sexta-feira, 27 de junho de 2025

📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

 📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. PROTOMÁRTIRES DA SANTA IGREJA ROMANA / LUCINA, BASILES E TEOBALDO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria. *(Cf. Sl 46, 2)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus, pela graça da adoção nos tornastes filhos da luz; concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas permaneçamos sempre no esplendor da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gênesis 18, 16-36*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

De junto ao carvalho de Mambré, 16os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma. Abraão acompanhava-os para encaminhá-los. 17E o Senhor disse consigo: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra. 19De fato, eu o escolhi, para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu”. 20Então, o Senhor disse: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. 33Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 18, 16-36*

 *Reflexão - “É de dentro do nosso coração que partem as maquinações.”*

“A intercessão de Abraão é um exemplo de familiaridade e de respeito para com Deus. Abraão actua como os orientais gostavam, e gostam, de actuar no mercado: negoceiam, regateiam. Fala com Deus como falaria com um homem: «Se encontrar...cinquenta... quarenta e cinco... quarenta...trinta... vinte... dez...». Está consciente de que não tem direito a nada, porque é «apenas cinza e pó». Parece que Deus gosta da insistência e que, a cada novo pedido, condescenda com Abraão: «Não destruirei». Assim fica confirmado o papel de intercessores que os santos exercem no mundo. Abraão não ousa avançar mais na sua oração e perguntar: «E se houver apenas um justo?» O sentido da corresponsabilidade era tão forte no Antigo Testamento, que ninguém pensaria em tal possibilidade. Só muitos séculos depois virá ao mundo único justo capaz de salvar, não só as cidades corruptas, mas também toda a humanidade, purificando-a com o seu sangue. Em Jesus, Deus estará mais connosco, e escolherá amigos para associar à sua missão de Salvador. 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 102(103), 1-2. 3-4. 8-9. 10-11 (R. 8a)*

🗣 *O Senhor é indulgente, é favorável.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. ℟.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 102(103), 1-2. 3-4. 8-9. 10-11 (R. 8a)*

*Reflexão* - “Assim acontece a todos nós que abraçamos a misericórdia de D eus. Ele é indulgente, favorável, paciente, bondoso e compassivo e não fica sempre remoendo a nossa culpa. Por isso é que a nossa alma está disposta a bendizê-lo noite e dia e não podemos esquecer nenhum de seus favores. O Senhor cura as nossas enfermidades quando nos concede o perdão dos nossos pecados nos dando alento para que possamos viver uma vida nova na sua graça.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 8, 18-22*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Nosso coração é um abrigo para Cristo?.”*

“No Evangelho de hoje, duas pessoas se aproximam de Jesus, pedindo para segui-lo: um mestre da Lei e um discípulo. Os intérpretes dessa passagem ficam se perguntando por que Jesus rejeitou aquele mestre da Lei que queria segui-lo. Entretanto, Jesus apenas mostrou as exigências do seguimento. Por isso, os Santos Padres interpretam que, de alguma forma, aquele mestre da Lei estava mal disposto, procurando Jesus por interesses próprios e, uma vez que Cristo apresentou-lhe as exigências, o discípulo não estava mais disposto a seguir. Ele fala das exigências de uma forma analógica: “As raposas têm suas tocas, as aves têm os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Se interpretarmos literalmente essa frase, Jesus quis dizer que o discípulo deveria estar disposto a não ter onde reclinar a cabeça. No entanto, São Gregório Magno vê mais profundamente a analogia de Jesus sobre as raposas e as aves. Ele faz uma análise sobre as características desses animais: as raposas são animais enganosos; as aves, por estarem sempre no alto, são soberbas. Portanto, no sentido moral, essa página do Evangelho quer dizer que o engano (as raposas) e a soberba (as aves) encontram um lugar para morar no nosso coração, mas não o Filho do Homem, que não tem onde reclinar a cabeça no nosso peito. Esse sentido moral de São Gregório Magno deve nos fazer refletir em algo importantíssimo: temos um lugar para o Cristo repousar a cabeça em nosso coração? Ou o nosso coração é abrigo de vícios, como o engano e a soberba? Precisamos, de alguma forma, fazer com que o nosso coração seja o lugar do repouso de Jesus, e para isso é necessário nos desapegarmos verdadeiramente de tudo. Existem diferenças entre o mestre da Lei e o discípulo. O primeiro chama Jesus de mestre; o segundo, de Senhor. O primeiro é um doutor da lei; o segundo, discípulo, e portanto segue Jesus. Todavia, mesmo tendo encontrado esse um lugar mais apto para poder repousar a cabeça, Cristo ainda quer um desapego por parte do discípulo, que, antes de seguir Nosso Senhor, quer sepultar seu pai. Isso mostra que precisamos nos desapegar não só do pecado, mas também das coisas lícitas deste mundo, as quais muitas vezes nos impedem de fazer com que Jesus seja verdadeiramente o Senhor de nossa vida. Assim, quando nós entregamos tudo ao Cristo, nada perdemos, porque tudo recebemos de volta neste grande Senhor que busca um abrigo no nosso coração.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Dehonianos (Blog: https://www.dehonianos.org/)_


📆 *29 de Junho de 2025 (DOMINGO)*

  📆 *29 de Junho de 2025 (DOMINGO)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DOMINGO – SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS, Solenidade*

(Vermelho 🟥, Glória, Creio, Prefácio Próprio - Ofício ca Solenidade)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. PEDRO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA / S. PAULO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA / JUDITE, EMA E ANASTÁCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, que hoje nos concedes a Santa alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo, daí à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram os fundamentos da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 12,1-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1 o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos. 4 Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. 5 Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6 Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te depressa!" As correntes caíram-lhe das mãos. 8 O anjo continuou: "Coloca o cinto e calça tuas sandálias!" Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: "Põe tua capa e vem comigo!" 9 Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!" 

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 12,1-11*

 *Reflexão - “O Senhor deseja também nos libertar das prisões.”*

“O portão abriu-se sozinho”, porque “a Igreja rezava continuamente a Deus por ele”. Pedro, que era um homem fraco e cheio de defeitos, mas impulsivo e metido a corajoso estava agora preso em prisão reforçada e se submetia às ordens de Herodes. No entanto, quando Deus mandou o Seu anjo, abriram-se as portas, desamarraram-se as correntes fazendo com que ele passasse diante das guardas, livremente, porque a Igreja rezava continuamente. Quando a Igreja ora unida, o poder de Deus prevalece e o Seu plano tem continuidade. Deus tinha um propósito para Pedro a quem Jesus entregara as chaves do reino do céu na terra. Ele tinha uma missão definida! Assim também acontece conosco. Somos libertos para realizar a obra que Deus nos entregou. O Senhor não nos liberta somente para que estejamos livres, soltos, folgados, mas para que cumpramos bem a nossa missão. Por isso o anjo recomendou a Pedro: “coloca o cinto e calça tuas sandálias; “põe tua capa e vem comigo”. Colocar o cinto, calçar as sandálias e pôr a capa significa estar pronto e preparado para enfrentar desafios e dificuldades, com o apoio, da Palavra, da Oração, da Eucaristia, da devoção à Maria.  Pedro percebeu o poder de Deus, caiu em si, e continuou firme e confiante a sua caminhada. O Senhor deseja também nos libertar das prisões nas quais estamos encarcerados (as). Essas prisões são os estados em que vivemos: amedrontados (as) no pecado, depressivos (as), obcecados (as) pelos valores do mundo. Tudo o que nos prende e nos sufoca, não nos deixando tempo nem condições de amar e servir a Deus, se constitui para nós uma prisão. O trabalho muitas vezes nos aprisiona; o sucesso também é uma forma de nos tirar a liberdade; e assim também muitas situações da nossa vida.  Por isso, o Senhor manda os seus anjos para abrir o portão que nos impede de ter comunhão com Ele. São eles, as pessoas que intercedem por nós e, às vezes, nem sabemos quem sejam. Por isso, há necessidade de que, mesmo sem que as pessoas nos peçam, nós façamos orações pelos pecadores, porque assim o mundo todo será beneficiado. - Faça uma analogia do cinto, da calça e da sandália com algo espiritual que você precisa assumir. -  Você já entendeu para que Jesus o (a) liberta? – Você ainda se sente preso (a) ao pecado? – Você tem o costume de orar pelos pecadores?   – Por quem você tem rezado ultimamente? – Faça uma avaliação da sua intercessão    Você tem intercedido pela Igreja e Pelo Santo Papa? – Você acha que isto é necessário?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 33(34)* 

🗣 *”De todos os temores me livrou o Senhor Deus.”*

_ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! 🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. 🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. 🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 33(34)* 

 *Reflexão* - A certeza de que o Senhor nos livra de todos os temores é a nossa motivação para enfrentarmos as dificuldades. Por isso podemos rezar o salmo 33: “o anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem”.  É feliz o homem que tem o senhor por seu refúgio porque irá sentir a suavidade do Seu amor e não temerá mal nenhum.

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 2 Timóteo 4,6-8.17-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ *Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.*

Caríssimo: 6 Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8 Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18 O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. 

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 2 Timóteo 4,6-8.17-18*

 *Reflexão - “A nossa recompensa virá do alto”*

Paulo e Pedro, as duas colunas da Igreja tiveram chamados distintos, porém há algo em comum entre eles: ambos viveram a conversão antes de assumirem cada um o seu papel na Igreja de Jesus Cristo. Paulo, era um homem forte, decidido e firme, porém, cheio de si. No entanto, mesmo assim, ele foi como Pedro escolhido por Deus para servir ao Evangelho. São Paulo não conviveu com Jesus Cristo, contudo foi com o próprio Jesus que ele apreendeu toda a mensagem evangélica. Nesta carta a Timóteo, o próprio Paulo faz um relato da missão que ele viveu como coluna da Igreja. Com a consciência tranquila pelo dever cumprido ele espera do alto a recompensa pela sua luta. Apesar de exaltar a sua fé e sua fidelidade, ele proclama que tudo o que lhe aconteceu foi porque o Senhor esteve sempre ao seu lado. Assim também podemos pensar nós todos que vivemos e lutamos pelo Evangelho. A nossa recompensa virá do alto e não será aqui na terra que teremos a recompensa pelo nosso trabalho. A certeza do bom combate nos deixará serenos (as) quanto a nossa vida futura. Um dia, com a graça de Deus, todos nós poderemos também anunciar: “combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”!  O Senhor também está do nosso lado e nos liberta de todo o mal. É Ele quem nos ajuda no cumprimento da nossa missão de homens e mulheres a serviço do reino de Deus aqui na terra. – Você tem certeza da vitória final? – Você espera receber a coroa de Deus? – Por que você pode afirmar isto? – Quem lhe garante isso?

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 16, 13-19*

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

_Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la. *(Mt 16, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A Cátedra de Pedro e a transmissão da fé”*

“Com grande alegria, celebramos hoje a Festa da Cátedra de São Pedro, ocasião de refletirmos sobre o magistério do Papa e dos bispos. É interessante perceber que a liturgia de hoje fala constantemente da edificação da Igreja através da fé e do pastor que deve apascentar o rebanho. Porém, o que é realmente a função do Magistério? No Antigo Testamento, o povo de Deus era constituído pelas doze tribos de Israel — os doze filhos de Jacó. Jesus renovou o povo e fez a Igreja como a conhecemos hoje, escolhendo os doze Apóstolos para serem os pastores desse rebanho. Como Igreja, somos um povo que caminha em direção ao Céu; por isso, precisamos evitar o mal a todo custo, vencer os desafios e as dificuldades e seguir o caminho correto. Um pastor faz exatamente isso com seu rebanho: ele tem por finalidade principal defender as ovelhas dos lobos ferozes. Aplicando essa metáfora à realidade dos papas e dos bispos, vemos que eles são chamados a ajudar o povo a evitar aquilo que o leva diretamente para o Inferno, porque o demônio é o lobo que nos ameaça e quer que percamos nossas almas, precipitando-nos no fogo eterno. Existe uma luta espiritual, e no mundo de hoje em dia somos agitados por todo “vento de doutrina” que nos seduz para o mal e nos leva para longe da fé verdadeira, fazendo-nos seguir grandes erros. Entretanto, é reconfortante saber que o Magistério da Igreja nos ajuda nessa batalha, apesar de não ser fácil transmitir a fé, pois há muita dificuldade em apresentar ao homem moderno a fé da Igreja de dois mil anos, a fé de Cristo. Portanto, é missão dos bispos e do Papa transmitir essa fé, superando os problemas que o homem atual possui para crer, sem trair aquilo que é a fé dos Apóstolos, e, ao mesmo tempo, sabendo apresentá-la de forma que as pessoas compreendam verdadeiramente, mudem de vida e busquem a santidade. A Igreja quer fazer santos, algo de que o Concílio Vaticano II nos recorda, ao destacar a vocação universal à santidade. Portanto, nesta Festa da Cátedra de São Pedro, vamos rezar pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e pelos bispos do mundo inteiro, para que saibam realmente cumprir a sua missão e, assim, vencer o mal e as dificuldades, conduzindo-nos para o caminho da santidade, que é o ofício verdadeiro de um pastor. O trabalho é difícil e árduo, mas podemos ter certeza de que eles não realizam essa missão sozinhos, porque Jesus Cristo prometeu no Evangelho: “As portas do Inferno não prevalecerão” (Mt 16, 18).” 

Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


📆 *28 de Junho de 2025 (Sábado)*

 📆 *28 de Junho de 2025 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA* (Branco, Prefácio de Maria – Ofício da memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. IRENEU, BISPO DE LYON E MÁRTIR / S. PAULO I, PAPA / ARGEMIRO E VICÊNCIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! *(Cf. Sl 12, 6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Coração da Virgem Maria, concedei benigno que, por sua intercessão, nos tornemos templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 61, 9-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 

10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 

11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 61, 9-11*

 *Reflexão - “A escolhida.”*

“Por meio de Maria que foi escolhida para ser Mãe do Filho de Deus, todos nós, cristãos, fazemos parte da descendência abençoada por Ele e, que, por conseguinte é conhecida entre todas as nações. Jesus, o filho de Maria e Filho de Deus, trouxe para todos nós a veste da salvação, que nos envolveu com o manto da justiça e nos adornou com coroa e joias que são o Espírito Santo e os Seus dons, presentes de Deus. Desse modo, nós também exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. Não tenhamos dúvidas e tampouco percamos tempo em assumir a Mãe de Jesus como nossa Mãe e intercessora. Somos descendentes da Nova Eva, portanto somos também abençoados!  – Você se considera descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 1Sm 2, 1. 4-8*

🗣 *Meu coração se regozija no Senhor.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 1Sm 2, 1. 4-8*

 *Reflexão* - “A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. É a oração de Maria, serva que se alegra em fazer a vontade de Deus e Dele depender. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que nós possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco....para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 2, 41-51*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Bendita é a Virgem Maria, que guardava a Palavra de Deus, meditando-a no seu coração. *(Cf. Lc 2, 19)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 

42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 

43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 

45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 

46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 

8Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 

50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 

51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O Imaculado Coração de Maria não é mais do que o próprio Coração de Jesus.”*

“Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu Coração”. Tendo celebrado ontem a solenidade do S. Coração de Jesus, a Igreja comemora hoje o Imaculado Coração de Maria. Esta proximidade entre as duas festas litúrgicas busca salientar não só o vínculo estreitíssimo que, na piedade dos fiéis, deve existir entre a devoção ao Coração de Cristo, de um lado, e aquela ao de sua Mãe SS., de outro; mas também, como nos recorda a aparição da Virgem em Tuy, que o Imaculado Coração de Maria não é mais do que o próprio Coração de Jesus. Como já tivemos ocasião de meditar em outros programas do nosso site, Maria mostrou à Irmã Lúcia o seu Coração puríssimo, não com as características com que ele costuma ser representado, mas cercado de espinhos flamejantes, numa clara alusão ao Coração de seu Filho. Isso não deve levar-nos a pensar que apenas a Maria foi dado o privilégio de ter o seu Coração substituído pelo de Cristo. Trata-se, antes, de uma realidade que os fiéis todos estamos chamados a vivenciar. Temos disto uma prova, em primeiro lugar, na autoridade das SS. Escrituras: “Estais mortos”, diz-nos S. Paulo, “e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Col 3, 3), ou seja, pelo Batismo, fomos crucificados para nós e o mundo, de maneira que já não somos nós que vivemos; é Cristo quem vive em nós (cf. Gl 2, 20). Também a história dos santos nos mostra, sobretudo no caso singular de S. Catarina de Sena, que quanto mais amamos a Cristo e a Ele nos configuramos, mais o nosso coração vai-se transformando no dele, até ser completa a nossa identidade de afetos e pensamentos, segundo aquilo do mesmo Apóstolo: “Tende em vós os mesmos sentimentos de que Jesus Cristo estava animado” (Fp 2, 5). Mas como, de forma concreta, hemos de chegar a esse grau de configuração a Nosso Senhor? Encontramos no Evangelho de hoje a resposta a esta pergunta: “Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração” (Lc 2, 51), e também nos versículos anteriores, em que S. Lucas, repetindo a mesma ideia, acrescenta um pormenor de fundamental importância: “Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 18). Eis aí o caminho que temos a trilhar para que um dia o nosso coração se transforme no de Cristo: à semelhança de Maria, cujo Coração Imaculado — no dizer do Beato Alberto del Corona — foi o primeiro evangelho em que o Espírito Santo imprimiu os mistérios da fé, também nós temos de ouvir, guardar e meditar a Palavra de Deus, para que ela, que se fez carne no ventre da Virgem, se encarne também em nossas almas, em nossos costumes, em nossa vida. Que, com a ajuda de nossa Mãe do céu, saibamos anelar a estar junto de Cristo, já aqui na terra, pela fé viva de amor, e depois na pátria celeste, pela caridade alegre de contemplar por todo o sempre a quem tanto esperamos nesta vida.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


segunda-feira, 23 de junho de 2025

📆 *27 de Junho de 2025 (6a Feira)*

  📆 *27 de Junho de 2025 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. CIRILO DE ALEXANDRIA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA / BEATA MARIA MASTENA / LADISLAU, MADALENA FONTAINE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Os desígnios do Coração do Senhor perduram de geração em geração, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. *(Cf. Sl 32, 11. 19)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus todo-poderoso, alegrando-nos com a solenidade do Coração do vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 

13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 

14Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 

15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar — oráculo do Senhor Deus —. 

16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-la conforme o direito”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

 *Reflexão - “O Senhor está sempre nos buscando.”*

“O profeta toma como símbolo a ovelha para mostrar a necessidade que o homem tem de um pastor que o conduza, que o atraia e que cuide de si. Todos nós somos ovelhas do rebanho de Jesus, que nos adquiriu com o preço do Seu sangue e, por isso, somos incessantemente procuradas pelo nosso Pastor. Jesus é o nosso Pastor, e nós também, assim como as ovelhas estamos sempre nos dispersando a cada momento, quando pecamos e nos distanciando de Deus. Em qualquer circunstância, doentes, perdidas ou ovelhas gordas e fortes o Senhor está nos buscando. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferenciado e adequado segundo as diversas situações em que nos encontramos. Jesus Cristo é o pastor e quer nos apascentar e nos dar repouso conforme o direito, isto é, de acordo com o que é justo para nós. Só Ele sabe fazer distinção entre as ovelhas, os carneiros e bodes. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões e os nossos anseios. Porém, nós precisamos nos sentir como ovelhas necessitadas e dependentes do Seu pastoreio. Se formos ovelhas gordas e fortes nós devemos permanecer fiéis perto do Pastor e nos deixarmos vigiar por Ele para que não nos enfraqueçamos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor, nós teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil.  - E você como se sente? Ovelha perdida, doente, dispersa, ou forte e gorda? -Você tem sentido a ação do pastor que cuida de você? – Você precisa ser pastoreada?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 22*

 *Reflexão* - “Quando fazemos a experiência de nos colocar sob a guarda do pastor nós também provamos de tudo quanto o salmista descreve. Experimentamos o descanso, o refrigério, temos as nossas forças restauradas e somos fortalecidos para enfrentar as tribulações da nossa vida. Assim sendo, podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que, um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.” 

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 5bO amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 

6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 

7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 

8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 

9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 

10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 

11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

 *Reflexão - “O cristão é alguém a quem Deus ama.”*

“O texto começa com uma referência ao amor de Deus, “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (vers. 5). Aqui refere-se algo de essencial na nossa experiência religiosa: o cristão não é um “pobre coitado”, que se tornou escravo de fórmulas e de ritos e que vive prisioneiro de uma moral pré-histórica ou de uma hierarquia centralizadora; mas é, fundamentalmente, alguém a quem Deus ama… Nunca será demais insistir nesta evidência: Deus ama-nos. É essa a grande “boa notícia” que Paulo quer propor a todos os homens. A prova desse amor é essa história incrível de Jesus de Nazaré, o Filho, a quem o Pai enviou ao mundo para “justificar” esses homens mergulhados numa história de egoísmo e de pecado e para os reconciliar definitivamente consigo. Paulo convida-nos a reparar nesse facto espantoso: Deus, o Pai, não passou a amar-nos quando nos convertemos; amou-nos desde sempre e, por isso, enviou o Filho ao nosso encontro “quando éramos ainda pecadores” (vers. 8). É claro que agora, salvos pelo sangue de Jesus, inseridos numa dinâmica de vida nova, temos ainda mais razões para esperar que Deus nos ame e continue a derramar sobre nós a sua vida (vers. 9-10). Esta é a raiz da nossa esperança.

Que significa dizer que fomos “justificados” e “reconciliados” com Deus pelo sangue de Jesus (vers. 9-11)? Significa que o Pai exigiu a morte do Filho em nosso lugar, a fim de nos poder perdoar as nossas faltas? Não. Significa que o Pai tinha um projeto de vida e de salvação para nós e que enviou o Filho ao nosso encontro para nos apresentar esse projeto… A morte do Filho foi o resultado do confronto do projeto libertador do Pai com o ódio, o egoísmo, a opressão que dominavam o mundo… Mas, se esse projeto foi cumprido – apesar das resistências – até ao dom da vida do Filho, isso demonstra a imensidão do amor de Deus.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 15, 3-7*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas e elas me conhecem. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 3Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 

4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 

5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 

6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 

7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Um Coração que ama e quer ser amado.”*

“Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Celebramos hoje com grande alegria a solenidade do S. Coração de Jesus, símbolo concreto do amor que Cristo nos tem e que nós, infelizmente, muitas vezes recompensamos com ingratidões, ultrajes e indiferenças. E para podermos compreender melhor a profundidade da caridade de Cristo para conosco, vale a pena escutar o que diz S. Paulo em sua Epístola aos Efésios: “Por esta causa”, escreve ele, “dobro os joe­lhos em presença do Pai” (Ef 3, 14), cujo amor, revelado já no Antigo Testamento, se manifesta em toda a sua plenitude no amor encarnado que Jesus traz dentro de seu Coração. Revelado, pois, em Cristo o amor de Deus aos homens, é agora necessário, conclui o Apóstolo, que sejamos “poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do nosso homem interior” (Ef 3, 16). Ora, esse fortalecimento interior, que nos torna aptos para conhecer e corresponder ao amor de Cristo, se fundamenta nas duas virtudes teologais mais importantes: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade” (Ef 3, 17): a fé, princípio da salvação, fundamento e raiz de toda justificação, é a base sobre a qual se há-de erguer o edifício da nossa vida espiritual, porque sem ela é impossível agradar a Deus e chegar à comunhão de seus filhos; a caridade, por seu turno, é a forma que dá a esta mesma fé a sua perfeição última, tornando-a capaz de compreender em verdade “qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade”, isto é, de conhecer o amor “de Cristo, que desafia todo o conhecimento” (Ef 3, 18s). É assim, com uma fé firme, fortalecida pela caridade que só o Espírito Santo pode difundir em nossos corações, que poderemos ter hoje uma mais exata noção do quanto nos ama o S. Coração de Jesus e, portanto, experimentar pela ação do mesmo Espírito o desejo de corresponder a tamanho amor com todo o amor de que formos capazes. Que o amantíssimo Coração do nosso divino Redentor nos conceda, do seu tesouro de graças e misericórdias, a graça de uma fé inabalável na verdade do seu amor por nós, e que o Espírito Santo que nos foi dado infunda em nossos corações o dom de uma caridade perfeita, que fará da nossa fé uma realidade viva e operante, que não se contenta em saber-se amada, porque anseia amar de volta, sob os impulsos de uma vontade dócil à graça e cativada pelo amor de Cristo. — Ó S. Coração de Jesus, dá-nos o amor com que queres que te amemos!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) e 2ª Leitura, Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3903)_

📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

  📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do dia*  ...