segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

📆 22 de Dezembro de 2025 (2a Feira)

 📆 22 de Dezembro de 2025 (2a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento II)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia.  


S. FRANCISCA XAVIER CABRINI, VIRGEM, FUNDADORA DO INSTITUTO DAS MISSIONÁRIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS / FLORO E CIREMÃO.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas a fim de que o Rei da glória possa entrar. (Sl 23, 7)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho Unigênito; fazei que, ao proclamarmos humildemente o mistério da encarnação, mereçamos entrar em comunhão com o Redentor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - 1 Samuel 1, 24-28

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Primeiro Livro de Samuel. 


Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 1 Samuel 1, 24-28


Reflexão - “Hoje é tempo de louvar a Deus!”


“Depois que Samuel foi desmamado, Ana com o coração agradecido, reconhecendo o poder de Deus que se manifestou nela a partir da sua oração, foi até à casa do Senhor e ofereceu a Ele o pequeno Samuel, a dádiva que havia recebido das Suas mãos.  Antes, ela era estéril, mas milagrosamente o Senhor lhe concedeu a alegria da maternidade.    Ao longo de toda a nossa vida e de acordo com as diversas situações nós também temos feito pedidos ao Senhor, e Ele tem nos atendido. No entanto, recebemos os favores e, muitas vezes, esquecemos até de agradecer ou mesmo, de reconhecer a Sua providência para nós. Ana é então, para nós, o modelo da pessoa agradecida. Colocando-nos, hoje, diante do exemplo de Ana, também podemos refletir nas coisas impossíveis que pedimos ao Senhor, mesmo sem esperança, mas que finalmente, se cumpriram. Com o exemplo de Ana nós aprendemos a não somente agradecer ao Senhor, mas também ofertar a Ele o fruto das conquistas que obtivemos pelas Suas mãos prodigiosas. No final de mais um ano todos nós temos a oportunidade de louvar ao Senhor pela Sua providência, pela Sua proteção, pelo Seu consolo e, principalmente, pela Sua misericórdia. Portanto, hoje é tempo de louvar a Deus, de abrir o coração, quebrar as resistências do comodismo e agradecer ao Senhor por tudo!   – Durante o ano que está acabando você fez muitos pedidos a Deus? – Você já reconheceu os favores que Ele lhe concedeu? - Você já agradeceu e ofereceu a Deus o que Dele recebeu? – Aproveite este momento único e faça-o, agora!” 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 1Sm 2,1-8 


🗣 Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 1Sm 2,1-8 


Reflexão - “O Cântico de Ana para nós é um modelo de oração e de reconhecimento ao Senhor que vem em nosso socorro e nos sacia na hora da necessidade. Ela nos ensina a exultar o coração e elevar a Deus o nosso rosto alegre pela Sua intervenção. Reconhecer a nossa pequenez e aclamar a Deus pela Sua onipotência é uma necessidade da nossa alma. Quando assim fazemos, nós nos sentimos fortes e nos tornamos pessoas nobres que ocupam um lugar de honra e distinção no coração do Pai.”                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 1, 46-56

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Ó Rei e Senhor das nações, e Pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas. 


Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


”Nosso espírito é morada de Deus.”


“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Hoje, 22 de dezembro, às portas do Natal, a Igreja proclama o Evangelho da Virgem Maria, que canta o seu cântico de amor, o Magnificat: “A minh’alma engrandece o Senhor”. O que houve dentro da Virgem SS. nesta explosão de louvor? Pois bem, a primeira coisa que precisamos entender é que não é somente em sua alma humana que a Virgem SS. ama a Deus e transmite-lhe o seu amor, como se isso dependesse só das virtudes e esforços naturais dela. As palavras do cântico indicam algo mais profundo: “A minh’alma engrandece o Senhor, e exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador”. Qual, pois, é a diferença entre alma e espírito? Nós todos temos alma. Todos os seres humanos têm alma. Acontece que Deus quer modificá-la pela graça, Deus quer habitar dentro de nós, naquele “lugar” da alma em que Deus pode viver como Amigo. É a isso que chamamos espírito. Isso acontece de forma claríssima nos justos, ou seja, naqueles a quem Deus purificou dos pecados; no caso da Virgem Maria, ela foi preservada da mancha do pecado. Ora, quando Deus purifica os pecados de uma pessoa por meio do Batismo ou da Confissão, o fiel recebe uma graça, isto é, cria-se dentro dele um “lugar” chamado espírito. Pois bem, nós, quando nos pomos a rezar como a Virgem SS. está rezando aqui no Evangelho, precisamos procurar esse “lugar”. Essa é uma das grandes dificuldades da vida de oração. Muitos vão rezar, mas a primeira coisa que encontram não é a alma nem muito menos o espírito: a primeira coisa que encontram é o próprio mundo psicoafetivo, ou seja, aquilo a que geralmente se chama mundo “passional”. Vamos rezar, tentamos mergulhar em nós mesmos, e o que achamos lá? Agitação, medos, raiva, apegos... É evidente que é difícil rezar assim, e é por isso que precisamos ir mais fundo, descer à alma e, ali, encontrar o espírito. Dizê-lo de maneira teórica parece impor uma missão impossível: “Meu Deus, o padre está exigindo de mim algo que nem sei o que é!…”, mas você certamente já teve alguma experiência dessa natureza, isto é, algum momento da oração, seja ao ouvir uma pregação, seja ao ler um livro ou assistir a uma homilia, em que você pôs de lado as suas preocupações agitadas, enxergou uma verdade de Deus e, ali, experimentou que Ele o estava alimentando. Houve ali um um toque especial, um toque diferente. Ali, Deus tocou-lhe o espírito, o profundo de sua alma. Neste Natal, peça a Deus a graça de pôr em ordem a sua vida de oração, peça a graça de sair realmente da agitação, de largar a Marta agitada no meio das panelas da cozinha, de ir além do mundo passional, que nos cativa como se fôramos birutas levadas pelo vento. Faça o propósito de ter todos os dias um momento só para Deus, para que você possa recolher-se em sua alma e ter o seu espírito iluminado. Que a Virgem Maria seja para nós a Mãe bondosa que nos conduz pela mão. Ela, junto com S. José, é mestre de contemplação. Agarremo-nos à Virgem Maria, tomemos S. José pela mão! Quando olharmos para o presépio montado em nossas casas, com o bercinho vazio, com a manjedoura vazia à espera de Jesus, tomemos pela mão a José e Maria e digamos: “Senhor, vinde visitar-me neste Natal. Vinde, para que a minha alma vos engrandeça, ó Senhor, e exulte o meu espírito em vós, meu Deus e Salvador”.”


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 21 de Dezembro de 2025 (Domingo)

 📆 21 de Dezembro de 2025 (Domingo) 

_ _ _ _ _ _ 


QUARTO DOMINGO DO ADVENTO (Cor Roxa) 

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia. 


S. Pedro Canisio, presbítero jesuíta e doutor da Igreja / S. Miqueias, profeta

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! (Is 45, 8)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Isaías 7, 10-14

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 


Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”.

12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”.

13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 

14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Isaías 7, 10-14


Reflexão - “Deus está conosco!”


“Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade.  Assim sendo, por meio do profeta Isaias o próprio Deus nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. A expressão, "Deus conosco” sugere mais do que uma breve visita para um ato sacrifical, é antes, o compartilhar da experiência humana, portanto, o sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para distinguir o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo é o grande mistério do Amor de Deus por nós e foi concebido pelo Espírito Santo na terra do nosso coração!  Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, estamos nos esquecendo de que Jesus, é o Deus conosco, que nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou nos dar não só instruções e revelações, mas um modelo perfeito para copiar, Seu próprio Filho. E para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos. Precisamos, então ter consciência de que as barreiras as quais temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida tem ajudado nos seus relacionamentos? – Você costuma imitar a Jesus nas suas ações?” 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 23 


🗣 O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 23 


Reflexão - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 2a Leitura - Romanos 1, 1-7

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 


Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.

6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos, que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 2a Leitura - Romanos 1, 1-7


Reflexão - “A santidade é a nossa primeira vocação”


“Os profetas, já anunciavam a vinda do Messias, do Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade. Pelo Batismo nós também recebemos a tríplice missão de ser profeta, sacerdote e rei, assim sendo, temos o mandato de anunciar, de celebrar e de viver realmente a salvação que Jesus Cristo veio nos trazer. Portanto, a nossa vocação para o apostolado, é uma graça que recebemos do Pai pelo merecimento de Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo que O ressuscitou dos mortos. Não somos apóstolos (as) por um acaso, mas por um livre chamado que Deus fez por meio dos profetas, conforme as Escrituras. É pela Fé na ressurreição de Jesus Cristo que todos nós seremos salvos, portanto, como apóstolos, nós damos ao mundo o testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo e vivemos a nossa vocação para honra e glória do Seu Nome. Antes, porém, de sermos apóstolos (as), nós precisamos ser também discípulos que aprendem com o Mestre, pois, somente aprendendo com Jesus Cristo e O imitando, nós chegaremos à santidade, que é a nossa primeira vocação. - Você é discípulo de Jesus Cristo? – Ele o tem ensinado a ser também apóstolo? – Como um verdadeiro apóstolo você tem dado testemunho de Jesus no mundo? – Você tem buscado a santidade?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 1, 18-24

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco. (Mt 1, 23)

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”São José, nosso pai e senhor.”


“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”. Ao descobrir que Maria, sua esposa, estava grávida antes de viverem juntos (cf. Mt 1, 18), José decide abandoná-la (cf. v. 19). Por ser justo (gr. δίκαιος), isto é, fiel observador da Lei, José não podia conviver sob o mesmo teto com uma esposa grávida de outrem (cf. Dt 22, 23s). No entanto, não queria denunciá-la (gr. δειγματίσαι = difamar), isto é, acusá-la diante de juízes ou entregar-lhe publicamente uma carta de repúdio, pois a) era incapaz de duvidar de sua inocência e b) jamais acusaria alguém sem provas: “José, sabendo da castidade de Maria, mas atônito por sua gravidez, prefere calar-se diante de um mistério que não compreendia” (S. Jerônimo, In Matth., I, 19). Por isso, resolveu abandoná-la em segredo, para que só ele, que não fora chamado a participar desse mistério, arcasse diante do povo com a culpa pelo rompimento dos esponsais. Mas eis que o anjo do Senhor, provavelmente S. Gabriel, apareceu-lhe em sonhos, dizendo-lhe: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria” em tua casa “como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (v. 20), e não de outro homem. O anjo conta-lhe em seguida o que já fora revelado a Maria: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus” (v. 21). Deus concedeu a José, portanto, todos os direitos paternos sobre o Filho que nasceria da Virgem, pois tanto ao pai quanto à mãe cabe o direito de dar nome aos filhos (cf. Gn 4, 1; 5, 29; 21, 3 etc.). Com um ato de fé e obediência, sinal de sua insigne santidade, José, após acordar, “fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou” publicamente Maria como “sua esposa” (v. 23). Apesar de justo, José teve de passar por essa dolorosa provação, a fim de que se lhe confirmasse a fé de que ele tantas vezes dera prova, porque assim como a fé de Abraão foi provada pela entrega de um filho, Isaac (cf. Gn 22, 1-19), a de José foi provada pela aceitação de outro, Jesus, sobre quem mereceu exercer uma verdadeira autoridade de pai. — Que o exemplo de S. José, a quem Deus purificou pela obediência da fé e elevou à condição de primeiro de todos os santos, nos anime sempre a confiar nos desígnios divinos e a receber em nossas vidas, seja na dor, seja na alegria, a Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador..” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 20 de Dezembro de 2025 (SÁBADO)

 📆 20 de Dezembro de 2025 (SÁBADO) 

_ _ _ _ _ _ 


SÁBADO DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento II - Ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia.  


S. FILOGÔNIO, BISPO / SÃO ZEFERINO / SÃO DOMINGOS DE SILOS.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus. (Cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Deus eterno e todo-poderoso, pela anunciação do anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, ficou repleta da luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Isaías 7, 10-14

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 


Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 

14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Isaías 7, 10-14


Reflexão - “Deus está conosco!”


“Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade.  Assim sendo, por meio do profeta Isaías o próprio Deus nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. A expressão, "Deus conosco” sugere mais do que uma breve visita para um ato sacrifical, é antes, o compartilhar da experiência humana, portanto, o sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para distinguir o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo é o grande mistério do Amor de Deus por nós e foi concebido pelo Espírito Santo na terra do nosso coração!  Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, estamos nos esquecendo de que Jesus, é o Deus conosco, que nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou nos dar não só instruções e revelações, mas um modelo perfeito para copiar, Seu próprio Filho. E para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos.  Precisamos, então ter consciência de que as barreiras as quais temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida tem ajudado nos seus relacionamentos? – Você costuma imitar a Jesus nas suas ações?” 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 23 


🗣 O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 23 


Reflexão - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 1, 26-38

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas. 


26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”Por que chorava o Menino Jesus?”


“Nesta novena de Natal, estamos meditando o hino Tu scendi dalle stelle, de Santo Afonso Maria de Ligório e hoje gostaríamos de meditar a estrofe de número quatro, que diz assim: “Mas se foi vontade tua o teu sofrimento, por que queres chorar, por que gemer? Ó meu Esposo, Deus amado, meu Jesus, eu te compreendo, sim. Ó meu Senhor. Tu não choras pela dor, mas pelo amor”. É importante nós sabermos que o mínimo sofrimento de Jesus, redentor e salvador, já teria sido o suficiente para redimir a humanidade. Os vagidos do pequeno Menino, naquela noite de frio na manjedoura, já são suficientes, já têm amor suficiente para redimir a humanidade inteira, e no entanto Deus não quis que as coisas cessassem por aí. Deus quis amar os seus e amá-los até o fim, ou seja, até que transbordasse o cálice do amor sobre todos nós. Mas é importante nós enxergarmos que aquele amor, que na Cruz brilha como um farol, já está presente na luminosidade da noite de Natal. Santo Afonso nos fala do choro do Menino Jesus ao nascer. Claro, nós sabemos que as crianças choram quando nascem e choram porque precisam respirar. É a forma de acionar os seus pulmões para que elas entrem neste mundo e comecem a receber o oxigênio. Mas aqui Santo Afonso vê algo mais. Vê no choro do Menino Jesus um choro que não é nem fisiológico nem por causa da dor. É um choro que se origina do amor. Ninguém de nós escolheu ser quem é e ter a vida que tem. Mas, Jesus escolheu se fazer homem. Jesus escolheu viver as nossas penas e as nossas dores. O próprio Cristo o diz no Evangelho de São João: “Ninguém tira a minha vida; sou eu quem a dou livremente”; portanto, na Criança divina, desde o ventre de Maria, e durante toda a sua vida, já existe a plena consciência de que cada respiração, cada palpitar do coração de Cristo foi por amor a nós. É importante nós termos isso bem claro em nosso coração. Para reforçar isso que faz parte da fé da Igreja, e que estamos reforçando nestes dias, vamos ler mais um trecho da Carta encíclica do Papa Pio XII “Mystici corporis”: “Cristo vê e abraça todos os membros da Igreja muito mais claramente, com muito maior amor do que a mãe ao filho que tem no regaço, do que a cada um de nós se conhece e se ama a si mesmo”. Em outras palavras, Jesus nos ama no presépio com muito maior clareza do que nós nos amamos, com muito maior amor do que qualquer mãe amaria uma criança no seu regaço, no seu colo. Então, ao receber o nosso divino Salvador nos braços, a Virgem Maria tinha ali o tesouro precioso do amor de Deus, que já chorava e gemia por amor a nós. Nos braços de Maria, Jesus estava redimindo a cada um de nós.”.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 19 de Dezembro de 2025 (6a Feira)

 📆 19 de Dezembro de 2025 (6a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Creio, Prefácio do Advento II – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia.  


S. ANASTÁSIO, PAPA / B. URBANO V, PAPA / TEIA, DÁRIO E PAULINO.

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Aquele que há de vir, chegará sem demora, e já não haverá mais temor entre nós, porque ele é o nosso Salvador. (Cf. Hb 10, 37)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, pelo parto virginal de Maria revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória; concedei-nos venerar com fé pura e celebrar com devoção e amor o mistério tão profundo da encarnação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Juízes 13, 2-7. 24-25a

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro dos Juízes. 


Naqueles dias, 2havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: “Tu és estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura, 5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno, e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus”. 6A mulher foi dizer ao seu marido: “Veio visitar-me um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: ‘Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor, e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia da sua morte’”. 

24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25aO espírito do Senhor começou a agir nele no Campo de Dã.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Juízes 13, 2-7. 24-25a


Reflexão - “Consagrados a Deus desde o nosso Batismo”


“O Livro dos Juízes narra mais uma história de uma mulher que era estéril na qual o Senhor fez maravilhas mostrando o Seu poder miraculoso. Mais uma vez, também, a figura do anjo do Senhor se apresenta e anuncia os planos de Deus para as pessoas escolhidas. A mãe de Sansão também acreditou nas palavras do anjo e tudo aconteceu como fora previsto! Muitos de nós, também, hoje, somos estéreis e precisamos da intervenção do Senhor em socorro às nossas esterilidades. Somos estéreis, porque não produzimos atos de amor, de fé e de esperança. Somos estéreis porque agimos inconsequentemente atropelando os desígnios de Deus para nós e colocando em nós mesmos (as) e na nossa capacidade humana, a confiança para que nossos anseios se realizem. No nosso Batismo nós fomos consagrados ao Senhor e recebemos a graça da fecundidade, pois, o Espírito age em nosso favor. Precisamos nos apossar dessa graça e, assim como fez com a mãe de Sansão o Senhor poderá nos capacitar para dar frutos de vida nova e de santidade. Desta forma, necessitamos estar vigilantes, pois o anjo do Senhor acampa perto de nós e vem a nós para nos dar a boa notícia de que Jesus Cristo é UM conosco. – Qual é a sua esterilidade? – A sua fé tem produzido frutos de justiça e de santidade? – Você sente o Amor de Deus no seu coração e tem desejo de transmiti-lo ao mundo? - Você tem pedido ajuda do anjo do Senhor para ajuda-lo (a) vencer as suas esterilidades?” 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 70 


🗣 Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 70 


Reflexão - “Quando rezamos com este salmo nós proclamamos o poder protetor do Senhor que nos ampara em todos os tempos da nossa vida. Desde cedo devemos cantar nossa fé e a nossa esperança no auxílio divino, porque somente assim estaremos fazendo justiça ao Deus, nosso criador. Reze hoje com este salmo e compense o tempo da sua vida em que você não orava ao Senhor.”                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Lucas 1, 5-25

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Ó Raiz de Jessé, sinal das nações: oh, vinde livrar-nos e não tardeis mais!

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas. 


5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele.

13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até ao dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo”.

21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a sua demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”Foi por meu amor!”


“Neste quarto dia da nossa novena de preparação para o Santo Natal, o hino Tu scendi dalle stelle, de S. Afonso Maria de Ligório, que vimos comentando ao longo dos últimos dias, começa hoje por elevar nossa mente às delícias da intimidade divina em que vive a Palavra eterna do Pai para então trazer-nos de volta àquele presépio, entre cujas palhas, frias e desconfortáveis, começou a sofrer na carne o Filho unigênito de Deus. Mas por que, poderíamos perguntar-nos com S. Afonso, o Senhor dos senhores quis deixar seu trono celeste, não só para vir habitar neste desterro, mas ainda para sofrer e sujeitar-se às piores privações? Ó meu Jesus, por quem, afinal de contas, tanto quiseste sofrer? E a resposta admira não menos do que consola: por meu amor! Trata-se, sim, de um grande e inabarcável mistério; fomos e somos amados por Deus, ainda que não o mereçamos, ainda que nos saibamos criaturas pobres, inúteis, nas quais, se algo há de bom e amável, é porque Deus nos amou e quis primeiro. O mistério do Natal, deste ponto de vista, é o mistério da caridade infinita de Cristo, que nos amou por primeiro, para que nós, aprendendo a amar-nos nele e por ele, soubéssemos, a exemplo de sua entrega e humildade, ser dom e sacrifício para os demais. Ponhamo-nos hoje diante de Jesus, doce amor do nosso coração, e façamos um ato de fé em seu amor por nós, pedindo-lhe a graça de, apoiados em sua caridade, podermos associar nossos sofrimentos à sua pobreza e humilhação.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 18 de Dezembro de 2025 (5a Feira)

 📆 18 de Dezembro de 2025 (5a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento II – Ofício do Dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia


NOSSA SENHORA DO Ó / S. MALAQUIAS, PROFETA / S. GACIANO, BISPO / SANTOS RUFO E ZÓZIMO / FLAMANO E BASILIANO.  

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Está chegando o nosso Rei, Cristo que João anunciou como Cordeiro que há de vir. 

_ _ _ _ _ _ 


☀ Oração da Coleta 


Nós vos pedimos, Deus todo-poderoso: concedei, aos que sofremos na antiga escravidão sob o jugo do pecado, sejamos libertados pelo novo nascimento do vosso Filho que esperamos. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Jeremias 23, 5-8

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Profeta Jeremias.


5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8— mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países, para onde os expulsara; eles então irão habitar em sua terraʼ”.


Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Jeremias 23, 5-8


Reflexão - “A esperança de dias melhores.”


“Todas as leituras do Advento nos falam de um tempo forte de esperança e nos sugerem a chegada de um tempo novo de libertação. A obra de Deus em nós sempre nos abre perspectivas para uma vida melhor, digna de justiça e de liberdade. O Senhor é a nossa justiça e é Nele que confiamos; o Senhor é o Rei da nossa história e da nossa existência. Jesus já veio para nos reconduzir à casa do Pai e mais uma vez este é o tempo que Ele vem renovar em nós a certeza de que dias melhores virão. Precisamos viver este momento com muita consciência de que tudo o que nos acontece contribui para o nosso crescimento espiritual na caminhada para Deus. A tranquilidade, a justiça e a retidão habitam no coração todas as pessoas que pela fé esperam e se apoiam no cumprimento das promessas do Senhor. A cada dia o Senhor faz uma obra nova nos nossos corações que se reflete na nossa vivência cotidiana. As Suas promessas se cumprem a cada momento em que abraçamos as graças e bênçãos que são derramadas do céu e nos motivam a caminhar na fé. – Você tem cultivado no seu coração a esperança que o período do Advento sugere? – Para você o que seria “dias melhores”? – Como você tem reagido diante dos seus sucessos e fracassos?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 71 


🗣Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

 _ _ _ _ _ _ 


1⃣ Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2⃣ Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.🗣 

_ _ _ _ _ _


3⃣ Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 71 


Reflexão - “Bendito seja o Senhor Deus de Israel porque só Ele realiza maravilhas em nossa vida! É lícito e necessário que assim nos expressemos como o salmista porque deste modo estamos fazendo justiça a Deus que é reto no nosso julgamento. O indigente, o pobre e o infeliz, assim como, o humilde, serão libertados e terão a vida salva, se confiarem no Senhor. Com a justiça de Deus, nós alcançamos a paz que é o seu fruto, portanto, tem paz no coração quem pratica a justiça segundo a vontade do Senhor. A justiça florirá pela paz que cultivarmos no nosso coração.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 1, 18-24 

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, aleluia, aleluia. 


Ó Guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos com braço estendido!

_ _ _ _ _ _ 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus 


18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.


Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


“A grandeza da alma “onipotente.”


“José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo”. (Mt 1, 19). O Evangelho de hoje poderia ser chamado de “a paixão de S. José”. Sim, porque é o momento da grande provação, do grande sofrimento de S. José. A Virgem SS. concebeu milagrosamente uma criança, o próprio Deus feito carne, e S. José não recebeu nenhuma notícia a esse respeito. Ele não duvidou em momento algum da pureza de Maria. Como varão justo e espiritual, sabia da santidade e grandeza da Virgem, e no entanto sabia haver ali um grande mistério do qual ele não fora convidado a participar. A Virgem Maria, por sua vez, permaneceu em silêncio. S. Teresinha do Menino Jesus, numa poesia escrita em honra à Virgem Maria, diz na oitava estrofe ficar admirada com o silêncio de Nossa Senhora diante do drama de José. Porque, afinal de contas, José está em sofrimento, pensando em deixar Maria por ter acontecido nela algo de grandioso, e Maria nada diz… Este silêncio de Maria, escreve S. Teresinha, é na verdade melodioso, como um concerto para seus ouvidos, porque é um silêncio que fala da grandeza e da “onipotência” de uma alma que só do céu espera receber auxílio. Maria SS. sabia bem que era pouco o que poderia explicar a José, muito pouco poderia dizer: afinal, como iria apresentar-lhe a grandeza de um mistério que era ela mesma? Maria então espera do céu o seu auxílio. No silêncio. Sim, vendo o drama do pobre José, vendo-lhe o sofrimento, mas acompanhando-o no silêncio de uma alma “onipotente”, por esperar auxílio somente do céu. Também nós precisamos aprender disto, aprender da Virgem Maria, aprender de S. José. Dele devemos aprender que há momentos em que a vontade e os desígnios de Deus sobre nós não são claros: Ele simplesmente se cala, sem dizer o que está querendo, e nós, agitados, queremos obedecer, mas sem saber o que fazer. Do exemplo de Maria devemos aprender que, quando vemos outros nesta situação dramática, às vezes vale mais a nossa oração silenciosa, a nossa entrega a Deus, do que dez mil palavras. A grandeza e a “onipotência” de uma alma que só espera o seu auxílio do céu! O Evangelho da “paixão de José” se conclui de forma feliz. O anjo aparece a José em sonhos, e com a palavra dele se rompe o silêncio da Virgem. Tudo então fica claro. Mas para que o anjo descobrisse a vontade de Deus, foi necessário antes a fidelidade do silêncio de Maria e a fidelidade da justiça de José, que não quis impor-se diante daquele mistério. Tenhamos nós estas mesmas atitudes de oração, de docilidade, de espera na graça do Senhor. O nosso auxílio está no nome do Senhor! Eis a grandeza de uma alma que só espera o seu auxílio do céu. Deus abençoe você!” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/a-grandeza-da-alma-onipotente)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 17 de Dezembro de 2025 (4a Feira)

 📆 17 de Dezembro de 2025 (4a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Pf. Advento II)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia.  


S. Daniel, profeta / SS. Ananias, Azarias e Misael / S. João da Mata, sacerdote, fundator dos Trinitários / B. Jacinto Cormier, presbítero dominicano

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor virá e terá compaixão dos pequeninos. 

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, Criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da sempre Virgem Maria; escutai com bondade as nossas preces, para que vosso Filho Unigênito, tendo assumido a nossa humanidade,  nos faça participar da sua vida divina. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Gênesis 49, 2.8-10

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura do Livro do Gênesis.


Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2 "Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9 Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10 O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos".


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Gênesis 49, 2.8-10


Reflexão - “Jesus é o leão da tribo de Judá”


Nesta passagem da Escritura encontramos o texto que nos revela a origem de Jesus Cristo. Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações. Dentre todos os filhos de Jacó, Judá é distinguido como filhote de leão que empunhará o cetro e trará o bastão do comando, ‘até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos'.. Jesus Cristo é Aquele que veio trazer a salvação e, virá mais uma vez, para reinar e a quem todos os povos obedecerão. Ele é, portanto, o Leão da tribo de Judá! Dessa forma, o autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos. É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus concebido no seio de Maria, que nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. - Você já se apossou da vitória que Jesus conquistou para nós? -  Como você tem vivido e enfrentado as batalhas: na dúvida ou na certeza da vitória? -  Você tem confiado em Jesus? – Com quem você tem lutado? – O que você tem buscado na sua vida? 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 71 


🗣 Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 71 


Reflexão - “Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois, já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós.  Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 1, 1-17

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”O Natal e a paternidade de São José”


Entoando hoje a primeira das Antífonas do Ó, a Igreja nos propõe à meditação as páginas iniciais do Evangelho de São Mateus, onde encontramos a genealogia de Jesus Cristo, desde Abraão até São José.

Disposta em três partes bem ritmadas, divididas cada uma em catorze patriarcas, a genealogia conservada por São Mateus apresenta, contudo, uma pequena “quebra” de grande relevância teológica. Com efeito, após enumerar todos os varões do Antigo Testamento com os quais Cristo devia estar emparentado, o evangelista nota, ao referir os progenitores imediatos do Senhor, que este descende por via carnal apenas de Maria, sua Mãe virginal: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”.

Essa ruptura na descendência biológica, que vai desde Abraão, passando pela casa de Davi até chegar a Jacó, pai de São José, parece tornar sem sentido esta árvore genealógica: de fato, se Cristo nasceu somente de Maria Virgem — como é de fé divina e católica —, que sentido pode haver em remontar aos primórdios do povo eleito a geração de Nosso Senhor?

A resposta, se nos fixamos aqui no papel específico de S. José, é a paternidade singular que Deus lhe quis atribuir e, por conseguinte, o modo novo de pertencer ao povo escolhido depois da vinda de Cristo. São José, embora não fosse pai de Jesus segundo a carne, o foi, porém e sobretudo, pela fé, por aquela mesma fé em virtude da qual, aceitando Maria como sua esposa, ele aceitou também fazer parte do mistério divino que no ventre dela fora gerado, mistério do qual ele muito pouco compreendia, mas ao qual se dispôs a servir, obediente e humilde.

É esse mesmo vínculo de fé, que uniu São José com laços estreitíssimos a Jesus e a Maria, o que nos une também a nós ao Corpo místico de Cristo, ou seja, a essa grande família sagrada que Ele quis instaurar pelo dom da fé sobrenatural e da graça santificante. Sem ela, somos membros mortos, qual parentes ingratos; sem aquela, deixamos de ser membros, qual gente estranha aos de casa. Por este motivo, se queremos preparar-nos seriamente para o Natal, precisamos, por um lado, conservar o dom da fé católica, laço sem o qual é impossível ser parte da família de Cristo, e recuperar, por outro, o estado de graça mediante uma confissão bem feita, segunda tábua de salvação para os que porventura tiverem manchado a própria veste batismal.

Que a Sagrada Família de Nazaré nos acompanhe, pois, nestes últimos dias de Advento e nos alcance as mesmas disposições de alma e coração que a animaram a acolher, na fé e na pureza, o Verbo de Deus encarnado. 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 16 de Dezembro de 2025 (3a Feira)

 16 de Dezembro de 2025 (3a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 


TERÇA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I)

 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia. 


S. Davi, rei e profeta / S. Adelaide, imperatriz

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e naquele dia brilhará uma grande luz. (Cf. Zc 14, 5. 7)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que por meio do vosso Unigênito nos tornastes nova criatura, considerai a obra da vossa misericórdia e purificai-nos das manchas da antiga culpa no advento do vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Sofonias 3, 1-2. 9-13

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Profecia de Sofonias. 


Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus.

9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços.

10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas.

11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias.

12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Sofonias 3, 1-2. 9-13


Reflexão - “Restará um povo justo”


“O profeta Sofonias prognostica o tempo da salvação em que um povo humilde e pobre, isto é, que não confia em si mesmo, mas espera no Senhor, cultuará a Deus trazendo para Ele as suas oferendas. Ele prediz um tempo de expurgação dos pecados e admoesta o povo que não dá ouvidos ao apelo e à correção do Senhor se torna rebelde e se afasta de Deus.   Restará assim, um povo justo que porá a sua esperança no Salvador, e por isso, não cometerá mais iniquidades.  Estes sim porão a sua esperança no Senhor e por Ele serão apascentados e n’Ele repousarão. De modo contrário, os rebeldes e arrogantes que não aceitarem o apelo do Senhor à conversão não conhecerão este novo modo de ser e de viver. Vemos assim, nesta Palavra, se confirmar a vontade que Deus tem de salvar o seu povo quando promete a purificação dos seus pecados, exterminando o mal a fim de que fique apenas um pequeno povo, humilde e pobre, mas feliz. Resta-nos, hoje, saber de que lado nos posicionamos, fazendo uma reflexão de como estamos vivendo e agindo a fim de elevar ou rebaixar o mundo, e, muito principalmente, em quem estamos colocando a nossa confiança e a nossa esperança. Todavia, de qualquer lado em que estivermos, ainda há tempo para acolher a mensagem de salvação e vida nova do Senhor, nos penitenciando dos nossos pecados para fazer parte desse punhado de homens humildes e pobres a que o profeta Sofonias se refere. “Ai de nós” se não quisermos atender a advertência do profeta e estivermos contribuindo para que a “cidade”, isto é, o mundo, continue desumano, rebelde e desonrado! - O que esta mensagem quer dizer para você? Você acha que faz parte deste povo humilde? - Você tem aceitado e compreendido a correção do Senhor? – Você tem contribuído com as suas ações para que o mundo seja mais justo e mais fraterno?” 

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 33 


🗣 Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.


 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!🗣 

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 33 


Reflexão - “A misericórdia do Senhor abre as portas do céu para os pecadores que clamam por ela na hora da angústia. Quando nós pecamos e nos sentimos culpados o nosso coração fica atribulado e o nosso espírito se abate, porém o Senhor escuta o nosso clamor e nos liberta. O nosso arrependimento e o propósito que fazemos de não mais pecar nos faz abrir os lábios para bendizer o Senhor Deus em todos os tempos.”                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Mateus 21, 28-32

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Vinde, ó Senhor, não tardeis mais; fazei o povo acabar com os seus crimes

_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus. 


Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.


 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”Orar não é sentir: é mudar.”


“Rezar é mudar de vida: se a oração não se traduz em conversão, de pouco servem os consolos e as palavras bonitas. Ela se torna letra morta. A vida de oração deve mudar a vida de quem reza. É um princípio fundamental e importantíssimo. Quantas pessoas consagram tempo à oração, rezam milhares de Ave-Marias, fazem suas devoções, vão à igreja, têm os joelhos calejados, mas, entra ano, sai ano, continuam na mesma! Ora, se isso é assim, deve haver algo de errado com essa vida de oração, porque a oração, se é autêntica e verdadeira, deveria causar uma mudança de vida. É exatamente disso que nos fala Jesus no Evangelho de hoje. O Senhor conta uma pequena parábola sobre dois filhos enviados para trabalhar na vinha do pai. O primeiro disse: “Não quero”. É como quem, na oração, se debate, esperneia, vê que não quer mudar de vida, mas que, finalmente, se deixa vencer pela oração e então muda: “Mas depois mudou de opinião e foi” (v. 29). Já o outro disse: “Sim, senhor, eu vou”. É o filho da oração falsa, que faz diante de Deus caras e bocas de piedoso, diz querer fazer a vontade dele, que o ama etc., mas que, tão-logo sai dali, se esquece do que disse e continua a ser como antes, vivendo sua vidinha e fazendo seus caprichos: “Mas não foi” (v. 30). É importante dar-se conta de que muitas pessoas têm essa mesma atitude na vida de oração. A hora de rezar parece muito piedosa, cheia de consolações, de alegrias: “Como Deus é bom, que maravilha!”, mas de maneira esquizofrênica: apenas acabada a oração, a pessoa volta para uma vida que não tem nada a ver com a oração que fez. Ora, é preciso unir as duas coisas, mesmo que a vida espiritual seja de luta, de uma alma que se põe diante de Deus sem poder fazer mais do que espernear: “Eu não queria, meu Deus, mas eu quero querer adequar-me à vossa divina e santa vontade!”, e então pedir-lhe as graças para realizar, com a vida e o coração, a vontade de Deus. É autêntica a vida de oração quando há mudança na vida de quem ora. Eis o critério para aferi-lo. Sim, há momentos de grandes arrebatamentos, arroubos e consolações; mas se depois isso não se traduz em mudança de vida, não será vida de oração autêntica. Um dia, S. Filipe Néri foi enviado pelo Papa para investigar uma mística, uma monja então conhecida por suas revelações divinas. S. Filipe chegou de viagem sujo de lama, apresentou-se à religiosa, tirou as botas encardidas e pediu-lhe: “Limpe-as”. A monja, indignada, respondeu: “Como?! Não estou acostumada a fazer esse tipo de serviço…”. S. Filipe disse: “Muito obrigado, irmã. Já cumpri minha missão”, calçou as botas e foi embora. Ao chegar à Cúria, disse ao Papa: “Santo Padre, aquela mulher não tem verdadeira oração”, e, ante a surpresa do pontífice, atalhou: “Porque não é possível que uma alma de verdadeira oração seja soberba como ela”. Os santos são humildes! Eis a lição: se a oração é autêntica, ainda que sofrida, gemida, como a do filho que diz: “Não quero”, ela transforma o coração para ir e fazer a vontade de Deus: “Mas depois mudou de opinião e foi”.” 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

📆 *15 de Dezembro de 2025* (2a Feira)

 📆  *15 de Dezembro de 2025* (2a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO* (roxo, pref. do Advento I ou IA, p.6 - ofício do dia) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. VALERIANO, BISPO NA ÁFRICA E MÁRTIR / SANTA CRISTIANA / PAULO DE LATROS, SANTA MARIA FORNARI-STRATA

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ó nações, escutai a palavra do Senhor e levai-a até os confins da terra: Eis que chega o nosso Salvador, não tenhais medo! *(Cf. Jr 31, 10; Is 35, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido de Pai à voz da nossa súplica, e iluminai as trevas do nosso coração com a visita do vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Números 24, 2-7. 15-17a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro dos Números. 

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos;

4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.

5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 

6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas. 

7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”.

15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 

16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.

17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Números 24, 2-7. 15-17a*

*Reflexão - “O homem que tem os olhos abertos.”*

“Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto”, diz o profeta. A percepção do profeta Balaão é própria das pessoas que têm o seu olhar voltado para Deus e não se prendem somente ao momento e ao que os seus olhos físicos veem.   Como Balaão nós somos chamados (as) a profetizar e a distinguir os sinais de Deus em visões espirituais. Precisamos ter os olhos e os ouvidos abertos para ver e ouvir o que o Poderoso nos quer dar a perceber. O Senhor nos convida a experimentar de uma realidade fundamentada na esperança de um tempo cheio de riquezas que foi preparado para o nosso bem-estar. Assim é que o profeta fala de belas tendas, de cedros junto das águas, de semente que é regada. Fala também de rei e de reino em ascensão. Tudo isto prediz para nós a chegada do reino de Deus, que veio com Jesus uma primeira vez, mas que será definitivamente estabelecido quando da sua segunda vinda. Neste tempo de espera e de expectativa nós preparamos o nosso coração para “ver além das aparências” e já sonhar com a chegada do Menino Deus que vem mais uma vez no Natal, como prenúncio de um tempo novo cheio de graças. – Você já tem o coração expectante para receber mais uma vez Jesus neste Natal? – Você consegue enxergar além das aparências ou você se apavora pelas coisas que vê ao seu redor? – Você pensa no futuro? – O que você espera?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 24* 

🗣Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 24* 

*Reflexão* - “A estrada do Senhor já foi traçada dentro de nós e se abre na medida em que nós caminhamos orientados (as) pelos Seus ensinamentos, tomando a direção que  Ele nos indica. O caminho do Senhor é a vivência da misericórdia, da bondade sem limites, da ternura, da compaixão, da humildade, da piedade, da retidão, isto é, de todos os bens que compõem a essência de Deus. Fomos criados (as) à Sua Imagem e Semelhança, portanto, temos em nós, também, o germe da verdadeira vocação.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - *Mateus 21, 23-27* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei! *(Sl 84, 8)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 

25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 

26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 

27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Resgatemos a moral dos nossos tempos.”*

“Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?'” (Mateus 21,23). Quando olhamos a hipocrisia que está, muitas vezes, no coração de cada um de nós, refletindo naquilo que nós fazemos, falamos e perguntamos, temos o exemplo dos hipócritas que são os sumos sacerdotes e os anciãos do povo do Evangelho de hoje. Eles querem saber de onde provém a autoridade de Jesus, e não estão se referindo a autoridade humana, porque Jesus “não tinha autoridade nenhuma”, Ele não era chefe de ninguém. Ele tinha o seu grupo de discípulos, era um humilde carpinteiro, mas tinha autoridade moral, Ele tinha autoridade sobre os espíritos malignos, tinha autoridade sobre as doenças e as enfermidades, Ele tinha a autoridade da vida, que é autoridade mais necessária. Há pessoas que têm cargos de autoridades, mas não têm autoridade da vida, não têm autoridade moral, não têm autoridade do exemplo. Que não caiamos nessa mentalidade perniciosa, pois não basta ser pai, tem que ter autoridade moral de pai; não basta ser mãe, tem que ter autoridade moral de mãe. Precisamos olhar para Jesus que tinha autoridade moral em tudo o que fazia para recuperarmos e resgatarmos a moral dos nossos tempos E autoridade moral não se confunde com autoritarismo, porque nas sociedades autoritárias são assim: elas mantêm as pessoas sobre o controle, o cabresto, na força, na violência e essa autoridade mundana que se reveste de autoritarismo, muitas vezes, entra também em nossas casas e famílias. Quando o pai quer manter seus filhos à base do chicote, à base da gritaria, do grito: “Eu que mando nessa casa”, quem manda nunca precisa dizer que manda, pois a sua presença já diz quem manda, o seu exemplo já diz quem manda. Mas, quem manda não é quem manda ordenando, é quem manda fazendo. Jesus não mandou os Seus discípulos lavar os pés, Ele foi lá e os lavou; Jesus não mandou os Seus discípulos curar os doentes, Ele foi lá e curou, Ele o fez. Então, essa é a autoridade de Jesus, a autoridade do exemplo, da vida, da prática; a autoridade de quem é revestido do amor de Deus, e esses que eram chefes, eram sumos sacerdotes, anciãos do povo, eles não tinham autoridade sobre o povo, porque eles tinham a autoridade apenas do autoritarismo. Quem desobedecesse seria preso, chicoteado e, dependendo, até à morte era levado. Era assim que se mantinha a autoridade, é assim que se mantém, muitas vezes, as autoridades nos tempos em que vivemos, mas essa não pode ser a nossa autoridade em nada que fazemos, não precisamos jamais usar da violência para mostrarmos que temos autoridade; firmeza muitas vezes é necessária. A mãe, o pai, nós sabemos corrigir com aquela firmeza, aquela destreza necessária, sem jamais usar da violência. Quem tem autoridade cuida acima de tudo, não vive cobrando aquilo que ele mesmo não dá exemplo, é por isso que a crise moral dos nossos tempos é, sobretudo, a crise de autoridade. Precisamos olhar para Jesus que tinha autoridade moral em tudo o que fez para recuperarmos e resgatarmos a moral dos nossos tempos. Tenhamos autoridade para falar, mas que ela venha do fazer, que ela venha das obras e dos bons exemplos. É isso que o nosso tempo, mais do que nunca, precisa! Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújjo (https://pocketterco.com.br/liturgia/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


📆 *24 de Junho de 2026 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2026 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...