sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

*10 de Janeiro de 2022 (2a Feira)*

 📆 *10 de Janeiro de 2022 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEGUNDA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. AGATÃO, PAPA / SÃO GUILHERME DE BOURGES / ALDO, NICANOR  E GREGÓRIO X.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 1 Samuel 1, 1-8*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Início do Primeiro Livro de Samuel.

1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Joroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efraimita. 

2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 

3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor Todo-poderoso, em Silo. Os dois filhos de Heli, Hofni e Finéias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 

4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 

5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril.

6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 

7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia. 

8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - 1 Samuel 1, 1-8*


*Reflexão - “Mesmo estéreis, somos amados”*


“Na maioria das vezes, nós, como Ana nos sentimos injustiçados (as) porque ainda não conseguimos o que tanto almejamos e, magoados (as), entendemos que Deus não atende os nossos pedidos porque não nos ama. No entanto, na história, Ana apesar da sua esterilidade, era mais amada do que a sua rival que alcançara o sonho de ser mãe dos filhos de Elcana. No entanto, ela recusava a porção do alimento que lhe cabia. Assim como Ana, nós também podemos fazer uma reflexão profunda sobre a nossa “esterilidade”, ou melhor, sobre a nossa incapacidade de produzir frutos que apareçam e, que, por isso mesmo, também nos deixa com complexo de inferioridade e ausentes do convívio de Deus.  Nós também, quando nos revoltamos em virtude das nossas frustrações, ao invés de nos aproximarmos do Senhor para receber a parte que nos cabe nos afastamos Dele e deixamos de nos alimentar do Seu Amor que é fonte de bênção e de graça para nós. Quantas pessoas que agem assim! Quantos que ainda não entenderam a metodologia de Deus e ainda não entenderam que, para Ele, há um tempo propício para que todas as coisas aconteçam! Somos como Ana, choramos pelas nossas frustrações, porém, assim como Elcana, o Senhor nos interpela: “Por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que ‘dez filhos’?” Precisamos, então, nos apossar da graça que o Senhor derrama sobre nós a cada dia não deixando passar as oportunidades que Ele nos concede para receber a parte do alimento que nos cabe. Muitos  cristãos, católicos, “fogem” da Igreja, dos momentos de oração, das celebrações Eucarísticas e acabam fugindo de Deus perdendo a hora da graça que poderia fazê-los produzir frutos abundantes. – Será que você está vivendo como Ana? – Você tem se deixado alimentar com a parte que o Senhor lhe reservou? – Será que você continua chorando e se lamentando pelo que ainda não recebeu? – Por que se aflige o seu coração! Acolha a parte que lhe cabe e espere com paciência a graça do Senhor frutificar em você!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 115* 


🗣*Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 115* 


*Reflexão* - “Temos muito que agradecer ao Senhor, no entanto, nos omitimos porque não sabemos como fazê-lo. O salmista nos ensina a ofertar a Deus um sacrifício de louvor invocando o Seu Santo Nome e O bendizendo pela salvação que nos foi concedida. E é diante da assembleia reunida na casa do Senhor que o nosso louvor se torna mais autêntico e produtivo. Quando nós louvamos em comunidade, nos átrios da Casa do Senhor nós nos unimos aos anjos e santos, povo de Deus reunido. A nossa oração sobe aos céus e o nosso louvor é como um perfume agradável que o Senhor recebe e devolve para alimentar a nossa alma.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 14-20* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! *(Mc 1, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 

15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 

17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 

18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 

20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”Evangelho não é “marketing.”*


“Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!” (Mc 1, 14-15). A Igreja veste-se de verde nesta segunda-feira e dá os primeiros passos pelo caminho de mais um Tempo Ordinário. E o Evangelho que ela hoje nos prega contém os princípios, mas também o essencial, da pregação de Cristo: “Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus”. A palavra evangelho, transliteração do grego εὐαγγέλιον, significa, como é sabido, boa-nova, boa notícia, mensagem de alegria. Mas este anúncio de salvação em nada se parece com nossas campanhas publicitárias nem com alguns tipos de “apostolado” que não têm pudor de empregar meios pouco honestos para angariar seguidores e conseguir likes, custe o que custar. Cristo anuncia o Evangelho como quem anuncia a verdade, e a verdade — disse um teólogo — não precisa de nossas mentiras para defender-se. Ela deve ser apresentada tal como é, e aceita, igualmente, em sua inteireza. É por isso que à proclamação de que o Reino de Deus está próximo o Senhor acrescenta: “Convertei-vos, e crede”. Em primeiro lugar, é preciso conversão, porque a verdade que nos prega Cristo não é puramente especulativa, como se fôra uma doutrina etérea, mas também é eminentemente prática: é uma verdade, antes de tudo, sobre o pecado em que vivemos e as mentiras com que nos enganamos, e por isso, para aceitá-la, necessitamos converter-nos. Mas essa conversão, se tem muito de prática, de mudança de vida, nem por isso tem menos de teórica, de mudança de mentalidade: é uma conversão à Verdade, quer dizer, a uma verdade que é única, que é palavra infalível de Deus, e por isso necessitamos crer nela. Tudo isso é duro, é exigente, mas é o método que Cristo, o mais sábio dos pedagogos e o mais eficaz dos pregadores, decidiu empregar. Também nós, se quisermos anunciar o Evangelho, segundo a condição e o estado de vida de cada qual, precisamos seguir estes mesmos princípios. Não se trata nem de fazer propaganda baixa, nem de confirmar a posição do nosso próprio “grupinho” frente a outros nem, enfim, de silenciar o que na doutrina católica é hoje menos “politicamente correto”, a fim de não ferir suscetibilidades. Tenhamos, pois, a humildade de reconhecer os nossos pecados e converter-nos de todo o coração a Cristo e ao seu Evangelho; tenhamos ainda a franqueza e a coragem de levar a sua palavra aos outros, sem tirar nem pôr, para que também eles, escutando aquele “Convertei-vos, e crede no Evangelho”, façam como os filhos de Zebedeu, que, “deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus”. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/evangelho-nao-e-marketing)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):


Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):


*Comentários litúrgicos:
https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


*09 de Janeiro de 2022 (Domingo)*

 📆 *09 de Janeiro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*BATISMO DO SENHOR, FESTA (Cor Branco)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ANDRÉ CORSINI, CARMELITA, BISPO / SANTO ADRIANO DA CANTUÁRIA / MARCIANA, FELIX, VIDAL, FELIPE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Batizado o Senhor, os céus se abriram, e o Espírito Santo pairou sobre ele sob a forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! *(Cf. Mt 3, 16-17)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Assim fala o Senhor: 1”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 

3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 

4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,

7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*


*Reflexão - “Somos servos ou voluntários?”*


“O servo é alguém escolhido por Deus para realizar a missão de levar ao mundo a verdadeira religião. O servo perfeito aos olhos de Deus é cheio do Espírito Santo, e com muita sabedoria, conquista para Deus as pessoas “sem levantar a voz”, “sem quebrar aquele que já está trincado”, sem “apagar a pouca fé que as pessoas possuem” “promovendo a justiça para obter a verdade”.  Ele não esmorece nem se abate, não desanima, pelo contrário, é luz das nações para abrir os olhos dos cegos a fim de que enxerguem Jesus e sejam libertados do cativeiro. Jesus é o modelo do servo perfeito. Todos nós somos chamados (as) a imitá-Lo e, como Ele fez, anunciar a Salvação que o Pai nos garante, com gestos, palavras e expressões coerentes com a nossa missão de missionários do amor. Acontece, porém que na maioria das vezes nós nos propomos a ser servos e servas fiéis, mas na realidade fazemos apenas um papel de voluntário (a), alguém que em alguns momentos está disponível, mas em outros se desculpa, porque está muito ocupado nos seus afazeres pessoais ou tem medo de enfrentar os desafios.  Devemos ter consciência de que quando Deus nos chama Ele também nos segura pela mão, nos prepara e faz de nós um sinal de aliança com os povos e luz das nações. Se quisermos seguir a Cristo, cada um de nós deve assumir também este encargo, tendo Jesus como modelo e confiante de que é esta a Missão que o Pai nos entregou. Servindo aos irmãos é que podemos ser servos de Deus, dentro da nossa casa, com a nossa família, no lugar onde trabalhamos e em todas as circunstâncias da nossa vida quando lidamos com pessoas que estão cegas, ou para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão, aqueles que vivem nas trevas.  - Esta é a sua missão, você a tem cumprido? – Você tem feito aliança com as pessoas? – Como está sendo o seu relacionamento com a sua família, com os seus amigos? – Você se considera um servo, uma serva ou apenas um voluntário (a)?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 28*

🗣 *Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 28* 


*Reflexão* - “Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias: 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 

35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.

36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 

38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.


*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*


*Reflexão - “Deus não faz distinção de pessoas”.* 


“É muito bom saber que todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo.   Ele é o Senhor de todos e, como todos nós recebeu o batismo e foi ungido com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo que nós recebemos no nosso Batismo é quem nos motiva a viver a justiça e paz de Deus e, mesmo que sejamos os maiores pecadores nós podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os necessitados. Hoje também, Jesus nos convoca a participar da Sua vida, ministrando em Seu Nome e dando guarida a todos os que precisam professar o Seu Nome. O nosso julgamento humano é vão e imperfeito, por isso, muitas pessoas que nós não acreditamos possam ser salvas, conseguirão a salvação porque temem a Deus e praticam a justiça.  Mas a justiça de Deus não faz distinção de pessoas. – Você aceita todas as pessoas como elas são ou faz alguma entre elas? - Você já acolheu a Boa Nova de que Jesus é o seu Salvador mesmo que você seja um grande pecador? – Você acha que Deus está com você?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 3, 15-16. 21-22* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! *(Cf. Mc 9, 6)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias.

16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 

22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“O Céu que se abre para nós.”*


“Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22). A festa do Batismo do Senhor encerra o tempo litúrgico do Natal e nos prepara para o ciclo per annum, período em que somos convidados a viver nossas promessas batismais com mais fervor e perseverança. O batizado de Cristo não foi uma simples cerimônia, mas um acontecimento místico para a nossa própria salvação — propter nos homines et propter nostram salutem, como rezamos no Credo niceno-constantinopolitano. O batismo de São João Batista estava ligado à tradição do Antigo Testamento. Não era um rito propriamente eficaz como os nossos sacramentos, que agem ex opere operato, ou seja, pela própria ação realizada, não dependendo da idoneidade do ministro para que a graça seja transmitida. O batismo de João Batista dependia da fé, da penitência e da contrição perfeita dos pecados para que houvesse alguma transformação no íntimo da pessoa. Jesus, que não precisava de batismo, deixou-se, porém, batizar pelas mãos do profeta para inaugurar um novo tipo de batismo, pelo qual o Céu seria definitivamente aberto para nós. Os Evangelhos Sinóticos nos relatam que, no momento do batismo de Jesus, os Céus se abriram, o Espírito Santo desceu corporalmente em forma de pomba e ouviu-se uma voz que dizia: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer”. Para nós, a abertura dos céus encerra três significados importantíssimos, que estão intimamente ligados à nossa filiação divina, ao nosso progresso espiritual e à nossa salvação eterna. Pelo sacramento do Batismo, recebemos de Deus um “organismo espiritual”. A alma batizada é favorecida de bens espirituais, pelo que a prática da fé se torna mais acessível. O Céu se abre para a pessoa sempre que ela realizar um ato de fé. Deus ilumina a inteligência e convida a vontade para amar radicalmente. A fé batismal nos leva, assim, para a contemplação das verdades eternas, pelo que somos atraídos ao Amor Divino. Essa graça batismal, além disso, nos favorece com a eternidade, tornando-nos membros do Corpo de Cristo. Os céus que estavam fechados para a humanidade, por conta do pecado de Adão e Eva, se abrem novamente para nós. Daí a importância do batismo das crianças, pois a salvação vem pelo batismo: “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer, será condenado” (Mc 16, 15). A oração é extremamente necessária para a manutenção da graça santificante. O Evangelho de São Lucas acrescenta que Jesus estava rezando durante o batismo (3, 21). Num dos comentários da Suma Teológica, Santo Tomás de Aquino adverte que o batismo, por si só, não é suficiente para a santificação perfeita, pois mesmo depois de batizada, a pessoa permanece atraída ao pecado, pela sedução da concupiscência, do mundo e do diabo. Neste sentido, a oração é extremamente necessária para a manutenção da graça santificante, pois nos coloca em contato direto com Deus e previne contra as ocasiões de queda grave (cf. Suma Teológica, III, q. 39, art. 3). O período de férias, por exemplo, é uma ocasião perigosíssima para a alma. Trata-se de uma verdadeira “colheita do diabo”, uma vez que tantas vocações se perdem pelo descuido nas práticas de piedade e penitência. A oração é, pois, o esteio da nossa santidade, de modo que, sem ela, estamos fadados ao fracasso. Oração. — Virgem Santíssima, auxiliai-me no combate contra os meus inimigos, a fim de que eu viva fielmente as minhas promessas batismais, tal como meus padrinhos prometeram a vosso Filho no dia da minha consagração. Afastai para longe de mim as ciladas do maligno e aumentai sempre mais o meu desejo de oração e intimidade divina. Assim seja! Propósito. — Meditar sobre as renúncias que estão presente no rito do Batismo. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/o-ceu-que-se-abre-para-nos)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):
*Comentários litúrgicos:
https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


*08 de Janeiro de 2022 (Sábado)*

 📆 *08 de Janeiro de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SÁBADO DEPOIS DA EPIFANIA (Pf. epifania, Cor Branca)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. SEVERINO, ABADE / TEÓFILO, APOLINÁRIO DE HIERÁPOLIS E ANTÔNIO DE CATEGERÓ.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos. *(Gl 4, 4-5)*

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho nos fizestes nova criatura pra vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 1 João 5, 14-21*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 

15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.

16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.

17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 

18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.

19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 

20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 

21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - 1 João 5, 14-21*


*Reflexão - “Deus nos dá muito mais do que pedimos”*

“A confiança de que a vontade de Deus é o melhor que poderá nos acontecer nos garante convicção para pedir a Ele tudo o que almejamos e aceitemos tudo o que Ele nos conceder. Se, sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que possuímos o que havíamos rogado, nos diz São João. Portanto, podemos fazer os nossos pedidos com a mais absoluta certeza de que Deus nos dará muito mais do que realmente queremos alcançar.  São João nos aconselha tanto a fazer os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir.   Por isso, precisamos estar vigilantes em oração pedindo ao Senhor para que não caiamos em tentação como também, nós somos chamados (as) a rezar pelos pecadores confiando na misericórdia do Senhor. O pecado nos conduz à morte, porém, Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência para conhecermos a verdade e nos preservemos do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim São João nos aconselha a guardar-nos dos ídolos, isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que  Deus quer nos dar. - Você tem confiança de pedir a Deus tudo o que você almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 149* 


🗣*O Senhor ama seu povo, de verdade.*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 149* 


*Reflexão* - “Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando é libertada da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as nossas angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolavam. Desse modo nós podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem de nós como os santos  e os anjos do céu que louvam o Senhor  dia e noite com cânticos e danças.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - João 13, 22-30* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_O povo, sentado nas trevas, grande luz enxergou; aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. *(Mt 4, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 

23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.

24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 

25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 

26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.

27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 

28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 

29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 

30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”O Batismo que jorra do peito de Cristo.”*


“Qual é a diferença entre o Batismo de João e o de Jesus? Por que o primeiro era apenas sinal de penitência, enquanto o segundo é verdadeiramente fonte de vida e renovação espiritual? Com a liturgia deste sábado depois da Epifania, encerra-se o ciclo do Natal para dar lugar, a partir de amanhã, ao Tempo Comum. E o Evangelho de hoje já nos insere nesse clima do ministério público de Cristo, ao qual daremos mais atenção ao longo dos próximos meses. Aqui, o evangelista começa por nos apresentar o contraste entre o Batismo de João Batista, por um lado, e o de Jesus, por outro: o primeiro era simples figura e preparação do segundo, que jorraria mais tarde, com a sua força sacramental, do peito aberto de Cristo crucificado. Mas vejamos antes o contexto em que se insere essa narrativa. Após descrever o ministério de Cristo em Jerusalém, o evangelista nos transporta para os arredores da Cidade Santa, “na região da Judéia” (v. 22), onde o Senhor permaneceu com os seus discípulos, pelos quais batizava os que vinham procurá-lo (cf. Jo 4, 2). Também se encontrava ali João Batista, antes de ser aprisionado por Herodes (cf. v. 24), administrando um Batismo de penitência. Ora, alguns de seus discípulos, revoltados com que as turbas começassem a ir atrás de Jesus, procuraram acender nele um espírito de rivalidade: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele” (v. 26). João, porém, replicou-lhes nestes termos: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu” (v. 27), isto é, quereis que eu me arrogue uma glória que Deus não me concedeu. Por isso, recorda-lhes em seguida o que já lhes havia testemunhado antes acerca de Jesus (cf. Jo 1, 20-23.26-27.33-34), cuja onímoda grandeza ele confessa publicamente e ilustra, aqui, com a bela parábola do Esposo e do amigo do esposo (cf. v. 29). Cristo — diz ele — é o Esposo a quem foi prometida uma esposa, que representa não apenas o povo judeu, mas o mundo inteiro (cf. Jo 1, 29), ao passo que ele, João, é apenas o amigo do Esposo (gr. ὁ δὲ φίλος τοῦ νυμφίου) a quem cabia conduzir-lhe a sua noiva. Ora, como João já tivesse cumprido a sua função de νυμφαγωγός e visse, como fruto dela, os homens acorrerem a Jesus, não lhe restava mais do que dizer: “Esta é a minha alegria, e ela é completa”. Por isso — conclui —, “importa que Ele cresça e que eu diminua” (v. 30): Ele, com efeito, vem de cima e é superior a todos, enquanto eu venho da terra e não sou digno sequer de lhe desatar a correia das sandálias (cf. v. 31; Jo 1, 27); o Batismo dele é fonte de água viva, que jorra do Coração traspassado do Deus feito homem, ao passo que o meu é apenas sinal de penitência e figura daquela purificação interior que só o Espírito Santo pode operar em nossas almas. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/o-batismo-que-jorra-do-peito-de-cristo)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):


Padre Paulo Ricardo (Site):
Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):
*Comentários litúrgicos:
https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


*07 de Janeiro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *07 de Janeiro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA (Pf. epifania, Cor Branca)*

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

S. RAIMUNDO DE PENHAFORTE, PRESBÍTERO / S. LUCIANO, SACERDOTE / SÃO POLIEUTO.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso. *(Sl 111, 4)*

_ _ _ _ _ _ 


☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus todo-poderoso, que o Natal do Salvador do mundo, manifestado pela luz da estrela, sempre refulja e cresça em nossas vidas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 


📖 *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 

6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 

7Assim, são três que dão testemunho: 

8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 

10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 

11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 

12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *1a Leitura - 1 João 5, 5-13*


*Reflexão - “O Espírito Santo nos convence de que Jesus é o Senhor”.*


“Se quisermos vencer o mundo e as suas armadilhas e nos apossar da vida eterna nós teremos de crer que Jesus Cristo, o Filho de Deus, feito homem veio para nos salvar provando o Seu grande amor quando, na Cruz, derramou sangue e água e entregou o Seu Espírito por nós.  O Espírito Santo é a verdade e, unicamente por meio d’Ele é que somos convencidos (as) de que Jesus Cristo é o Filho muito amado de Deus.   São João nos esclarece que são três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito. A água que verteu do lado de Cristo testemunha o Batismo que nos imerge na vida de Cristo e nos purifica. O sangue jorrado do peito de Cristo na Cruz testemunha a Eucaristia que nos une a Jesus Sacramentado e nos redime. E o Espírito que foi entregue por Jesus ao Pai para ser derramado nos nossos corações, nos santifica. Apossados (as) desta realidade todos nós seremos vencedores do mundo e receberemos a vida eterna que está em Jesus Cristo, pois “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” Vencer o mundo significa contrariar a nossa carne e suas concupiscências que almeja descanso, luxo, grandeza e rejeita sacrifício, purificação e penitência. - Você já se considera um vencedor do mundo ou o mundo ainda consegue vencê-lo (a)? – Você crê no testemunho que Deus dá de que Jesus é o Seu Filho? – Você já tomou posse do direito de possuir a vida eterna, em Jesus?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 147* 


🗣*Glorifica o Senhor, Jerusalém!*

 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou;🗣

_ _ _ _ _ _


2️⃣ a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 147* 


*Reflexão* - “O salmista conclama a todos os que são descendentes do Senhor a glorificá-Lo pelos Seus grandes feitos. Jerusalém somos nós, templos do Senhor e vivemos em segurança, pois, temos a benção como proteção e a  paz como alimento. Assim, nós recebemos carinho e temos acesso aos preceitos do Senhor por meio da Sua Palavra.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 5, 12-16* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Cf. Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 

13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 

14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 

16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”Deus não é um milagreiro!.”*


“Sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração”. (Lc 5, 15-16). O Evangelho desta sexta-feira da Epifania nos apresenta a cura de um leproso. Ora, tem-se tornado frequente no Brasil, graças à pregação de algumas seitas neopentecostais, certa dificuldade de entender a verdadeira finalidade dos milagres realizados por Nosso Senhor. Em muitas “igrejas” protestantes, com efeito, ensina-se de alguma forma que Deus quer curar todas as doenças, e que a condição para alcançar dele esse benefício extraordinário é crer, e crer com toda a firmeza. Por isso, o cristão que, apesar de seus esforços, permanece enfermo tem, na realidade, pouca fé e confiança em Deus. Não é preciso ser bom teólogo para ver nisto uma péssima teologia. É fato, sim, que Deus quer curar-nos de nossas mazelas, mas não é verdade que Ele o queira fazer já aqui, nesta vida, para que assim vivamos folgados e sem cruz. O curar-nos de uma doença, como dito, é um milagre, e que coisa é um milagre senão uma “palavra encarnada” com que Deus busca, não nos livrar dos nossos incômodos, mas aprofundar-nos na fé e levar-nos à santidade? É o que vemos no caso do leproso do nosso Evangelho. Ele se aproxima de Cristo já tendo fé: “Tu tens o poder de me purificar”, e o Senhor, ao limpá-lo da lepra, o adverte seriamente de não dar publicidade ao ocorrido: “Não digas nada a ninguém”. Porque Jesus não quer que, publicados aos quatro cantos os seus milagres, as pessoas o busquem querendo sinais, mas que o busquem querendo-o a Ele. É justamente o contrário do que, infelizmente, se ensina hoje a muitos cristãos separados da Igreja de Cristo: tratam a Deus como um mercador, quando não como um servente milagreiro, que estaria “obrigado” a provar-nos o seu poder fazendo da nossa vida uma gostosa amenidade. Isso não quer dizer que Deus não vá nunca conceder aos que o procuram algum bem temporal; Ele pode fazê-lo e o faz muitas vezes, mas apenas se for necessário ao que Ele verdadeiramente quer dar aos homens: a salvação eterna, aquilo para o que o Filho veio a este mundo — “que por nós homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus”. Nós, que temos a graça de ser católicos, ponhamos a mão na consciência e vejamos que pedidos temos feito a Deus; examinemos se os nossos afetos e apegos materiais têm tido prioridade sobre os nossos desejos de santidade e salvação; e supliquemos àquela Virgem sempre toda de Deus que nos alcance a graça de aborrecermos, mais do que tudo, a lepra dos nossos pecados, suportando enquanto a Providência assim o quiser os achaques desse corpo mortal, cuja glorificação esperamos confiantes na vida futura. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/episodios/deus-nao-e-um-milagreiro)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):
*Comentários litúrgicos:
https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...