sábado, 30 de dezembro de 2023

📆 *02 de Janeiro de 2024 (3ª Feira)*

 📆 *02 de Janeiro de 2024 (3ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO BASÍLIO MAGNO E SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO,* (Cor Branco, Pref. do Natal ou dos Pastores - Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

SÃO BASÍLIO MAGNO / GREGÓRIO NAZIANZENO E ARGEU.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos. *(Cf. Eclo 44, 15. 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que vos dignastes iluminar vossa Igreja com o exemplo e a doutrina dos santos bispos Basílio e Gregório, concedei, nós vos pedimos, que aprendamos humildemente vossa verdade e a pratiquemos com fidelidade e amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 2, 22-28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 

23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 

24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 

26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 

27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.

28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 2, 22-28*

*Reflexão - “Ungidos pelo Espírito Santo”*

“O Pai promete a vida eterna a todo aquele (a) que permanece com o Filho. Permanecer com o Filho é estar com o Pai. Quem nega que o Filho e o Pai se tornam Um no poder do Espírito Santo é cúmplice do demônio que deseja derrubar todo o plano que o Pai tem para nos dar a vida eterna prometida por Ele. O Espírito Santo é quem nos unge e nos faz compreender e esperar pelas promessas de Deus.  Esta unção nós a recebemos no nosso Batismo e age em nós como decorrência da fé que mantemos em Jesus Cristo que permanece no Pai e em nós pelo poder do Espírito Santo. Ungidos pelo Espírito Santo somos instruídos e não mais será necessário que ninguém nos ensine doutrinas vãs. É o Espírito quem nos convence de todas as coisas visíveis e invisíveis.   A unidade está dentro de nós.  Quem permanece firme na verdade, não terá porque envergonhar-se mais tarde quando Jesus voltar. – Você crê que quem tem o Pai tem também o Filho? – Qual é a ação do Espírito Santo em você? – O Espírito Santo o tem convencido das coisas que você não compreende? – Você sofre alguma influência das pessoas que não acreditam em Jesus?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣*Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 

*Reflexão* - “A salvação vem de Deus e todo o universo poderá contemplá-la na pessoa de Jesus Cristo. Por isso o salmo nos motiva a cantar um canto novo: o próprio Deus veio ao mundo para fazer-se conhecer e revelar a todos o Seu Amor sempre fiel.  O começo do ano é um tempo propício para que também nós entoemos um cântico novo de esperança e de louvor. O nosso canto de regozijo, com certeza, será ouvido até os confins da terra, como nos diz o salmista.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 1, 19-28* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. *(Hb 1, 1-2)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 

20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 

21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 

22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ — conforme disse o profeta Isaías”. 

24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 

25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 

27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 

28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”É preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo.”*

“Às vezes, participamos das coisas de Deus, fazemos parte da Igreja, mas não conhecemos Jesus, não nos aproximamos d’Ele com toda a graça que Ele veio nos trazer. Tenho pedido a Deus como propósito de vida, inclusive para este ano que está começando, a graça de conhecer cada vez mais Jesus, conhecer de fato a Sua Palavra, conhecer a verdade que Ele trouxe, e uma vez conhecendo Jesus, amá-Lo mais ainda. Nós só amamos aquilo que conhecemos de fato, ou senão não amamos com a intensidade na qual deveríamos amar. Portanto, permitamo-nos ter a graça de conhecer Jesus. Para conhecê-Lo é preciso ir ao Seu encontro, para conhecê-Lo é preciso colocar-se no encalço de Jesus, para conhecê-Lo é preciso cada vez mais refletir, meditar e, eu digo mais, escutar Jesus, porque no meio daquele povo muitos O viram, mas não O escutaram. Temos muita dificuldade para escutar, porque vivemos em meio a tantas ocupações, barulhos, vivemos no mundo cheio de ruídos e, às vezes, não escutamos o essencial. Por isso, é João que está nos dizendo: é preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Blog: www.cancaonova.com)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog:www.blogdasagradafamilia.blogspot.com)_


📆 *01 de Janeiro de 2024 (2a Feira)*

 📆 *01 de Janeiro de 2024 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTA MARIA, MÃE DE DEUS* (Cor Branco, Glória, Creio, Pref. de Maria 1 - Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS / ALMÁQUIO E ODILÃO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salve, santa Mãe, vós destes à luz o Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade o dom da salvação eterna, dai-nos contar sempre com a intercessão daquela que nos trouxe o autor da vida, Jesus Cristo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Números 6, 22-27*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro dos Números.

22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 

23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 

24ʽO Senhor te abençoe e te guarde! 

25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 

26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!ʼ 

27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Números 6, 22-27*

*Reflexão - “A bênção de Deus é o primeiro passo”*

“Hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre todos nós paz e amor em abundância para que possamos nos apropriar de todas as graças que ELE já destinou para nós e a nossa família. Portanto, no dia dedicado à Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, somos convidados a assumir a condição de filhos e filhas e nos apossar das bênçãos do Pai do Céu, rezando conforme o próprio Deus nos ensinou por meio de Moisés. “O Senhor te abençoe e te guarde!” “O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!”  “O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!  Esta prece contém o anseio de Deus para nós e satisfaz ao que o nosso coração também aspira: contemplar a face de Deus, ter sobre nós a Sua atenção, Sua misericórdia e Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que o Pai dispensa aos Seus filhos e filhas, pois Ele mesmo nos prometeu: “E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei". A bênção de Deus é o primeiro passo para que todas as nossas realizações do Ano sejam benfazejas. É uma oração poderosa que, pais e mães devem também ministrá-la aos seus filhos (as), e cada um de nós, uns aos outros.  Quando a família abre o coração para acolher as graças de Deus por meio da bênção dos seus progenitores, como manda a Palavra, as coisas acontecem conforme os desígnios divinos: As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, assim sendo, nós não podemos perder tempo. – Experimente hoje fazer esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.  Assim você obedecerá a Palavra de Deus.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 66* 

🗣*Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 66* 

*Reflexão* - “O salmo também é um apelo para o que o Senhor nos dê graça e bênção e, ao mesmo tempo, um chamado para que toda a terra reconheça a Sua grandeza, justiça e santidade. Todo aquele que recebe a bênção de Deus é alguém convidado a glorificar o Senhor e apregoar até os confins do universo a salvação que dele vem!  No começo de mais um ano é nosso dever e faz bem à nossa alma oferecer o nosso coração e a nossa vida como dom precioso para que Deus a abençoe nos perdoe e nos motive a viver com alegria. A luz do Senhor então, nos cobrirá e nos dirigirá com segurança pelos caminhos que ainda não atravessamos. Assim, nós não teremos medo de enfrentar o desconhecido nem tampouco de desbravar as barreiras que, com certeza, nós precisaremos enfrentar. A bênção do Senhor fará com que a nossa terra dê frutos bons que nos alimentarão durante todo este ano.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Gálatas 4, 4-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 

5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 

6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai!

7Assim, já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Gálatas 4, 4-7*

*Reflexão - “No tempo previsto.”*

“Para todas as coisas há sempre um tempo determinado.  Em Maria aconteceu o tempo previsto para a concretização do Projeto de Salvação do homem que fora marcado por Deus desde toda a eternidade. Houve um tempo de maturidade e somente na “plenitude dos tempos”, isto é, na hora marcada pelo Pai Jesus nasceu para nos dar uma nova vida. Assim também Deus deixa amadurecer em nós os Seus projetos que necessitam da nossa adesão. Eles são sempre de resgate, de restauração e de conversão das nossas vidas. A plenitude dos tempos acontece quando reconhecemos Jesus como nosso Salvador e O acolhemos no nosso coração aderindo ao Projeto do Pai. Quando dizemos sim a Jesus, nós nos tornamos filhos e filhas do Pai e nos apossamos do Seu amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o Dom de Deus para todos os que foram adotados (as) por Jesus Cristo e é Ele quem nos convence de que já não somos mais escravos, porém, filhos e herdeiros da graça do Amor de Deus Pai.  O mesmo amor que foi gerado em Maria é também gerado em nós e assim nós nos tornamos missionários (as) da graça de Deus no mundo. – Você tem consciência de que é filho (a) e herdeiro (a) de todas as dádivas de Deus? – Você tem usufruído desta riqueza ou vive mendigando a felicidade que o mundo oferece? – Você já vive a plenitude dos tempos?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 2, 16-21* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_De muitos modos, Deus outrora nos falou pelos profetas; nestes tempos derradeiros, nos falou pelo seu Filho. *(Hb 1, 1-2)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.

17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 

18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.

19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.

20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 

21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Não adianta termos bons propósitos e votos para que tudo seja novo se não permitirmos a Jesus fazer novas todas as coisas.”*

“Não meditemos a nossa vida a partir do nosso ego, mas passemos a refletir os nossos atos a partir da luz de Jesus que faz novas todas as coisas. Guardemos no coração, coloquemos no nosso coração o amor e a graça de Deus que está viva, presente e nascendo no meio de nós, e não nos deixemos desanimar diante das circunstâncias que nos tiram do eixo, da direção. Precisamos nos voltar, cada vez mais, com amor e paixão para Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Olhemos para Maria, aquela que se tornou templo de Deus, morada divina. Por meio dela nos veio a vida nova de Cristo Jesus. Em cada ano que se inicia, temos o anseio de termos uma vida nova, e os votos que desejamos uns aos outros são para que tudo seja novo, renovado. Não adianta, contudo, só trocarmos de roupa, só usarmos roupas brancas, termos bons propósitos e votos para que tudo seja novo, se não permitirmos a Jesus fazer novas todas as coisas em nossa vida. Que Maria nos aponte a direção do Seu filho Jesus, que ela nos traga Jesus para a casa de cada um de nós, a fim de que guardemos o Seu Evangelho e possamos refletir, meditar aquilo que Deus realiza no nosso coração a cada dia da nossa vida. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Blog:www.cancaonova.com)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: www.blogdasagradafamilia.blogspot.com)_ 


📆 *31 de Dezembro de 2023 (Domingo)*

  📆 *31 de Dezembro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ* (Branco, Glória, Creio, Prefácio do Natal – Ofício da Solenidade) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. SILVESTRE I, PAPA / S. MELÂNIA, MATRONA ROMANA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Os pastores foram às pressas e encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado na manjedoura. *(Lc 2, 16)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que nos destes os luminosos exemplos da Sagrada Família, concedei que, imitando-a em suas virtudes familiares e em seu espírito de caridade, possamos gozar um dia dos prêmios eternos nas alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 3, 3-7. 14-17a*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Eclesiástico. 

Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 

5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 

6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.

7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.

14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 

15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 

16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 3, 3-7. 14-17a*


*Reflexão - “Uma família feliz e equilibrada.”*

“O autor do Livro do Eclesiástico, nesta leitura, nos motiva a cultivar sentimentos de carinho e proteção para com as pessoas mais idosas e nos revela que Deus nunca esquecerá o bem que fizermos aos nossos pais. Assim sendo, ele exalta a honra e o respeito ao pai e à mãe como atributos que são agradáveis a Deus e imprescindíveis para que sejamos ouvidos nas nossas reivindicações. A leitura ressalta ainda a recompensa que o Senhor concede a todos os que reverenciam o seu pai e a sua mãe, os amparando na velhice. Na realidade, isto pode ser comprovado no nosso dia a dia nos relacionamentos entre pais, filhos, avós. Os filhos e as filhas que têm zelo e amor pelos seus genitores e os amparam nas suas necessidades têm uma vida repleta de graças e conseguem também manter uma família feliz e equilibrada. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados.  Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da lei de Deus e pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação.  A família é o berço da humanidade, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza. Por isso, São João Paulo II já afirmava que “a família é a esperança da humanidade”. A família é, portanto, uma Escola onde a humanidade é forjada e preparada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Por meio da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado. – Você reconhece o valor da sua família? -  Você tem seguido o mandamento de honrar pai e mãe? – Como você tem se relacionado com os seus pais, ou com seus filhos? – Que valores você tem preservado na sua família? – Você tem orado por ela?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 127*

🗣 *Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 127* 


*Reflexão* - “O salmista elogia os que têm amor pelo Senhor e seguem os caminhos por Ele traçados. Serão felizes, viverão do trabalho honesto, formarão uma família fecunda e serão abençoados. Todas estas coisas são necessidades básicas do nosso ser humano e se constituem no alicerce para que tenhamos uma vida cheia de paz. Portanto, se refletirmos bem, nós não precisaríamos lutar tanto por tantas conquistas que nunca obteremos, mas tão somente, “temer o Senhor e seguir os seus caminhos!”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - Colossenses 3, 12-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses. 

rmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 

13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 

14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.


15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.

16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.

17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.

18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.

19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 

20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 

21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - Colossenses 3, 12-21*


*Reflexão - A misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência.”*

“A misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência que cultivamos nos nossos relacionamentos, é o sinal que podemos dar ao mundo de que realmente vivemos de acordo com os conselhos evangélicos.  Todas essas virtudes têm como fundamento o amor ao próximo que é o mandamento maior da Lei de Deus. Quando perdoamos, nos suportamos uns aos outros, cultivamos a paz nos nossos relacionamentos, e compreendemos uns aos outros, mostramos ao mundo que todas essas virtudes são uma consequência da vivência do amor de Deus agindo em nós. Este amor, segundo São Paulo, deverá ser praticado de uma maneira responsável e isto implica também em ensinar e admoestar ao outro, com toda a sabedoria sem omitir-se nas horas da necessidade de correção. Demonstramos também que vivemos segundo os preceitos cristãos quando sabemos ser agradecidos e cantamos louvores ao Senhor pelos Seus benefícios. Finalmente, São Paulo dá conselhos úteis aos maridos e às mulheres, aos pais e filhos para que dentro da Lei divina do amor recíproco saibam compartilhar a vida dando espaço uns aos outros para a vivência da paz. – Você sabe perdoar? – Existe alguém na sua família a quem você precisa dar ou pedir perdão? – Você se sente responsável pelo bem-estar da sua família? – O que você tem feito para que isto aconteça?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 2, 22-40* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! *(Cl 3, 15a. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.


 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 *“Façamos companhia à Sagrada Família!”*

“José foi também para se recensear juntamente com sua esposa Maria, que estava grávida.” (Lc 2, 4). Deus havia decretado que seu Filho nascesse não na casa de José, mas numa gruta, num estábulo, da maneira mais pobre e mais penosa que possa nascer uma criança; e por isso dispôs que César publicasse um edito pelo qual cada um era obrigado a ir inscrever-se no lugar de sua origem. Ao receber essa ordem José ficou inquieto não sabendo se devia deixar ou levar consigo à Virgem Mãe, pois ela estava para dar à luz. — Minha Esposa e Senhora, disse-lhe, de um lado não vos quero deixar só, e do outro, se vos levar comigo fico aflito pensando no muito que tereis de sofrer em tão longa viagem e tão rigorosa estação; minha pobreza não me permite conduzir-vos com os devidos cuidados. Maria, porém, encorajou-o dizendo: — Meu caro José, não temais; irei convosco e o Senhor nos ajudará. Ela sabia por inspiração e pelo conhecimento que tinha da profecia de Miquéias, que o divino Menino devia nascer em Belém. Tomou pois as faixas e os pobres paninhos já preparados, e pôs-se a caminho com José. Peçamos a Jesus, Maria e José, pelos méritos das penas que sofrem na viagem até Belém, que nos acompanhem na viagem que fazemos à eternidade. Acompanhemos os santos esposos em sua viagem considerando os piedosos entretimentos que nessa viagem deviam ter tido sobre a misericórdia, a bondade e o amor do Verbo divino, que iria logo nascer e aparecer no mundo para a salvação dos homens. Consideremos ainda os louvores e as bênçãos, as ações de graças, os atos de humildade e amor, que no caminho faziam esses dois nobres peregrinos. Ela sofria certamente muito, essa jovem e tenra virgem prestes a dar à luz, fazendo trajeto tão longo, por caminhos difíceis e no tempo do inverno; mas sofria em paz e com amor, e oferecia a Deus todas as suas penas unindo-as às de Jesus que levava em seu casto seio. Ah! unamo-nos a Maria e a José, e acompanhemos com eles o Rei do céu, que vai nascer numa caverna e fazer sua primeira aparição no mundo como uma criança, e como a criança mais pobre e abandonada que jamais nasceu entre os homens. Peçamos a Jesus, Maria e José, pelos méritos das penas que sofrem nessa viagem, que nos acompanhem na viagem que fazemos à eternidade. Felizes de nós, se na vida e na morte formos sempre acompanhados por esses três grandes personagens! Afetos e Súplicas. Meu caro Redentor, sei que os anjos do céu vos acompanham nessa viagem; mas entre os habitantes da terra, quais são os que vos acompanham? Vejo convosco só José e Maria que vos leva em seu seio; ó meu Jesus, permiti que eu me una a eles para vos seguir. Ah! tenho sido bem ingrato para convosco! vejo agora o mal que fiz: descestes do céu para me fazer companhia na terra, e eu tive tantas vezes a ingratidão de deixar-vos ofendendo-vos. Ó meu divino Mestre, quando penso que para seguir minhas malditas inclinações tantas vezes me separei de vós, renunciando à vossa amizade, quisera morrer de dor. Santíssima Virgem Maria, venho fazer-vos companhia em vossa viagem a Belém. Não cesseis de ajudar-me na viagem que faço à eternidade. Mas viestes para perdoar-me; perdoai-me pois agora, que me arrependo de toda a minha alma de vos ter tantas vezes desprezado e abandonado. Estou resolvido e espero, com a vossa graça, não me afastar nem separar de vós, meu único amor! Sim, minha alma está tomada de amor por vós, meu amável Deus-Menino! Amo-vos, meu doce Salvador, e já que viestes à terra para me salvar e me comunicar as vossas graças, eis a única que vos peço: fazei que não me separe jamais de vós; cativai-me prendendo-me estreitamente a vós pelas doces cadeias do vosso santo amor. Ah! meu Redentor e meu Deus, quem poderia ainda deixar-vos e viver sem vós, privado da vossa graça? Santíssima Virgem Maria, venho fazer-vos companhia em vossa viagem a Belém; e vós, minha Mãe, não cesseis de ajudar-me na viagem que faço à eternidade. Assisti-me sempre, mas sobretudo no fim da minha vida, quando eu chegar a esse último momento que deve decidir se estarei, ou sempre convosco para amar a Jesus no céu, ou sempre longe de vós para odiar a Jesus no inferno. Minha Rainha, salvai-me com vossa intercessão; e a minha salvação seja amar-vos para sempre, a Jesus e a vós, no tempo e na eternidade. Sois minha esperança, espero tudo de vós. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/perda-e-encontro-do-menino-jesus-no-templo)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...