezes não podemos dizer o mesmo em relação aos nossos irmãos e irmãs. Esquecemo-nos de que eles também foram gerados no amor do Pai e do Filho e têm direito ao nosso amor. Nesta carta São João também chama de mentirosos todos aqueles (as) que dizem que amam a Deus a quem não veem e odeiam o irmão (ã), a quem  veem.  Somos criaturas de Deus, todavia, nos tornamos filhos e filhas por meio de Jesus Cristo que veio até nós e assumiu a nossa carne e o nosso jeito de ser inserindo a nossa humanidade no mistério da Trindade. Assim sendo, quando olharmos os nossos irmãos e irmãs, precisamos nos conscientizar de que estamos vendo o próprio Jesus, homem como nós. Se tivermos isto em mente nós teremos mais motivação para amar o nosso próximo como a nós mesmos. Pela fé nós venceremos o mundo, pois, todo aquele que nasceu de Deus e crê em Jesus Cristo vive os mandamentos e é vencedor do mundo. – Você se considera vencedor do mundo? – Você costuma “enxergar” Jesus Cristo no próximo? – Você facilmente diz que ama a Deus? – E, ao seu  próximo, é fácil dizer que ama?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 71* 

🗣*As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 71* 

*Reflexão* - “O tempo em que estamos vivendo é um tempo de manifestação de Deus ao mundo, por isso, a insistência neste salmo que nos revela a soberania e o poder daquele que veio para libertar todos os povos. Em Jesus todos os povos são abençoados é o propósito de Deus que todas as nações O acolham como Rei e Salvador.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 4, 14-22a* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. *(Lc 4, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 

15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 

16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 

18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 

19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 

21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Um Deus que se oculta no dia a dia.”* 

“Jesus Cristo, Deus feito homem, é muito mais do que o Messias esperado; mas, ao mesmo tempo, foi muito “menos” para as expectativas terrenas dos judeus. No Evangelho de hoje, entramos com Cristo na sinagoga de Nazaré e o vemos ler a profecia que Ele mesmo, referindo-se à sua futura vinda na carne, inspirara outrora ao profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres” (v. 18). “Hoje”, revela então aos que ouviam a leitura, “se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”, porque Ele, Jesus de Nazaré, é Deus feito homem; sobre Ele repousa, na plenitude dos seus dons, o Espírito divino; e Ele mesmo é o conteúdo da Boa-nova que, por mandado do Pai, veio anunciar aos pobres, a fim de libertar os cativos e oprimidos, restituir a vista aos cegos e proclamar um ano da graça do Senhor (cf. v. 18-19). A essa palavra, por sua vez, reagem os judeus com espanto e confusão. Afinal, esperavam eles o Messias prometido, mas o que não podiam imaginar era que Deus enviaria alguém muito maior do que lhes tinha prometido. O povo, com efeito, aguardava um salvador, e quem veio foi o próprio Deus. Mas se aquele que veio era, sim, maior do que se esperava, era também, ao mesmo tempo, “menor” do que se imaginava, porque os hebreus ansiavam por um Messias glorioso e triunfante, que com mão de ferro livraria a nação judaica do jugo político de seus dominadores e poria fim, de uma vez para sempre, aos males do mundo. Eis porque os judeus não admitem até hoje que Cristo seja o Messias de Israel: se o fosse — dizem —, já não haveria mais doenças, nem morte nem guerras, e se o mundo continua como está — concluem —, é porque o Messias ainda não chegou. Mas nós, que recebemos o dom da fé, sabemos que Cristo não só cumpriu como superou as profecias: cumpriu-as, por ser verdadeiramente o Messias, o Ungido pelo Espírito que Deus prometera outrora a Abraão e aos Patriarcas; superou-as, por ser o próprio Filho de Deus encarnado, que sem perder a glória de sua majestade dignou-se aparecer aos nossos olhos despojado dos fulgores da sua grandeza, ocultando-se sob a figura daquele Menino de Nazaré, que, sustentando as estrelas do céu, quis viver na terra a “mesmice” do nosso dia a dia. Que nós, a quem foi dado reconhecer em Jesus o Cristo de Deus, possamos também reconhecê-lo nas coisas ordinárias e comuns da nossa vida, porque Ele mesmo fez questão de estar presente no nosso meio de forma oculta e discreta, sem se manifestar com os milagres chamativos que nós tantas vezes lhe pedimos. Que Ele nos conceda, pois, a graça de enxergarmos a sua epifania ordinária, mas nem por isso menos verdadeira e clara, nas realidades comuns da nossa vida. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/um-deus-que-se-oculta-no-dia-a-dia?page=239)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *24 de Junho de 2026 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2026 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...