segunda-feira, 26 de julho de 2021

📆 *01 de Agosto de 2021 (Domingo)*

 📆 *01 de Agosto de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – I Semana do Saltério)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO / SS. SETE IRMÃOS MÁRTIRES MACABEUS / S. PEDRO FABRO, PRESBÍTERO / ESPERANÇA E CARIDADE. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais. *(Sl 69, 2. 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Êxodo 16, 2-4. 12-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 

3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”

4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia, a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 

12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.

13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 

14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.

15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 16, 2-4. 12-15*

*Reflexão - “No meio do caminho, nós também somos provados”*

“Os israelitas agora se lamentavam por terem deixado “as panelas de carne” e o pão que comiam com fartura, no Egito, terra na qual eles haviam sido escravizados. A necessidade do pão material fez com que eles esquecessem tudo quanto o Senhor lhes havia providenciado até aquele momento e começaram a murmurar contra Moisés e contra Deus. No entanto, mesmo diante da incompreensão do povo, o Senhor prometeu-lhe o pão e a carne que veio em abundância em forma de maná, (que é isso?), e de codornizes. Fazendo um paralelo com a travessia no deserto da vida, nós também percebemos que há momentos em que estamos maravilhados com a providência de Deus e com a Sua intervenção, enquanto somos livrados de males e salvos de situações as quais temos de enfrentar. Assim, quando conhecemos o poder do amor de Deus, nós dizemos que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Mestre, nosso Guia e Libertador. Acontece, então, que Jesus nos arranca das situações de pecado e nós começamos a fazer uma caminhada de conversão. No entanto, no meio do caminho, nós também somos provados, “para que saibamos quem é o Senhor nosso Deus” e a fome de carne bate à nossa porta. Como aconteceu com o povo no deserto, nós temos saudades do tempo da escravidão, quando tínhamos uma “falsa liberdade” para satisfazer a vontade do nosso ser carnal. São momentos de aridez, de desconfiança, de falta de fé e de desânimo que nos levam também a murmurar e a desejar desistir e voltar atrás. Entretanto, nunca poderemos nos esquecer de que da mesma forma que Moisés foi intercessor do povo de Deus no deserto, Jesus Cristo é, diante do Pai, o nosso justificador e mediador e, somente Ele, poderá nos enviar o alimento que o Pai providenciou para nós, o verdadeiro Pão da vida. O maná que a cada dia descia dos céus para os antigos é, hoje, o Pão da Palavra e da Eucaristia que nos fortalecem o corpo, a alma e o espírito.  Assim sendo, não precisamos murmurar quando estivermos na sequidão do deserto. Peçamos a Jesus que interceda ao Pai por nós e Ele nos saciará e providenciará o Pão da vida. – Você costuma murmurar quando lhe faltam a fé e a esperança? – Você tem saudades do tempo em que vivia na escravidão do pecado? – Você tem pedido a Jesus que o (a) alimente com o Pão da Palavra e da Eucaristia? – Você tem fome do amor de Deus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 77* 

🗣 *O Senhor deu a comer o pão do céu.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, não haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir; fez chover-lhes o maná e alimentou-os, e lhes deu para comer o pão do céu.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância; conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 77* 

*Reflexão* - “Da mesma forma como fez com os antigos é o Senhor quem providencia para nós o alimento em abundância. Esta verdade nós precisamos transmiti-la a todos com quem convivemos e deixá-la escrito para os que nos sucederem. Por isso, o salmista nos diz que não ocultemos a nossos filhos, mas sim contemos à nova geração as grandezas do Senhor e seu poder para que eles possam caminhar confiantes neste mundo em busca da terra prometida, o monte que o seu braço conquistou para nós.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Efésios 4, 17. 20-24*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: 17Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.

20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 

21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. 

22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 

23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 

24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Efésios 4, 17. 20-24*

*Reflexão - “Nasceu em nós, o homem novo”*

“São Paulo nos exorta a seguir os ensinamentos de Jesus por meio da Palavra que veio nos revelar. Assim, portanto, Ele nos incentiva a permanecer firmes, renunciando à vida passada e, não   vivendo como os pagãos, que usam a inteligência para as coisas que não nos ajudam em nada. O primeiro passo que precisamos dar é, sem dúvidas, nos despojar do homem de mentalidade velha e corrompida pelo mundo, que tudo faz por interesse próprio e não considera o seu próximo digno de receber atenção. Depois, precisamos deixar que o nosso espírito se renove pela ação do Espírito Santo que tem o poder de fazer uma obra nova no nosso coração, reconstruindo a nossa humanidade criada à imagem e semelhança de Deus. Quando temos consciência desse processo, nós também já podemos admitir que nasceu em nós, o homem novo criado em verdadeira justiça e santidade. Tudo o que era velho e carnal, passa então a não ter mais sentido, pois já surge em nós a nova aurora, isto é, uma perspectiva de vida diferente e mais prazerosa ao nosso espírito. – Você já começou a viver este processo? – Você já se entregou ao Espírito Santo para que Ele o (a) renove? – Em você já nasceu o homem novo? – Tudo o que era velho já passou?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 6, 24-35*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _O homem não vive somente de pão, mas vive de toda palavra que sai da boca de Deus e não só de pão, amém, aleluia, aleluia! *(Mt 4, 4b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 

26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 

27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 

31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 

33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 

35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Alimento para o corpo e para a alma”*

“A multidão de hoje, somos todos nós que perseguimos os sinais de prosperidade, de poder, do sucesso e não percebemos o significado das coisas que nos são necessárias.  Nós também, como aquele povo que seguia a Jesus, procuramos sinais que nos deem garantia de que iremos conseguir alcançar os nossos propósitos, nossos sonhos e desejos humanos. Jesus, preanuncia para nós, então, a Eucaristia, alimento que hoje nos sustenta na caminhada espiritual e fortalece a nossa alma e a nossa humanidade. Por isso, precisamos nos colocar numa perspectiva espiritual a fim entendermos Suas palavras, pois, Ele fala ao coração do homem e não à sua mente ou ao seu entendimento humano. Jesus é o pão que desceu do céu, o pão que foi providenciado pelo Pai como verdadeiro alimento para a alma do homem. Não alcançamos os verdadeiros sinais que Deus nos dá, pois, vivemos cegos pela nossa própria humanidade que deseja somente o que lhe apetece e sacia a vontade própria. Jesus é o alimento no qual o Pai pôs o Seu selo de garantia, por isso, Ele mesmo nos adverte: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará!” Se, levássemos em consideração esta recomendação do Mestre, a nossa vida deixaria de ser um fardo pesado e passaria a ser um presente de Deus. Se, o nosso dia a dia fosse um ato de entrega e abandono aos planos do Pai, com certeza, nós daríamos mais atenção às realidades que alimentam a nossa alma agitada e, assim, viveríamos na paz do Espírito.  “Senhor dá-nos sempre desse pão”, é o que devemos pedir a Jesus a cada instante da nossa vida e, assim, saciar a nossa fome de felicidade. – O que você tem feito para provar deste Pão? – Você ainda está esperando pão do céu ou já acolhe a palavra de Jesus como alimento para a sua caminhada? -  Você sente a necessidade de se alimentar com o Corpo e o Sangue de Jesus?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Comentários no Youtube:





Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães: https://www.youtube.com/watch?v=OfggcBK-4s0

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã): https://www.youtube.com/watch?v=kqlDGAtcAw4&t=7s


Mons Edmilson Jose Zanin (Santo do Dia): 
https://www.youtube.com/watch?v=I1C0-z5o8VA 


 📆 *31 de Julho de 2021 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO INÁCIO DE LOYOLA (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. INÁCIO DE LOIOLA, PRESBÍTERO, FUNDADOR DA COMPANHIA DE JESUS / S. JUSTINO DE JACOBIS, BISPO / FÁBIO E DEMÓCRITO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos, e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. *(Fl 2, 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Levítico 25, 1. 8-17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Levítico. 

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 

9Então farás soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 

10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade e voltar para a sua família. 

11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis, nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não podada; 

12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não cultivados.

13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 

14Se venderes ao teu conterrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 

15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu conterrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 

16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 

17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Levítico 25, 1. 8-17*

*Reflexão - “O ano jubilar”*

“O Ano do Jubileu  tem um significado espiritual, e apresenta à humanidade a esperança de que Deus estabeleceu um Dia quando toda escravidão cessará, e tudo o que Deus deu à humanidade no princípio será restaurado. É a ocasião quando todas as dívidas são pagas, todos os escravos são libertados, e todas as propriedades restauradas aos seus legítimos possuidores. Jesus Cristo é o nosso  Jubileu. Nele há liberdade,  vida  e restauração, (Sl 102:19-20). Jesus  veio e nos libertou,  pagou as nossas dívidas. Este foi o propósito da Sua vinda, e este é o poder da Sua ressurreição.” Hoje, nós já temos consciência de que  fomos perdoados e restaurados e elevados à condição de filhos de Deus pela Morte e Ressurreição de Jesus. E, se cremos em Jesus e Nele fomos batizados, nós somos chamados a viver conformados a Ele e a imitá-Lo nas atitudes e ações. Por isso, o Senhor quer nos acordar e lembrar que todos o dia da nossa vida é dia de perdão, de libertação, oportunidade para voltar atrás nas nossas transgressões, dia de conversão. “Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”. - A trombeta já soou e você, crê que Jesus já lhe garantiu o dia da salvação? - Como você tem se portado com aqueles que necessitam da sua misericórdia e do seu perdão? - Existe alguém que você ainda não perdoou?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 66* 

🗣 *Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 66* 

*Reflexão* - “Com a bênção e a graça do Senhor nós podemos caminhar aqui na terra sob o Seu olhar cuidadoso. O Senhor conhece o  coração  de todos, por isso mesmo é que ele nos governa com retidão e nos julga com justiça. Acolhendo  as suas bênçãos nós podemos produzir frutos de santidade que serão colhidos no dia em que o Senhor nos convocar. Enquanto isto, façamos com que todas as nações do mundo O glorifiquem e O respeitem.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 14, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! *(Mt 5, 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 

2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.

3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 

4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 

5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 

6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 

7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 

8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 

9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 

10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 

11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 

12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A verdade nos incomoda em todos os sentidos.”*

“Os poderes miraculosos de Jesus chegaram ao conhecimento de Herodes e a sua consciência logo o acusou, imaginando que João Batista voltara para puni-lo. Por não ter se omitido João Batista foi às últimas consequências, até morrer, para cumprir com a sua missão. Foi decapitado por falar a verdade quando advertiu a Herodes que não lhe era permitido ter como esposa a mulher do seu irmão. Nós todos também somos chamados a ser profetas, com o encargo de exortar, admoestar, animar e consolar as pessoas. Não podemos nos omitir embora corramos os riscos que a verdade acarreta. A verdade nos incomoda em todos os sentidos! Não queremos admiti-la quando ela nos coloca em xeque mate e não temos alternativas para nos defender e quando ela vem como uma luz revelando os nossos crimes, nós tentamos confundi-la. Jesus veio nos revelar a verdade do Pai para que também pudéssemos vivenciá-la e abrir os olhos das pessoas com as quais convivemos. Muitas vezes, no entanto, nós também nos tornamos como Herodes quando prometemos a alguém aquilo que não nos é permitido oferecer e por causa das nossas promessas aos homens esquecemos a promessa que fazemos a Deus de amar-nos uns aos outros e partilhar com eles a vida.  Quantas vezes também nós procedemos mal para satisfazer a alguém a quem queremos “agradar”! Pedem-nos a cabeça de uma pessoa e nós impiedosamente não medimos as consequências e a difamamos, fazendo intrigas contra ela, levantando falso testemunho, suspeitando e, com isso, nós conseguimos matar o corpo, mas nada podemos fazer com a alma. Deus é o Senhor de todos e só Ele pode nos julgar com justiça de acordo com as nossas ações. - Você tem medo da verdade? – Ela o (a) incomoda quando revela algo que você faz de errado? -  Você já entregou a “cabeça” de alguém em troca dos seus interesses? – Como você se sente em relação a isto? -  Do que você será capaz de fazer para conseguir os seus intentos? – Você teme mais a Deus ou aos homens?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

 📆 *30 de Julho de 2021 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. PEDRO CRISÓLOGO, BISPO / SS. ABDON E SÉNEN / EVERALDO HANSE E JULITA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Levítico 23, 1. 4-11. 15-16. 27. 34b-37*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Levítico. 

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 4“São estas as solenidades do Senhor em que convocareis santas assembleias no devido tempo: 

5No dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. 

6No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Ázimos, em honra do Senhor. Durante sete dias comereis pães ázimos. 

7No primeiro dia tereis uma santa assembleia, não fareis nenhum trabalho servil; 

8oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo durante sete dias. No sétimo dia haverá uma santa assembleia e não fareis também nenhum trabalho servil”.

9O Senhor falou a Moisés, dizendo: 

10“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: ʽQuando tiverdes entrado na terra que vos darei, e tiverdes feito a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primeiros frutos da vossa colheita. 

11O sacerdote elevará este feixe de espigas diante do Senhor, para que ele vos seja favorável: e fará isto no dia seguinte ao sábado. 

15A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser apresentado, contareis sete semanas completas. 

16Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e apresentareis ao Senhor uma nova oferta. 

27O décimo dia do sétimo mês é o dia da Expiação. Nele tereis uma santa assembleia, jejuareis e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo.

34bNo dia quinze deste sétimo mês, começa a festa das Tendas, que dura sete dias, em honra do Senhor. 

35No primeiro dia haverá uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil. 

36Durante sete dias oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo. No oitavo dia tereis uma santa assembleia, e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. É dia de reunião festiva: não fareis nenhum trabalho servil. 

37Estas são as solenidades do Senhor, nas quais convocareis santas assembleias para oferecer ao Senhor sacrifícios pelo fogo, holocaustos e oblações, vítimas e libações, cada qual no dia prescritoʼ”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Levítico 23, 1. 4-11. 15-16. 27. 34b-37*

*Reflexão - “Em todas as circunstâncias da nossa vida nós precisamos ter o coração voltado para Deus.“*

“Por intermédio de Moisés o Senhor continua instruindo o povo que tirou do Egito dando o roteiro para que a celebração de cada solenidade em Sua honra fosse vivenciada em assembleia e tudo conforme a Sua determinação. Por isso, nesta leitura nós encontramos diversas datas referentes às festas da Páscoa do Senhor, a festa dos Ázimos, a festa da colheita, a festa das Tendas e em todas elas Deus orientava o povo a vivenciá-las com a referência de números que, na Bíblia, significam alguma mensagem divina. O número sete aparece como alusão para a duração das festas ou como intervalo de dias entre uma celebração e outra. “Sete é o número frequentemente usado nas Escrituras para significar inteireza. Às vezes tem referência a se levar uma obra a cabo. Ou pode referir-se ao ciclo completo de coisas como estabelecidas ou permitidas por Deus. A mensagem que podemos tirar desta leitura é que em todas as circunstâncias da nossa vida nós precisamos ter o coração voltado para o Deus que nos criou e tudo providenciou para que alcançássemos o desígnio para o qual fomos criados. Assim como os antigos ofereciam os primeiros frutos da sua colheita ao Senhor como prova de gratidão, nós também necessitamos colocar nas Mãos de Deus a nossa luta e as nossas conquistas celebrando o Seu grande amor por nós. Antigamente se ofereciam ao Senhor sacrifícios, holocaustos e oblações para a purificação do povo. Hoje, temos consciência de que Jesus já se ofereceu por nós e definitivamente já alcançou para nós o direito de celebrarmos a glória de Deus desde já. Por isso, hoje somos chamados (a) a participar da maior solenidade que é a Celebração Eucarística, grande Mistério do Amor de Deus, onde somos purificados pela Palavra e pela memória da Paixão e Ressurreição de Jesus Todas as vezes em que comemos o Seu Corpo e bebemos o Seu Sangue, anunciamos a sua morte, até que Ele venha (cf. 1 Cor 11, 26), bem como a sua ressurreição. É esta, portanto, a Santa e perfeita assembleia a que nós somos convocados a participar.  – Você dá o devido valor à Celebração Eucarística? – Você entende por que é convocado (a) a participar desse Mistério? – Você costuma ir a Missa, pelo menos, todos os domingos? – A Santa Missa tem tido alguma influência no seu processo de conversão? – O que significa para você participar da Eucaristia?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 80* 

🗣 *Exultai no Senhor, nossa força.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova tocai a trombeta, na lua cheia, na festa solene!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, quando o povo saiu do Egito.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 80* 

*Reflexão* - “Celebrar e exaltar o Nome do Senhor é um preceito antigo que ao longo de todas as gerações se tornou uma manifestação da nossa gratidão ao Deus que nos criou e que nos salvou. Com salmos, cantos e danças nós podemos celebrar e louvar a Deus e a Ele prestar adoração com a consciência de que somente Ele é digno de receber a honra, a glória e o poder.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 54-58*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _A palavra do Senhor permanece eternamente, e esta é a palavra que vos foi anunciada. *(1Pd 1, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?

55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 

56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 

57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 

58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Somos apenas meros instrumentos de Deus”*

“Assim como os profetas do Antigo Testamento foram rejeitados, Jesus também o foi, principalmente na Sua terra, no meio do Seu povo e da Sua parentela. Ele era homem igual a todos os outros, conviveu no meio da Sua família, trabalhou, chorou, sofreu, e teve de encarar as mesmas dificuldades que nós hoje também enfrentamos. E o grande empecilho para que Ele, como Enviado do Pai, operasse milagres na sua cidade, era a falta de fé da sua gente.  O seu povo não conseguia enxergar os sinais de Deus por meio de si, por isso, também não usufruiu da Sua assistência e do Seu poder libertador. Ainda hoje acontece isto dentro da nossa casa e no meio da nossa família, quando, em Nome de Jesus nós também anunciamos a sua Palavra e queremos ver acontecer as maravilhas que pessoas fora do nosso convívio conseguem vivenciar. Somos hoje também os “profetas que não são estimados em sua própria pátria e em sua família”, como disse Jesus. A nossa sabedoria vem do alto e nós somos apenas meros instrumentos por onde Deus opera milagres e prodígios. Precisamos também ter consciência de que aquele (a) que fala em nome de Deus será perseguido, mas tem a assistência do Seu amor. Por outro lado, devemos estar atentos para não banalizarmos as pessoas que, dentro da nossa casa, nos abrem os olhos e são canais de Deus para nossa conversão. Ouvidos atentos e coração aberto, porque o Senhor fala por meio de quem nós nunca esperávamos que falasse. -  Você percebe quando as pessoas são instrumentos de Deus para si? – Você tem ousado falar na sua casa a mensagem que Deus coloca no seu coração? - Como você reage quando as pessoas não querem escutar?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

📆 *29 de Julho de 2021 (5a Feira)*

 📆 *29 de Julho de 2021 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTOS MARTA, MARIA E LÁZARO DISCÍPULOS DE JESUS (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. LÁZARO / S. MARTA, DISCÍPULA DO SENHOR /  S. FÉLIX, MÁRTIR / S. BEATRIZ DE ROMA / OLAVO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. *(Lc 10, 38)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 4, 7-16*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João. 

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 

8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 

12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.

14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 

15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 

16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 4, 7-16*

*Reflexão - “Deus nos amou primeiro”*

“Dentro de nós há uma fonte de amor, gerada pelo Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo! O Pai enviou o Filho que nos amou até a morte e o Filho nos enviou o Espírito Santo que é o Amor entre Ele e o Pai. Sempre em uma relação de amor alguém toma a iniciativa primeiro, e isto São João nos explica nesta carta quando afirma que Deus nos amou primeiro, porque manifestou o Seu amor por meio do Seu Filho Jesus Cristo o qual deu a Sua vida por amor a nós. Na Cruz Jesus entregou o Seu Espírito para que continuemos a viver no Amor. Este trecho da carta de São João nos revela ainda, que o amor de Deus permanece sempre conosco e é realizado em  nós quando nos amamos uns aos outros. Deus é feito de Amor!    Quando este amor é vivenciado por nós, ele gera mais amor para ser amado. Por isso, o amor que cultivamos e exercitamos nos nossos relacionamentos familiares e sociais procede desta fonte que existe dentro de nós. Só conseguiremos nos abastecer do amor de Deus, quando nos dedicarmos a conhece-Lo por meio da Sua Palavra e na intimidade com Ele. O amor de Deus em nós nos faz amar ao próximo e a proclamar que Jesus é o Seu Filho amado. – Como tem se manifestado o amor de Deus na sua vida: por meio das pessoas, da sua intimidade com Ele, pela proteção que você sente, pelas coisas que você deseja e que acontecem? – Você tem experimentado o Amor de Deus na hora da dificuldade?  – Você tem vivido alguma experiência desagradável? – Como está o seu relacionamento com Deus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 33* 

🗣 *Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 33* 

*Reflexão* - “Provai e vede quão suave é o Senhor”, este é o canto do salmista DEUS É AMOR! O amor de Deus em nós naturalmente abre os nossos lábios para o reconhecimento e o louvor. Quem sente o amor de Deus nunca poderá cessar de bendizê-Lo em todo tempo e de louvá-Lo por todos os acontecimentos. O anjo de Deus acampa ao redor dos que O amam e que se mantêm confiantes Nele. Nada faltará àqueles que acolhem o amor de Deus.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 11, 19-27*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 

20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 

22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 

23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 

24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 

26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 

27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Ser como Marta ou Maria?”*

“Por meio deste Evangelho Jesus revela para nós a atitude das duas irmãs que O receberam em sua casa, para que possamos também avaliar como estamos recebendo Jesus na nossa vida.  Marta, cheia de muitas preocupações para que tudo estivesse perfeito para receber aquela visita ilustre. Maria, completamente desligada das obrigações sociais abandonou-se para que o encontro dela com Jesus fosse perfeito. Para isso ela “sentou-se aos pés do Senhor e escutava a Sua Palavra”. Diante deste cenário nós podemos fazer uma avaliação de como tem sido os nossos encontros com o nosso Salvador. Às vezes, nós até nos ajoelhamos diante de Jesus, mas não conseguimos entregar a Ele as nossas preocupações com o que temos que fazer porque não nos abandonamos e às Suas sugestões e continuamos agitados por muitas coisas. Não conseguimos fazer como Maria que escolheu a melhor parte e esta nunca lhe será tirada. Quantas vezes nós também convidamos Jesus para entrar na nossa vida, queremos conhecê-Lo, desejamos “receber” as Suas graças de cura, de libertação e solução para os nossos problemas! No entanto, nos esquecemos de sentar para escutá-Lo, não abrimos a Sua Palavra para conhecê-Lo melhor e nos agitamos preocupados (as) em fazer alguma coisa para agradá-Lo. Fazemos promessas, jejuamos, rezamos novenas, até O servimos na Igreja ou na comunidade, mas não paramos para fazer a nossa oração pessoal que é a oportunidade de aprender com Ele a palavra chave que nos oferece o remédio para curar as nossas e enfermidades. Somos Marta ou Maria? Que possamos aprender com as duas. Primeiramente, é indispensável que façamos como a Maria que recebeu os ensinamentos de Jesus, usufruiu da Sua intimidade e fortaleceu a sua fé. Esta é a melhor parte, no entanto, não podemos ficar só nisso. A nossa oração, a nossa reflexão com os ensinamentos de Deus nos motivam a agir para viver o amor e resolver as nossas questões. Há muitas pessoas que entendem ser o trabalho uma oração, desde que ele seja para a glória de Deus, e isto também é verdade.  Todavia, quando agimos assim, dentro de nós haverá sempre o silêncio e o vazio  que a ausência da oração pessoal provoca. A ação que agrada a Deus é aquela que advém do nosso diálogo com Ele, pois só assim iremos descobrir qual é a nossa parte na Sua obra. O que fizermos com as nossas mãos, o que providenciamos com o nosso trabalho incessante, poderá passar, mas o que apreendermos com Jesus, será como um tesouro inesgotável que nunca nos será tirado. Marta fazia tudo para agradar a Jesus, no entanto, o que mais Ele desejava era a sua companhia. Deus também gosta de estar conosco e de nos ter aos Seus pés, isto é, diante Dele, recebendo o Seu carinho e a Sua atenção. Façamos, pois, hoje ainda o convite para que Jesus nos visite, porém deixemos de lado todas as preocupações para agradá-Lo e nos postemos quietos à Sua disposição para que Ele faça em nós tudo que é da vontade do Pai, pois somente Ele a conhece. E todas as nossas preocupações serão resolvidas.  – Você também tem convidado Jesus para ir à sua casa? – Qual tem sido a sua conduta ante a visita de Jesus? – O que mais você tem feito: rezado novena ou meditado com a Palavra de Deus?  -Você é Marta ou Maria no seu dia a dia?  - Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres?” 

*_Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

📆 *28 de Julho de 2021 (4a Feira)*

 📆 *28 de Julho de 2021 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

B. URBANO II, PAPA / S. VÍTOR I, PAPA / SS. NAZÁRIO E CELSO / SANSÃO, EUSTÁDIO E DÉCIO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Êxodo 34, 29-35*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Êxodo. 

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 

30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.

31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 

32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.

33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 

34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.

35E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava para falar com o Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 34, 29-35*

*Reflexão - “Bronzeados pela graça de Deus”* 

“Todas às vezes em que se recolhia para falar a sós com o Senhor, Moisés voltava com o rosto resplandecente. Na intimidade com Deus, Moises recebia as ordens para que fossem transmitidas ao povo que conduzia. Quando o povo via a pele do rosto de Moisés resplandecer sentia medo, mas acreditava que Ele estivera com Deus. O mesmo acontece conosco quando nos recolhemos para ouvir o Senhor, para adorá-Lo e receber Dele instruções para a nossa caminhada e da nossa família. Quando realmente nos prostramos diante de Deus e recebemos Dele a Sua Luz, a nossa face se ilumina e mesmo sem saber nós damos testemunho disso por meio das nossas palavras, ações e reações.  Por meio da luz do Espírito Santo nós ficamos bronzeados, isto é, cheios da graça de Deus e conseguimos transmitir alegria, paz, confiança, bondade, e muito mais. Erroneamente, às vezes, nós procuramos palavras para convencer as pessoas de alguma coisa, fazemos cálculos sobre os conselhos que precisamos dar a alguém e nos esquecemos de ir diante do Senhor para saber qual é a Sua vontade para ela. Perdemos tempo e não conseguimos alcançar os nossos objetivos. Aprendamos, pois, com Moisés a nos apresentar diante do Senhor para falar-Lhe, retirando o véu que encobre a nossa verdadeira face e nos desnudando diante Dele para que também sejamos bronzeados com a sua graça e, assim, possamos conduzir o povo que nos foi confiado. Teremos então convicção plena de que daremos a orientação certa e seremos ouvidos por todos os que vêm a nossa face esplandecer. - Você tem ido conversar com o Senhor, receber dele as instruções para a sua vida e daqueles a quem ama?   - Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você?  Você é uma pessoa que transmite o poder de Deus? - Você  dá testemunho através dos gestos, do seu semblante, das suas ações, reações  e das suas palavras que tem encontrado o próprio Deus? Você transmite alegria, confiança?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 98* 

🗣 *Santo é o Senhor nosso Deus!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.🗣 

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 98* 

*Reflexão* - “Porque o Senhor é Santo é que todos nós devemos nos prostrar perante Seus pés e exaltar o Seu Santo Nome. Todos os homens da Bíblia souberam reconhecer a Majestade do Senhor, guardando a Sua Lei e os Seus preceitos, por isso, tiveram êxito na sua missão. Nós também, hoje, precisamos exaltar o Senhor nosso Deus e prostrar-nos perante o Seu Monte Santo, que está dentro do nosso coração, lá onde o Espírito Santo ouve a sua voz e nos concede poder para guardar os ensinamentos que nos são revelados.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 44-46*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 

45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 

46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O tesouro do Reino de Deus dá sentido à nossa vida.”*

“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mateus 13,44). É o tesouro mais precioso e mais valioso da nossa vida: o Reino dos Céus. Quem encontrou esse tesouro encontrou a vida, o sentido e a razão para sua vida. Às vezes, vejo muitas pessoas no Reino de Deus ainda perdidas, não se encontraram, parece que não encontraram ainda o sentido da vida, não encontraram a riqueza e o tesouro maior da sua vida. Vejo as pessoas contando com tanta vantagem sobre as coisas deste mundo, sobre os tesouros deste mundo, vejo as pessoas, o tempo inteiro, falando sobre dinheiro, conquistas, sobre os bens materiais. Faz diferença quando você chega na casa de uma pessoa transformada por Jesus. Às vezes, a pessoa te recebe com muito amor na sua casa e quer mostrar primeiro a casa, com o que ela tem de material, com que ela tem de conquistas - é fruto do trabalho e do esforço - mas você percebe quando a pessoa mostra somente a coisa material por ser material. Quem encontrou esse tesouro, encontrou a vida, o sentido e a razão para sua vida. O belo, o bonito é contemplar a riqueza espiritual da transformação. Nada contra a pessoa ter uma casa bela e arrumada, mas o mais belo é você não ver o que os olhos estão vendo, e sim aquilo que está acontecendo dentro do coração, que é a transformação interior daquela casa, daquele casal, daquela família. Que bom se o tesouro de nossas casas e famílias não fosse mesmo as coisas materiais. Que bom se os pais entendessem que o tesouro que eles têm que dar para os seus filhos, o tesouro que têm que partilhar e compartilhar com a sua família é o Reino de Deus e a Sua Palavra. As coisas materiais existem e passaram, mas a gente vê, muitas vezes, uma casa quando está repleta de coisas materiais e, ali, os filhos, a família está preso a essas coisas. Basta hoje um computador, um celular para a pessoa ficar presa, escravizada e não sair dali porque aquilo prende o seu coração. "Onde está o seu tesouro, ali está o seu coração" (Mateus 6,21). Não posso acreditar que uma pessoa que passa o dia inteiro em frente à televisão encontrou realmente a razão e o sentido da sua vida. Encontrou essas coisas materiais. Não se deixe prender, não se deixe iludir, não se deixe enganar, porque, nós, cristãos, estamos sendo enganados pelo pensamento próspero das coisas materiais e estamos nos prendendo a essas coisas porque elas são ilusórias, atrativas e ludibriam. Inclusive, os pais estão ludibriando seus filhos com essas coisas também materiais, estão realmente fazendo com que seus olhos possam ser transformados e conquistados por coisas materiais. Não há mais beleza numa família em se reunir para conversar, para estarem juntos, porque não podem, porque as coisas materiais não permitem os tesouros do Reino dos Céus, a convivência, a paz, a harmonia… Cuidado com a falsa paz, onde cada um está no seu quarto trancado, em frente a um computador ou com seu celular, onde mal dá tempo de uma casa se encontrar. Vivemos tempos de muitas ilusões, o que parece ser bom não é tão bom assim. O que parece abrilhantar não tem o verdadeiro brilho. Conquistemos o verdadeiro tesouro do Reino dos Céus, pois é ele que dá sentido à nossa vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)._

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Reginaldo Manzotti (Site): (Oração da Manhã):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...