segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 17 de Junho de 2025 (3a Feira)

 📆 17 de Junho de 2025 (3a Feira)

_ _ _ _ _ _


TERÇA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde, III Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


SS. Blasto e Diógenes, mártires, na via Salária Antiga

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo; não me rejeiteis, nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador! (Cf. Sl 26, 7.9)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme a vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - 2 Coríntios 8, 1-9

_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.


1Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às Igrejas da Macedônia. 2Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade. 3Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos e mesmo além dos seus recursos, por sua própria iniciativa 4e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém. 5E, indo além de nossas expectativas, colocaram-se logo à disposição do Senhor e também à nossa, pela vontade de Deus. 6Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade. 7E como tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo – assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade. 8Não é uma ordem que estou dando; mas é para testar a sinceridade da vossa caridade que eu lembro a boa vontade de outros. 9Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 8, 1-9


 Reflexão - “O Senhor testa a sinceridade da nossa caridade”


“São Paulo elogia os membros das Igrejas na Macedônia pela generosidade de coração para com a Igreja de Jerusalém.  A graça de Deus agiu e os macedônios, mesmo em meio a grandes tribulações e extrema pobreza, viveram a alegria da magnificência participando da coleta em favor dos mais necessitados de Jerusalém.  Eles colocaram-se à disposição do Senhor em favor de uma boa obra e superaram as expectativas. Aprendemos com eles que dar é uma ação concreta da nossa fé na providência e na graça de Deus. O Senhor também testa a sinceridade da nossa caridade que não consiste na dimensão do que oferecemos, mas na autenticidade da nossa doação: “segundo os nossos recursos e mesmo além dos nossos recursos, por nossa própria iniciativa.” O ato de ofertar, não depende do tanto que possuímos, mas da abertura do nosso coração à manifestação do dom da caridade. Às vezes, apesar dos nossos poucos recursos, nós pedimos a Deus a graça de poder participar e Ele nos concede os meios. A nossa confiança em Deus se manifesta também através da nossa generosidade e da nossa doação. São Paulo lembrava aos coríntios que os dons que eles haviam recebido de Deus, fé, eloquência, ciência e zelo, deveriam ser completados por uma caridade sincera.  Cristo, sendo rico, tornou-se pobre por causa de nós para que nos tornássemos ricos por Sua pobreza. Os conselhos de São Paulo aos coríntios servem de ensinamento para que nós, seguindo o exemplo de Cristo, nos tornemos ricos da graça de Deus.  – Como é a sua caridade? – Você se baseia no que está lhe sobrando ou no tudo que Deus lhe concede?  - Você toma iniciativa própria quando faz algum ato concreto de amor ou espera que venham procurá-lo (a)?”

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 145


🗣 Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

_ _ _ _ _ _


1⃣ Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. 🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 145


Reflexão - “O Senhor age na vida das pessoas por meio de nós e dos dons que Dele recebemos. Não adianta para nós possuirmos talentos se fechamos o coração para o nosso irmão (ã).  Assim é que Deus se utiliza de nós para erguer o caído, abrir os olhos aos cegos e amar aquele que é justo. O Senhor alimenta aos famintos e liberta os cativos através das nossas obras, do nosso testemunho, da caridade que nós praticamos. Para que isso aconteça, nós precisamos buscar o auxílio divino, colocando Nele a nossa esperança e cantar para sempre o Seu louvor.”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 43-48

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado. (Jo 13, 34)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 ”Amar o inimigo é desejar sua salvação!”


“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’” Continuamos hoje a leitura do evangelho de São Mateus. Estamos no belíssimo Sermão da Montanha, no qual Jesus fala do amor ao inimigo: “Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu porém vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”. Esse mandamento pode soar estranho a algumas pessoas. Certos pagãos, quando ouviram pela primeira vez essa sentença, ficaram perplexos e disseram: “Mas se pagarmos amor aos inimigos, que iremos pagar aos amigos?” Nada entenderam do ensinamento de Jesus, o qual não para por aí. O Senhor dá também a causa, isto é, a razão ou o porquê de amar os inimigos. Diz Ele: “Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e faz cair a chuva sobre justos e injustos”. A razão fundamental para amar o inimigo é que somos filhos de Deus. O próprio Filho eterno, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos amou quando éramos inimigos seus. É o que nos recorda São Paulo: “Quando éramos inimigos de Deus, Deus nos deu seu Filho Jesus”. Ora, se Deus nos deu o grande dom de seu Filho, que morreu na cruz por nós quando, agora que temos os nossos pecados perdoados e somos filhos do Altíssimo, com quanta generosidade mais Ele não nos há de tratar? E nós? Como iremos amá-lo de volta? Se Deus nos amou quando éramos inimigos seus, devemos retribuir o amor dele amando as pessoas que não nos querem bem. Como fazê-lo concretamente? Antes de tudo, é necessário desejar o bem a todas as pessoas. O céu é uma realidade que, ou desejamos a todos, e quem sabe um dia cheguemos lá, ou o perdemos para nós mesmos, se não o desejarmos a alguém, ainda que seja um só. Sim, temos de desejar o céu a todas pessoas, ainda que sejam assassinas, corruptas, revolucionárias, loucas… A todos precisamos desejar a conversão, o arrependimento dos pecados, o amor a Deus e a salvação eterna. O céu, se não o desejamos a todos, o perdemos para nós mesmos! Ele é objeto de um desejo universal, que alcança todas as pessoas vivas sob a face da Terra. Outro é o caso dos já falecidos. Guardando a devida prudência, podemos supor que tal ou qual pessoa foi tão má, que provavelmente está no inferno. Podemos ter a opinião, fundada na Escritura, de que Judas está no inferno, e isso não nos tira o céu porque Judas já morreu, e em pecado. O que não podemos é julgar o irmão que ainda está vivo. Ora, se ele está vivo, tem tempo; se tem tempo, pode arrepender-se. Amar o inimigo é querer que ele, por mais que nos haja ofendido, tenha tempo de se arrepender e ir para o céu. O coração católico é universal assim. Mas desejar que todos se salvem não é o mesmo que ter a opinião otimista de que todos, de fato, irão para o céu, independentemente da condição em que morreram. Isso é bobagem, não tem cabimento. Desejemos o céu para todos, mas coitados dos que morrem sem Batismo! Será que irão para o céu? Pode ser que Deus tenha para eles um caminho que não nos revelou. Pode ser que eles, antes de morrer, tivessem fé e o desejo de ser batizados [1]... É possível. Seja como for, não podemos ser ingênuos e pensar que, dos sete bilhões de habitantes deste planeta, todos irão ser salvos. Se assim fosse, a Igreja Católica não seria missionária nem desejaria a conversão das almas. É por termos o desejo de que todos possam ir para o céu que precisamos ter os pés no chão e compreender que, infelizmente, a maioria das pessoas está se encaminhando para o inferno; mas, porque as amamos, queremos que elas se salvem, se convertam, mudem de coração, conheçam a Cristo, se arrependam de seus pecados, recebam os sacramentos, tenham devoção aos santos, usem os tesouros da Igreja Católica… Eis o que quer dizer amor universal: desejar que todos cheguem ao céu. Mas querer que todos se salvem implica querer também os meios de salvação, isto é, os meios que levam as almas para o céu — conversão, a fé em Jesus Cristo, o arrependimento dos pecados, os sacramentos, que são o caminho ordinário que Deus nos revelou. Não há maior amor aos nossos inimigos do que querer convertê-los, para que se tornem verdadeiramente católicos, sejam santos e até mais santos do que nós, de modo que, no céu, tenham uma glória superior à nossa! Para isso, é necessário pedir, suplicar, suplicar a Deus de verdade pela conversão deles, a fim de que, mudando de vida, se emendem; emendando-se, deixem de ofender a Deus; e, deixando de ofendê-lo, possam receber os meios de santificação que a Santa Igreja dispensa e administra neste tempo que vivemos, tempo de misericórdia e salvação. — Que Deus nos dê um coração semelhante ao de Cristo, que ama o inimigo e deseja o céu a todos.”


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 *16 de Junho de 2025 (2a Feira)*

 📆 *16 de Junho de 2025 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. CIRÍACO E JULITA, MÁRTIRES / CIRO / AURELIANO E BENO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo; não me rejeiteis, nem me abandoneis, ó Deus meu Salvador. *(Cf. Sl 26, 7. 9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme a vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Coríntios 6, 1-10*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. 3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados, mas não mortos; 10como aflitos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Coríntios 6, 1-10*

 *Reflexão - “O dia da salvação é todo dia!”*

“A graça de Deus é o Espírito Santo que mora em nós e nos motiva a caminhar em busca da Salvação na vivência do reino de Deus. Por isso, São Paulo nos exorta a não a recebermos em vão, mas sim, assumi-la com firmeza até que chegue para nós o dia da salvação.    O dia da salvação é todo dia em que nós nos entregamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Rei. Entretanto, isso só se concretiza se as nossas ações também corresponderem com o que Ele nos propõe. Todos nós que assumimos a salvação de Jesus e resolvemos segui-Lo livremente, precisamos viver o Evangelho para que o mundo também O conheça. Somos ministros de Deus, portadores da Sua graça, portanto chamados a exercer o nosso ministério com muita paciência, nas tribulações e nas dificuldades que são próprias do nosso seguimento. É o Espírito Santo quem nos sustenta e nos ajuda a vencer todas as barreiras. Conforme São Paulo descreve, são muitas as situações e condições às quais teremos que enfrentar, mas em todas elas podemos dar provas de que a graça poderosa de Deus está a nosso favor. Este é o dia da salvação, este é o tempo favorável, portanto, não podemos deixar que a graça de Deus passe. O Espírito Santo que recebemos no Batismo está agindo em nós.   – Você tem deixado se contagiar pela graça de Deus? – Você tem sofrido tribulações por conta do seu ministério no reino de Deus? – Você tem se apossado do poder do Espírito Santo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 97*

🗣 *O Senhor fez conhecer a salvação.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 97*

*Reflexão* - “O salmista nos induz a cantar ao Senhor um canto novo em gratidão pelos prodígios que Ele faz em nosso favor. A vitória de Deus é garantida na nossa vida, por isso precisamos nos apossar da Sua Mão poderosa que nos salva. Jesus é a salvação de Deus para nós e o nosso louvor fará com que o mundo todo O conheça e contemple a Sua glória.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 38-42*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho. *(Sl 118, 105)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”De que forma se alcança a mansidão?”*

“No Evangelho de hoje, Jesus continua o Sermão da Montanha. Ele nos ensina hoje o que devemos fazer para refrear a nossa ira, ou dimensão irascível. Na Antiguidade, a lei que foi dada era: “Olho por olho, dente por dente”; então, o único meio — digamos assim — para frear a ira das pessoas era a “vingança proporcionada”. Nós, porém, já podemos agir de outra forma. Em primeiro lugar, vamos entender o que é a ira. Dentro de nós há um apetite concupiscível; são os nossos desejos diante de um bem fácil de ser alcançado. Por exemplo: há um prato de marmelada na sua frente e você quer comer aquele doce, então surge um desejo, do apetite concupiscível; mas, se por acaso alguém pegar essa marmelada e sair correndo, então é despertado nosso lado irascível. O que é a ira? A ira é um desejo que encontrou dificuldade. Se você vê um bem, seja ele a marmelada, seja ele a santidade, seja ele o descanso, seja querer dormir um pouquinho mais hoje, seja o bem da família — não interessa o tamanho do bem —, e se você vê que há dificuldade em alcançá-lo, a reação passional — ou seja, dos seus sentimentos — é a ira, porque você queria, mas está sendo contrariado em seu desejo. Ora, o único meio que há de não ficar se torturando o tempo todo, como cavalos de rédea curta segurando a raiva, é desejar o contrário do que se estava desejando. Por exemplo, você pretendia não chegar atrasado, mas o trânsito está terrível; logo, você irá chegar atrasado de qualquer forma. Se você continuar desejando o impossível, que é chegar na hora; irá apenas se irritar à toa. O que fazer então? Mudar o desejo. Agora que já está atrasado, queira de fato estar atrasado — não porque seja bom se atrasar —, mas porque poderá dizer: “Jesus, eu te ofereço a humilhação de chegar atrasado, porque tu te humilhastes por mim na Cruz”. Quando se muda o desejo, a ira desaparece e vem a mansidão. Ser manso não quer dizer ser um “palerma”, alguém que não reage a nada. O que acontece é o seguinte: nós temos dentro de nós, às vezes, certo justicialismo: “Tudo tem de ser ‘2 + 2 = 4’, do jeitinho que eu planejei, do jeitinho que eu quis”. Isso torna a vida um inferno — a sua vida, a vida da sua família e a vida das pessoas com as quais você convive. Jesus nos ensina a contrariar os nossos caprichos e desejos. Jesus nos ensina a dizer: “Alguém bateu no seu rosto? Dê a outra face. Alguém lhe tirou o manto? Dê a túnica também”. Trata-se de reagir, com aceitação e mansidão, às coisas que já não têm conserto. Por que você quer vingança? “A mim cabe a vingança”, diz Deus na Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 12. Aprendamos, pois, a vencer o mal com o bem, o que não quer dizer que vamos aceitar passivamente todas as maldades e misérias. Não é isso! Significa simplesmente que nós, diante de injustiças que não têm conserto, iremos parar de nos torturar inutilmente, a fim de abraçar a Cruz, oferecendo e transformando a dor em amor. Desse modo, alcançaremos a mansidão.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 *15 de Junho de 2025 (Domingo)*

 📆 *15 de Junho de 2025 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*SANTÍSSIMA TRINDADE* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)*

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. VITO, MÁRTIR EM LUCÂNIA NA ITÁLIA / S. BERNARDO DE MENTHON, CÔNEGO REGULAR DE S. AGOSTINHO / S. GERMANA COUSIN, VIRGEM / BEATA ALBERTINA BERKENBROCK / LÍBIA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Bendito seja Deus Pai e seu Filho Unigênito, com o Espírito Santo, porque mostrou-nos a sua misericórdia.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso admirável mistério. Concedei-nos, na profissão da verdadeira fé, reconhecer a glória da Trindade e adorar a Unidade na sua onipotência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Provérbios 8, 22-31*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro dos Provérbios.

Assim fala a Sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 

23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 

24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas,

25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada.

26Ele ainda não havia feito as terras e os campos, nem os primeiros vestígios de terra do mundo.

27Quando preparava os céus, ali estava eu, quando traçava a abóbada sobre o abismo, 

28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 

29quando fixava ao mar os seus limites — de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas — e lançava os fundamentos da terra, 

30eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 

31brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Provérbios 8, 22-31*

 *Reflexão - “Apologia à sabedoria.”*

“A própria sabedoria, numa belíssima descrição, faz sua apologia e fala da sua participação nas obras do Senhor. Ela é parte da essência de Deus e foi constituída desde a eternidade, por isso, quando Ele preparava os céus e os primeiros vestígios da terra ela já existia. A sabedoria se diz “mestre de obras” da criação de Deus e, como uma pessoa, alegra-se na presença do Senhor e por estar perto dos Seus filhos. Pensar que nós também podemos nos apropriar da Sabedoria, dom do Espírito Santo é para nós um alento que tem poder de esperança eterna. Com o dom da sabedoria nós poderemos fazer proezas e nos tornarmos coparticipantes da criação, contribuindo para a evolução e edificação do reino de Deus aqui na terra. Deus precisa de nós como continuadores da Sua obra e nos dá sabedoria que sejamos fiéis cumpridores dos Seus desígnios para a humanidade. – Você já agradeceu a Deus pelo dom da sabedoria? – Você também se acha participante da criação? – O que você tem feito para que o reino de Deus seja edificado aqui na terra?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 8*

🗣 *Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ as ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 8*

 *Reflexão* - “Quando contemplamos as obras de Deus, quando vemos a lua e as estrelas que brilham no céu, nós temos consciência do grande apreço do Senhor por nós. Tudo o que Ele criou, Ele o fez por amor ao homem, objeto da Sua afeição. Nós nos admiramos da grandeza de Deus e reconhecemos a nossa limitação, porém Ele se compraz em nos alegrar e nos coroar de glória e esplendor. Nós também somos contemplados por Deus quando nos criou e “viu que tudo era muito bom”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 1-5* 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos: 1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 

2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus.

3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 

4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 

5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 1-5*

 *Reflexão - “A esperança não decepciona”*

“Segundo São Paulo a Fé é um instrumento precioso para o nosso crescimento espiritual e nossa evolução humana. Ela é uma ferramenta de conhecimento do Reino e é mais poderosa do que a razão ou o conhecimento intelectual. A fé em Jesus nos justifica diante do Pai e nos dá posse do Reino dos céus. É pela fé que se realizam as coisas e por ela temos acesso à graça de nos gloriarmos até de nossas tribulações. Pela fé nós aprendemos a perceber que os vaivéns da nossa vida são edificantes e produzem em nós frutos que nos sustentam. As tribulações geram em nós a perseverança, porque somos obrigados a assumir os desafios e provar a nossa tenacidade. Daí desabrocha a esperança que é a virtude dos que anunciam que têm fé. A esperança já é prova de fé, pois aquele que tem esperança nunca se decepciona porque é alimentado com o Amor de Deus derramado no coração pelo Espírito Santo que lhe foi dado. Apoiados na esperança nós podemos enfrentar todos os percalços com intrepidez e confiança.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 12-15*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém. *(Cf. Ap 1, 8)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.

13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 

15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O mistério da Santíssima Trindade.”*

“O homem, com sua razão, pode conhecer algumas coisas a respeito de Deus; o que a sua inteligência, no entanto, jamais poderia alcançar, Jesus Cristo cuidou de lhe revelar: Deus é um só, em três Pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. É o dogma da Santíssima Trindade que a liturgia católica propõe à nossa meditação neste Primeiro Domingo depois de Pentecostes. S. Gabriel Arcanjo, ao visitar Nossa Senhora em Nazaré, trouxe-lhe uma notícia que ninguém poderia imaginar. O Filho do Deus excelso, criador do céu e da terra, iria fazer-se homem por meio de uma virgem, sobre a qual viria o Espírito Santo. Ali, nas brevíssimas palavras que compõem a anunciação, é revelado o mistério — escondido desde todos os séculos — da Trindade Santíssima. O anúncio da Encarnação coincide, pois, com a revelação do mais sublime mistério de Deus. É verdade, sim, que em várias páginas do Antigo Testamento essa verdade se encontra como que sugerida, indicada ou insinuada, de forma mais ou menos vaga e remota. No Livro do Gênese, por exemplo, Deus fala muitas vezes em plural (cf. Gn 1, 26; 3, 22; 11, 7); os livros sapienciais, por sua vez, referem-se em inúmeras ocasiões à Sabedoria divina e à sua geração a partir de Javé (cf. Pr 8, 22-24); também o Espírito de Deus aparece em diversas passagens do Texto Sagrado (cf. Gn 1, 2; Sl 50, 13; 103, 30; Sb 1, 7; Is 11, 1s; 61, 1s; 63, 10). Mas é só no Novo Testamento que essa verdade seria posta sob clara luz: o Deus uno, revelado a Israel e ignorado pelos pagãos e politeístas, é trino em pessoas. A Trindade manifesta-se com cada vez mais clareza ao longo de vida de Jesus. Na anunciação, como vimos, aparece o nome das três pessoas divinas (cf. Lc 1, 35). No batismo do Senhor, além disso, toda a Trindade beatíssima comparece: “O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: ‘Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição’” (Lc 3, 22). Jesus faz questão ainda de referir-se ao Pai na última ceia: “A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou” (Jo 14, 23). E pouco depois, no mesmo sermão aos Apóstolos, acrescenta: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14, 26). O episódio da Transfiguração, a fórmula sacramental do batismo, ensinada momentos antes da Ascensão (cf. Mt 28, 19), etc. são outros tantos exemplos em que se atesta com toda clareza a divindade de Cristo, sua filiação ao Pai e a união com o Espírito de ambos. A Igreja nasce, pois, plenamente consciente de que o seu Deus, uno em essência, é também uma Trindade de amor. A falta de categorias filosóficas precisas e de um vocabulário teológico adequado, no entanto, foi uma das causas por que, já nos primeiros séculos, surgiram entre os fiéis algumas heresias contrárias ao dogma trinitário. Basta pensar, por exemplo, no erro de Ário, para quem o Filho não seria de natureza divina, mas uma criatura muito elevada subordinada ao Pai. Também os pneumatômacos, embora admitissem a existência do Espírito Santo, negavam-lhe a divindade. Para confutar estes e outros desvios doutrinários, a Igreja, por meio do seu Magistério com o auxílio de doutores e teólogos, foi polindo a sua linguagem até estabelecer, de modo preciso e claro, os termos em que se deve entender e transmitir o mistério da Santíssima Trindade. Essa precisão terminológica, posta a serviço da verdade, se deu sobretudo nos dois primeiros Concílios Ecumênicos: o de Nicéia, celebrado em 325, e o de Constantinopla, reunido poucos anos depois, em 381. Nestes dois Concílios, estabeleceu-se a linguagem canônica que a Igreja passou a utilizar para exprimir sua fé na Santíssima e augusta Trindade. Aí teve origem, depois de sessenta anos de intensos debates teológicos, o chamado Credo niceno-constantinopolitano, que costumamos recitar nas Missas de domingo. Mas como o cristão, afinal, deve expressar sua fé trinitária? A Igreja nos ensina a esse respeito que em Deus há uma só natureza ou essência divina, de infinita simplicidade e perfeição; não existem, pois, nem duas nem três naturezas ou essências divinas, mas uma só, de sorte que não existe nem pode existir mais do que um só Deus. Acontece, porém, que essa única natureza divina é “compartilhada” por três pessoas, não no sentido de que cada uma delas fique apenas com uma “parte” ou “porção” da essência comum. Não: as três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, comungam da mesma natureza com plena e perfeita igualdade: não há, no seio da Trindade, um mais e um menos; todos os três são, portanto, plenamente Deus. Ouçamos o que diz um teólogo (Antonio R. Marín, Teología de la Perfección Cristiana) acerca desse mistério inefável da vida íntima de Deus: Deus é Pai. Tem um Filho, engendrado por Ele no eterno hoje de sua existência. Contemplando-se a si mesmo no espelho puríssimo de sua divina essência, o Pai gera uma Imagem perfeitíssima de si mesmo, que o expressa e reproduz em toda a sua divina grandeza e imensidade. Imagem perfeitíssima, Verbo mental, Idéia, Protótipo, Palavra vivente e substancial do Pai, constitui uma segunda pessoa em tudo igual à primeira, excetuando a oposição real de paternidade e filiação, que faz com que a primeira seja Pai e a segunda, Filho. […] Por isso, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho ou Verbo do Pai, é Deus como o Pai, possui juntamente com Ele e o Espírito Santo a plenitude da divindade. É Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, como dizemos no Credo da Missa. O próprio Cristo o proclamou abertamente ao dizer: “O Pai e Eu somos um” (Jo 10, 30).A terceira pessoa da Santíssima Trindade recebe na Sagrada Escritura e na tradição cristã o nome misterioso de Espírito Santo. Ele é o laço de união entre o Pai e o Filho, o Amor subsistente que os abraça e consuma na unidade. O Pai, com efeito, vendo refletido em sua própria divina essência o seu Verbo divino, que é a Imagem perfeitíssima de si mesmo, o ama com um amor sem limites. E o Verbo, que é a Luz do Pai, seu Pensamento eterno, sua Glória, sua Beleza, o Esplendor de todas as suas perfeições infinitas, devolve a seu Pai um amor semelhante, igualmente eterno e infinito. E ao encontrar-se a corrente impetuosa de amor que brota do Pai com a que brota do Filho, jorra, por assim dizer, uma torrente de chamas, que é o Espírito Santo: amor único, embora seja mútuo, vivente e subsistente; abraço, vínculo, beijo inefável que consuma o Pai e o Filho na unidade do Espírito Santo.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 14 de Junho de 2025 (Sábado)

 📆 14 de Junho de 2025 (Sábado)

_ _ _ _ _ _


SÁBADO DA X SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde, Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _


😇 Santos do dia 


S. Eliseu, profeta

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada:


O Senhor éminha luz e salvação,  de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem. (Cf. Sl 26, 1-2)

_ _ _ _ _ _


☀ Oração da Coleta


Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

_ _ _ _ _ _


📖 1a Leitura - 2Cor 5, 14-21


_ _ _ _ _ _


✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. 18 E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19 Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. 20 Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21 Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.


 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - 2Cor 5, 14-21


 Reflexão - “Em Jesus Cristo nós fomos reconciliadas com o Pai” 


Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou por todos nós, e que em consequência, fomos mortos com Ele e com Ele ressuscitaremos para uma vida nova, podemos então, afirmar que pertencemos a Jesus Cristo!  Com efeito, não podemos mais viver na nossa humanidade, na nossa carne, mas no Espírito de Jesus que nos concede uma vida nova. O Espírito Santo nos faz amar como Jesus amou, pensar e viver como Ele pensou  viveu. Em Jesus Cristo nós fomos reconciliadas com o Pai, e, agora, somos embaixadores de Cristo aqui na terra. Portanto, temos a missão de exortar a todos aqueles que ainda não se sentem reconciliados por que ainda não se apossaram desta graça. Só nos sentiremos reconciliados com o Pai através da Fé no Seu Filho. A justiça de Deus é a Sua misericórdia que se manifesta em nós, através de Jesus Cristo, aquele que não cometeu pecado, mas que Deus o fez pecado por nós, para que nele, nós nos tornemos justiça de Deus. – Você tem idéia do grande amor de Deus que entregou o Seu Filho Jesus para morrer pelos seus pecados? – Você tem acolhido a misericórdia do Pai através de Jesus? – Você já recebeu a vida nova que Cristo veio lhe dar?

_ _ _ _ _ _


📖 Salmo - 102(103)


🗣 O Senhor é indulgente, é favorável.

_ _ _ _ _ _


1⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! 🗣

_ _ _ _ _ _


2⃣ Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. 🗣

_ _ _ _ _ _


3⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. 🗣

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - 102(103)


Reflexão - “Assim acontece a todos nós que abraçamos a misericórdia de D eus. Ele é indulgente, favorável, paciente, bondoso e compassivo e não fica sempre remoendo a nossa culpa. Por isso é que a nossa alma está disposta a bendizê-lo noite e dia e não podemos esquecer nenhum de seus favores. O Senhor cura as nossas enfermidades quando nos concede o perdão dos nossos pecados nos dando alento para que possamos viver uma vida nova na sua graça.”

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 33-37

_ _ _ _ _ _


 Aleluia, aleluia, aleluia.


Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Cf. Sl 118(119), 36a.29b)

_ _ _ _ _ _


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33 "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36 Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37 Seja o vosso 'sim': 'sim', e o vosso 'não': 'não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno".


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _


↪ REFLEXÃO


 “Não utilize os métodos do Maligno”


No Evangelho de hoje, Jesus nos fala do pecado que nós cometemos com a palavra. Infelizmente, estamos num mundo onde a palavra perdeu o seu valor. Antigamente, quando um homem de bem dava a sua palavra, as pessoas sabiam que ele cumpriria o que havia prometido, pois era uma questão de honra e de integridade. No entanto, aos poucos, fomos nos tornando trapaceiros, aceitando a mentalidade de que o marketing é a alma do negócio e fazendo com que o importante fosse a embalagem, e não o conteúdo. Desse modo, fizemos um “divórcio” entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente somos. 

Esse divórcio pode parecer banal, porque, afinal de contas, “qual é o problema de contar uma mentirinha? Só fazemos isso para evitar algum incômodo ou para fugir de um compromisso”. No entanto, vamos nos recordar: a Bíblia chama de pai da mentira o anjo que está no mais profundo do Inferno, Satanás. Ele tem esse título porque foi exatamente com a mentira que ele enganou nossos primeiros pais, e essa é a única arma que Satanás realmente tem. Ele é homicida desde o princípio e deseja nos matar, mas, como não tem o poder de fazer isso, ele nos seduz e nos leva ao caminho da morte, fazendo com que, por nossa própria vontade e consentimento pessoal, precipitemo-nos nesse horrendo pecado. 

Será que, sem perceber, não estamos fazendo com que o pai da mentira seja o nosso pai? Meditando nisso, a resposta fica clara: o homem de Deus não deve mentir; prometer e não cumprir. Nós devemos, ao menos, dar uma satisfação para as pessoas e, se não mantivemos nossa palavra, peçamos humildemente por perdão: “Desculpe-me. Eu sei que lhe prometi isso, mas não dei conta”. Assim, estaremos longe de usar aquilo que é o método do Maligno. 

Procuremos sempre ter transparência. Ainda que os pecados com a palavra possam parecer veniais — algo que, na maior parte das vezes, é fato —, eles vão nos colocando, imperceptivelmente, em um caminho que está distante de Deus. Não podemos dizer a verdade? Então, é melhor não dizer nada. Se ela precisa ser ocultada porque temos um adversário diante de nós, mudemos de assunto, porque não somos obrigados a dizer. Mas, se formos falar, que seja sempre verdadeira a nossa palavra, porque o Senhor só reinará em nossos corações se a verdade prevalecer.


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 13 de Junho de 2025 (6a feira)

 📆 13 de Junho de 2025 (6a feira)

_ _ _ _ _ _

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA (Cor Branco)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. ANTÔNIO DE PÁDUA, SACERDOTE FRANCISCANO E DOUTOR DA IGREJA / PEREGRINO E AQUILINA

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. (Cf. Eclo 15, 5)

_ _ _ _ _ _

☀ Oração da Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao vosso povo Santo Antônio como insigne pregador e intercessor nas necessidades, concedei, por seu auxílio, que, seguindo os ensinamentos da vida cristã, sintamos a vossa ajuda em todas as adversidades. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - 2 Coríntios 4, 7-15

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. 

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 

9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 

10por toda a parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 

12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 

13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 

14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 

15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 4, 7-15

 Reflexão - “O tesouro em jarros de barro.”

“A liturgia, hoje, nos leva a refletir sobre o papel do verdadeiro cristão diante das dificuldades e desafios na caminhada para o reino dos céus. Pensamos, às vezes, que somos seguidores de Jesus Cristo, privilegiados, e estamos livres das coisas que nos importunam e trazem sofrimento. Porém, a história dos apóstolos, discípulos e servidores de Cristo, nos mostra que ao contrário do que imaginamos quanto mais nos entregamos a Cristo, mais nós somos afligidos, perseguidos e provados. Entretanto, a mesma história é testemunha da garra, da tenacidade dos cristãos que  mesmo afligidos e perseguidos já se consideram vencedores, cheios de esperança, amparados. Por isso, nesta carta São Paulo nos diz que os seguidores de Jesus Cristo têm um tesouro em vaso de barro, isto é,  que apesar da sua humanidade frágil e pecadora, possuem em si o tesouro do Espírito Santo de Deus. O poder vem de Deus e não de nós. Na nossa fraqueza, fragilidade e pequenez nós levamos Jesus como um tesouro, um bem valioso que nos garante não somente a sobrevivência, mas uma vida de qualidade no sentido espiritual, emocional e psíquico. Tudo acontece por causa de Jesus! Ele é o nosso motivador e a nossa razão de lutar. “Eu creio e, por isso, falei”. Não podemos nos calar, nem desanimar, nem tampouco desistir diante das dificuldades. Nós pregamos Jesus Cristo, porque cremos e, se passamos por todas as etapas do martírio, somos entregues à morte física é para que a vida divina de Jesus se manifeste em nós. Deus ressuscitou Jesus e nos ressuscitará com Jesus para estarmos ao Seu lado. Enquanto aqui estamos precisamos fazer com que a graça de Deus se espalhe e atinja um número maior de pessoas.  - Você se identifica como sendo um (a) verdadeiro (a) cristão (ã)? – Você se desespera nas horas de sofrimento e dificuldade? – Você confia na assistência do Espírito Santo que está dentro de si?”

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - 115

🗣 Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Guardei a minha fé, mesmo dizendo: “É demais o sofrimento em minha vida!” Confiei, quando dizia na aflição: “Todo homem é mentiroso! Todo homem!”🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo - 115

 Reflexão - Temos muito que agradecer ao Senhor, no entanto, nos omitimos porque não sabemos como fazê-lo. O salmista nos ensina a ofertar a Deus um sacrifício de louvor invocando o Seu Santo Nome e O bendizendo pela salvação que nos foi concedida. E é diante da assembleia reunida na casa do Senhor que o nosso louvor se torna mais autêntico e produtivo. Quando nós louvamos em comunidade, nos átrios da Casa do Senhor nós nos unimos aos anjos e santos, povo de Deus reunido. A nossa oração sobe aos céus e o nosso louvor é como um perfume agradável que o Senhor recebe e devolve para alimentar a nossa alma.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 27-32

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Como astros no mundo brilheis, pregando a Palavra da vida! (Fl 2, 15d. 16a)

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “Castidade, um convite a amar.”

“O Evangelho de hoje nos apresenta uma das conhecidas antinomias que, ao longo de todo o Sermão da Montanha, Jesus estabelece entre "o que foi dito", por um lado, e "o que Ele nos diz", por outro. E o tema de que trata a leitura desta sexta-feira é a castidade cristã: se a lei antiga proibia o adultério, a nova lei do amor, indo além dos meros preceitos legais, veda inclusive o olhar luxurioso. Assim o Senhor, ao mesmo tempo que nos indica o caminho da castidade, nos dá uma norma de vida que, ao contrário do que à primeira vista possa parecer, é verdadeiramente libertadora. Pois não há maneira mais eficaz de livrar-se do pecado, abrindo-se deste modo a um vida de plena liberdade, do que matá-lo antes que cresça; e isso, no campo da sexualidade, em que somos tão suscetíveis às mais leves insinuações, mostra todo o peso de sua verdade. Com efeito, quem quer viver a pureza cristã, tratando o próprio corpo como templo do Espírito Santo, deve tomar o cuidado de guardar bem a vista, para que ela não se desvie do fim que Deus lhe impôs: contemplar com simplicidade as realidades criadas, nelas reconhecendo a beleza e a sabedoria de seu Criador. Roguemos, pois, a Cristo, Nosso Senhor, que nos conceda a graça de vivermos a pureza de vida e olhar que Ele tão perfeitamente viveu, a fim de podermos amar como Ele amou, com entrega generosa, com fidelidade inquebrantável, com um coração que só pensa no bem do amado. Rezemos também de modo especial por todos os casais, cuja vida matrimonial é incessantemente atacada, sobretudo nestes tempos de crise, por aquele que odeia a família humana desde o princípio.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

📆 12 de Junho de 2025 (5a Feira)

 📆 12 de Junho de 2025 (5a Feira)

_ _ _ _ _ _

QUINTA-FEIRA DA X SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. LEÃO III, PAPA / S. ONOFRE, ANACORETA / OLÍMPIO E IOLANDA

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

O Senhor é minha luz e minha salvação, de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem. (Cf. Sl 26, 1-2)

_ _ _ _ _ _

☀ Oração da Coleta

Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - 2 Coríntios 3, 15–4, 1. 3-6

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 15até ao dia de hoje, quando os israelitas leem os escritos de Moisés, um véu cobre o coração deles. 16Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. 18Todos nós, porém, com o rosto descoberto, contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. 4, 1Não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina. 3E se o nosso evangelho está velado, é só para aqueles que perecem que ele está velado. 4O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a luz esplendorosa do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus. 5De fato, não nos pregamos a nós mesmos, pregamos a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus. 6Com efeito, Deus que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz”, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. 

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 2 Coríntios 3, 15–4, 1. 3-6

 Reflexão - “Os incrédulos, mesmo que batizados, têm a inteligência obscurecida.”

“Nesta carta São Paulo proclama que o “Senhor é Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.” Quem possui o Espírito Santo de Deus tem o véu do coração revolvido e obtêm a capacidade de viver uma nova vida com a conversão. A conversão é a nossa resposta ao dom da Fé impresso no nosso coração no Batismo. Os incrédulos, mesmo que batizados, têm a inteligência obscurecida porque não abriram o coração para acolher o dom da Fé. Pensamos que a Lei do Senhor nos tira a liberdade e, no entanto, percebemos que os que enxergam com o espírito e são conduzidos pelo Espírito Santo, têm entendimento de que a proposta da Lei de Deus é para que sejamos livres. Os que reconhecem que Jesus Cristo é o Senhor, são como luz que brilha nas trevas, isto é, chamam atenção, são diferentes, pois apresentam ao mundo a face de Jesus e não o seu próprio semblante. – Qual ao rosto que você tem mostrado ao mundo? – Como você acha que poderá expressar ao mundo a face de Jesus? – Quais as virtudes de Jesus que você tem vivenciado no seu dia a dia?”

_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - 84

🗣 A glória do Senhor habitará em nossa terra.

_ _ _ _ _ _

1⃣ Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo - 84

Reflexão - “A glória do Senhor habita na terra na medida em que nós assumimos a missão de vivenciar na frente de todos, atos concretos de amor, de justiça, de paz. Assim fazendo o Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra, isto é, a nossa vida, nos dará suas colheitas, como consequência do que nós vivenciamos. A nossa vida consiste na sucessão das palavras e pensamentos, dos atos, ações e omissões que praticamos.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - Mateus 5, 20-26

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado. (Jo 13, 34)

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 “Quando a ira se torna motivo de queda?”

“No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a conter a ira nos nossos corações: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não matarás’. Eu, porém, vos digo: Quem disser a um seu irmão: ‘Tolo, estulto’, esse será passível de juízo”. O que Jesus quer dizer com isso tudo? Em primeiro lugar, temos de entender que existe em nós como, dom de Deus, uma faculdade de irascibilidade. Nós nos irritamos, e isso é uma coisa que está presente no mundo animal. Ou seja: nós temos desejos; os nossos desejos, porém, podem encontrar algo que os impede, e esse empecilho, então, pode suscitar raiva. Se você vê que perde a paciência com facilidade, ou que está sempre irritado, pergunte-se qual é o seu desejo. As pessoas dificilmente conseguem enxergar isso, mas é importante ver que, dentro de nós, existe uma espécie de “criança mimada” que diz: “Seja feita a minha vontade, assim na terra como no céu”. No entanto, o que desejamos nem sempre é justo e, mesmo que fosse justo, nem sempre é possível alcançar. Então, nós temos de refrear a nossa ira. Por quê? Porque ela está escondendo dentro de nós, na realidade, uma espécie de desordem em que queremos ser como Deus, à medida que exigimos que a nossa vontade se realize. Mas, além disso, a ira se torna ainda mais grave quando tem como objeto o nosso irmão, ou seja, quando começamos a desejar o mal para o próximo. Essa é a realidade da malevolência, ou seja, quando desejamos o mal do outro. Então, quando consciente e deliberadamente, desejamos o mal para o irmão, estamos cometendo um pecado grave, um pecado mortal; enquanto que, se simplesmente nos irritamos e perdemos a paciência, estamos diante de uma desordem ou, no máximo, um pecado venial, mas não um pecado mortal. Porém, quando desejamos o mal para uma pessoa, estamos cometendo um pecado mortal, e é contra isso que Jesus se opõe. Em termos práticos, surge-nos a pergunta: Então Jesus está dizendo que, se eu falar um palavrão contra o meu irmão, eu vou para o inferno? São João Crisóstomo afirma que é evidente que não. A intenção de Jesus não é essa, também porque o próprio Jesus usou “xingamentos” para advertir. Jesus disse para os fariseus que eles eram uma “raça de víboras”; ou, para os discípulos de Emaús, Ele disse que eram “tardos de coração”, ou seja, tolos e lentos para crer. São Paulo, por exemplo, chamou os gálatas de “estultos”. Então, quer dizer que São Paulo está na geena? Obviamente, não. Devemos entender que, às vezes, é possível, sim, usar palavras fortes quando são dirigidas ao irmão por caridade, ou seja, para acordá-lo. Imaginemos um filho sonâmbulo que está caminhando na direção de um abismo. O pai tenta acordá-lo, mas o filho não desperta de jeito nenhum, então ele dá uns tapas na cara do filho. Mas não é por ódio; é por pura caridade, para acordá-lo, para que ele não caia no abismo. Assim também nós podemos usar, às vezes, palavras duras e fortes para acordar as pessoas que estão se perdendo; mas deve ser por caridade, por amor, e não por ódio. Sofrerá o juízo e será jogado na geena aquele que, cometendo pecado mortal, deseja o mal para o irmão simplesmente pelo mal; mas aquele que deseja, por caridade, que o seu irmão passe por alguma tribulação para que acorde e se converta, este na verdade tem o seu coração configurado a Deus, que é lento para se irar, mas, quando realiza algum ato de ira, o faz por sua infinita misericórdia, porque também a ira é uma forma de Deus nos amar.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)

📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2024 (4a Feira)* _ _ _ _ _ _ *NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solen...