sexta-feira, 27 de junho de 2025

📆 *28 de Junho de 2025 (Sábado)*

 📆 *28 de Junho de 2025 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA* (Branco, Prefácio de Maria – Ofício da memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. IRENEU, BISPO DE LYON E MÁRTIR / S. PAULO I, PAPA / ARGEMIRO E VICÊNCIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! *(Cf. Sl 12, 6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Coração da Virgem Maria, concedei benigno que, por sua intercessão, nos tornemos templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 61, 9-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 

10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 

11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 61, 9-11*

 *Reflexão - “A escolhida.”*

“Por meio de Maria que foi escolhida para ser Mãe do Filho de Deus, todos nós, cristãos, fazemos parte da descendência abençoada por Ele e, que, por conseguinte é conhecida entre todas as nações. Jesus, o filho de Maria e Filho de Deus, trouxe para todos nós a veste da salvação, que nos envolveu com o manto da justiça e nos adornou com coroa e joias que são o Espírito Santo e os Seus dons, presentes de Deus. Desse modo, nós também exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. Não tenhamos dúvidas e tampouco percamos tempo em assumir a Mãe de Jesus como nossa Mãe e intercessora. Somos descendentes da Nova Eva, portanto somos também abençoados!  – Você se considera descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 1Sm 2, 1. 4-8*

🗣 *Meu coração se regozija no Senhor.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 1Sm 2, 1. 4-8*

 *Reflexão* - “A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. É a oração de Maria, serva que se alegra em fazer a vontade de Deus e Dele depender. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que nós possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco....para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 2, 41-51*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Bendita é a Virgem Maria, que guardava a Palavra de Deus, meditando-a no seu coração. *(Cf. Lc 2, 19)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 

42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 

43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 

45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 

46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 

8Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 

50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 

51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O Imaculado Coração de Maria não é mais do que o próprio Coração de Jesus.”*

“Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu Coração”. Tendo celebrado ontem a solenidade do S. Coração de Jesus, a Igreja comemora hoje o Imaculado Coração de Maria. Esta proximidade entre as duas festas litúrgicas busca salientar não só o vínculo estreitíssimo que, na piedade dos fiéis, deve existir entre a devoção ao Coração de Cristo, de um lado, e aquela ao de sua Mãe SS., de outro; mas também, como nos recorda a aparição da Virgem em Tuy, que o Imaculado Coração de Maria não é mais do que o próprio Coração de Jesus. Como já tivemos ocasião de meditar em outros programas do nosso site, Maria mostrou à Irmã Lúcia o seu Coração puríssimo, não com as características com que ele costuma ser representado, mas cercado de espinhos flamejantes, numa clara alusão ao Coração de seu Filho. Isso não deve levar-nos a pensar que apenas a Maria foi dado o privilégio de ter o seu Coração substituído pelo de Cristo. Trata-se, antes, de uma realidade que os fiéis todos estamos chamados a vivenciar. Temos disto uma prova, em primeiro lugar, na autoridade das SS. Escrituras: “Estais mortos”, diz-nos S. Paulo, “e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Col 3, 3), ou seja, pelo Batismo, fomos crucificados para nós e o mundo, de maneira que já não somos nós que vivemos; é Cristo quem vive em nós (cf. Gl 2, 20). Também a história dos santos nos mostra, sobretudo no caso singular de S. Catarina de Sena, que quanto mais amamos a Cristo e a Ele nos configuramos, mais o nosso coração vai-se transformando no dele, até ser completa a nossa identidade de afetos e pensamentos, segundo aquilo do mesmo Apóstolo: “Tende em vós os mesmos sentimentos de que Jesus Cristo estava animado” (Fp 2, 5). Mas como, de forma concreta, hemos de chegar a esse grau de configuração a Nosso Senhor? Encontramos no Evangelho de hoje a resposta a esta pergunta: “Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração” (Lc 2, 51), e também nos versículos anteriores, em que S. Lucas, repetindo a mesma ideia, acrescenta um pormenor de fundamental importância: “Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 18). Eis aí o caminho que temos a trilhar para que um dia o nosso coração se transforme no de Cristo: à semelhança de Maria, cujo Coração Imaculado — no dizer do Beato Alberto del Corona — foi o primeiro evangelho em que o Espírito Santo imprimiu os mistérios da fé, também nós temos de ouvir, guardar e meditar a Palavra de Deus, para que ela, que se fez carne no ventre da Virgem, se encarne também em nossas almas, em nossos costumes, em nossa vida. Que, com a ajuda de nossa Mãe do céu, saibamos anelar a estar junto de Cristo, já aqui na terra, pela fé viva de amor, e depois na pátria celeste, pela caridade alegre de contemplar por todo o sempre a quem tanto esperamos nesta vida.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 *27 de Junho de 2025 (6a Feira)*

  📆 *27 de Junho de 2025 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. CIRILO DE ALEXANDRIA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA / BEATA MARIA MASTENA / LADISLAU, MADALENA FONTAINE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Os desígnios do Coração do Senhor perduram de geração em geração, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. *(Cf. Sl 32, 11. 19)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus todo-poderoso, alegrando-nos com a solenidade do Coração do vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 

13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 

14Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 

15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar — oráculo do Senhor Deus —. 

16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-la conforme o direito”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

 *Reflexão - “O Senhor está sempre nos buscando.”*

“O profeta toma como símbolo a ovelha para mostrar a necessidade que o homem tem de um pastor que o conduza, que o atraia e que cuide de si. Todos nós somos ovelhas do rebanho de Jesus, que nos adquiriu com o preço do Seu sangue e, por isso, somos incessantemente procuradas pelo nosso Pastor. Jesus é o nosso Pastor, e nós também, assim como as ovelhas estamos sempre nos dispersando a cada momento, quando pecamos e nos distanciando de Deus. Em qualquer circunstância, doentes, perdidas ou ovelhas gordas e fortes o Senhor está nos buscando. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferenciado e adequado segundo as diversas situações em que nos encontramos. Jesus Cristo é o pastor e quer nos apascentar e nos dar repouso conforme o direito, isto é, de acordo com o que é justo para nós. Só Ele sabe fazer distinção entre as ovelhas, os carneiros e bodes. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões e os nossos anseios. Porém, nós precisamos nos sentir como ovelhas necessitadas e dependentes do Seu pastoreio. Se formos ovelhas gordas e fortes nós devemos permanecer fiéis perto do Pastor e nos deixarmos vigiar por Ele para que não nos enfraqueçamos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor, nós teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil.  - E você como se sente? Ovelha perdida, doente, dispersa, ou forte e gorda? -Você tem sentido a ação do pastor que cuida de você? – Você precisa ser pastoreada?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 22*

 *Reflexão* - “Quando fazemos a experiência de nos colocar sob a guarda do pastor nós também provamos de tudo quanto o salmista descreve. Experimentamos o descanso, o refrigério, temos as nossas forças restauradas e somos fortalecidos para enfrentar as tribulações da nossa vida. Assim sendo, podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que, um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.” 

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 5bO amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 

6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 

7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 

8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 

9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 

10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 

11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

 *Reflexão - “O cristão é alguém a quem Deus ama.”*

“O texto começa com uma referência ao amor de Deus, “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (vers. 5). Aqui refere-se algo de essencial na nossa experiência religiosa: o cristão não é um “pobre coitado”, que se tornou escravo de fórmulas e de ritos e que vive prisioneiro de uma moral pré-histórica ou de uma hierarquia centralizadora; mas é, fundamentalmente, alguém a quem Deus ama… Nunca será demais insistir nesta evidência: Deus ama-nos. É essa a grande “boa notícia” que Paulo quer propor a todos os homens. A prova desse amor é essa história incrível de Jesus de Nazaré, o Filho, a quem o Pai enviou ao mundo para “justificar” esses homens mergulhados numa história de egoísmo e de pecado e para os reconciliar definitivamente consigo. Paulo convida-nos a reparar nesse facto espantoso: Deus, o Pai, não passou a amar-nos quando nos convertemos; amou-nos desde sempre e, por isso, enviou o Filho ao nosso encontro “quando éramos ainda pecadores” (vers. 8). É claro que agora, salvos pelo sangue de Jesus, inseridos numa dinâmica de vida nova, temos ainda mais razões para esperar que Deus nos ame e continue a derramar sobre nós a sua vida (vers. 9-10). Esta é a raiz da nossa esperança.

Que significa dizer que fomos “justificados” e “reconciliados” com Deus pelo sangue de Jesus (vers. 9-11)? Significa que o Pai exigiu a morte do Filho em nosso lugar, a fim de nos poder perdoar as nossas faltas? Não. Significa que o Pai tinha um projeto de vida e de salvação para nós e que enviou o Filho ao nosso encontro para nos apresentar esse projeto… A morte do Filho foi o resultado do confronto do projeto libertador do Pai com o ódio, o egoísmo, a opressão que dominavam o mundo… Mas, se esse projeto foi cumprido – apesar das resistências – até ao dom da vida do Filho, isso demonstra a imensidão do amor de Deus.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 15, 3-7*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas e elas me conhecem. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 3Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 

4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 

5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 

6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 

7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Um Coração que ama e quer ser amado.”*

“Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Celebramos hoje com grande alegria a solenidade do S. Coração de Jesus, símbolo concreto do amor que Cristo nos tem e que nós, infelizmente, muitas vezes recompensamos com ingratidões, ultrajes e indiferenças. E para podermos compreender melhor a profundidade da caridade de Cristo para conosco, vale a pena escutar o que diz S. Paulo em sua Epístola aos Efésios: “Por esta causa”, escreve ele, “dobro os joe­lhos em presença do Pai” (Ef 3, 14), cujo amor, revelado já no Antigo Testamento, se manifesta em toda a sua plenitude no amor encarnado que Jesus traz dentro de seu Coração. Revelado, pois, em Cristo o amor de Deus aos homens, é agora necessário, conclui o Apóstolo, que sejamos “poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do nosso homem interior” (Ef 3, 16). Ora, esse fortalecimento interior, que nos torna aptos para conhecer e corresponder ao amor de Cristo, se fundamenta nas duas virtudes teologais mais importantes: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade” (Ef 3, 17): a fé, princípio da salvação, fundamento e raiz de toda justificação, é a base sobre a qual se há-de erguer o edifício da nossa vida espiritual, porque sem ela é impossível agradar a Deus e chegar à comunhão de seus filhos; a caridade, por seu turno, é a forma que dá a esta mesma fé a sua perfeição última, tornando-a capaz de compreender em verdade “qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade”, isto é, de conhecer o amor “de Cristo, que desafia todo o conhecimento” (Ef 3, 18s). É assim, com uma fé firme, fortalecida pela caridade que só o Espírito Santo pode difundir em nossos corações, que poderemos ter hoje uma mais exata noção do quanto nos ama o S. Coração de Jesus e, portanto, experimentar pela ação do mesmo Espírito o desejo de corresponder a tamanho amor com todo o amor de que formos capazes. Que o amantíssimo Coração do nosso divino Redentor nos conceda, do seu tesouro de graças e misericórdias, a graça de uma fé inabalável na verdade do seu amor por nós, e que o Espírito Santo que nos foi dado infunda em nossos corações o dom de uma caridade perfeita, que fará da nossa fé uma realidade viva e operante, que não se contenta em saber-se amada, porque anseia amar de volta, sob os impulsos de uma vontade dócil à graça e cativada pelo amor de Cristo. — Ó S. Coração de Jesus, dá-nos o amor com que queres que te amemos!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) e 2ª Leitura, Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3903)_

📆 *26 de Junho de 2025 (5a Feira)*

 📆 *26 de Junho de 2025 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUINTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. JOÃO E PAULO, MÁRTIRES / S. JOSEMARIA ESCRIVÁ Y BALAGUER, PRESBÍTERO, FUNDADOR DO OPUS DEI / ANTELMO, JOÃO DOS GODOS E PERSEVERANDA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é a força do seu povo, é a fortaleza de salvação do seu Ungido. Salvai vosso povo, Senhor, abençoai vossa herança e governai-a pelos séculos. *(Cf. Sl 27, 8-9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 16, 6b-12. 15-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 6bSarai maltratou tanto Agar que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida, e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”. 15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 16, 6b-12. 15-16*

 *Reflexão - “É de dentro do nosso coração que partem as maquinações.”*

“Apesar de Deus haver prometido a Abrão uma posteridade numerosa, Sarai, a sua mulher não acreditou e tomou a iniciativa, de providenciar um filho para ele. Escolheu Agar, sua escrava e precipitadamente a entregou ao seu marido. As consequências vieram logo depois quando, Agar a escrava despreza a sua senhora Sarai, e esta, a maltrata. Agar foge para o deserto onde encontra o anjo do Senhor que lhe faz também a promessa de uma grande descendência. Por essa razão, o povo de Deus ainda hoje sofre os efeitos da precipitação de Sarai e há uma guerra perene entre judeus e mulçumanos, os descendentes de Ismael. Assim também acontece na nossa vida: abusamos da liberdade e tomamos iniciativas, independentemente da vontade de Deus, por isso, sofremos as sequelas. Não queremos esperar pelo projeto de Deus e não admitimos sofrer as suas demoras. Mesmo assim, como fez com Agar, o Senhor vem em nosso auxílio e nos ajuda a viver dentro da situação que nós mesmos construímos. Ele nos vê e nos ouve e está presente como herói e salvador, entretanto, ficam as implicações pelos nossos atos impensados.  Todos nós temos uma história que parte da raiz das nossas ações que são os nossos projetos, pensamentos, desejos e aspirações. É de dentro do nosso coração que partem as maquinações. – Você tem tomado iniciativas impensadas, que são contrárias à vontade de Deus? – Você tem percebido as consequências das suas precipitações? – Ou você tem tido paciência para esperar as demoras de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 105*

🗣 *Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 105*

*Reflexão* - “Deus é bom e a sua misericórdia é eterna, por isso, nunca podemos duvidar da sua providência na nossa vida, mas cantar a todos o louvor que Ele merece. O Senhor nos visita a todo o momento e está atento às todas as nossas necessidades. Somos sua descendência e o nosso bem estar é desejo do Seu coração. Portanto, devemos dar graças ao Senhor e proclamar os Seus benefícios a cada dia.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 21-29*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos. *(Jo 14, 23)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?ʼ 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A rocha firme da caridade.”*

"Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha." No Evangelho que a Igreja hoje nos propõe, Jesus explica aos discípulos a necessidade de fazer o bem com reta intenção. Ainda que profetizar e expulsar demônios sejam atos bons em si mesmos, que valor terão eles se não forem motivados pela verdadeira caridade cristã? "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus", explica Jesus, "mas o que põe em prática a vontade de meu Pai", ou seja, todo aquele que faz o que é reto e justo com o propósito único de servir e agradar a Deus. É por isso que o Apóstolo Paulo escreve à comunidade de Corinto estas já conhecidas palavras: "Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria" (1Cor 13, 3). Quantas boas obras são todos os dias desperdiçadas por quem as faz por razões erradas (interesses, vaidade, orgulho...)! Nem os mais heroicos sacrifícios têm valor aos olhos do Céu se não forem animados por aquele amor sobrenatural à divina bondade do Senhor: "se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine" (1Cor 13, 1)! Peçamos, pois, ao Espírito Santo que derrame em nossos corações este amor que só Ele nos pode dar e clamemos hoje continuamente ao Pai: "Dá-me, Senhor, o amor com que queres que eu te ame" (São Josemaria Escrivá, Forja, n. 270).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...