segunda-feira, 30 de maio de 2022

📆 *01 de Junho de 2022 (4a Feira)*

 📆 *01 de Junho de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO JUSTINO, MÁRTIR (vermelho, pref. da Ascensão ou dos mártires, pág. 7 - ofício da memória)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JUSTINO / CÂNDIDA E HERCULANO DE PIEGARO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Os pagãos me contaram suas fábulas, mas nada valem perante a vossa lei. Diante dos reis falei de vossa aliança sem me envergonhar, aleluia. *(Cf. Sl 118, 85. 46)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que destes ao mártir São Justino um profundo conhecimento de Cristo pela loucura da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 20, 28-38*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.

29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 

30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 

31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 

32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 

33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 

34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 

35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”.

36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 

37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 

38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 20, 28-38*

*Reflexão - “Cuidai de vós e do rebanho”*

“Quando temos consciência de que o Espírito Santo de Deus foi quem nos colocou no lugar onde nós exercemos o nosso ministério e a nossa vocação, também saberemos que o próprio Espírito nos formará e nos dará condições para sermos fiéis à nossa missão. As recomendações de Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso, também, valem muito para nós, hoje: “cuidai  de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus...”  Cada um de nós, dentro da nossa realidade é sentinela de alguém que nos foi entregue para ser “pastoreado”, isto é, cuidado, tratado e orientado. Em todas as esferas da nossa vida, como pais de família, dirigentes de comunidades, chefes do trabalho, das nações e da Igreja, todos nós temos a nossa quota de responsabilidade.  Precisamos ter consciência, no entanto, de que não somos eternos e que precisaremos nos afastar um dia do nosso rebanho. Com certeza, aparecerão aqueles (as) que tentarão destruir o projeto que Deus realiza por meio de nós. Os lobos ferozes são todos os que procuram nos desvirtuar e tirar do verdadeiro caminho. Eles estão infiltrados em todos os lugares. Por isso, necessitamos atentar bem nas palavras de São Paulo quando diz: “cuidai de vós”. Às vezes nos limitamos a cuidar do rebanho e não percebemos que, pessoalmente, nós também caímos nas garras dos lobos ferozes e nos deixamos vencer pelas tentações do orgulho, da vaidade e da soberba. A humildade de Paulo era consequência da sua entrega à graça do Espírito que tem poder para edificar em nós uma criatura nova.  São Paulo nos instrui a nos entregarmos a Deus e à Sua mensagem de salvação, isto é, à Sua Palavra que tem poder para nos edificar e nos dar a herança da santidade. Por isso, ele nos ensina a não cobiçar nem invejar a vida de ninguém, mas trabalhar para o nosso sustento e daqueles que dependem de nós.   - Você tem cuidado de si mesmo (a), exercitando a humildade, reconhecendo que é por graça do Espírito Santo que serve ao Senhor? – Quem são as pessoas que você considera do seu rebanho? – Você orienta, coordena ou aconselha a alguém? – Como está o seu rebanho? – Você se alegra quando partilha o que tem com alguém?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 67* 

🗣*”Reinos da terra cantai ao Senhor.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 67* 

*Reflexão* - “O salmista suplica ao Senhor Deus que manifeste o Seu poder através de seu povo a fim de que ele possa dar testemunho da intervenção divina a todos os reinos da terra. O Senhor eleva a Sua voz poderosa e se faz ouvir por todos os povos por meio do canto dos nossos lábios. Assim todas as nações saberão que o Senhor é o Rei do Universo. Bendiga ao Senhor com esse salmo e se faça seu instrumento aqui na terra, expressando com palavras, cânticos e ação de graças o Seu poder amoroso.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 11b-19*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! *(Jo 17, 17ba)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 

12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 

13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 

14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 

15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 

16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 

17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 

18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 

19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Esperança no auxílio de Deus.”*


“Jesus, cujos discípulos peregrinam em um mundo que jaz sob o Maligno, prometeu a quantos o seguem todo o auxílio que for preciso para chegarem à santidade e ao Reino dos céus. A Igreja nos vem propondo nestes últimos dias a leitura da oração sacerdotal de Nosso Senhor. Por isso, temos aproveitado para meditar um pouco mais a respeito da nossa vida de oração sob a perspectiva das três virtudes teologais — fé, esperança e caridade —, mencionadas de um modo ou de outro nessa belíssima prece que Jesus dirige ao seu Pai do céu. Animados, assim, a meter-nos com os Apóstolos e a Virgem SS. no Cenáculo a fim de suplicarmos com eles o dom do Espírito Santo, vejamos hoje em que consiste a virtude da esperança cristã, essa confiança tão preciosa no auxílio do Paráclito prometido. Antes de tudo, é preciso ter em mente que a esperança não é uma certeza quanto à nossa salvação pessoal. Tal certeza é impossível nesta vida, já que, apesar de todos os socorros divinos, podemos a qualquer instante usar da nossa liberdade para pecar e afastar-nos de Deus. Esperar, com efeito, não é presumir. A verdadeira esperança, ao contrário, é uma virtude pela qual confiamos firmemente que podemos, sim, alcançar a vida eterna e todos os meios necessários para isso, apoiados no auxílio onipotente de Deus. É, portanto, o auxílio certo de Deus o objeto da nossa certeza, da nossa alegre esperança na salvação que Ele nos oferece. Podemos sempre estar seguros de que nós, que permanecemos no mundo e por ele somos odiados, receberemos do Senhor toda a ajuda que nos for necessária na nossa luta espiritual; na batalha contra o Maligno, a carne e o pecado; nos momentos de provação, angústia e tentação. Não há motivo para desânimo nem desesperança, pois Aquele que nunca falha nem falta com as suas promessas nos garantiu o seu auxílio poderosíssimo, por meio tanto das contrariedades, que nos provam no amor, como na pregação da palavra, que nos ilumina com as verdades eternas. Que o Espírito Consolador, cuja vinda suplicamos ardentemente, desça logo às nossas almas e fortaleça nelas a virtude da esperança, a fim de nos podermos abandonar como filhos confiantes aos socorros do nosso Pai que está nos céus.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 *31 de Maio de 2022 (3a Feira)*

 📆 *31 de Maio de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA (Branco, glória, pref. de Maria II, pág. 5 - ofício da festa)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO / SÃO FÉLIX DE NICÓSIA / CÂNCIO, PETRONILA DE ROMA E PASCÁSIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vinde e escutai, todos os que temeis a Deus, e eu vos direi tudo o que o Senhor fez por mim, aleluia. *(Sl 65, 16)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sofonias 3, 14-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Sofonias.

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 

15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 

16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 

17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 

18como nos dias de Festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sofonias 3, 14-18*

*Reflexão - “O Senhor é o nosso valente guerreiro!”*

“Esta mensagem é para nós, hoje, um alento no meio das dificuldades que enfrentamos na vida quando entendemos que nunca sairemos delas e não temos saída para as nossas aflições. É como uma injeção de ânimo para nos reabilitar e nos fazer ter esperança nas realidades que ainda não vemos, mas que esperamos. Há momentos na nossa vida em que ficamos presos no pecado, na culpa e não percebemos que para nós, também, a sentença foi revogada pelo Senhor que nos deu um Rei Poderoso que veio nos libertar. Portanto, ele também diz para nós, hoje: “Não temas, não te deixes levar pelo desânimo”; “o Senhor está contigo! É este o motivo pelo qual nós precisamos ter um coração sempre alegre e agradecido como num dia de festa. O Senhor é o nosso valente guerreiro e conquistou para nós a vitória. Ele está no meio de nós!  Somos hoje a Cidade de Sião, Jerusalém, povo de Israel a quem Deus revogou a sentença que pesava contra si. Apesar dos transtornos que o pecado nos acarreta, temos consciência de que somos mais que vencedores em Jesus Cristo. Ele veio para nos libertar por isso, não precisamos mais temer o mal. O Senhor nos livrará afastando de nós a desgraça para que ela nunca mais nos cause humilhação. Por isso, somos chamados a cantar de alegria e exultar de todo o coração.     Jesus já veio, e já nos libertou dos nossos inimigos e, por isso, não precisamos temer nem desanimar. Este é, portanto, o motivo da nossa alegria.  – Você se considera hoje essa pessoa, alegre e liberta do mal? – O que essa Palavra fala no seu coração? – Você se considera como a cidade de Sião, eleita pelo Senhor para ser feliz? – Em que consiste a sua felicidade?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6* 

🗣*”O Santo de Israel é grande entre vós.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6* 

*Reflexão* - “Se nós somos como a cidade de Sião, todo o nosso ser deve se rejubilar pelas maravilhas que acontecem dentro de nós. No nosso interior há um universo de sentimentos, de pensamentos, de desejos, de motivações, de interesses que às vezes se confundem. Porém, quando o nosso ser como um todo elege a Deus Criador como o seu Senhor, aí então nós podemos ter harmonia interior e manifestar entre os povos a Sua glória. Então podemos exercitar a prática do louvor e do reconhecimento à grandeza de Deus, e assim, automaticamente nós nos apoderamos do Seu poder e da Sua grandeza. Desse modo nós nos tornamos homens e mulheres cheios de coragem e destemor, pois o Senhor é força, é poder e salvação” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 39-56*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_És feliz porque creste, Maria, pois em ti a palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse. *(Lc 1, 45)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 

40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 

41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 

44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 

45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 

47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 

48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 

49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 

50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 

52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 

53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 

54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 

55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 

56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A Bem-aventurada.”*


“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Celebramos hoje a festa da Visitação de Nossa Senhora, e o Evangelho que nos é proclamado neste dia contém tanto o hino do Magnificat como as gratulações que Isabel dirige à Virgem SS. Entre as inumeráveis pérolas que poderíamos admirar enfeixadas nesta leitura, merece a pena destacar uma, tirada da boca de S. Isabel e que revela um pouco mais de suas belezas se a contemplarmos na língua em que foi originalmente escrita. Diz Isabel, no v. 45, referindo-se a Nossa Senhora: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”; mas os originais gregos apresentam algumas nuances que não pôde preservar a nossa tradução portuguesa. Neles, o que Isabel diz é “μακαρία ἡ πιστεύσασα”, ou seja, “bem-aventurada a que acreditou”. O termo πιστεύσασα corresponde a um particípio presente do aoristo, tempo verbal que, ao contrário do imperfeito e do pretérito perfeito, apresenta uma ação passada em estado puro, sem delimitações de duração ou conclusão. Nesse sentido, Maria não é apenas uma “crente”, que multiplica vários atos de fé, e tampouco alguém que “creu”, de forma pontual e conclusiva, em algum momento passado; Maria é ‘ἡ πιστεύσασα’, ou seja, aquela que, tendo crido, permanece na fé sem diminui-la ou terminá-la; é aquela cuja fé é pura, aquela que aderiu de uma vez para sempre à Palavra que lhe foi revelada e que nela se fez carne: “Fiat mihi secundum verbum suum”. Eis porque Isabel vincula esse aspecto da fé de Maria com a sua condição de bem-aventurada (‘μακαρία’): “Feliz aquela que acreditou”, pois é pela fé, mediante a qual entramos em comunhão com Cristo, que Deus nos dá aquela felicidade que não se perturba com as variações dos tempos e as flutuações da vida, porquanto está muito bem fundada numa Palavra que não conhece variações. Que, a exemplo de Maria SS., possamos oferecer a Deus o nosso ato de fé: a Virgem bendita, crendo, recebeu a alegria de ter em suas entranhas aquele a quem já carregava em seu Coração; nós, crendo, poderemos também levar em nossos corações aquele que quer encarnar-se misticamente em nossas vidas.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


quinta-feira, 26 de maio de 2022

📆 *30 de Maio de 2022 (2a Feira)*

 📆 *30 de Maio de 2022 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JOANA D'ARC / S. DIMPNA / S. PETRONILA / FERNANDO III, BATISTA VARANO E JOSÉ MARELLO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! *(At 1, 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 19, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 

2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”

3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”.

4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 

5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 

7Ao todo, eram uns doze homens. 

8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 19, 1-8*

*Reflexão - “O poder de Deus  mora dentro de nós.”*

“Os discípulos de Éfeso já estavam empenhados no reino, já reconheciam Jesus e já haviam decidido conscientemente por Ele, pois já haviam recebido o Batismo de João, isto é, Batismo de penitência, de arrependimento e conversão. No entanto, faltava-lhes poder na sua pregação, assim, Paulo impôs as mãos e sobre eles e desceu o Espírito Santo.  A força que movia Paulo era a força do Espírito Santo, ministrado no Batismo, em Nome de Jesus. Quem estiver envolvido (a) no serviço do reino deve estar atento às moções do Espírito Santo porque Ele vai falar, com certeza. O Espírito Santo faz toda a diferença na nossa vivência humana e espiritual. É Ele, quem nos encoraja e nos anima, quem nos sustenta e nos protege, mas muitos ainda não O conhecem. A maioria das pessoas vive uma religião morta, sem ação, como se ainda estivesse presa ao pecado. Precisamos mais e mais fazer com que os batizados tomem consciência de que o  poder de Deus  mora dentro de nós. Só reconheceremos verdadeiramente a Jesus e só conseguiremos louvar a Deus como convêm, quando sentirmos a manifestação do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo é agente transformador e libertador. É Ele quem nos santifica e realiza em nós as obras que o Pai deseja que aconteçam na nossa vida. Faça com que por seu intermédio o Espírito Santo de Deus seja conhecido e amado. O Senhor deseja manifestar o Seu poder amoroso no mundo. - Precisamos  orar constantemente pedindo o Espírito Santo. – Faça isto na sua casa, com as pessoas que estão perto de você: imponha as mãos e invoque a manifestação do Espírito Santo nelas.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 67* 

🗣*”Reinos da terra, cantai ao Senhor.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 67* 

*Reflexão* - “Deus Pai é o nosso Criador e o nosso sustentador, por isso  o salmista nos convoca a cantar a Sua glória. Ele é o protetor, libertador e o maior motivo da nossa alegria. Por isso, cantemos ao rei, nosso Senhor, porque é Ele o pai dos pobres e deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. O Seu louvor alimenta a nossa alma. Ele está de pé para nos defender das astúcias do inimigo. Não somos deserdados nem prisioneiros, habitamos na tenda do Senhor nosso Deus!” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 29-33*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai. *(Cl 3, 1)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 

30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 

31Jesus respondeu: “Credes agora?

32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. 

33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Eu venci o mundo!”*

“Apesar das humilhações e perseguições que sofrem os que seguimos a Cristo, podemos ter a firme confiança de que, se nos mantemos perseverantes na fé, já vencemos o mundo como Nosso Senhor o venceu. Que o Senhor tenha vencido o mundo, como Ele nos diz hoje no Evangelho, não é algo por si mesmo evidente. As manchetes dos jornais e os anais da história parecem desmentir estas palavras de Jesus, e a própria história da Igreja, com escândalos e perseguições, se apresenta às vezes como pedra de tropeço inclusive para os que desejam abraçar a fé. A vitória de Cristo, no entanto, é não somente real como também mais profunda e penetrante do que o mundo pode imaginar, cujos desvarios fazem tanta batalha à pureza, cuja sede de morte acossa a todo momento a vida, que os cristãos fazem sempre questão de defender. E "esta é a vitória que vence o mundo", diz S. João, "a nossa fé" (1Jo 5, 4); de fato, quem "é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1Jo 5, 5). Pois sempre que cremos, o Cristo está em nós e, por força de sua graça, auxilia-nos a resistir a tudo o que há no mundo (cf. 1Jo 2, 16), à concupiscência da carne, à concupiscência dos olhos e à soberba da vida. A sua presença pela fé nos impele; o seu toque de Ressuscitado nos move a encarar a morte e a perseguição do mundo a fim de conquistarmos, mesmo sob a humilhação de uma aparente derrota, a vida e a glória eternas. Recorramos à intercessão do mártir hoje comemorado, Rolando M.ª Rivi, cuja morte às mãos dos comunistas foi mais uma batalha em que a raça eleita de Jesus Cristo, por amor a Deus e fidelidade ao Evangelho, venceu a loucura dum mundo que jaz na sombra do pecado.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


📆 *29 de Maio de 2022 (Domingo)*

 📆 *29 de Maio de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*ASCENSÃO DO SENHOR (Branco, Glória, Creio, Prefácio da Ascensão – Ofício da Solenidade)*

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PAULO VI, PAPA / S. ÚRSULA LEDOCHOWSKA / MAXIMINO, CIRILO DE CESAREIA E SISÍNIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Homens da Galileia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar, do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! *(At 1, 11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 

2até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 

3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 

4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar:

5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.

6Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?”

7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 

8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 

9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.

10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 

11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 1-11*

 *Reflexão - “Onde fica Jerusalém?”*

“Antes de elevar-se ao céu, pelo Seu próprio poder, Jesus revelou ao mundo o porquê da Sua vinda, da Sua entrega na Cruz e da sua Ressurreição quando disse: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar”. A promessa do Pai é o Espírito Santo que vem para fazer uma verdadeira metamorfose em nós. Assim como subiu aos céus, assentando-se à direita do Pai, Jesus virá um dia, glorioso, para julgar a nossa transformação em vista do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. Jerusalém é o lugar onde nos reunimos em Nome de Jesus para receber o dom do Espírito Santo que nos faz ser testemunhas da Sua salvação por onde andarmos, nas nossas ações, com as nossas palavras, enfim, com a nossa vida. Jerusalém é a nossa família, é a nossa Comunidade é a Igreja, que nos reúne e nos congrega para a vivência do amor. Quando nos reunimos em Nome de Jesus o Espírito Santo se manifesta e nos esclarece todas as dúvidas. Assim sendo, é o Espírito quem nos dá forças e direcionamento para uma vida plena de conformidade com a vontade do Pai. Às vezes nós ficamos esperando do céu algum direcionamento para começar a nossa missão e esquecemos de que Jesus já nos convidou a colocar nossas “mãos à obra”. - Por que demoramos em atender o Seu chamado? – Será que você acredita mesmo na Palavra de Jesus? – O que você tem esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor lhe destinou? – O que você tem deixado para depois? – Depois de que? – Quando? – Aonde?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 46*

🗣 *Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 46*

 *Reflexão* - “O salmo exalta a Jesus, o Deus que se elevou ao céu por entre aclamações e admiração dos Seus seguidores, portanto, poderoso, vencedor da morte e Rei de todas as nações. Jesus subiu ao toque da trombeta e voltará a nós atendendo às preces do nosso coração que clama: “Vem Senhor Jesus”!   Ele é o grande rei de toda a terra e a Ele rendemos adoração e louvor.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Efésios 1, 17-23* 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 

18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 

19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.

20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 

21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.

22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 

23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Efésios 1, 17-23*

 *Reflexão - “A nossa herança é a glória do céu, juntos dos santos.”*

“São Paulo roga ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo a quem pertencem a glória e o poder, que nos dê um espírito de sabedoria que nos faça conhecer verdadeiramente o que Ele tem preparado para a nossa felicidade. Precisamos ter o nosso coração aberto à luz de Cristo a fim de que saibamos qual a esperança a que somos chamados e como nos apossamos da riqueza da glória que é a herança que receberemos juntamente com todos os santos, no céu.  A esperança da nossa vida está no chamado à salvação, herança que recebemos do Pai por meio de Jesus, é a glória do céu, juntos dos santos. O poder de Jesus nos ressuscitará porque Ele mesmo foi ressuscitado pelo poder de Deus Pai e está entronizado nos céus, sentado à Sua direita. Ao elevar-se ao céu e sentar-se à direita do Pai, acima de toda a autoridade, poder, potência e soberania Jesus pôs tudo sob os Seus pés e fez com que nós também estivéssemos juntos com Ele, porque, se somos membros do mesmo Corpo e se Ele é a Cabeça, estamos todos reunidos num só coração. Que o Senhor nos conceda o espírito de sabedoria para que, desde já, nos comportemos como cidadãos do céu.   – Você sabia que está ligado (a) ao céu e pertence ao Corpo do Cristo glorioso? – Você tem dado testemunho de que participa desta glória? -  Você já acolheu o espírito de sabedoria que Jesus prometeu? – Você é uma pessoa que transmite esperança?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 24, 46-53*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus. *(Mt 28, 19a. 20b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 

47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 

49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 

51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 

52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 

53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Desapegar-se do mundo para elevar-se com Cristo.”*

“Das várias lições que podemos tirar meditando o mistério da Ascensão do Senhor, a maior delas é o desapego do mundo. Embora essa expressão pareça muitas vezes severa, trata-se apenas de um sinônimo para “liberdade interior”. Quem se prende às coisas deste mundo é incapaz de elevar-se para o Céu. As lições que extraímos do mistério da Ascensão do Senhor são três, a saber: humildade, eficácia e desapego. Primeiro, assim como Cristo Se escondeu de Seus discípulos, inaugurando outra espécie de presença entre eles — não mais aquela sensível, senão outra mais elevada, através da fé —, também nós precisamos nos ocultar, se quisermos efetivamente ascender com Ele aos céus. Isso aponta tanto para a virtude da humildade — por meio da qual nos ocultamos à vista dos outros e procuramos unicamente o louvor de Deus — quanto para a vida de oração, como ensinou Jesus: "Tu, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido" (Mt 6, 6). Quem ama, de fato, tem necessidade de estar a sós com a pessoa amada, tratando intimamente com ela, conforme dito de Santa Teresinha do Menino Jesus: "Para os amantes é necessária a solidão". Esse escondimento é o que dá eficácia ao nosso apostolado, assim como o escondimento de Cristo nos céus foi fecundo para os Seus Apóstolos, como Ele mesmo havia anunciado: "É de vosso proveito que eu me vá" (Jo 16, 7). As nossas obras, igualmente, só terão frutos, se nos unirmos a Deus através da oração. De nada servem as preocupações e a agitação de Marta, sem o repouso "aos pés do Senhor" e a escuta da Palavra, que são a parte de Maria, "a única necessária" e a "que não lhe será tirada" (cf. Lc 10, 38-42). No seio da Igreja também, a vida contemplativa é como o coração de toda a sua atividade apostólica. É por isso que Santa Teresinha do Menino Jesus, mesmo vivendo durante toda a sua vida em uma clausura, pôde ser proclamada "padroeira das missões". Ela tinha descoberto o seu lugar "no coração da Igreja": o Amor, que dá forma a todas as obras cristãs, sejam quais forem. Por fim, a última e mais importante lição que nos ensina este mistério é o desapego do mundo. Don Divo Barsotti dizia que uma folha grudada à árvore não é levada pelo vento: pode até ser agitada para lá e para cá, mas não voa. Se quisermos ascender com Jesus ao Céu, precisamos abandonar o que é terreno, romper os laços que nos prendem a este mundo e que impedem a nossa elevação espiritual. Embora a expressão "desapego" pareça muitas vezes severa, trata-se ela simplesmente de um sinônimo para "liberdade interior", já que o apego às coisas terrestres nos conduz justamente à escravidão. Desprendamo-nos, portanto, tendo diante dos olhos o desprendimento de Cristo, que é o nosso modelo.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...